“O que esperar de” é uma série de comentários abordando características de um jogo, de preferência jogos que possuem pouca informação. Seu intuito é auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre compra-lo ou não. Tudo aqui se trata da minha experiência de mesa e nada mais.
O que esperar de It’s a Wonderful World?
Meu coração de gamer não aguenta ver uma promoção. Bastou esse jogo ficar em um preço super bacana que eu decidi conferir e fui ao BGA tirar minhas conclusões. Curti? Bastante! Comprei? Não! Bora que eu explico os porquês no review!
(Tudo isso é It's a Wonderful World))
Pegando no tranco
Eu louvo a Deus o fato de ter experimentado jogos parecidos com este antes de pegar este manual. A quantidade de informação em pequenos espaços na folha é estarrecedora! Logo de cara pensei: vou ter que observar isso com MUITA calma. Imagino um jogador iniciante lidando com isso... Enfim, isso apenas reflete aquilo que o jogo é em si, pois desde a leitura atenta do manual, ao modo lento como se dá os primeiros momentos no game, tudo parece meio confuso, até que de repente vira a chave: saquei!
Se você se dispõe a aprender sozinho, sem ninguém com uma experiência prévia para apontar caminhos, a primeira partida é literalmente um momento de conhecer o jogo, entender as fases, conhecer as cartas e por ai vai... Por este motivo, se você pretende ensinar alguém este jogo, indico dar exemplos bem detalhados de uma rodada para que a pessoa entre menos perdida.
Logo após o temporal
Mas é claro que depois da tempestade vem a bonança! Do conhecimento do todo passamos para o modo “extrair o melhor de mim”, e isso é maravilhoso. No melhor estilo engine, IAWW proporciona que você trace sua estratégia e corra em busca de caminhos que vão validar de melhor forma o seu objetivo. Cada uma das cartas deve ser analisada e pensada conforme sua estratégia inicial, e a cabeça fica trabalhando na busca de encontrar quais e quantos recursos você precisa, o quanto você pode contar com a fase de produção, quais cartas são mais necessárias de serem construídas primeiro, quantos pontos ela fornecerá... bem, são fatores simples, mas que reforça a necessidade de um pensamento a médio prazo, e eu simplesmente amo essa sensação de planejar algo que pode ser grandioso a frente, aquela jogada que os adversários reconhecerão “jogou muito” (uma boa parte das vezes isso não se concretiza, mas uma das melhores sensações desse jogo é imaginar que você vai fazer uma partida épica rsrsrs).

(Na esquerda o tipo e a quantidade de recursos, na faixa colorida abaixo o recurso que produz)
Na contramão do sistema
De modo muito estranho, IAWW anda na contramão do sistema quando o assunto é assimetria. Primeiro porque o manual instrui você a começar pelo lado assimétrico e só avançar para o modo simétrico depois de ter ganhado mais experiência. Essa lógica se aplica de forma contrária em todos os jogos que conheço, o que foi estranho num primeiro momento, mas totalmente compreensível depois de algumas partidas.
Como um jogo que tem a intenção de ter diversas formas de alcançar a vitória, o lado assimétrico literalmente anula essa proposta, pois você inicia sendo direcionado a uma forma específica de pontuar. Pra ficar mais claro a muitos, é como se jogássemos 7 Wonders com determinada vantagem sobre um tipo de cartas, exemplo: jogador 1 pontua mais em cartas de Ciência, jogador 2 pontua mais em cartas de Estrutura, jogador 3 pontua mais em cartas de Poder Militar... Isso faz com que os demais tipos de carta percam seu valor na partida para você, e perde completamente o fundamento das diversas formas de ganhar.
Felizmente o modo simétrico coloca as coisas em seu lugar, e aí cada um vai de fato colher puramente do fruto de suas escolhas!
(Esses tokens são uma das formas direcionadas de pontuar. Cada carta com esse símbolo ou token desse x2, por exemplo)
Mais que ser, eu quero ver!
Um aspecto que me deprimiu no jogo é que, apesar da proposta de engine, a progressão que se vê em seu próprio jogo é baixíssima, o que é anti-climático em face à mecânica. Exceto pelas cartas de altas pontuações já estabelecidas, as demais formas de pontuar produzem muito pouco e dão a sensação de que você vai jogar e fazer pouco ponto, e isso pra mim é ruim.
Um dos fatores que coopera para isso é o curto tempo de partida. Quatro rodadas foi um tempo muito curto para esse estilo de jogo. Quando você acredita que vai utilizar toda a engine que lutou pra construir a última rodada chega e você está usando todo o seu intelecto para ganhar os últimos pontos, quando na verdade deveria estar deslanchando.
Outra possibilidade a ser considerada dentro de tudo que falei nesse tópico é eu ser um jogador ruim... Por favor, me ajude a encontrar a verdade nos comentários e me falem se sentem o mesmo ou não.
Por que não comprei
Esse jogo sofre um comparação lógica com 7 Worders, mas é coisa que o autor certamente quis buscar. Não bastasse ter mecânicas muito parecidas, o cara faz questão de colocar o nome com uma fonética semelhante... Tá de sacanagem!! Eu fiz um vídeo comparando um pouco dos dois e dizendo qual é o melhor pra mim. Vou postar na semana que vem e por isso não vou falar sobre essa comparação aqui.
Contudo, o real motivo pelo qual não aproveitei essa promoção é porque, apesar de ser um bom jogo e ser parecido com 7 Wonders, a sensação que tive jogando é a mesma de outro jogo que já possuo, que é Splendor. Seria ótimo ter dois jogos que têm a mesma sensação, mas é uma sensação boa? Sim! Mas tendo o objetivo de nesse ano comprar jogos mais caros do que o meu costume, não gastar R$150 com um jogo que me transmite a mesma sensação de um outro jogo que já tenho me parece uma coisa boa.
Splendor e IAWW são jogos parecidos? NÃO! Mas não posso negar que a luta pela construção da engine me trouxe a mesma sensação, e por isso, apenas por isso, não vou compra-lo. Eu super indicaria para alguém recente no hobby, mas não o faria caso você tenha Splendor ou 7 Wonders.
(Coleção de recursos para construir novas cartas... me lembrou demais)
*
*
Se você chegou até aqui, fica o meu muito obrigado. Caso tenha gostado, se inscreva no canal
"O que esperar?" para receber as notificações dos reviews!
Se você estava indeciso sobre a aquisição deste jogo, espero ter ajudado.