Acho que no meu texto sobre This War of Mine ficou bem claro para muita gente que eu não sou o maior fã de jogos imersivos. Curto quando um jogo tem uma imersão bacana, mas sempre prefiro espremer pontos de vitória de uma ação qualquer. Por isso mesmo eu sempre fui reticente quanto ao Exit. Além disso, como assim um Escape Room em uma caixinha do tamanho de um livro?
Escape Room sempre foi uma coisa que eu achava cara, num valor que eu não estava disposto a pagar por 1 hora de diversão. Por isso, quando um amigo meu sugeriu dividirmos um Exit em 5 pessoas para ver como era, eu topei. Ainda que fosse ruim, seriam apenas 12 reais desperdiçados. Quase o mesmo valor que eu havia pago na minha Coca 2L que comprei no posto de gasolina para levar para a Jogatina.
E o jogo me surpreendeu! Exit foi tudo aquilo que eu esperaria de um Escape Room. Foi frenético, foi zoneado, foi desafiador e mais do que tudo, foi divertido! Muito! E por mais que eu rasgasse o jogo de modo a nunca mais poder jogar, deve ter sido o melhor 12 reais que eu já gastei com uma partida de boardgame até hoje.
Eu sei que muita gente vai reclamar que o jogo rasga. Se isso incomoda você tanto a este ponto, talvez não seja o jogo certo para você. Mas saiba que está perdendo uma ótima experiência. Aliás, acho que a palavra que define este jogo é isso: experiência.
A experiência que eu tive com Exit, eu não tive em NENHUM outro jogo que joguei na vida. Veja bem, ele não é o melhor jogo que eu já joguei, mas foi o único que conseguiu me passar aquela sensação que ele tenta passar, e isso é um mérito enorme.
A cada momento, eu fico completamente IMPRESSIONADO em como os caras conseguiram colocar tantas charadas, tantos quebra cabeças e tantas sacadas em uma caixinha tão pequena. E o mais foda de tudo? Eles usam até mesmo coisas impensáveis num primeiro momento e você fica maluco em como os caras pensaram naquilo. E tudo isso em tempo real que passa uma sensação desesperadora que o tempo vai acabar e você não vai conseguir sair daquela Tumba/Cabana/Laboratório!
Mas antes de começar a jogar, vale aqui alguns aspectos que são interessantes mencionar no jogo.
1 - Mas como funciona esse jogo?
Bem, é meio que assim: você tem um livro e um dial de códigos e respostas. A cada vez que você ver a foto de uma carta de enigma (vermelha) você pode pegar ela na pilha e olhar. O livro sempre te dará a primeira de graça e para conseguir novas você vai ter de primeiro passar pela resposta do 1o enigma. Você faz isso usando o livro. Nele tem várias páginas com várias coisas e em geral é possível correlacionar alguma delas com a carta de Enigma. Você procura com isso decifrar o enigma, colocar o código decifrado no dial e ele te dará qual carta de resposta você deve olhar para saber se seu palpite está ou não correto. Se estiver, a resposta certa lhe dará acesso a outras cartas de engima. Não necessariamente funciona de uma forma linear. No meio de resposta o jogo vai te dando as vezes 2 ou 3 cartas de enigmas de uma só vez e elas podem se referir a vários enigmas diferentes, ou as vezes até mesmo ser reutilizadas em outro enigma depois. As vezes, você precisar usar várias delas combinadas para ter a resposta, mas o jogo não necessariamente lhe dá todas de uma só vez. E mantenha a cabeça aberta e a mente funcionando. Absolutamente TUDO do jogo pode ser usado para decifrar um enigma. E se tiver com alguma dificuldade, o jogo pode lhe dar dicas ou até mesmo a resposta de alguns enigmas para que você possa seguir em frente com a brincadeira.
