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  3. Reef
  4. O que esperar de Reef?

O que esperar de Reef?

Reef
  • avatar
    Mateus Dantas18/05/22 13:00
    avatar
    Mateus Dantas
    18/05/22 13:00
    549 mensagens MD

    “O que esperar de” é uma série de comentários abordando características de um jogo, de preferência jogos que possuem pouca informação. Seu intuito é auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre compra-lo ou não. Tudo aqui se trata da minha experiência de mesa e nada mais.


    O que esperar de Reef?

                    Com o crescente número de lançamentos no Brasil, Reef é mais um jogo perdido no mercado, desconhecido de muitos. Além disso, ele integra um grupo que não o favorece muito, que são os boargames abstratos e família. Neste grupo a competição é acirrada e cada vez mais ampla. Quanto a mim, sua chegada à minha mesa foi totalmente por acaso. Eu ganhei um jogo que não iria jogar, tinha alguém querendo trocar o Reef, então peguei.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/e936d_149361_m.jpg

    Bonitinho e colorido, só não parece um coral rsrs


    O simples do simples

                    Um aspecto que faz um jogo ganhar muito conceito comigo é entregar muita diversão mesmo na simplicidade. Minha principal referência nesse quesito é Tikal, seguido por Ticket to Ride. Como Tikal consegue ser tão simples e exigir tanto do jogador? Como Ticket to Ride consegue ser tão simples e promover tantos momentos de emoção? Então, eu tenho um apego muito grande por jogos deste tipo. Acontece que em Reef temos a simplicidade pela simplicidade, ele peca pelo excesso. As partidas são rápidas, os movimentos são básicos, você termina e é isso. Não tem emoção, não exige nada do jogador. Sabe quando você não tem certeza se quer jogar boardgame ou não? Essa é a hora de Reef vir pra mesa. Você estará totalmente descompromissado com a estratégia e com a sede de vitória. Você está apenas brincando. Há lugar na sua estante para esses jogos? Se sim, acredito que Reef será bem-vindo.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/88373_141869_m.jpg

    Compra carta, joga carta, coloca peças


    Se vira nos 30

                    Sabendo da grandeza de seu jogo, o designer acertou muito no tempo, pois é bem rápido, tanto o setup quanto a partida em si. Um jogo legalzinho não pode gastar muito tempo. Depois, a própria mecânica do jogo é boa. Por se tratar de um jogo que se realiza nas cartas, os padrões que você deve conseguir sempre virão em momentos diferentes, e as cartas disponíveis para a realização destes padrões também sempre serão diferentes, e eu considero isso um ponto positivo, pois você deve fazer o seu melhor com aquilo que o jogo te dá no momento. As vezes ele te proporciona ganhar poucos pontos, então, você os faz e bola pra frente. As vezes ele te proporciona gerar um combo que te dará muitos pontos, e isso é o que há de melhor nele. Esse feeling é determinante para saber se você irá conseguir a vitória ou não. Jogadores iniciantes tendem a pensar demais ou de menos, nunca acertarem o ponto certo, e isso sempre lhes custa a vitória.

                    Outro ponto interessante no jogo é o planejamento de jogadas. Neste jogo o planejamento é curto, raramente ele acontece a longo prazo, e a disposição das cartas faz com que seja comum você planejar algo, mas as próprias cartas te impedirem de realizar tudo o que deseja. Você planeja uma jogada em três atos, mas a disposição das cartas em sua mão só te permite realizar dois atos, e isso é muito legal. Ele não te deixa livre para combar em tudo.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/a03b1_109571_m.jpg

    Acima as peças que você recebe para formar o coral; abaixo o padrão que se deve cumprir


    Um defeito visível

                    As pontuações garantidas nas cartas são totalmente desbalanceadas, e isso fica visível logo na segunda partida. Alguns padrões são fáceis de se conseguir e geram muitos pontos, enquanto outros são mais difíceis e geram menos pontos. Contudo, isso não é um fator determinante no jogo, pois ao longo da partida é totalmente certo que todos os jogadores pegarão tanto as cartas de menor pontuação quanto as de maior pontuação, então, fica elas por elas. Só fico intrigado em como o desenvolvedor não percebeu isso.


    O fator crucial para o meu desgosto

                    A este ponto da análise, percebo que destaquei coisas muito boas do jogo, mas não se engane, este é um jogo que só está na minha estante por causa da minha esposa. Eu já quis vendê-lo ou trocá-lo, mas ela afirmou seu gosto por ele fazendo com que permanecesse. Apesar de tudo que há de bom nesse jogo, existe um fator que o tira da lista de jogos que quero jogar, e ele se chama “sensação de corridinha”. Meu Deus, como eu DETESTO isso.

