Dogs of War é o único jogo de tabuleiro além do Combate que eu já comprei 3 cópias na minha vida (e nenhuma foi para presente). Considero o jogo, embora não genial, uma geminha desconhecida da CMON no meio de tantos jogos de miniatura grandiosos. E hoje, pretendo explicar o por que.
Mas primeiro vou explicar a minha frase inicial: por que raios eu comprei o jogo 3x? Bem, a primeira foi para tê-lo, mas no dia da estreia uma amiga derramou 500 ml de água em cima do tabuleiro, carta e tudo mais. Ela me pagou o custo e na próxima viagem que fiz, comprei ele novamente. E agora, apenas 15 dias atrás, aproveitei que o Lukita desfez da coleção dele para arrematar a versão KS do Dogs e passar a minha versão padrão para frente.
Mas o que este jogo tem de especial? Bem, vamos lá então.
Dogs of War é um euro altamente interativo (não sei se chega a ser um eurotrash como a CMON gosta de fazer) e com resolução de conflitos. O jogo implementa a alocação de trabalhadores de uma das formas mais originais e inovadoras que já vi no mercado e até hoje não achei nenhum jogo que faz de maneira parecida. Mas como é isso?
Bem, para ter uma ideia melhor, vou dar uma visão geral do jogo. Por mais que ele seja um jogo de alocação de trabalhadores, Dogs of War é, antes de mais nada, um jogo de batalha num estilo meio cabo de guerra. Vou explicar melhor.
Em Dogs of War, cada jogador representa um grupo de mercenários apoiando 6 casas que batalham entre si em 3 batalhas que acontecem entre 2 casas cada. Cada jogador tem entre 4 a 6 trabalhadores que são os Capitães de Guerra. São eles que você aloca em um dos 2 lados de cada uma das 3 batalhas. Em cada rodada, você utiliza dinheiro da sua renda para comprar exércitos, que vão dizer qual a força que seu Capitão de Guerra está levando naquela batalha. Se você aloca um Capitão de Guerra com uma Cavalaria de valor 5 de um lado da guerra, você movimenta o centro do Cabo de Guerra 5 espaços na sua direção. E se alguém entra do outro lado, movimenta pro lado dele.
Todo mundo pode entrar nas 3 batalhas, mas salvo exceções, você só pode entrar em 1 lado da batalha. A maior maneira de pontuar o jogo é de coletar escudos das Casas que venceram e vencem o maior número de batalhas. E aqui você já percebe um ponto de decisão muito bacana no jogo: a decisão de onde alocar o seu trabalhador, não tem a ver apenas com o benefício do local de alocação.
Os locais de alocação dão bons benefícios. Dão mais Capitães, mais exércitos, mais dinheiro, escudo da casa, pontos de vitória etc. Mas o que fazer por exemplo, se o melhor benefício está do lado que você não quer apoiar em uma guerra? E o que fazer para convencer pessoas a entrarem do seu lado da guerra em uma batalha que você PRECISA vencer? É aí que começa a vir uma segunda coisa no jogo que é a negociação estratégica.
A negociação deste jogo é leve. Você não fica ali horas negociando, nem vai trocar coisas, mas você pode abertamente convencer um jogador a te ajudar em uma batalha deixando, por exemplo, o melhor benefício do local de alocação para ele e pegar o 2º melhor para você. Você também pode dizer que garante a vitória pois acabou de comprar a War Machine (Máquina de Guerra) que é a maior e mais poderosa unidade de guerra para seu Capitão comandar e as pessoas tem ótimos benefícios se ficarem do lado vencedor.
O jogo ainda apresenta cartas que te dão poderes durante o jogo. Podem dobrar um efeito de um local de alocação, permitir você pular o turno e jogar apenas quando as coisas estiverem mais decididas e até mesmo trair a casa que você está apoiando e ajudar o outro lado da mesma batalha se você ver que eles é quem vão ganhar.
As regras e a mecânica de Dogs of War são extremamente simples. É alocação de trabalhadores com gestão de mão/recurso. Você precisa saber administrar muito bem seu dinheiro, capitães de guerra e unidades de exercito. Cada Capitão(trabalhador) só pode ser alocado se tiver unidades junto (que definem a força do ataque). Cada unidade só pode ser comprada com dinheiro no início da fase de jogo (ou depois apenas como benefício do local de alocação) e o dinheiro é super curto no jogo. Olhando secamente é um jogo de aloca trabalhador, joga uma carta, pega o benefício e outro joga. Mas quando se analisa como pontuar, como vencer o jogo é que entram as camadas de estratégia sensacionais.
Você quer sempre alocar o trabalhador no local que dá o melhor benefício, vencer a batalha e criar alianças poderosas com seus amigos com interesse comum. Mas se não pensar bem em como fazer, vai terminar do lado perdedor, vendo teu amigo roubar o único benefício que te servia enquanto a casa que você mais pontua despenca pelos rankings do jogo. Por isso você precisa analisar bem: quando vale a pena pegar o melhor benefício? Quando vale apoiar a casa que lhe dará mais pontos? Quando vale a pena convencer as pessoas a entrarem na batalha com você? Como convencê-las? E em que momento abandonar o barco, trair a casa e ir pro outro lado da batalha. E tudo isso com uma coisa que vocês já sabem que eu adoro, que é o poder variado de cada personagem.
Outra coisa sensacional é que todas as casas começam valendo -1 ponto na batalha. Cada jogador começa com 2 escudos secretos de uma casa (lembre-se, você pontua por número de escudos vezes o valor da casa. E se você não fizer nada com isso, eles irão valer pontos negativos no final do jogo.

Dogs é um jogo de regras bem simples. Foi um dos 10 primeiros jogos que eu joguei na vida e desde cedo compreendi, fui competitivo e curti demais o jogo. De uma forma geral, o conflito, negociação e interação são de um nível bem controlável que não espantou meus amigos eurogamers até hoje. A negociação é leve pois você não pode de fato dar ou trocar nenhum recurso (que inclusive ficam todos escondidos) com seus companheiros. Pode apenas deixá-los em situações que fazem sentido para eles entrarem do teu lado. Mas admito que já vi pessoas ficarem emocionalmente frustradas no jogo ao investirem tudo em uma batalha e ver um a um entrando do outro lado até o único cara que estava te ajudando te trair e você querer esganar ele. Mas fica tranquilo, no próximo round ele poderá ser seu melhor amigo de novo. A não ser que aquele round tenha sido o único. Mas não são esses os momentos mais memoráveis e divertidos de uma partida?
Dogs of War não é o melhor jogo da CMON. Não figura na lista dos 10 jogos de ninguém. Não é um jogo que tem qualquer buzz ou pessoas falando dele. Não é um jogo sequer fácil de encontrar quem tenha. Mas é um jogo sólido, divertido, inovador, que se joga abaixo de 2 horas mesmo com 5 jogadores. E com mecânicas implementadas de forma que eu desconheço semelhantes no mercado. É por isso que comprei Dogs of War 3 vezes e, por mais que minha coleção rode muito, ele sempre mantém seu lugar garantido nela.