Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. It's a Wonderful World
  4. O que esperar de It's a Wonderful World?

O que esperar de It's a Wonderful World?

It's a Wonderful World
  • avatar
    Mateus Dantas16/02/23 12:00
    avatar
    Mateus Dantas
    16/02/23 12:00
    549 mensagens MD

    “O que esperar de” é uma série de comentários abordando características de um jogo, de preferência jogos que possuem pouca informação. Seu intuito é auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre compra-lo ou não. Tudo aqui se trata da minha experiência de mesa e nada mais.

    O que esperar de It’s a Wonderful World?

    Meu coração de gamer não aguenta ver uma promoção. Bastou esse jogo ficar em um preço super bacana que eu decidi conferir e fui ao BGA tirar minhas conclusões. Curti? Bastante! Comprei? Não! Bora que eu explico os porquês no review!


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/75e02_172045_m.jpg

    (Tudo isso é It's a Wonderful World))


    Pegando no tranco

    Eu louvo a Deus o fato de ter experimentado jogos parecidos com este antes de pegar este manual. A quantidade de informação em pequenos espaços na folha é estarrecedora! Logo de cara pensei: vou ter que observar isso com MUITA calma. Imagino um jogador iniciante lidando com isso... Enfim, isso apenas reflete aquilo que o jogo é em si, pois desde a leitura atenta do manual, ao modo lento como se dá os primeiros momentos no game, tudo parece meio confuso, até que de repente vira a chave: saquei!

    Se você se dispõe a aprender sozinho, sem ninguém com uma experiência prévia para apontar caminhos, a primeira partida é literalmente um momento de conhecer o jogo, entender as fases, conhecer as cartas e por ai vai... Por este motivo, se você pretende ensinar alguém este jogo, indico dar exemplos bem detalhados de uma rodada para que a pessoa entre menos perdida.


    Logo após o temporal

    Mas é claro que depois da tempestade vem a bonança! Do conhecimento do todo passamos para o modo “extrair o melhor de mim”, e isso é maravilhoso. No melhor estilo engine, IAWW proporciona que você trace sua estratégia e corra em busca de caminhos que vão validar de melhor forma o seu objetivo. Cada uma das cartas deve ser analisada e pensada conforme sua estratégia inicial, e a cabeça fica trabalhando na busca de encontrar quais e quantos recursos você precisa, o quanto você pode contar com a fase de produção, quais cartas são mais necessárias de serem construídas primeiro, quantos pontos ela fornecerá... bem, são fatores simples, mas que reforça a necessidade de um pensamento a médio prazo, e eu simplesmente amo essa sensação de planejar algo que pode ser grandioso a frente, aquela jogada que os adversários reconhecerão “jogou muito” (uma boa parte das vezes isso não se concretiza, mas uma das melhores sensações desse jogo é imaginar que você vai fazer uma partida épica rsrsrs).


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/6bfc1_172035_m.jpg

    (Na esquerda o tipo e a quantidade de recursos, na faixa colorida abaixo o recurso que produz)


    Na contramão do sistema

    De modo muito estranho, IAWW anda na contramão do sistema quando o assunto é assimetria. Primeiro porque o manual instrui você a começar pelo lado assimétrico e só avançar para o modo simétrico depois de ter ganhado mais experiência. Essa lógica se aplica de forma contrária em todos os jogos que conheço, o que foi estranho num primeiro momento, mas totalmente compreensível depois de algumas partidas.

    Como um jogo que tem a intenção de ter diversas formas de alcançar a vitória, o lado assimétrico literalmente anula essa proposta, pois você inicia sendo direcionado a uma forma específica de pontuar. Pra ficar mais claro a muitos, é como se jogássemos 7 Wonders com determinada vantagem sobre um tipo de cartas, exemplo: jogador 1 pontua mais em cartas de Ciência, jogador 2 pontua mais em cartas de Estrutura, jogador 3 pontua mais em cartas de Poder Militar... Isso faz com que os demais tipos de carta percam seu valor na partida para você, e perde completamente o fundamento das diversas formas de ganhar.