                    Uma das piores sensações que eu posso experimentar em um jogo é a de ter que correr no tempo contra meu oponente, aquela sensação de que quem fizer mais rápido ganha. É exatamente isso que faz com que eu sequer queira jogar Viticulture. É exatamente isso (junto com a aleatoriedade do dado que impacta diretamente no jogo) que fez com que Takenoko caísse horrores no meu conceito, pois geralmente quem termina primeiro vence (já completou mais objetivos e ainda ganha 2pts). Quando este elemento é crucial para a vitória no jogo me incomoda e só pode ser superado por outros elementos como é o caso de Splendor, no qual você precisa ser mais ágil do que o oponente, mas o engine te leva a querer melhorar a cada partida.  Como em Reef não existe outro elemento que supere essa sensação, acabou perdendo o meu gosto. Pra quem gosta dessa sensação o fim de jogo é um prato cheio. No meu coração Reef não chega a ser nem um integrante no pódio dos jogos abstratos.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/8f129_152026_m.jpg

    Quando peças de um cor acabam, o jogo termina


    *

    *

    Se você chegou até aqui, fica o meu muito obrigado. Gostou do review? Se inscreva no canal "O que esperar?" e receba as notificações!

    Se você estava indeciso sobre a aquisição deste jogo, espero ter ajudado.

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    Comentários:

  • Filosofo_R
    382 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R18/05/22 17:29
    Filosofo_R » 18/05/22 17:29

    Mais um texto muito bem escrito e direto ao ponto, parabéns!

    Eu não sinto tanto a corrida nesse jogo, pois por mais que outros jogadores corram muito, uma única carta bem pontuada aqui pode cobrir facilmente a diferença em pontos de quem está correndo e pontuando padrões de poucos pontos.

    Outros jogos são muito mais corrida que esse, como por exemplo o Istanbul que vence quem completa primeiro certo número de Rubis, não há o que fazer mesmo, quem corre mais acaba vencendo. No Reef, isso é mais suave, embora exista sim a necessidade de manter o ritmo na pontuação ao longo de toda a partida.

    Quanto ao fato de certos padrões mais simples pontuarem mais que outros mais complexos, certamente o designer percebeu isso, não acho que tenha sido um furo por parte dele. Entendo que faz parte da tática e da estratégia pontuar muito pelos simples e "preparar" o terreno vamos dizer assim, e encaixar padrões mais complexos entre os simples, aumentando a pontuação.

    O maior pro pra mim nesse jogo, é o fato de que os próprios jogadores decidem como e  quando vão pontuar, e isso é genial, colocando esse jogo acima do Azul pra mim. Não dá pra se queixar que perdeu pois vc mesmo alarga ou limita seus próprios pontos, a sorte passa bem longe aqui.

    O maior contra é mesmo a baixa interação, uma das menores nos abstratos mais modernos, lançados nos últimos anos.

    Enfim, curto bastante, embora ele perca na competição com o Dragon Castle por aqui.

    Valeu!

    5
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas18/05/22 23:45
    Mateus Dantas » 18/05/22 23:45

    Filosofo_R::Mais um texto muito bem escrito e direto ao ponto, parabéns!

    Eu não sinto tanto a corrida nesse jogo, pois por mais que outros jogadores corram muito, uma única carta bem pontuada aqui pode cobrir facilmente a diferença em pontos de quem está correndo e pontuando padrões de poucos pontos.

    Outros jogos são muito mais corrida que esse, como por exemplo o Istanbul que vence quem completa primeiro certo número de Rubis, não há o que fazer mesmo, quem corre mais acaba vencendo. No Reef, isso é mais suave, embora exista sim a necessidade de manter o ritmo na pontuação ao longo de toda a partida.

    Quanto ao fato de certos padrões mais simples pontuarem mais que outros mais complexos, certamente o designer percebeu isso, não acho que tenha sido um furo por parte dele. Entendo que faz parte da tática e da estratégia pontuar muito pelos simples e "preparar" o terreno vamos dizer assim, e encaixar padrões mais complexos entre os simples, aumentando a pontuação.

    O maior pro pra mim nesse jogo, é o fato de que os próprios jogadores decidem como e  quando vão pontuar, e isso é genial, colocando esse jogo acima do Azul pra mim. Não dá pra se queixar que perdeu pois vc mesmo alarga ou limita seus próprios pontos, a sorte passa bem longe aqui.

    O maior contra é mesmo a baixa interação, uma das menores nos abstratos mais modernos, lançados nos últimos anos.

    Enfim, curto bastante, embora ele perca na competição com o Dragon Castle por aqui.

