Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Batendo de Kina em 2017 (uma retrospectiva)

Batendo de Kina em 2017 (uma retrospectiva)

  • avatar
    Rimor09/10/23 07:00
    avatar
    Rimor
    09/10/23 07:00
    1186 mensagens MD

    E vamos seguindo nessa saga de recapitular 10 anos de hobby! Já falamos de 2014 a 2016 então bora vislumbrar como estava o exercício do hobby em 2017 para este kina que vos fala! Esse foi o ano dos coops pra mim, e como tal foi um ano pra se debruçar sobre desafios e sua dificuldade mais ou menos acentuada... O insight lúdico seria “Quão difícil tem que ser um bom jogo cooperativo”? Além disso, da mesma forma que em postagens anteriores seguiremos a seguinte estrutura: 


    -Como estava minha "mente jogadora" na época, pelo menos até onde consigo lembrar no feeling de retrospectiva, e como essa mentalidade/perfil de jogador seguiu se moldando com os anos avançando. 

    -Qual o melhor jogo que conheci e adquiri naquele ano, e que está na coleção até hoje! Remetendo ao porquê de possuir uma cópia, seja pelas mecânicas, seja pela abordagem/tema ou outros motivos. 
    -Qual o jogo que disse adeus, e merece destaque por fazer falta em algum nível (nem que seja pelo saudosismo) ou que não faz falta nenhuma e "já foi tarde".  
    -Uma amarração mais ou menos conclusiva, dando alguma deixa para o ano seguinte, 2018. 

    Então bora lá! 


    -Sobre meu panorama de jogador em 2017: 


    Sempre teve espaço, aliás, mais que isso... Sempre teve destaque para os cooperativos na coleção. E mais cedo ou mais tarde vc esbarra na máxima: COOP BOM, É COOP DIFÍCIL? Eu acredito que dificuldade deve ser na medida certa, mas é notável o quanto isso é subjetivo. Vamos fugir do lugar comum de dizer que quem “joga mal” quer as coisas fáceis, e também vamos fugir da máxima do nutela Vs raiz que no meu ver, por mais "engraçadinho" que soe, acaba sendo empobrecedor e resume tudo a discursos prontos de “só os fortes entenderão” e outras baboseiras, que não fomentam debate em alçada nenhuma. 


    É interessante tentar estabelecer a diferença entre desafiador e frustrante. Tem jogo que parece te dar uma moto para percorrer a “distância” até o teu objetivo/missão/win condition... tem jogos que só vão te dar uma bicicleta, bem como alguns vão te enviar a pé mesmo, com direito a alguns particularmente sádicos que seguem essa premissa mas acrescentam na caminhada a dificuldade de ter que ser descalço! Creio que deu pra pintar esse quadro comparativo né? Existe uma zona intermediária que é a possibilidade de sentir-se numa queda de braço com o jogo (desafiador) ou quando se exagera na dose e só rola de vc se sentir esmagado (frustrante). Ainda há espaço para o curioso caso dos jogos que ficam fáceis demais e aí ao invés de correr o risco de ser esmagado, é o Hulk você quem esmaga. 


    Jogos muito  fáceis podem ter seu apelo e sua diversão quando estiver pegando o jeito do jogo, ou se tiver sentando com jogadores um bocado mais casuais, mas falando por experiência própria, em poucas partidas vai bater o feeling de sentar pra dizer “e aí, como vamos ganhar dessa vez?”. Para não ficar apenas falando em linhas gerais isso aconteceu com o Elder Sign, por exemplo…  Nele se souber gerenciar os riscos da rolagem, a chance de vitória é muito maior que a de derrota(muito fácil pra 1 e 2, razoavelmente fácil pra 3 e 4, só acentua com 5 e acima), e a maior prova disso é que as expansões entregam novidades sempre mais difíceis, meio que para ajeitar/fazer um contraponto engrossando a dificuldade. Exemplo recente de mercado nacional, também teve esse “problema” com o recente For the Quest, que veio com 65 missões, mas promove um passeio no parque na maioria das partidas, com a comunidade em peso fazendo regras variantes pro feeling de desafio se apresentar. Também pode acontecer com alguns jogos que tem variantes de níveis de dificuldade, daí se deixar ligado no mais fácil vc pode passar o trator no jogo. Acredito que há um medidor que quase nunca falha, basta responder a pergunta: Ao final da partida que resultou em vitória, o grupo se sente realizado ou aliviado? Se o predomínio é do feeling de alívio, e isso for uma constante das vitórias naquele determinado jogo, talvez caiba considerar que alívio tende a se manifestar mais na saída de uma situação entediante (pro muito fácil) ou estressante(pro muito díficil)... Nesse caso cabe perguntar se a partida é um lazer ou os 12 trabalhos de Hércules? Pra mim tudo bem matar uma hidra aqui e um Cérbero ali, mas fazer  os 12 trabalhos... prefiro voltar 3 casas, dá pra mim não. :P 


