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Rise of Queensdale, o OUTRO Euro Legacy

The Rise of Queensdale
  • avatar
    Lpporto19/02/19 08:15
    avatar
    Lpporto
    19/02/19 08:15
    889 mensagens MD

    Rise of Queensdale é o novo euro legacy que saiu na GenCon e depois sumiu dos mapas. O jogo era super aguardado, levava o nome de Inka & Markus Brandt na Capa (Village, Ganges, Exit, etc) mas a decepção que muitos tiveram com Charterstone fizeram com que muitos desistissem até mesmo de se inteirar de Queensdale.

    Eu aliás, não acho Charterstone ruim, como já deixei claro no meu review. Pra mim, o problema dele foi a expectativa e o fato de se vender como jogo de 2 a 6 jogadores. Chartersone é um jogo para quem curte o viés de campeonato. Mecanicamente é fraco e repetitivo. Não apresenta nada de novo. Narrativamente, também deixa bastante a desejar. E por final, o gameplay para 2 ou 3 jogadores jogou a pá de cal no jogo. Charterstone é jogo para 4 ou mais jogadores. 

    A ideia dele, e de qualquer jogo competitivo legacy, é a de incluir a visão estratégica e de longo prazo em um jogo que, sem isso, seria muito simples e banal. Mas o fato de você jogar, não para ganhar a partida, mas sim para ganhar o campeonato, é onde ele encanta. E Queensdale é parecido nisso.

    Verdade seja dita, Queensdale é, sozinho, mais jogo que Charterstone. Ele funciona com uma alocação de dados relativamente simples, onde cada jogador tem 5 dados com faces de recursos e ação e pode, dependendo da rolagem, pegar recursos ou fazer ações que no início são limitadas a pouquíssimas opções. 

    Onde ele melhor, em comparação ao seu antecessor, é no fato de que a jogabilidade se modifica mais que em Charterstone e a maneia com que você ganha as partidas evolui bastante. É como se o casal Brandt tivesse se esmerado mais para fazer um jogo mais redondo mas o Stagmeier lançou o dele antes e com isso exauriu o mercado de jogos do tipo. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/42ef9_hv130d.jpg

    A narrativa de Queensdale também é melhor. Gente, é um Euro, mas ele se esforça para manter a história coesa, embora ela pareça, no início, como sendo totalmente copiada de Charterstone: um rei, chega num vilarejo no meio do nada, e manda os camponeses e nobres locais a construir uma cidade ali, colocando todos seus recursos no progresso e crescimento da cidade. Gente, é quase igual.

    Dito isso, Queensdale tem mais elementos que se sustentam um jogo repetitivo. Por exemplo, você vai, ao longo do jogo, modificando seus dados para transformá-los em um engine de pontos melhor. Além disso, eventos e história interferem mais nas partidas que o Charterstone, fazendo com que, embora parecidas, a estratégia ou meio de ganhar fosse consideravelmente diferente de momentos do jogo para outro. 

    Queensdale também agrada muito quem está em busca do desconhecido, e do inesperado, e não importa tanto com a aleatoriedade. Começa que o jogo é uma alocação de dados né? E embora no longo prazo não dá para culpar o azar, no curto prazo dá sim. 

    Agora, uma coisa que eu achei SENSACIONAL no jogo, foi a introdução do vidente. No jogo há plantas que você pode antar colhendo. Em geral elas lhe dão recursos. Mas uma delas, a Papoula (planta de onde se extrai o Ópio) você pode achar a Clarividente. Ela, no meio da fumaça dos sonhos e de suas viagens, pode lhe dar dicas e visões do futuro, permitindo que você se prepare para coisas que podem estar por vir. Foi uma mecânica bem simples, mas que achei muito interessante. Cria uma certa curiosidade no jogo enorme.

    Também curti que as partidas eram rápidas. Cerca de 45 minutos cada. Dava para jogar 3 por noite já contando com o tempo do setup e da comida. A maior parte do tempo os turnos são ágeis e com baixo AP também. 

    E se nada disso até agora te convenceu, vou lhe dar o motivo definitivo pelo qual você deve comprar o Rise of Queensdale: o jogo vem com um Desentupidor Real, para que você retire os tiles hexagonais do tabuleiro. Que outro jogo introduz a mecânica do Desentupidor Placement? Ein?