    Felizmente o modo simétrico coloca as coisas em seu lugar, e aí cada um vai de fato colher puramente do fruto de suas escolhas!


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/1915c_172036_m.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/ad452_172041_m.jpg

    (Esses tokens são uma das formas direcionadas de pontuar. Cada carta com esse símbolo ou token desse x2, por exemplo)


    Mais que ser, eu quero ver!

    Um aspecto que me deprimiu no jogo é que, apesar da proposta de engine, a progressão que se vê em seu próprio jogo é baixíssima, o que é anti-climático em face à mecânica. Exceto pelas cartas de altas pontuações já estabelecidas, as demais formas de pontuar produzem muito pouco e dão a sensação de que você vai jogar e fazer pouco ponto, e isso pra mim é ruim.

    Um dos fatores que coopera para isso é o curto tempo de partida. Quatro rodadas foi um tempo muito curto para esse estilo de jogo. Quando você acredita que vai utilizar toda a engine que lutou pra construir a última rodada chega e você está usando todo o seu intelecto para ganhar os últimos pontos, quando na verdade deveria estar deslanchando.

    Outra possibilidade a ser considerada dentro de tudo que falei nesse tópico é eu ser um jogador ruim... Por favor, me ajude a encontrar a verdade nos comentários e me falem se sentem o mesmo ou não.


    Por que não comprei

    Esse jogo sofre um comparação lógica com 7 Worders, mas é coisa que o autor certamente quis buscar. Não bastasse ter mecânicas muito parecidas, o cara faz questão de colocar o nome com uma fonética semelhante... Tá de sacanagem!! Eu fiz um vídeo comparando um pouco dos dois e dizendo qual é o melhor pra mim. Vou postar na semana que vem e por isso não vou falar sobre essa comparação aqui.

    Contudo, o real motivo pelo qual não aproveitei essa promoção é porque, apesar de ser um bom jogo e ser parecido com 7 Wonders, a sensação que tive jogando é a mesma de outro jogo que já possuo, que é Splendor. Seria ótimo ter dois jogos que têm a mesma sensação, mas é uma sensação boa? Sim! Mas tendo o objetivo de nesse ano comprar jogos mais caros do que o meu costume, não gastar R$150 com um jogo que me transmite a mesma sensação de um outro jogo que já tenho me parece uma coisa boa.

    Splendor e IAWW são jogos parecidos? NÃO! Mas não posso negar que a luta pela construção da engine me trouxe a mesma sensação, e por isso, apenas por isso, não vou compra-lo. Eu super indicaria para alguém recente no hobby, mas não o faria caso você tenha Splendor ou 7 Wonders.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/ae9f6_172024_m.jpg

    (Coleção de recursos para construir novas cartas... me lembrou demais)


    *

    *

    Se você chegou até aqui, fica o meu muito obrigado. Caso tenha gostado, se inscreva no canal "O que esperar?" para receber as notificações dos reviews!

    Se você estava indeciso sobre a aquisição deste jogo, espero ter ajudado.

     

    2
    0
    21

  • Canal

    Veja Também

    O que esperar?

    Veja Também

    O que esperar de colecionismo?
    O que esperar de Welcome To: Seu Lar Perfeito?
    O que esperar de Marrakech?
    O que esperar de 7 Wonders Arquitetos?
    O que esperar de Reef?

    Compre agora o jogo It's a Wonderful World na LUDOSTORE
    R$ 169,25 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • johnmatosd
    125 mensagens MD
    avatar
    johnmatosd16/02/23 12:30
    johnmatosd » 16/02/23 12:30