    Em 2017 sendo meu quarto ano de hobby eu não tinha esses vocabulários todos, mas tava se construindo legal o meu conhecimento em torno de jogos variados. Fica notável como tem uns que dificultam tanto pra vencer, que é quase como arremessar um objeto para passar pelas 2 janelas de um carro em movimento e cair do outro lado da rua. Esse exemplo um tanto quanto esdrúxulo, por si só já soa árduo o suficiente, mas tem jogo que ainda faz por onde acelerar valendo ou frear o carro pra vc errar o arremesso, talvez com a chance de o carro passar de vidros fechados... Simples assim, te deixando como o meme abaixo. Em algumas partidas de alguns coop  é mais fácil a Devir lançar um jogo barato do que vencer a partida... (gente, não é hate de editora quando vc vê a linha de jogos econômicos dela -entre small e microgames- por 80-90 conto! Send help papergames! Mas vamos voltar pra um dos temas principais da postagem: 




    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fe95b_2bmxla.jpg



    Sabem o que conta muito? O tema VS a dificuldade. Se eu me percebo dentro da imersão como algo épico, eu vou querer SER ÉPICO, e não um pobre e desafortunado cão abandonado que recebe maus tratos a cada esquina que passa, a cada ladeira que percorre. (Esse querer ser épico rola mais na fantasia medieval, ao menos pra mim). Mas não me tirem como alguém que não suporta castigo. Existem pelo menos 3 jogos em que pra mim há carta branca em maltratar o jogador: This War of Mine: The Board Game, Robinson Crusoé: Aventuras na Ilha Amaldiçoada e Eldritch Horror... Nesses realmente é sobre a jornada e não sobre o destino, a chegada. Eles não são tematicamente sobre concluir o objetivo plenamente de forma positiva ou favorável. Seja pela guerra civil no controle de pessoas normais que só querem ver a luz do dia seguinte, seja sobrevivendo maltrapilho numa ilha, seja confrontando terrores cósmicos além da compreensão humana. Quando a cabeça do seu personagem explode (coisa que inclusive pode acontecer literalmente :P) vc não se pergunta de onde isso saiu ou pq acabou sendo assim.
     

    O ponto central é que você está fadado a fracassar e a partida é sobre contornar isso de um cenário pra outro, se vier a vitória chega a ser catártico. Já num Tiny Epic Dungeons, ainda não comprei pq parece que perder é a regra, e ganhar é uma exceção, e eu não imaginava isso pra uma abordagem medieval fantástica entendem? Por curiosidade a última stats de um colega de comunidade de jogadores foi de jogar 14 e ganhar 2, e ele tá indo bem, pois tem gente com 9 ou 10 partidas que só acumulou derrotas... Quero jogar? Quero! Porém pra mim passou de uma medida legal de dificuldade, e ler o manual pra ver que não há seleção de níveis de dificuldade me desanimou.  No fim das contas, o que percebi em 2017 e só foi se reforçando nos anos seguintes é que dizer qual a dificuldade ideal, é mais ou menos como tentar afirmar qual a complexidade ideal de um jogo...