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/7beee_hv130d.jpg

    Agora, brincadeiras a parte, tenho que falar de alguns aspectos técnicos do jogo como duração de Campanha e Regras de Catch up. Para quem não conhece o termo, regras de catch up são as regras de como o jogador que está para trás, se ganha benefícios para se manter competitivo, sem que os demais jogadores se sintam injustiçados pelo bom desempenho.

    Bem, primeiro a duração. Nossa campanha durou 21 partidas. Isso mesmo. 21 partidas! Não foi chato, pelo contrário, mas no final já queria chegar logo na última partida. A campanha da galera do Dice Tower pelo que eu sei, durou 18 partidas, ou estava indo para algo próximo a isso. Isso acontece por que o jogo não tem um número pré-definido de rodadas não. Na verdade, ele acaba quando um jogador chegam em um nível 9 e ganham o jogo. O que me vem então a regra de Catch up.

    O jogo funciona assim. Todos começam com uma meta, que seja, 10 pontos. Quem fizer 10 pontos naquela partida, sobe o nível do personagem. Na partida seguinte, você tem então a meta de 16 pontos para subir de nível novamente. Mas o jogador que não upou na passada, ainda termina o jogo ao fazer 10 pontos. Ou seja, você precisaria fazer 16 pontos antes que o jogador não upado fizesse 10. No início isso parece impossível de acontecer, mas durante o jogo se torna mais comum. Isso por que, a cada nível que você sobe, as coisas vão valendo mais pontos. E se no final, de 16 para 10 pontos parece um aumento de 60%, quando estiver falando de 61 pontos para 54 pontos a diferença relativa não parece tão grande.Mas esse sistema, embora ele funcione muito bem, tem seus defeitos. Um deles é de fazer o jogo durar mais do que devia.

    Durante minha partida de Queensdale, era quase impossível subir 2 níveis seguidos. Isso por que, você gastava todo seus recursos para subir e, os demais jogadores, ao perceberem isso, enchiam o rabo de recurso para guardar para o próximo jogo e começar já bufado para conseguir melhorar o Level deles. E aquele cara que ganhou o jogo passado, nem tenta competir, apenas se enche de recursos para tentar fazer igual na próxima partida. E isso as vezes é chato pois parece que o jogo já está meio determinado.

    Mas dito isso, o jogo nos deu reviravoltas suficientes para que as lideranças e máquinas de ponto dessem uma desestabilizada e eu, que estava meio mal consegui dar a volta por cima e vencer. 

    E se o jogo tem tanta coisa positiva, por que seu desempenho das vendas está parecido com o desempenho do Meirelles nas urnas? Bem, por que a comparação com Charterstone e quem se decepcionou com ele parece óbvia demais.

    Queensdale é um jogo que foi lançado 1 ano depois do que deveria. Tivesse sido ele lançado na GenCon de 2017, 3 meses antes de Charterstone, seria ele o nome referência do gênero. Mas como Charterstone veio antes e muita gente achava que ia ser a melhor invenção da humanidade desde o Papel Higiênico, a decepção de muitos foi inevitável.

    Rise of Queensdale é então um bom jogo. Para quem, como eu, esta disposto a jogar purrinha legacy. Jogos de Legacy/Campanha são meu fraco. Mas Queensdale é sim um jogo mais completo, menos monótono e mais interessante que Charterstone. Tem o defeito de jogar em apenas 4 jogadores, o que, para esse esquema de campeonato, é defeito sim. Mas apresenta elementos interessantes e capacidade de se reinventar dentro do mesmo jogo o suficiente para ser uma excelente compra para quem curte o gênero. 

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    Comentários:

  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato19/02/19 08:23
    edeodato » 19/02/19 08:23

    Com certeza a decepção do "Legacy" Chartestone interferiu no Queensdale.

    Mas, a história você achou cativante? Por exemplo no Pandemic Legacy Season 1 a cada nova carta de evento algo acontecia e deixava o ambiente tenso. Mas esse evento era coeso com a história (sem contar as reviravoltas).

    No Chartestone isso não acontecia. Os eventos são meros introdutores de personagens ou mecânicas, a história é pouquíssimo cativante. Na verdade depois da partida 3 eu nem ligava mais para a história.

    Como isso ficou em Queensdale? 

