Comecei o dia de hoje discutindo uma nota 2 que algum usuário deu ao Great Western Trail aqui mesmo na Ludopedia. As pessoas que faziam parte deste grupo de whatsapp achavam não só a nota absurda, mas até mesmo absurdo dar a nota 2 para um jogo qualquer. Eu me peguei então lembrando das minhas notas. Seria eu muito rígido com os jogos?
Bem, eu tenho 18 jogos listados com notas 4 e abaixo sendo 4 deles com nota 1 ou 2 e This War of Mine é um destes 4. Mas seria mesmo esse jogo tão ruim assim para merecer uma nota tão baixa(eu dei um 2 a ele)? Como poderia isso se o jogo foi tão elogiado a ponto do Rahdo dizer que ele revolucionou o design storytelling em boardgame?
Bem, foi com esse pensamento que eu tentei então em dar e justificar minha opinão para vocês. Quem quiser me ouvir sobre por que o jogo é ruim ou quebrado, já aviso que irá se decepcionar. Este não é um texto para falar sobre o por que o jogo é ruim, mas sim, por que ele não ME agradou. A impressão para mim, foi após uma partida em um evento, o que não é uma análise conclusiva, mas vou inclusive colocar qual é a questão que me fizeram não querer jogar uma segunda vez.
Para deixar todo mundo na mesma página, vou dar um overview do jogo. This War of Mine é um jogo cooperativo, de 1 a 6 jogadores que se ambienta em uma área devastada por uma guerra civil, muito inspirada em Sarajevo durante a guerra separastista da Iugoslávia. No jogo vocês controlam um número variado de sobreviventes que passam por dificuldades por falta de comida, remédio, água, etc. A cada dia que você passa vocês precisam decidir o que cada personagem irá fazer. Quem irá trabalhar para construir, por exemplo, uma cama no bunker que para poder descansar melhor. Quem irá sair do bunker atrás de ítens e onde vocês vão. Durante o jogo você tem que gerenciar bem a fadiga, fome, doença, feridas e motivação das pessoas fazendo sempre decisões muito dificeis e ao mesmo tempo protegendo o bunker de vocês de saque de outras gangues. Cada decisão que você tem tem implicação em um personagem. Se alguém está doente e você não tem remédio, por exemplo, você pode deixá-lo adoecer e eventualmente morrer ou ir num hospital roubar remédio de outro doente terminal e causar depressão nos teus personagens. E pessoas deprimidas passam a fazer menos ações, piorando o desempenho do grupo como um todo.
De forma geral, é um jogo de tomadas de decisões difíceis. Algumas até morais. Se você encontra um velho doente na porta de seu bunker, você deixa ele entrar e aumenta seu grupo com isso tornando-o mais protegido e tendo mais um personagem para performar ações, mas com o custo de ter mais um para alimentar e tratar doença ou deixa ele morrer ao relento ainda que isso abale a motivação dos membros quanto protege o grupo da falta de material de sobrevivência básica?
O jogo é, em geral, jogado em 3 capítulos/fases e o seu objetivo é sobreviver até o cessar fogo da guerra. Cada capitulo deve durar cerca de 2 horas ou talvez até um pouco menos, dependendo de quantas pessoas estão jogando. Por isso não precisa ser jogado tudo ao mesmo tempo possibilitando um mecanismo de salvar o jogo embora isso não funcione tão bem quanto o jogo diz que funciona. Muitas vezes isso termina com você tirando foto do tabuleiro para relembrar o setup depois.
Mas bem, se tudo isso que eu falei aqui, o jogo parece ser tããããããoo maneiro, qual foi meu problema com ele. Bem, vamos lá então.
O primeiro ponto que me incomoda no jogo tão imersivo quanto esse, é a o fato de ele usar uma esquema muito parecido com livro jogo. Você planeja sua ação, toma decisão/joga um dado e de acordo com as escolhas ou resultado lê algo que está no livro. Algo tipo assim: decidiu entrar na casa, leia o ítem 78 da página 19; aí tem uma decisão, se decidiu A vá no ítem 225 da página 72, se decidiu B vá no ítem 13 da página 2. E depois disso passa o livro pra frente onde outra pessoa faz outra decisão e vai ver no livro. E por que eu acho isso ruim? Por que me tira do clima e quebra o ritmo do jogo. Toda hora eu tenho de parar, catar um item em um livro, ler algo que as vezes é apenas uma história para me imergir em um cenário e depois fico pulando de página em página do livro para ler a continuação da história, muitas vezes que o jogo pedindo para outra pessoa ler o resto. Fica muito pausado, não flui. Eu me sinto sentado em uma rodinha de história, onde cada um tem que continuar a história de onde o outro parou e no final fica uma coisa meio Frankenstein sabe? E além disso, eu tenho problema com ficar sentado ouvindo outro ler uma história pra mim. Se não sou eu lendo eu me disperso, e não entro no clima.
Em segundo lugar, o jogo mente ao dizer que é multiplayer. Ele é um jogo solo que, na minha opinião, para se comercializar melhor, vende-se como 1 a 6 jogadores. O jogo é solo por que ele não tem uma mecânica onde cada jogador controla 1 personagem. Em This War of Mine os jogadores revezam o controle/decisão de todo o grupo de sobrevivente decidindo o que cada personagem vai fazer naquela fase. Por exemplo, no Pandemic, o grupo pode até discutir tudo em voz alta, mas um é o médico, um é a cientista, o outro o pesquisador. Cada um pode fazer/tomar separado a decisão que quiser. Em This War of Mine não. Na sua vez você controla o grupo todo, decidindo o que cada um vai fazer durante o dia por exemplo. Aí vem a noite e é a vez do jogador B controlar o que cada personagem fará na noite. E por mais que eu possa ficar aqui palpitando no que é melhor para nós, muitas vezes nesta hora eu me disperso, pois não estou, de fato, fazendo nada ali.