    Dependendo de seu perfil, vc pode ser do tipo que pensa que “de difícil já basta a vida fora do hobby”, ou querer “suar sangue” na tentativa de ter a mais grata, absurda e fantástica conclusão positiva e inacreditavelmente gloriosa (também conhecida como “ganhei nessa p****!"). Isso depois de trocentas tentativas entre muitas derrotas homéricas, alguns “quase lá” e super eventualmente a almejada vitória. Para este kina que vos fala, o que abre um sorrisão é uma DIFICULDADE AJUSTÁVEL, digamos que 3 ou 4 formas de calibrar para mais ou para menos. Aí vc escolhe justamente se quer moto, bike, caminhar ou caminhar descalço como já citado. Em alguns casos, mesmo com dificuldade ajustável, parece que o propósito do jogo é judiar mesmo, preciso citar o Tindaya aqui, onde seja no modo competitivo ou cooperativo o cobertor ficou tão curto, e você lida tanto com desastres/ira dos deuses que bate um feeling de “pelos deuses, só queria gerenciar meus recursos em paz”… Uma coisa é cobertor curto, outra é cobertor quase que nenhum.. :(




    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/04939_2bmxla.jpg



    -Qual jogo marcou em 2017 e marca até hoje? (e os motivos em torno disso) 


    7 Wonders Duel, com seu “play n pass” que parece um xadrez/damas em relação a árvore de cartas disponíveis(cacho de uvas pra alguns hehe). Ok, parece deslocado pra um ano onde eu observei muito o coop e o fator nível de dificuldade, mas a questão é que eu segui jogando cooperativos que já foram citados nos anos anteriores do hobby, conheci pandemic mas não fazia parte da coleção ainda, e também pq os jogos cooperativos voltam a aparecer na sessão abaixo de jogos que marcaram mas não ficaram na coleção. Explicado isso, só tenho admiração por esse duelo dos bons, aliás duelo dos melhores. Tudo flui, vc sente que cada decisão importa, e apesar de ser clichê de certos marketings dizer que não há uma partida igual a outra, esse aqui entrega partidas variadas demais, por ser recheado com caminhos pra vitória o suficiente, e com decisões táticas bem acertadas em termos de variação da build que o jogador focou/”conseguiu” focar naquela partida. Seja reagindo ao que o oponente fez, seja tentando forçar certas reações dele. Isso é coroado com a corrida pela construção das maravilhas, pois cada jogador tem 4 consigo, e o nome do jogo não é “8 maravilhas”, afinal :P + o cabo de guerra do militarismo + as tecnologias (meio que skills/poderes mesmo) que por vezes são coadjuvantes, mas por vezes definem o curso da disputa. 


    O jogo ficou datado para meu irmão que seria o principal parceiro de duelo, mas como bom solo player, comemoro o modo solo que fizeram de forma oficial, só que “lançado por fora”, fruto da pandemia. O 7 wonders normal é um clássico do draft, gosto do fastplay e assimetria do 7 wonders arquitetos, mas o duel é state of art demais pra este kina que vos fala. Inclusive voltando pro duel quero citar que não “viajei” nas 2 expansões, a panteão e a ágora, por incrível que pareça(e olha... eu sou basicamente um entusiasta de expansões). Pra mim os deuses ficaram meio overpowered, e a ágora acaba colocando engrenagens extras num reloginho que já funciona tão bem em seu estado padrão. Esse 2017 também merece destaque Ascension: Deckbuilding Game + expansão (único material extra do jogo que saiu no Brasil), o meio que obscuro-esquecido-semidesconhecido Epic Jogo de Cartas (já detalhei AQUI) e conheci uma semente dos abstratos na forma de um Alhambra, mas minha relação com os abstratos é outro assunto, melhor não se empolgar ou vou fazer uma postagem dentro da postagem. :P



    Quais jogos marcaram em 2017, mas não permanecem na coleção? (e os motivos em torno disso) 


    Coincidentemente (ou não) temos aqui um título que saiu por ser fácil demais, e outro por ser difícil demais. Elder Sign saiu 50% por envelhecer mal, pois chegou uma hora em que não achávamos mais tão legal o loop de rolar e ver o que faz, rolar e ver o que faz, rolar e... vcs entenderam! Porém os demais 50% foi devido ao jogo ser fácil demais! Tirando o jogador que queira resolver os turnos no modo “que a sorte me guie”, não é pq é um jogo de dados que vc deve ir pra uma sala que pede 5 ícones dos mais difíceis, num turno em que vc só vai rolar 6 dados... vc vai falhar meu caro/minha cara. Tem como se preparar melhor indo pra salas mais fáceis, tem como rolar 7 ou 8 dados e provocar várias rerolagens, tem como explorar melhor a skill do teu personagem e de preferência fazer tudo isso citado, junto.  