    Não sou o maior fã de Legacy, mas se o conjunto da obra é interessante eu acho que vale.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços

    1
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn19/02/19 10:28
    andrekohn » 19/02/19 10:28

    Queensdale é ótimo! Charterstone pode ter freado a empolgação com o jogo, mas também tiveram vários problemas de distribuição do Queensdale, ocasionando o hype a baixar bastante pq simplesmente as pessoas não conseguiam o jogo em inglês. A mecânica de catch up dele é muito boa, permitindo que todos os jogadores permaneçam competitivos, diferente de outros jogos por aí.
    Sobre os pontos colocados nos texto, irei discordar de algumas coisas. Sobre ser "quase impossível subir 2 níveis seguidos", por exemplo. Acho mais difícil sim, mas já vi acontecer mais de uma vez no nosso grupo (eu mesmo fiz isso, e olha que não sou conhecido por ser um grande estrategista, mas sim um bom rolador de dados hahaha).

    Também discordo da parte em que você diz que o jogo fica meio que "determinado". Quando um jogador dispara na frente, realmente os outros passam a olhar pro jogo atual já pensando no próximo, ao invés de tentar correr atrás. Mas acho que isso faz parte da estratégia de jogo e de forma alguma impede o cara que ganhou a partida anterior, vencer a próxima, mesmo começando atrás em questão de recursos. Tudo depende de como a pessoa construiu seu jogo. Por exemplo, na nossa campanha um jogador recebe no setup 2 madeiras e 2 argilas logo de cara, por conta das construções que fez ao longo da campanha. Então mesmo que ele tenha esgotado seus recursos pra vencer a partida anterior, já começa com 4 recursos importantíssimos que diminuem essa disparidade em relação aos outros que estavam guardando da rodada anterior. Mérito dele que construiu bem.

    As reviravoltas têm sido - até o momento - bastante interessantes, o storytelling é competente e o jogo em momento algum se tornou repetitivo para nós. Pra mim, Queensdale se tornou a referência de euro legacy. 


    Valeu pelo texto, ia fazer a resenha sobre o jogo essa semana, mas você foi mais rápido hahaha

    1
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn19/02/19 10:31
    andrekohn » 19/02/19 10:31

    edeodato::Com certeza a decepção do "Legacy" Chartestone interferiu no Queensdale.

    Mas, a história você achou cativante? Por exemplo no Pandemic Legacy Season 1 a cada nova carta de evento algo acontecia e deixava o ambiente tenso. Mas esse evento era coeso com a história (sem contar as reviravoltas).

    No Chartestone isso não acontecia. Os eventos são meros introdutores de personagens ou mecânicas, a história é pouquíssimo cativante. Na verdade depois da partida 3 eu nem ligava mais para a história.

    Como isso ficou em Queensdale? 

    Não sou o maior fã de Legacy, mas se o conjunto da obra é interessante eu acho que vale.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços

    Me intrometendo rapidamente na pergunta, os eventos de Queensdale são bem legais. Não possuem o nível de tensão do Pandemic Legacy, mas o jogo tem um storytelling bastante justo e que causa algumas surpresas - positivas e negativas. Bastante coeso com o jogo, muito temático. Para mim, bastante honesto dentro do que o jogo propõe.

    2
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto19/02/19 13:46
    Lpporto » 19/02/19 13:46

    @edeodato engraçado que ouvi tanto isso de Pandemic que eu meio que me decepcionei demais com a narrativa. Mas bem, Queensdale está no meio do caminho. Bem melhor que Charterstone, mas nem tão bom qto Pandemic. 

    Se vc quer narrativa, Betrayal Legacy é o jogo que você quer. Storytelling fantástico!


     andrekohn::Queensdale é ótimo! Charterstone pode ter freado a empolgação com o jogo, mas também tiveram vários problemas de distribuição do Queensdale, ocasionando o hype a baixar bastante pq simplesmente as pessoas não conseguiam o jogo em inglês. A mecânica de catch up dele é muito boa, permitindo que todos os jogadores permaneçam competitivos, diferente de outros jogos por aí.
    Sobre os pontos colocados nos texto, irei discordar de algumas coisas. Sobre ser "quase impossível subir 2 níveis seguidos", por exemplo. Acho mais difícil sim, mas já vi acontecer mais de uma vez no nosso grupo (eu mesmo fiz isso, e olha que não sou conhecido por ser um grande estrategista, mas sim um bom rolador de dados hahaha).

