E naquele tópico mesmo, surgiram várias sugestões de outros jogos de Civilização que eu ainda não havia jogado. Desde então, eu tentei jogar tudo o que me sugeriram e dentre estes, Golden Ages se destacou.
Para entender o motivo disso, é importante deixar claro a intenção da discussão: ter um jogo de civilização de curta duração. Jogos como Sid Meier’s Civilization The BoardGame, Clash of Culture, Through the Ages e Twilight Imperium estão todos entre meus favoritos, mas eles facilmente passam de 5 horas de duração. Quando comprei o Civ New Dawn, minha expectativa era justamente a de ter um jogo do estilo em 2 horas mas o jogo não entregou tudo aquilo que eu queria, então a busca continuou, até eu encontrar o Golden Ages.
Mas o que será que este jogo tem para ficar na minha coleção, ao contrario do New Dawn? Bem, então vamos lá.
Primeiramente é importante dizer que o jogo o jogo tem todos elementos de um jogo de Civilização, mas em um estilo bem Euro e bem lúdico. Além disso, por mais que ele se venda como um Mini 4X (eXplorar, eXtrair, eXpandir e eXterminar) o jogo tem “combate” mas não tem extermínio.
O combate é o famoso para Inglês ver. Você invade o terreno de uma pessoa, paga o custo da guerra e pronto venceu. Não há defesa, nem mesmo comparação de força. Muito menos h[a grande prejuízo ao perdedor. Ele perde controle de um terreno, mas isso tem relativamente pouco impacto já que, na maior parte do jogo você ganha benefícios por tomar regiões com recursos e não por mantê-la. Mas mesmo que de forma lúdica, todos os elementos de um jogo de Civilização estão lá. Mas para ter uma idéia, vou antes, dar uma geral do jogo para saberem do que estou falando.
O jogo é jogado em 4 eras (rodadas) onde cada jogador faz ações com 3 “trabalhadores” na sua rodada até não terem mais o que fazer e decretarem o fim da era. Você pode se movimentar e fundar nova cidade, se movimentar para fazer guerra, mandar um jogador construir um prédio (cartas que permitem ações no futuro) ou mandá-lo ao Ágora para contemplar as artes para ganhar pontos de vitória. Você ainda pode fazer ações sem trabalhadores como comprar Maravilhas, pesquisar tecnologias ou ativar a ação dos prédios que comprou.
Aqui já falei para vocês de alguns elementos de jogos de Civilização, que é o desenvolvimento tecnológico. O jogo tem uma árvore tecnológica de grande importância no andar da partida pois é ela quem maximiza sua capacidade de se movimentar no tabuleiro, ganhar mais dinheiro por recursos ou aumentar sua capacidade de ter vários prédios por exemplo.
Outro elemento é a questão do explorar. O jogo é jogado no mapa mundi dividido em tiles, mas, embora haja ali o mapa dos continentes da Terra, cada jogador, no início de cada rodada vai pegar um tile sorteado e vai colocar onde quiser, mudando o mapa não só de jogo para jogo, mas de era para era.
As maravilhas também estão lá. São divididas por era e tem um efeito imediado ou contínuo no jogo. Mas o que eu adoro nele mesmo são os líderes.
Em cada partida, você recebe 4 líderes, 1 de cada era. Você pode ver todos seus líderes para traçar sua estratégia, mas mantém eles fechados durante o jogo. No início de cada Era você revela ou descarta o líder que corresponde àquela determinada Era. Então o mais bacana é que, se você pegou um ótimo líder na Era 1, você pode decidir manter ele na Era seguinte e descartar o da Era 2. E você toma essa decisão a cada Era. Isso dá uma dinâmica bacana no jogo pois a cada rodada você pode ter um poder diferente que muda um pouco o andamento do jogo.
Outra coisa que eu gosto bastante no jogo é o fim da rodada. Alguns jogos já dão um benefício para os jogadores que passam primeiro. Por exemplo, Clans of Caledonia, quem passa primeiro (em geral, por ter ficado sem dinheiro primeiro) recebe mais dinheiro do que quem passa depois.