    Existe uma variação mais do que decente, com várias salas/desafios ficando de fora por partida, mais do que uma dezena de personagens e uns 8 capirotos pra enfrentar (vc quis dizer mythos), bem como algumas dezenas de monstros no bestiário. Porém chega uma hora que o jogo resolvia de forma tão tranquila que estranhávamos... Tipo uma bola de neve positiva, quanto mais acertos e resoluções mais recompensas para novos acertos e resoluções, você tem que falhar miseravelmente em uns 3 turnos pra parar essa escalada positiva. Esse estranhamento vinha também do fato dele ser da família arkham files, com entregas como Eldritch horror, e Arkham Horror tanto de tabuleiro como em cardgame LCG, todos decididamente difíceis. Não que ele não seja um jogo de sucesso, visto que tem umas 5+ expansões, mas não por acaso, todas recheiam a dificuldade, chegando a ter uma mini expansão só pra corrigir o baixo impacto da morte de um personagem, a Grave consequences. 




    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5c4fb_2bmxla.jpg



    Na contra mão disso já entregando muito mais dificuldade do que devia, tivemos outro que não segurou a cadeira cativa na coleção: Fireteam Zero. Tem um senhor apelo visual através das boas e velhas miniaturas (que dão show), mas também os personagens e a narrativa presente, seja na introdução geral do manual, seja no livro de missões, capturam o jogador em termos de imersão. Bronca é passar pelas 3 operações divididas em 3 partes. A primeira parte da primeira operação ainda entrega a dificuldade de um jogo “normal”, se vc jogar bem ligado, sem marcar bobeira, vai passar na primeira, quem sabe segunda tentativa e até aí tudo bem. A segunda parte já é a versão da primeira alterada pra “faça o seu melhor e conte bastante com certas doses de sorte“. A terceira parte apresenta a dificuldade da segunda com acréscimo de boss. Somando as 3 partes(da primeira missão) acho que passamos na oitava ou nona tentativa, e depois de mais umas 6 tentativas, paramos na segunda parte da segunda missão, ou seja passamos por 5 etapas do total de 9.  



    Mas o problema do jogo não é só o fator sorte, é como ela se apresenta, em camadas demais. Não, não era pra ser um desses jogos “zero sorte” (não estamos falando de um euro hardão né?). Porém se parar pra enumerar, o que se nota é que envolve sorte nos aparecimentos dos monstros, sorte nas rolagens dos ataques (desferidos ou recebidos), sorte nos eventos (que podem, por exemplo, tirar o “revive” disponível para os jogadores, deixando numa situação de se alguém cair = acabou a partida), e sorte nas cartas vermelhas de ameaças, que são cartas reveladas à medida que as rodadas vão desenvolvendo, e fornecem novas skills para os monstros. Por vezes tais cartas fornecem uma build ok dentro da ideia de ser desafiado pela versatilidade dos oponentes, mas as vezes deixam cada monstro cheio das capacidades, tipo uma build absurda. Então pro meu grupo essa foi a frustração da dificuldade do Fireteam Zero, muita coisa mesmo sendo sorteada, e sem querer ser hater o jogo foi entregando aos poucos e aos “muitos” a sensação de cartela de bingo na mão. 


    Dessa forma já havia uma dificuldade programada, que inclusive ia progredindo nas 9 partes, nos blocos de 3 em 3, mas o design (na nossa humilde opinião) deixou espaço demais para fatores adicionais que apenas eventualmente te dão um minuto de paz. Você começa planejando e entendendo que, além disso, tem que “torcer” por muita coisa até voltar pra sua vez. Isso é palatável até certas situações em que o jogador chega a ficar torcendo MAIS do que planejando. Aí bateu de kina demais e teve que sair da coleção, me ensinado a lição que não é pq o jogo é mega produzido, tem porte e traz mecânicas de teu interesse, que vai rolar uma entrega funcional, e efetivamente satisfatória. Já tinha visto um caso ou outro, mas ele foi um marco nesse 2017/quarto ano de hobby. 


    -Não sei, só sei que foi assim... 