    Também discordo da parte em que você diz que o jogo fica meio que "determinado". Quando um jogador dispara na frente, realmente os outros passam a olhar pro jogo atual já pensando no próximo, ao invés de tentar correr atrás. Mas acho que isso faz parte da estratégia de jogo e de forma alguma impede o cara que ganhou a partida anterior, vencer a próxima, mesmo começando atrás em questão de recursos. Tudo depende de como a pessoa construiu seu jogo. Por exemplo, na nossa campanha um jogador recebe no setup 2 madeiras e 2 argilas logo de cara, por conta das construções que fez ao longo da campanha. Então mesmo que ele tenha esgotado seus recursos pra vencer a partida anterior, já começa com 4 recursos importantíssimos que diminuem essa disparidade em relação aos outros que estavam guardando da rodada anterior. Mérito dele que construiu bem.



    As reviravoltas têm sido - até o momento - bastante interessantes, o storytelling é competente e o jogo em momento algum se tornou repetitivo para nós. Pra mim, Queensdale se tornou a referência de euro legacy. 


    Valeu pelo texto, ia fazer a resenha sobre o jogo essa semana, mas você foi mais rápido hahaha


    Aqui aconteceu de subir 2 niveis seguidos uma única vez. E mesmo com os bonus de setup, eles não eram suficientes para segurar o cara que, além do bonus, tinha o estoque cheio. 
    Pra se ter ideia, a gente venceu o último jogo, 72 pontos né, em 2 rolagens (10 dados) pq já estava todo mundo batido qdo começou o jogo. 

    1
  • breitt
    4 mensagens MD
    avatar
    breitt20/02/19 10:51
    breitt » 20/02/19 10:51

    Acho que já sei de onde veio a inspiração pra capa kkk.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2e806_8vio61.jpg

    1
  • MOITA1980
    985 mensagens MD
    avatar
    MOITA198021/02/19 21:18
    MOITA1980 » 21/02/19 21:18

    Excelente review Lpporto.  Teu blog tá cada vez melhor.  Eu fiquei interessado nesse, mas confesso que fiquei meio assim com Legacy justamente por causa do Charterstone.  Acho que um dos problemas foi porque jogamos em dois, e ele não funfa.  Outro problema acho que foi a tradução e a história enfadonha que não envolve nada.  Resistimos até a partida 8, depois não dá.  Acho que se jogar no feeling que vc falou de competição deve ser massa (até campeonato de Catan é super legal) e o principal com 4+. 

    Uma pena que esse foi ofuscado, acho que falta um euro Legacy com enredo legal, algo como Euphoria (o tema não a mecânica) por exemplo. Daria para fazer algo com aquela cara de seriado. 

    No mais parabéns. 

    0
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto22/02/19 09:42
    Lpporto » 22/02/19 09:42

    MOITA1980::Excelente review Lpporto.  Teu blog tá cada vez melhor.  Eu fiquei interessado nesse, mas confesso que fiquei meio assim com Legacy justamente por causa do Charterstone.  Acho que um dos problemas foi porque jogamos em dois, e ele não funfa.  Outro problema acho que foi a tradução e a história enfadonha que não envolve nada.  Resistimos até a partida 8, depois não dá.  Acho que se jogar no feeling que vc falou de competição deve ser massa (até campeonato de Catan é super legal) e o principal com 4+. 

    Uma pena que esse foi ofuscado, acho que falta um euro Legacy com enredo legal, algo como Euphoria (o tema não a mecânica) por exemplo. Daria para fazer algo com aquela cara de seriado. 

    No mais parabéns. 


    Moisés, para quem curte Scythe, acho q a narrativa do Rise of Queensdale muito boa pra um euro, embora mecanicamente, Scythe entrega menos novidades e variedades da partida da campanha. Isso pq no caso de Scythe eles fizeram uma Expansao modular e usaram a campanha apenas para apresentá-la de uma maneira original

    0
  • RicardoOliveira
    27 mensagens MD
    avatar
    RicardoOliveira13/05/19 14:10
    RicardoOliveira » 13/05/19 14:10

    Muito bom texto! Sempre aumentando minha wishlist.
    Pena que no meu grupo o idioma é uma barreira. É possível jogar com um jogador apenas que saiba inglês, fazendo traduções para os demais jogadores?

    0
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