O mesmo acontece em Golden Ages, mas aqui, de uma maneira mais estratégica. Ao passar, você declara a Golden Age e isso lhe dá 2 benefícios: primeiro você escolhe 1 entre critérios que irão pontuar naquela rodada. Se você está bem em algo, pode escolher aquilo. Se está mal em todos critérios daquele jogo, pode escolher pontuar em algum que os demais também estejam mal. Além disso, tem outro benefício que eu curto: cada vez que chegar na sua vez e você já tiver passado, você ganha dinheiro. Com isso, você coloca uma decisão na mão dos outros jogadores: faço tudo o que quero e encho os jogadores que já passaram de dinheiro ou paro por aqui e abro mão de ações. Com isso, a todo momento, você está fazendo contas de custo/benefócio de tomar mais uma ação.
O jogo todo dura em torno de 2 horas em 4 jogadores. Dá até para durar menos se as pessoas forem rápidas. Não há uma enorme noção de avanço tecnológico entre as nações, mas você percebe que as tecnologias fazem sim alguma diferença. Além disso, as maravilhas e prédios podem sim mudar a dinâmica do jogo. Há, por exemplo, uma maravilha onde um jogador recebe todo o dinheiro pago pelos demais jogadores na guerra. Isso muda consideravelmente a relação dos jogadores com a guerra naquela partida, uma vez que dinheiro é o grande recurso do jogo.

Além disso recomendo muito a expansão Cults & Culture. Ela não só adiciona mais líderes, prédios e maravilhas, mas principalmente, adiciona a trilha de cultura. Novamente aqui, é implementado de forma lúdica, mas os benefícios que você pode obter investindo na cultura aumentam a complexidade estratégica ao jogo de forma que tornam ele bem mais desafiador, sem que, para isso, ele se torne demasiadamente complexo ou demorado. Acho uma expansão essencial para longevidade do jogo na coleção.
A expansão permite também a inclusão de um 5º jogador, e isso sim pode mudar a duração do jogo. Mas nada demais. Joguei em 5 com 3 novatos recentemente e o jogo durou cerca de 3 horas, uma duração bem aceitável para tantos jogadores.
O jogo não é muito falado, não tem grande hype e é facilmente encontrado em Saldões de lojas estrangeiras. Só tome cuidado com a versão da Quined Games pois ela não é compatível a expansão que saiu apenas pela Stronghold Games. Então, mesmo com a caixa mais feia, eu aconselho procurar pela versão da Stronghold mesmo.
No final, Golden Ages ainda me parece mais um Euro com tema de Civilização do que um 4x com bastante gerenciamento de recursos. Apesar disso, o jogo se destaca pela perfeita implementação dos elementos de 4x e o tema de Civgame nas mecânicas do jogo. Senti o estilo de Civilização muito maior nele do que no Civ New Dawn por exemplo. O fato do jogo trabalhar não só com maravilhas, árvores tecnológicas, líderes, maravilhas, Eras, mas também com exploração do mapa, combate e conflito mostra que o jogo entrega bem quem quer um jogo do estilo em cerca de duas horas.
Mas no final, como é característica dos Euros, ganha quem tem mais ponto de vitória. E você está ganhando pontos gerenciando seus recursos e usando trabalhadores para fazer ações. Então quem busca um jogo clássico de Civilização com caminhos e corrida de vitória Tecnológico, Econômico, Militar e Cultural pode se decepcionar com Golden Ages. Afinal, embora os elementos existam, como já falei, são de forma lúdica e representativa, como é característica dos Euros. Acho que principalmente a forma de combate pode decepcionar os entusiastas de CivGames, embora ele irá agradar muita gente que odeia conflito direto.
Golden Ages não é a última bolacha do pacote. Tampouco é um jogo inovador e revolucionário que você simplesmente TEM que conhecer. Mas na minha opinião, ele cumpre muito bem o papel que se dispõe a ser: um jogo estratégico, com elementos bem implementados de Civilização mas que teve de encurtar a implementação perfeita no tema para um estilo Euro para que ele durasse apenas 2 horas. Sem a expansão ele tende a ficar um jogo um pouco repetitivo mas com ela, a variedade cresce. No final, se você é, antes de tudo, um amante de Civs e nem tanto de Euros, o Civilization New Dawn talvez seja uma melhor opção. Mas se você é um europlayer, que também curte jogos Civs (meu caso), Golden Ages tem lugar na sua coleção!
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