    Valeu!

    Obrigado por comentar!
    Já ouvi falarem bem do Dragon Castle, mas nunca me interessei pelo design gráfico, uma aparência de "Majong" que me afasta. E eu n gosto muito do azul clássico mas esse jarfim da rainha me interessou demais!

    1
  • Filosofo_R
    382 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R19/05/22 08:14
    Filosofo_R » 19/05/22 08:14

    Mateus Dantas::
    Filosofo_R::Mais um texto muito bem escrito e direto ao ponto, parabéns!

    Eu não sinto tanto a corrida nesse jogo, pois por mais que outros jogadores corram muito, uma única carta bem pontuada aqui pode cobrir facilmente a diferença em pontos de quem está correndo e pontuando padrões de poucos pontos.

    Outros jogos são muito mais corrida que esse, como por exemplo o Istanbul que vence quem completa primeiro certo número de Rubis, não há o que fazer mesmo, quem corre mais acaba vencendo. No Reef, isso é mais suave, embora exista sim a necessidade de manter o ritmo na pontuação ao longo de toda a partida.

    Quanto ao fato de certos padrões mais simples pontuarem mais que outros mais complexos, certamente o designer percebeu isso, não acho que tenha sido um furo por parte dele. Entendo que faz parte da tática e da estratégia pontuar muito pelos simples e "preparar" o terreno vamos dizer assim, e encaixar padrões mais complexos entre os simples, aumentando a pontuação.

    O maior pro pra mim nesse jogo, é o fato de que os próprios jogadores decidem como e  quando vão pontuar, e isso é genial, colocando esse jogo acima do Azul pra mim. Não dá pra se queixar que perdeu pois vc mesmo alarga ou limita seus próprios pontos, a sorte passa bem longe aqui.

    O maior contra é mesmo a baixa interação, uma das menores nos abstratos mais modernos, lançados nos últimos anos.

    Enfim, curto bastante, embora ele perca na competição com o Dragon Castle por aqui.

    Valeu!

    Obrigado por comentar!
    Já ouvi falarem bem do Dragon Castle, mas nunca me interessei pelo design gráfico, uma aparência de "Majong" que me afasta. E eu n gosto muito do azul clássico mas esse jarfim da rainha me interessou demais!

    Dragon Castle me agrada em tudo: aparência, sensação tátil, ritmo do jogo, variabilidade de setup nas cartas de espírito e dragão, a interação entre os jogadores que acontece na medida certa. Dê uma chance ao jogo, tem no Bga pra experimentar e existe o APP também. O único Azul que mantenho na coleção é o pavilhão de verão, mas cada vez sinto menos vontade de jogá-lo. Esse Jardim da Rainha sequer me interessou.
    Abs

    2
  • Icho Tolot
    218 mensagens MD
    avatar
    Icho Tolot20/05/22 09:24
    Icho Tolot » 20/05/22 09:24

    Eu gosto bastante desse jogo. Não concordo que ele só vá à mesa quando não há nada melhor pra fazer hehehe
    Aqui eu jogo com meu filho de 7 anos e ele adora. Passar esses momentos é bom demais. Pra mim esse jogo é como aquela salada que a gente come quando não quer comer nada Mais pesado. E o fator corrida de pontos é o que eu gosto mais, embora também aprecie outros jogos mais pausados e pensados.
    Outra coisa que me passa na cabeça é que ele me parece ser um bom jogo pra pessoas idosas também. Mas preciso testar com meus pais pra ter certeza.
    É isso. Muito legal sua resenha. Abraços 

    4
  • Rimor
    1171 mensagens MD
    avatar
    Rimor20/05/22 12:44
    Rimor » 20/05/22 12:44

    Reef é um bom representante dos abstratos q vieram pro Brasil. Se vc não ligar pro toy factor acentuado, fica bonito na mesa.

    A graça é combar pontuando 16-18 ou mesmo 20+. Vc joga mais pra fazer isso acontecer do q para ganhar 4,5 pontos turno sim, turno não. Ele é TOTALMENTE sobre planejamento a médio prazo (longo não, mas médio sim). Existem cartas superiores e se pensar em balanceamento pode ser visto como defeito, mas o lance do jogo é mirar nessas cartas "Go for It", pontuando outras pelo caminho apenas se der.

    Ora veja, as cartas q imitam jogo da velha, ou formato de L, quadrado 2x2 e afins, ficam como segunda ou terceira divisão. As de altura 3 ou altura 4, + as de 2 cores diferentes na diagonal são as peças chave da pontuação. Seria melhor(tipo um fix) se as q citei acima como terceira divisão pontuassem quase o dobro? Seria. Reduz o leque tático das jogadas? Reduz. Mas não joga o jogo fora como vc quase faz parecer no texto :D(minha opinião).