    Como esperado esse ano desenvolveu mais alguns insights lúdicos no hobby. Foi citado lá em cima uma primeira olhada mais efetiva em relação aos abstratos, nesse caso o Alhambra, mas o ano dos abstratos pra mim foi o 2018, e é sobre isso que vamos falar no próximo flashback. Ainda tem 6 anos de recapitulada, que vou distribuindo nas postagens do canal.  Espero ter sido proveitosa minha relembrada do quarto ano de exercício mais efetivo do hobby (2017), propondo pensarmos juntos sobre “coop bom ser coop difícil”, bem como o que pode ser visto como “desafiador ou frustrante”. Sem deixar de externar como é para mim, mas sem deixar de entender quão subjetivo é esse tópico. Creio que guardando as devidas proporções, entender qual abordagem e qual calibre de desafio te agradam, é como as conversas sobre grau de complexity. Acaba não sendo sobre certo ou errado, mas sobre qual é a medida aprazível pra você. Até a próxima caros(as) companheiros(as) de cavalaria! 






    2
    0
    15

  • Canal

    Veja Também

    Batendo de Kina

    Veja Também

    Flip and write flopados, FLOP AND WRITE
    O que é de fato FLOP, Flopreciosidades e Circadianos
    cinco anos do canal BATENDO DE KINA
    BATENDO DE KINA no evento recifense
    Dossiê paper dungeons BATENDO DE KINA

    Comentários:

  • Veddarthas
    65 mensagens MD
    avatar
    Veddarthas09/10/23 09:35
    Veddarthas » 09/10/23 09:35

    A gente ainda joga esse Tiny Dungeon!

    1
  • angelonnog
    61 mensagens MD
    avatar
    angelonnog09/10/23 15:49
    angelonnog » 09/10/23 15:49

    Gostei muito da sua análise, Rafael!   Você apresenta alguns argumentos bem consistentes e embasados sobre o nível de dificuldade que um jogo cooperativo deve ter.  Realmente, um dos elementos mais importantes a serem considerados é o perfil de cada jogador.  Parabéns por sua análise!

    2
  • Rimor
    1186 mensagens MD
    avatar
    Rimor10/10/23 13:12
    Rimor » 10/10/23 13:12

    Veddarthas::A gente ainda joga esse Tiny Dungeon!

    Só joga! Se o jogo não entregar uma boa experiência lúdica, a mesa o fará :D

    1
  • Rimor
    1186 mensagens MD
    avatar
    Rimor10/10/23 13:13
    Rimor » 10/10/23 13:13

    angelonnog::Gostei muito da sua análise, Rafael!   Você apresenta alguns argumentos bem consistentes e embasados sobre o nível de dificuldade que um jogo cooperativo deve ter.  Realmente, um dos elementos mais importantes a serem considerados é o perfil de cada jogador.  Parabéns por sua análise!

    Obrigado! É sobre isso, falar sobre preferências sem excesso de neutralidade mas sem desconsiderar a diversidade lúdica, a medida subjetiva de cada um. ;)

    1
  • Thiago Guido
    544 mensagens MD
    avatar
    Thiago Guido 10/10/23 17:03
    Thiago Guido » 10/10/23 17:03

    7 wonders duel só o base já é um jogo muito sólido, acho as expansões bem legais. Tenta dar uma chance pra Ágora no BGA, ela pode te surpreender. 

    2
  • Rimor
    1186 mensagens MD
    avatar
    Rimor10/10/23 19:24
    Rimor » 10/10/23 19:24

    Thiago Guido ::7 wonders duel só o base já é um jogo muito sólido, acho as expansões bem legais. Tenta dar uma chance pra Ágora no BGA, ela pode te surpreender. 

    Boa! Acho super válido não cristalizar opiniões, ainda mais as que padecem de testes apurados, tipo projeção vs conhecimento empírico 8-)

    1
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio11/10/23 13:37
    iuribuscacio » 11/10/23 13:37

    Rimor::
    Jogos muito  fáceis podem ter seu apelo e sua diversão quando estiver pegando o jeito do jogo, ou se tiver sentando com jogadores um bocado mais casuais, mas falando por experiência própria, em poucas partidas vai bater o feeling de sentar pra dizer “e aí, como vamos ganhar dessa vez?”. Para não ficar apenas falando em linhas gerais isso aconteceu com o Elder Sign, por exemplo…  Nele se souber gerenciar os riscos da rolagem, a chance de vitória é muito maior que a de derrota(muito fácil pra 1 e 2, razoavelmente fácil pra 3 e 4, só acentua com 5 e acima), e a maior prova disso é que as expansões entregam novidades sempre mais difíceis, meio que para ajeitar/fazer um contraponto engrossando a dificuldade. 