Além disso, essa maneira é o segundo ponto de quebra de ritmo do jogo: eu vou lá tomo a 1ª decisão do jogo, leio o livro o que acontece e passo para a segunda pessoa, que lê o resultado e toma uma segunda decisão e passa o livro para a frente de novo, como se fosse um grande baseado passando de mão em mão na rodinha da galera. E essa mecânica de multiplayer pra mim é muito ruim. Não sei nem por o jogo diz que é 1 a 6. Na prática poderia ser 999 pessoas, cada uma tomando uma decisão. É como dizer que você pode jogar Marco Polo em dupla, com um casal decidindo a ação e colocar na capa que o jogo é de 2-8 jogadores. Não é!
O último ponto de incomodo e aquele que talvez melhor explique meu problema com o jogo tem a ver com minha preferência pessoal da mecânica sobre o tema/imersão. Embora eu curta a imersão no tema de um jogo, eu sempre me divirto mais com uma mecânica bem redonda do que com uma imersão bem feita. Obviamente eu adoro jogos de boa mecânica com ótima imersão, mas se o jogo tiver uma imersão perfeita com mecânica que não me agrada, não adianta que eu não vou curtir. Battlestar Galactica é sempre o exemplo que todo mundo usa e não é a toa. O estado de constante tensão, lidando com uma crise de cada vez, tentando apenas sobreviver até chegar no destino final é exatamente como a série se passa. Ninguém quer destruir os Cylons, o que queremos é sobreviver tempo suficiente para conseguirmos fugir e ter alguns momentos de paz, assim como o Comandante Adama e sua tropa e o jogo passa isso de forma brilhante. Ao mesmo tempo, o desenho mecânico do BSG, de fazer uma ação na nave, puxar uma crise, resolver uma crise usando cartas de ação fechada e com traidor, funciona muito bem pra mim. Não é a toa que foi graças a este jogo que eu me viciei no hobby, mesmo ele estando tão distante dos jogos que eu passei a curtir depois. Fury of Drácula é outro exemplo de jogo onde a mecânica de movimento escondido casa perfeitamente com a temática de caça ao Drácula. E quando eu vou analisar This War of Mine, eu vejo um jogo que é para ser super imersivo, mas onde a mecânica de utilizar uma árvore de decisões de um livro/biblioteca do jogo e de passar a decisão de mão em mão atrapalha minha experiência.

Por último tem a questão de local. Eu joguei This War of Mine em um evento, e sem dúvida nenhuma isso impactou a minha percepção e experiência com o jogo. Eventos em geral tem barulho e outras coisas que chamam sua atenção e te tiram do clima do jogo. E isso não chega a ser um defeito do jogo, mas é, no mínimo um limitador, pois This War of Mine precisa de silêncio e clima para melhorar a sua experiência.
Por tudo isso, eu acabado pensando o seguinte sobre This War of Mine: se é para ser imersivo, jogado solo, e preferencialmente em casa, eu prefiro jogar a versão eletrônica/videogame do jogo que é excelente! E foi isso que eu pensava a cada segundo durante minha partida: nossa, isso aqui num videogame seria foda! Bem, já é! Então por que eu deveria investir 400 reais importando na versão tabletop de This War of Mine se a versão videogame custa 15 pratas no Steam? Por que eu preferiria me imergir no jogo lendo sobre uma cena onde entro em um campo com um tanque atolado com um soldado ao lado quando eu posso de fato ver e ouvir essa cena numa tela de computador com trilha e fundo sonoro que me colocam dentro daquela cena?
No final disso tudo, ainda pode parecer exagerado uma nota 2 para o jogo se apresentei apenas estes defeitos, tudo se resume a um fato: a partida foi um martírio para mim. Eu estava jogando um jogo que não gostei, em um local que não era adequado, 2 dos 3 personagens morreram na 1ª hora de jogo, tornando impossível sobreviver pelos 3 capitulos até o cessar fogo e mesmo assim, o desgraçado do 3º cara demorou mais quase 3 horas de partida para morrer apesar de todo meu esforço em colocá-lo em situações perigosas sem que parecesse aos demais que eu estava avacalhando. Pode ser que tenha sido apenas uma experiência traumática, mas se foi isso, foi tão traumática me que fez querer ter distância do jogo.
This War of Mine é sem dúvida nenhuma um jogo que conseguiu ser fiel ao tema e ao jogo a qual se baseou. Também é importante que você leitor saiba que muita gente adorou o jogo e é possível que eu seja mais a excessão do que a regra. E mesmo que não tivesse estes defeitos, ele não faz parte de um estilo/gênero de jogos que eu mais curto. E embora não ache que eu iria amar o jogo, com certeza eu teria uma experiência muito melhor se tivesse jogado em casa, com uma trilha sonora, apenas eu e minha esposa, lendo o livro sem passar de mão e mão e a gente apenas discutindo as decisões. Mas do jeito que foi para mim, jogando em 4 pessoas, em um local público em um capítulo que demorou mais de 3 horas, tudo o que eu queria era que o último sobrevivente morresse logo para que eu pudesse jogar outra coisa.