    Eu também gosto de dizer que IAWW é um jogo mais próximo de splendor do que de 7W.
    Gosto de encaixar Splendor, IAWW, Century e Gizmos no mesmo grupinho, e destes, o que eu mais curto é o IAWW
    Acho IAWW bem mais interessante que o splendor. No Splendor às vezes o fator sorte da mesa acaba favorecendo muito um jogador, tornando o block irrelevante. tenho a sensação que o draft do IAWW realmente lhe dá um controle maior sobre isso.  IAWW também tem a tendência de não se arrastar e as partidas sempre durarem um tempo parecido, já que já que já sabemos que teremos apenas aquelas 4 rodadas.
    Também tenho a sensação de que IAWW tem uma rejogabilidade maior, as partidas costumam ser bem diferentes entre si.
    Uma coisa legal de reparar é que na anatomia das cartas em IAWW há a informação de quantas cópias daquela carta existe no baralho, pode parecer algo bobo, mas isso faz grande diferença no draft, pois assim vc pode calcular a probabilidade daquela carta aparecer na partida, e assim abraçar as oportunidades.
    Quem jogou draft de TCGs como Magic: The Gathering etc, tem noção de quão importante é saber a raridade de uma carta em um draft fechado.

    3
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas16/02/23 13:27
    Mateus Dantas » 16/02/23 13:27

    johnmatosd::Eu também gosto de dizer que IAWW é um jogo mais próximo de splendor do que de 7W.
    Gosto de encaixar Splendor, IAWW, Century e Gizmos no mesmo grupinho, e destes, o que eu mais curto é o IAWW
    Acho IAWW bem mais interessante que o splendor. No Splendor às vezes o fator sorte da mesa acaba favorecendo muito um jogador, tornando o block irrelevante. tenho a sensação que o draft do IAWW realmente lhe dá um controle maior sobre isso.  IAWW também tem a tendência de não se arrastar e as partidas sempre durarem um tempo parecido, já que já que já sabemos que teremos apenas aquelas 4 rodadas.
    Também tenho a sensação de que IAWW tem uma rejogabilidade maior, as partidas costumam ser bem diferentes entre si.
    Uma coisa legal de reparar é que na anatomia das cartas em IAWW há a informação de quantas cópias daquela carta existe no baralho, pode parecer algo bobo, mas isso faz grande diferença no draft, pois assim vc pode calcular a probabilidade daquela carta aparecer na partida, e assim abraçar as oportunidades.
    Quem jogou draft de TCGs como Magic: The Gathering etc, tem noção de quão importante é saber a raridade de uma carta em um draft fechado.

    Obrigado por comentar!

    Você citou um ponto que exalto muito nele que é o controle da partida.  Gostei muito desse fator.

    Agora, nunca joguei Gizmos, mas não penso em Century como um jogo parecido com estes dois. Acho a dinâmica dele bem diferente.

    1
  • johnmatosd
    125 mensagens MD
    avatar
    johnmatosd16/02/23 13:52
    johnmatosd » 16/02/23 13:52

    Eu acho Century bem parcido, só que por exemplo no splendor as próprias cartas viram recursos, em IAWW a maquininha gera recursos em determinada fase.
    Já em Century você tem um estoque de recursos e vai otimizando ele montando sua maquinha  na mão, colocar a carta na mesa, é na verdade utilizar seu motor para a produção. (seria equivalente a utilizar alguma peça de seu motor em Gizmos) (ou quando vc recicla uma carta no IAWW para gerar recursos ao invés de construir)
    E os "contratos" estão na outra fileira de cartas (que somam os pontos de vitória)

    1
  • Humilde
    2 mensagens MD
    avatar
    Humilde18/02/23 14:44
    Humilde » 18/02/23 14:44

    Em primeiro lugar parabéns pelo texto, achei excelente do início ao fim.

    Queria só comentar sobre a questão de sensação de não completar seus objetivos na partida. Joguei 3 partidas presenciais de IAWW e algumas várias no BGA. Tenho essa sensação frequentemente nas partidas online, mas nunca senti isso presencialmente, mesmo em partidas que fui super mal no engine. Talvez pela possibilidade de pensar com mais calma e refletir melhor o draft presencialmente (e consequentemente com um APzinho maior, mas nada que atrapalhe um jogo tão rápido) do que a corrida frenética do cronômetro do BGA ajude nessa sensação. Enfim, to buscando explicações porque você me fez refletir, mas também não tenho respostas, só sei que senti o mesmo jogando online, mas não senti em nenhuma das minhas experiências presenciais.

