Through the Ages está no meu top 3 jogos favoritos já inventados pela humanidade. Eu colocava ele em 3º, logo abaixo de Gaia Project, mas a cada dia que passa e que jogo TTA, ele vem pedindo para subir de posição. E ao mesmo tempo, é quase impossível que eu volte a jogá-lo na sua forma física, de papelão, novamente.
Bem, como eu já falei aqui várias vezes, eu simplesmente AMO, jogos de Civilização. Eu poderia dizer que TTA é meu jogo de Civilização favorito, mas
Twilight Imperium existe e é mais que um simples jogo. É tipo, o Capitão Planeta dos jogos! A união de todos os poderes!
Ainda assim, se for pensar naquele jogo de Civilização clássico, nenhum chega aos pés de TTA para mim. Muita gente reclama da falta de um mapa físico, mas é nisso que eu acho que o jogo mais brilha. Em ABSOLUTAMENTE NADA o jogo perde em evolução tecnológica, gestão de recursos ou investimento militar. Pelo contrário, a jogabilidade através de cartas permitiu que o Vlaada explorasse sem muitas limitações, todos os aspectos de um jogo de civilização. A única coisa que não existe é movimentação de exército, e isso não faz a mínima falta aqui.
Só de pensar que hoje eu tenho mais de 50 partidas de Through the Ages e ainda assim não domino todas as estratégias do jogo, mostra o quanto o jogo entrega em profundidade.
Para quem ainda não jogou, Through the Ages é um típico jogo de Civilização, onde você utiliza de recursos como Pedra, Comida, Ciência e Cultura para evoluir sua civilização. Toda evolução é lúdica, marcada por cartas. Se você tem uma Cavalaria e quer evoluir para um Tanque, você vai gastar ciência para desenvolver a tecnologia e pedra para evoluir o exército. O mesmo vale para praticamente todos os prédios como Laboratórios, Igrejas, Bibliotecas, Arenas etc.
Ao mesmo tempo que você utiliza esses 4 recursos básicos, você ainda precisa se preocupar com alimentação e diversão/felicidade do seu povo (trabalhadores). E tudo isso é feito com compras e utilização de cartas. E e você joga desta maneira em 4 eras das quais, diversos líderes podem ser utilizados para te dar bônus variados.
E no meio de toda essa produção e evolução, você precisa ficar de olho no poderio militar seu versus os dos seus adversários pois eles podem declarar guerras ou te agredir para roubar recursos e cultura. No final, ganha o jogo a Civilização que tiver mais cultura.
O jogo é perfeito pois cobre todo e qualquer aspecto de um jogo de Civilização de maneira complexa. Ele exige uma exímia coordenação e gestão dos seus recursos pois tudo é escasso. O jogo também permite um número absurdo de estratégias focando no início, meio ou fim do jogo, e é possível vencer com qualquer uma delas. Há estratégia de cultura, de ciência, de entretenimento, de militar.
Through the Ages é um jogo tático e estratégico. Estratégico por que você precisa desenhar uma linha de pensamento do início ao fim do jogo de o que você vai focar. Tático pois você precisa ajustar sua linha estratégica sempre para as cartas que estão disponíveis para você na sua vez.
E se estou falando tão bem do jogo, por que não jogarei ele nunca mais na versão física? Bem, por que o App, mata o jogo.
TTA é um jogo com considerável downtime e manutenção. A cada jogada você tem que verificar capacidade de produção, produção, corrupção e militar. A cada tática militar nova jogada, ou era passada, você precisa recalcular o poderio militar de cada jogador. É comum errar e isso muda tudo no jogo.
Além disso, as cartas de evento dão pontuação por diversas variáveis, que você precisa ficar calculando a pontuação que dá a você e aos adversários para ver qual vale a pena usar. E as vezes você tem 5 opções para verificar. Isso demora demais.
Além disso o jogo ocupa considerável mesa e pode ser confuso, com cartas se sobrepondo a outras, onde um mesmo cubo azul pode significar 2 pedra, 1 pedra ou 3 comida em um mesmo tabuleiro como pode-se ver na foto acima.
No App ele já mostra tudo isso para você de forma bem otimizada. Mostra o quanto você tem e quando produz de forma simples e limpa. Mostra quantos pontos cada jogador recebe naquele momento se jogar a carta. Já recalcula tudo, avisa se você estiver esquecendo de algo, ou se vai fazer uma jogada que dá alguma penalidade. Mostra quais cartas já sairam e quais outras ainda estariam no baralho. É simplesmente perfeito!
Em um jogo com 4 pessoas, entre elas iniciantes, não duvido que leve mais que 8 horas. Mesmo com jogadores experientes, não espere terminar em menos de 6. No aplicativo eu já joguei jogo live em 4 jogadores em 2h30 minutos.
Mas nem é essa a principal vantagem. A principal vantagem é que eu posso jogar várias partidas assíncronas, sem maiores problemas. O App ajuda muito a você entender o que está acontecendo e se situar rapidamente no jogo que você jogou seu último turno ontem. Hoje eu mantenho cerca de 6 jogos paralelos de TTA e já cheguei até a jogar 10 ao mesmo tempo e não preciso gastar tempo tentando entender a minha linha estratégia daquele jogo que acabei de abrir e não me lembro bem. Só de bater o olho dá para se situar.
Por um App, ele não é barato. R$ 32,90 era o preço, mas pode subir com o dólar subindo(a referência era 10 dólares). Agora, se você pensar que esse é o seu gasto para jogar um dos melhores boardgames que existe, acho uma pechincha. Como já disse, graças a ele já joguei cerca de 50 partidas online contra amigos o que dá, só nas disputas online, menos de 1 real por por partida. No grupo de Telegram do Jogatina BG existe tanta gente jogando que temos até Ranking e estamos organizando um campeonato entre os membros. Já tem 16 inscritos!
E se isso não bastasse ele ainda oferece uma ótima plataforma de jogos off-line, com desafios contra a Inteligência Artificial que são tão ou mais difíceis como jogar contra outras pessoas. Com isso, Through the Ages virou meu melhor amigo em viagens de avião de curta ou longa distância.
Atualmente o jogo está disponível para IOS, Android e mais recentemente para Steam, com jogos em plataformas cross. Eu, que odeio jogar no computador tenho apenas no celular pois me permite jogar em qualquer lugar. Numa pausa do trabalho, num almoço que estou sozinho e até sentado na privada.
E se depois de 50 partidas, quando minha vontade de jogar as próximas 50 é infinitamente maior que a vontade de parar, você meio que percebe o quão fenomenal é o jogo e o quão barato fica esse valor pelas horas e mais horas de diversão que ele me proporciona.
Se quiser gente para jogar, aconselho fortemente falar a entrar no grupo de Telegram do
Jogatina BG(procure o @
zabuzagxb). De qualquer forma, meu usuário é
lpporto mesmo, e estou aberto para qualquer um que queira me incluir na lista ou convidar para uma partida. Mas já aviso que não pego leve com ninguém hahahahaha.
***********************
Curtiu o Canal? Então se inscreva e siga o canal. Também estamos no Instagram no
@redmeepleblog e no
Wordpress
Veja também os últimos textos do Red Meeple Blog