Orleans é um campeão de mesa aqui em casa. Desde que foi lançado no Brasil em julho até hoje, ele já foi jogado a exaustão. Mas embora o jogo tenha uma das mecânicas mais agradáveis de jogar, Orleans tem um grave problema: a repetição.
Seu problema é que todos os tiles e configurações disponíveis entram em jogo não trazendo grandes variaçôes de partida para partida além da ordem que os eventos irão acontecer. Todos os prédios de construção estão disponíveis o tempo todo. Todos os eventos que vão acontecer são sabidos e todas as estratégias de vitória podem ser repetidas.
Aliás, isso é um outro problema do jogo para mim. Pode ser que hajam inúmeras estratégias de vitória, mas eu só vejo duas: investir em engrenagens ou construções. E eu escolho a 2ª toda vez.
No jogo base é comum ver o Navegador largado de lado, com todo mundo parado lá no início sem se mexer. Sua tracking dá dinheiro, mas dinheiro é apenas ponto de vitória no jogo e há maneiras mais eficientes de conseguir ponto de vitória. Prédios de Produção de Lã e Seda podem te dar sozinhos 9 pontos por rounds. E ainda são elegíveis para receber engrenagem.
Quando me disseram, na minha primeira partida, que a maior parte de pontuação do jogo vinha das Casas de Comércio e Estrelas, eu segui isso a risca e fiquei em último. Desde que foquei nos prédios, nunca mais perdi, mesmo que tivesse pouca engrenagem. Mesmo que não tivesse pego nenhum Frade Amarelo.
E vamos admitir, por mais que ganhar seja bom, ganhar sempre da mesma maneira cansa. E é aí que entra a Trade & Intrigue.
A Expansão Trade and Intrigue do Orleans vem trazer variabilidade de setup e de estratégia no jogo. Ela é composta de 5 módulos e por mais irônico que seja, os módulos de Trade e de Intrigue são os mais chatos.
O mais legal desta expansão são os novos eventos. Eles sozinhos corrigem tanta, mas tanta coisa que deveriam ser incluídos em uma nova versão base
A primeira coisa que eles corrigem é com relação a variedade. São 2 Tiles de Silencio e mais 32 de evento em que apenas 16 entram em jogo. Eles ainda podem ser combinados com alguns dos novos.
Além disso, os eventos resolvem uma questão de relevância na ordem de seus acontecimentos. No jogo base há eventos que não tem efeito nenhum no início do jogo e outros que não fazem sentido no final. Como tudo pode acontecer em qualquer momento, eles podem sair nesses momentos em que são completamente inúteis e passam a não ter impacto algum ao jogo. Em Trade & Intrigue os eventos são marcados com Eras A-D e cada Era tem 8 eventos dos quais apenas 4 serão sorteados por partida. Com isso há eventos que impactam diretamente o início do jogo e outros específicos para o final. Nenhum é irrelevante.
O terceiro e último fator do jogo corrigido pelos novos eventos é a utilização do dinheiro. Agora, há eventos que permitem que você compre coisas com dinheiro. Coisas como um Frade Coringa, uma Casa de Comércio ou um avanço na trilha de conhecimento. Então não só tematicamente faz sentido o dinheiro servir de fato para comprar coisas, como isso aumenta também o valor do Navegador, que é o principal método de conseguir dinheiro no jogo.
O segundo módulo do jogo são os prédios extras(3 no manual mas na minha versão veio com outros extras). Bem, são prédios extras. Nada demais, mas é mais opção. Existe ainda a opção de comprar inúmeros outros prédios extras que saíram como Promos e são vendidos no BGG Market. Única cautela que você deve ter ao incluir inúmeros prédios no jogo é o aumento considerável do tempo de escolha das construções que vai ter daqui para frente.
A terceira mudança que eu curto no jogo é o novo tabuleiro de benfeitorias. Não é necessariamente melhor, mas novamente, é mais uma opção para variar o jogo. Você continua registrando as pessoas lá em troca de bônus e aqui tem coisas bacanas e diferentes da original. Como já joguei muito com a base, tenho jogado quase sempre com a nova benfeitoria agora.
E aí vem os modos de Trade e de Intriga, que não curto muito, mas dependendo do público pode agradar.
O módulo de Trade adiciona uma mecânica de Pick up and Delivery no jogo que até faz sentido. Agora, umas 5 cartas serão abertas do lado do tabuleiro com pedidos de bens para algumas cidades. Por exemplo, Lion pode querer 3 Queijos, 2 Vinhos e 1 Seda. Quem entregar tiver esses bens e levar o viajante dele até Lion, pode entregar aqueles bens (voltam pra reserva do tabuleiro) em troca de pontos de vitórias (obviamente, essas missões valem mais do que a soma dos produtos valeriam). Ao fazer isso o jogador pega a carta para marcar os pontos e uma nova carta de demanda é aberta.
A ideia não é ruim, pois adiciona mais uma variável estratégica ao jogo. Por outro lado, pra mim, é uma nova mecânica que muda consideravelmente a maneira com que o jogo é jogado e na minha opinião fica mais chato. Mas eu não sou fã de Pick Up And Delivery. Mas pra quem curte isso de pegar recurso, entregar recurso para cumprir missões e ganhar pontos vai curtir.
Outro problema que vejo nesse módulo está ligado a iconografia do tabuleiro e das cartas. O nome das cidades é pequeno no tabuleiro e ainda menor nas cartas. Com isso, fica quase impossível que todos na mesa identifiquem rapidamente onde entregar. Ou a pessoa vai cagar solenemente para aquilo e jogar o resto do jogo, ou vai ficar meia hora olhando às cartas e procurando-as no mapa. E depois olhando de novo por que isso se esquece. Dá uma quebrada boa no ritmo no jogo.
E se tem algo que eu odiei nesta expansão foi o módulo de Intriga. Ele basicamente adiciona Take That no jogo ao trocar as benfeitorias por um tabuleiro de Intriga que é utilizada para sacanear o amiguinho. Você pode ser obrigado a fazer uma tortura, a destruir uma casa de comércio construída ou a trocar um bem valioso por outro que não vale nada com você. O jogo vira um toma lá dá cá.
Tem gente que curte, com certeza, senão nem existiria, mas sou só eu que acha que Take That gratuito não combina com um jogo eurão como esse?
De qualquer forma, acho que essa expansão vale demais o valor investido nela. Para mim, que adoro Orleans, ela revitalizou o jogo de uma maneira sem igual. Não jogo mais sem.
Ouvi dizer que há uma intenção da Meeple BR em trazer expansões de Orleans para o Brasil. Não sei se a intenção é trazer a Invasion ou a Trade & Intrigue. De qualquer forma, é uma expansão bem barata para quem quiser comprar lá fora. A versão americana da TMC vive em promoção em sites americanos que entregam no Brasil como a Miniature Market. Peguei a minha em uma promoção abaixo de 20 dólares já com o frete até a minha casa. Mas saiba que a impressão brasileira é do padrão DLP, editora européia que detêm o direito do jogo e que tem uma qualidade superior. A versão da TMC tem alguma variação de grossura e tonalidade nos tiles. Nos prédios dá para notar a diferença. Eu não me importei com isso afinal são todos abertos, mas para quem se importa, há também a opção de comprar a versão da DLP, um pouco mais cara, ou esperar a Meeple BR trazê-la para terras tupiniquins.
*********************
Curtiu o Canal? Então se inscreva e seja notificado de novos textos. Também estamos no Instagram no
@redmeepleblog e no
Wordpress
Veja também os últimos textos do Red Meeple Blog