    Caro Rimor

    Em primeiro lugar parabéns pela excelente análise, meu camarada. Realmente tem de haver um equilíbrio entre o jogo ser não ser fácil demais a ponto de não oferecer nenhum desafio, nem difícil demais a ponto de só oferecer frustração.

    Em segundo lugar, falando sobre o Elder Sign, eu reconheço que adoro esse jogo (mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa). Provavelmente isso se deve ao fato de ter sido o primeiro jogo da linha Arkham Files que eu joguei, e por eu adorar o Lovecraft. Com certeza o Arkham Horror (irmão mais velho) e o Eldritch Horror (o irmão mais novo) são melhores, mas o longuíssimo tempo de partida afasta a maioria dos jogadores casuais, principalmente se eles não entrarem no clima do "Universo Cthulhu." Eu inclusive escrevi um texto falando sobre os jogos de terror, quem quiser conferir é só dar uma olhada no canal iuribuscacio (olha o jabá aí minha gente!!!!), defendendo que a Fantasy Flight fez o Arkham Horror muito difícil, em seguida tentou concertar, mas exagerou na mão fazendo o Elder Sign muito fácil, e por fim acertou em cheio com o Eldrich Horror que é difícil na medida. Para compensar as expansões do Elder Sign foram lançadas meio que para consertar essa questão do baixo grau de dificuldade

    Assim sendo, o Elder Sign exemplifica perfeitamente essa graduação que você fez, dos jogos cooperativos, entre o fácil demais, o moderado e o difícil demais. 

    O Elder Sign base é sem dúvida fácil e pouco desafiador, principalmente quando os jogadores escolhem os personagens e montam aqueles combos infalíveis. Do mesmo modo, a possibilidade de estar sempre morrendo e continuando a jogar com outro personagem, meio que tira um pouco a tensão, porque morrer significa apenas trocar de personagem. Com isso assumir riscos absurdos é "mamão com açucar". Por outro lado, se os personagens forem sorteados, e se houver um número limitado de reposições de personagens, a história é completamente outra. É por isso que o jogo físico é fácil, mas a versão digital é tão difícil. 

    E aí entram em cena as expansões. Quando se joga com Grave Consequences, Gates of Arkham ou a Unseen Forces (principalmente com essa última que é a melhor de todas, com os dados abençoados e amaldiçoados), o Elder Sign entra em um outro patamar e se torna um jogo moderadamente difícil. Isso muda o jogo da água para o vinho, e ele passa a valer muito a pena. 

    Por outro lado, com as outras expansões Omens of Ice, Omens of the Deep e Omens of the Pharao, o jogo fica quase impossível de vencer, a não ser com muita estratégia e muita dose de sorte nos dados, e isso é muito frustrante. Com isso ele meio que cai no mesmo caso do Fire Team Zero que você citou.

    No fim das contas eu acho que é isso que você disse, os jogos cooperativos têm de ter alguma dificuldade, mas não de forma excessiva, a ponto de apenas frustrar quem joga. Considerando isso, os recursos de regulagem de dificuldade, como é caso do Pandemic (selecionar quantidade de cartas de epidemia e sortear pelo menos alguns personagens), são essenciais nos jogos cooperativos.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   

    2
  • ProJeff
    46 mensagens MD
    avatar
    ProJeff11/10/23 16:15
    ProJeff » 11/10/23 16:15

    Translator



    Joguei Tiny Epic Dungeons tanto no modo solo, duplas e em grupo por em média 10 vezes e em todas elas perdemos. Tentamos várias estratégias e o mais próximo que chegamos da vitória foi em dupla e faltando 4 de vida para derrotar o chefe. O jogo é bom mas achei dificil demais e com isso o fator rejogabilidade foi diminuindo e abrindo espaço para outros cooperativos. Acabei vendendo e adquirindo outros com dificuldade mais leve e instigante para os jogadores envolvidos. Se for para jogar jogos pra passar raiva vou jogar os jogos da From Software que amo haha. 

    4
Responder
Batendo de Kina em 2017 (uma retrospectiva)
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.