2 - Número de Jogadores
Embora o jogo diga que é de 1 a 6 jogadores, eu acho esse número totalmente inventado por que não há limite nenhum. No entanto o jogo funciona consideravelmente melhor com até 4 jogadores. Eu joguei os 3 já lançados com 5, 8 e 7 jogadores e todas as 3 vezes, 1 ou 2 pessoas ficaram boiando e perderam parte do interesse. Isso acontece por que há só 1 livro onde você vai fazer os desafios e existe um número limitado de pessoas que consegue ficar ali debruçado vendo aquilo. Os demais ficam longe demais para participar de fato. 3 ou 4 pessoas é o ideal.
3 – Quem pode jogar
Uma das grandes vantagens que vi em Exit é que ele não é um jogo estritamente para gamers. Qualquer pessoa da sua família que curte, ou você acha que curtiria um Escape Room pode (e deve) jogá-lo. Eu pensei seriamente em leva-lo para minha casa no Natal para jogar com minhas irmãs e sobrinhas. Mesmo a sua mãe ou sogra podem participar. Se tem alguém mais velho que você acha que vai boiar no jogo, você pode incluí-la dando a ela a função de gerenciar as cartas de enigmas, dicas e resposta. Não será tão desafiador, mas ela ao menos se sentirá incluída.
4 – Por qual devo começar?
Não comece pelo Tumba do Faraó! Não comece pelo Tumba do Faraó! Não Comece pelo Tumba do Faraó! Deu para decorar?
Eu já joguei os 3 e o Tumba do Faraó me pareceu difícil demais. Difícil a ponto de nos desanimar. De todos os 3, o que mais me divertiu foi o Cabana Abandonada. Achei ele desafiador e factível na medida certa. Tem tiradas de te deixar com o queixo caído sem travar demais. O Laboratório Secreto também foi super divertido. Comecei por ele e foi o jogo que me convenceu a comprar os demais. Já o Tumba do Faraó, quase não valeu a pena para mim. Foi também o jogo que jogamos com 7 pessoas e claramente vimos 2 ou 3 parcialmente desinteressados por não conseguirem acompanhar o pensamento da galera e por se sentirem travados a maior parte do tempo.
5 – Tem mesmo que rasgar?
Sim! Assim, tecnicamente você pode tirar xerox, usar um outro papel para rabiscar, mas sério, rasgue! Você tem que fazer tanta coisa para não rasgar ou rabiscar o jogo que não vale a pena. Você já não irá jogá-lo novamente e o tanto que economizar com a revenda dele, não vai compensar a perda da experiência que você terá se preocupando com os componentes físicos do jogo.
6 – E se mesmo assim eu não quiser rasgar de jeito nenhum?
Neste caso, se inglês não for problema no seu grupo, recomendo fortemente a série Unlock. Ainda não joguei, mas quem jogou diz que consegue ser ainda melhor que o Exit e com a vantagem de não inutilizar os componentes.
7 - Alguma dica antes de começar?
Dê uma olhada nas erratas da Devir. Me disseram que tem vários errinhos na tradução. Eu sinceramente não notei quase nenhum e não tive problema de jogar nenhum dos 3. Para não dizer que nada me atrapalhou, na 1a dica do 1o enigma da Cabana Abandonada havia uma dica de que precisaríamos de uma carta X específica para continuar que não era verdade. Mas isso não nos atrasou mais que uns 2 minutos pois logo conseguimos seguir mesmo sem isso.
Exit é Breathtaking! Você termina com o coração acelerado, respiração ofegante e a cabeça a mil. Além da 1 hora de diversão, você terá outra 1 hora discutindo o jogo com seus amigos. Graças a ele, eu passei a me interessar profundamente por todo o gênero de jogos de puzzle/quebra-cabeças como T.I.M.E. Stories e Unlock que até então eu escolhia ignorar solenemente.
Exit é, definitivamente, coisa mais original e diferente que eu já vi em jogos de tabuleiro até hoje. E isso para mim vale cada centavo gasto! Ainda que essa sensação tenha hora para acabar.
*********************
Curtiu o Canal? Então se inscreva e seja notificado de novos textos. Também estamos no instagram no
@redmeepleblog e no wordpress
Veja também os últimos textos do Red Meeple Blog