    Aí te pergunto por curiosidade quais abstratos fora a duplinha do azul/sagrada vc curte? (Se é q curte eles)

    3
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas20/05/22 13:44
    Mateus Dantas » 20/05/22 13:44

    Icho Tolot::Eu gosto bastante desse jogo. Não concordo que ele só vá à mesa quando não há nada melhor pra fazer hehehe
    Aqui eu jogo com meu filho de 7 anos e ele adora. Passar esses momentos é bom demais. Pra mim esse jogo é como aquela salada que a gente come quando não quer comer nada Mais pesado. E o fator corrida de pontos é o que eu gosto mais, embora também aprecie outros jogos mais pausados e pensados.
    Outra coisa que me passa na cabeça é que ele me parece ser um bom jogo pra pessoas idosas também. Mas preciso testar com meus pais pra ter certeza.
    É isso. Muito legal sua resenha. Abraços 

    Entendo perfeitamente, mas a resposta do contraste está exatamente na sua fala rsrs
    Eu não sou muito chegado a jogos leves DEMAIS, e geralmente são esses jogos que crianças e idosos jogam. Até jogo, mas considero que há jogos um pouco mais elaborados, pouca coisa, mas que são melhores, como é o caso de Kingdomino e Ticket to Ride.

    Obrigado por comentar!

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas20/05/22 14:04
    Mateus Dantas » 20/05/22 14:04

    Rimor::Reef é um bom representante dos abstratos q vieram pro Brasil. Se vc não ligar pro toy factor acentuado, fica bonito na mesa.

    A graça é combar pontuando 16-18 ou mesmo 20+. Vc joga mais pra fazer isso acontecer do q para ganhar 4,5 pontos turno sim, turno não. Ele é TOTALMENTE sobre planejamento a médio prazo (longo não, mas médio sim). Existem cartas superiores e se pensar em balanceamento pode ser visto como defeito, mas o lance do jogo é mirar nessas cartas "Go for It", pontuando outras pelo caminho apenas se der.

    Ora veja, as cartas q imitam jogo da velha, ou formato de L, quadrado 2x2 e afins, ficam como segunda ou terceira divisão. As de altura 3 ou altura 4, + as de 2 cores diferentes na diagonal são as peças chave da pontuação. Seria melhor(tipo um fix) se as q citei acima como terceira divisão pontuassem quase o dobro? Seria. Reduz o leque tático das jogadas? Reduz. Mas não joga o jogo fora como vc quase faz parecer no texto :D(minha opinião).

    Aí te pergunto por curiosidade quais abstratos fora a duplinha do azul/sagrada vc curte? (Se é q curte eles)

    Obrigado por comentar!

    Eu joguei alguns poucos, mas que eu gosto mesmo são: Sagrada, Nhac-Nhac, Cilada e Splendor (embora só o Splendor Marvel esteja cotado como abstrato aqui na ludo). 

    Outros dois jogos que eu não joguei mas que tenho plena certeza que eu gostaria são o Santorini e principalmente Nova Luna (esse segundo só não pego agora por causa do valor alto. Tenho certeza que não sairia da minha mesa).

    Abstratos que joguei mas não me cativaram: Azul, Patchwork e Reef. (Me parece que o Azul: Jardim da Rainha seria o único que eu poderia gostar de fato).

    1
  • MMarcio
    80 mensagens MD
    avatar
    MMarcio21/05/22 02:40
    MMarcio » 21/05/22 02:40

    Legal o artigo. Parabéns. Definitivamente, trata-se de jogo familiar. Não é pra "heavy gamers". Eu e minha familia o jogamos regularmente inclusive com avós. Funciona bem pois tem regras simples, apesar do fator tático presente. Diverte. Portanto cumpre seu objetivo. Comprei numa promoção no ano passado. Acho que paguei R$120. Baita custo benefício! Não sai da coleção de jeito nenhum. Eu e minha esposa jogamos jogos mais complexos também mas "nem só de jogo pesado se diverte o homem". Abraço e boas jogatinas pra todos!

    3
  • Negrao
    405 mensagens MD
    avatar
    Negrao21/05/22 11:05
    Negrao » 21/05/22 11:05

    Peguei ele na Black Friday em uma baita promoção, joguei 2x e troquei por outro jogo.

    E isso porque eu realmente tinha curtido a proposta dele.

    Tipo, descobri porque tinha encalhado. :pouty:

    O que eu fiquei me perguntando é: Como um jogo com temática de fundo do mar pode ser tão sem sal? :pinch:

    2
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