Se você acompanha bem as postagens deste canal, você já sabe minha opinião sobre Newton antes mesmo de ler o review. Para isso, basta apenas olhar a capa do jogo, ver sua arte e ler os autores para saber o que eu acho dele. Newton é um euro, da escola italiana, de combo de carta. Preciso mesmo dizer mais alguma coisa?
Agora, você também pode ficar intrigado de POR QUE eu resolvi escrever sobre o Newton após ter escrito já 2 textos dizendo que euro italianos são todos iguais. Bem, por que Newton, talvez, seja o melhor dos últimos italianos genéricos lançados?
Veja, eu não tenho nada contra um euro genérico. Adoro Castle of Burgundy que é um jogo puramente mecânico. Também amo Russian Railroads que é euro raiz mesmo. Alocação de trabalhadores na sua mais simples forma. Então, por que eu bato sempre nesta tecla? Por que esses jogos precisam ter algo além para se destacar dos demais para ser bons.
Você já parou para pensar, quantos jogos lançados 1 ano atrás, que na época você só falava dele e hoje nem lembra mais? O que faz com que Tikal, Brass e Puerto Rico sejam jogados até hoje enquanto Noria, o buzz de Essen 2017 seja vendido a preço de pinga? Quantos jogos surgem e desaparecem?
Dentre Underwater City, Valparaíso, Blackout: Hong Kong, Dice Setlers, Gugong, Everdell, Keyflow, Forum Trajano entre outros, quantos serão realmente lembrados daqui 1 ano? Há 2 semanas atrás coloquei Gugong no meu Best 9 do ano, apesar de algumas ressalvas. Hoje, algumas partidas depois, penso que já não faço questão de manter a minha cópia. Será que o mundo não publica sequer 9 jogos que mereçam ser lembrados por muito tempo? E aí que meio que entra Newton!
Newton hoje, tomaria o 9o lugar de Gugong na lista. O motivo para isso é que ele mesmo não sendo genial, é gostoso de se jogar. E nisso, lembra o sentimento (embora não as mecânicas) que eu tenho de jogar Marco Polo. É um jogo divertido. Na época da lista, eu já tinha falado do seu potencial, mas havia jogado muito pouco Newton para saber que eu não iria enjoar após algumas partidas.
Em geral, um euro genérico bate para mim na barreira de 5 partidas. Após 5 partidas (alguns até duram até a 7a) eu já meio que joguei ele com a maioria dos meus grupos e pessoas que encontro e não consigo, nem quero, colocá-lo na mesa. Em geral deixa de ser divertido. E Newton, pelo menos por enquanto, ainda não falhou nesse teste.
O que faz dele gostoso para mim é a agilidade. O jogo tem um planejamento forte inicial, em cada rodada, mas depois disso, ele deveria rodar rápido, com cada pessoa baixando sua carta e fazendo sua ação. Para você entender melhor, vou dar um overview do jogo.

Newton é jogado em 6 rodadas. Em cada uma delas, você faz 5 ações. Para fazer uma ação você escolhe uma carta da sua mão e baixa ela no seu playerboard. Cada carta tem um símbolo embaixo que lhe diz qual ação você irá fazer e um no meio que pode ser um bônus que ela lhe dá. A potencia da ação é demonstrada pelo número de símbolos a mostra no seu tabuleiro naquele momento. Se por exemplo, você baixa uma carta de bússola, você tem direito a fazer uma viagem de 1 casa no tabuleiro. Se baixar, na mesma rodada uma 2a carta de bússola, agora poderá viajar 2 casas pois haverão 2 símbolos de bússola no seu board. No final de cada rodada, você escolhe uma carta dentre as utilizadas para descartar e colocá-la embaixo do seu board. Ela não pode ser mais usada, mas seu símbolo continua ali para lhe potencializar, de início, ações futuras.
O que você faz com essas ações, pouco importa. Afinal, é eurão genérico né. Você anda aqui, avança acolá, compra carta dali e pega token de lá. Aí a gente chama a casinha de onde você anda de universidade, o peão que anda pelos caminhos de um tabuleiro de estudante, desenha uma maça na capa e dá o nome do jogo de Newton. O que você precisa saber do jogo, é que nele, você irá planejar as ações para que elas combem e disparem uma série de efeitos em cadeia que lhe permitam fazer muitas coisas. Parece familiar?
Em que Newton se diferencia dos demais então? No fato de ser ágil. Em geral, esses jogos de múltiplos combos são propensos a AP, downtime e algum jogador chato querendo fazer a jogada do século a cada movimento. Mas em Newton isso não acontece. Você consegue planejar grande parte da sua rodada no 1o turno ou antes de chegar na sua vez, pois a interação é bem indireta e a concorrência acontece apenas por alguns tokens e algumas cartas. Com isso, o jogo roda rápido, o downtime é baixo e isso é ESSENCIAL para minha diversão hoje em dia.
Outro dia, vendo o Fel falando sobre duração de jogos na live do Siga o Coelho, achei interessante sobre ele falar que o jogo deve durar o suficiente para que você tome decisões novas sem ficar repetitivo e parecer que você está apenas repetindo as ações e decisões. E essa é a grade qualidade de Newton: ele tem a duração perfeita da diversão que propõe, ao mesmo tempo que tem múltiplas opções de ação e coisas para se investir. Ele vence de longe Gran Austria Hotel no quesito Downtime, pois o GAH, embora seja ótimo jogo, faz com que o jogador das escolhas 1 e 8 fique parado um tempão em jogo de 4 jogadores. Vira a hora de por o Whatsapp em dia. Por outro lado, Lorenzo, que pode rodar rápido em alguns grupos, também pode virar um jogo muito matemático de contagem de recursos e combo de cartas para que você possa fazer o que quer. E como há poucas cartas e quase todas saem logo, você o tempo todo precisa ficar recalculando. É o paraíso do AP para algumas pessoas. Newton não tem nada disso!

Eu joguei Newton com minha esposa, que foi o motivo de eu desistir de Lorenzo após uma partida em 3 jogadores que demorou, PASMEM, 4 horas. E a partida de Newton, embora parasse nela em momentos cruciais, fluiu muito bem.
Newton é melhor que Teotihuacan? Definitivamente não. Inclusive isso me fez perceber que os 3 melhores euros italianos para mim são do Daniele Tascini (Teotihuacan, Tzolkin e Marco Polo) e não necessariamente do Simone Luciani que é o mais famoso deles.
Newton é melhor que Coimbra? Não sei. Eu diria que Coimbra tem um elemento mais inteligente e interessante da escolha dos dados de jogar primeiro versus pagar mais caro, mas ao mesmo tempo, Newton me cansa menos e acho que o jogaria mais vezes.
Será que Newton vai sobreviver a barreira de 1 ano? Um pouco. Digo isso por que Marco Polo sobreviveu e ainda é lembrado e elogiado. Bem ou mal, ele está no meu top 5 de euros de 2018. Mas será que existem 5 euros que sobrevivem por tanto tempo?
Newton é a caricatura de um euro genérico italiano. Combo de cartas, múltiplas opções, pouca interação e arte horrenda de Klemens Franz. Newton tem tudo aquilo que quem ama o estilo vai amar e quem odeia o estilo vai odiar. Ele confirma a teoria dos dois lados.
Por isso, como eu disse no título do texto, Newton não precisa de um review. Esse texto não precisava existir. Basta você olhar a capa do jogo que ela já confirma suas impressões.
***********************
Curtiu o Canal? Então se inscreva e siga a gente. Também estamos no Instagram no
@redmeepleblog e no
Wordpress
Veja também os últimos textos do Red Meeple Blog