    1
  • frankhiromi
    500 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi18/02/23 22:18
    frankhiromi » 18/02/23 22:18

    Gostei da comparação com o Splendor. Também vejo os dois com uma pegada parecida, sendo o Splendor mais direto e elegante e o IAWW um jogo mais complexo. 
    Duas coisas que me convenceram a pegar o IAWW foram as facções assimétricas e o modo solo.

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas19/02/23 16:31
    Mateus Dantas » 19/02/23 16:31

    Humilde::Em primeiro lugar parabéns pelo texto, achei excelente do início ao fim.

    Queria só comentar sobre a questão de sensação de não completar seus objetivos na partida. Joguei 3 partidas presenciais de IAWW e algumas várias no BGA. Tenho essa sensação frequentemente nas partidas online, mas nunca senti isso presencialmente, mesmo em partidas que fui super mal no engine. Talvez pela possibilidade de pensar com mais calma e refletir melhor o draft presencialmente (e consequentemente com um APzinho maior, mas nada que atrapalhe um jogo tão rápido) do que a corrida frenética do cronômetro do BGA ajude nessa sensação. Enfim, to buscando explicações porque você me fez refletir, mas também não tenho respostas, só sei que senti o mesmo jogando online, mas não senti em nenhuma das minhas experiências presenciais.


    Obrigado por comentar!! Que bom que gostou :D

    Talvez algum dia eu possa experimentá-lo e confirmar sua tese.

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas19/02/23 16:33
    Mateus Dantas » 19/02/23 16:33

    frankhiromi::Gostei da comparação com o Splendor. Também vejo os dois com uma pegada parecida, sendo o Splendor mais direto e elegante e o IAWW um jogo mais complexo. 
    Duas coisas que me convenceram a pegar o IAWW foram as facções assimétricas e o modo solo.

    Obrigado por comentar!!
    Você gostou mais do modo assimétrico? Gostei mais do simétrico.

    0
  • frankhiromi
    500 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi19/02/23 21:10
    frankhiromi » 19/02/23 21:10

    Mateus Dantas::
    frankhiromi::Gostei da comparação com o Splendor. Também vejo os dois com uma pegada parecida, sendo o Splendor mais direto e elegante e o IAWW um jogo mais complexo. 
    Duas coisas que me convenceram a pegar o IAWW foram as facções assimétricas e o modo solo.

    Obrigado por comentar!!
    Você gostou mais do modo assimétrico? Gostei mais do simétrico.

    Então, eu gosto muito de jogos assimétricos. Eu até acho o simétrico mais equilibrado, mas acho o assimétrico mais divertido. Também é mais fácil de jogar, geralmente a pontuação final fica bem maior. 

    1
  • irsigor
    218 mensagens MD
    avatar
    irsigor20/02/23 16:04
    irsigor » 20/02/23 16:04

    Considero IaWW incrível dentro de sua proposta.
    Um excelente draft card com engine bulding "apertado". Relativamente simples, rápido e bem produzido, além de ser fácil de ensinar e aprender, mas requer um bom planejamento a curto e longo prazo, o que pode não ser facil de dominar para iniciantes. As partidas são bem gostosas e possuem um bom replay pela grande variedade de cartas e combos que pode conseguir entre elas. Apenas o tema, msmo sendo bem bacana, acaba se tornando inexiste na partida. O lado assimétrico do jogo é somente para iniciantes, pois depois de algumas partidas pode se tornar bem desbalancado, então o simétrico se torna obrigatório, principalmente para mesas mais experientes. 
    Um detalhe legal, a expansão eleva bem as opções estratégicas durante a partida pelos novos tipos de cartas, possibilitando novas formas de produção e pontuação. 

    3
Responder
  • 1(current)
  • 2
It's a Wonderful World - O que esperar de It's a Wonderful World?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.