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  3. Muralha de Adriano
  4. Flip and write flopados, FLOP AND WRITE

Flip and write flopados, FLOP AND WRITE

Muralha de Adriano
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    Rimor06/06/25 07:00
    avatar
    Rimor
    06/06/25 07:00
    1167 mensagens MD

                E essa é a segunda postagem de uma pequena série (creio que uma trilogia) centradas na apreciação das FLOPRECIOSIDADES. Pelo nome já deve dar pra entender, mas não é algo tão simples ou tão direto quanto falar em “tesouro escondido”, “diamante bruto” e alguns termos e abordagens já bem manjados. Digamos que será nessa direção, mas de uma forma meio que diferente, com nosso tempero do batendo de kina. Se quiser entender melhor do que se trata o bendito/maldito flop, clica AQUI e lê o primeiro texto, depois volta pra ler esse segundo, ou vamos direto pra conhecer dentro desse celeiro de fracassos comerciais que escondem bons/excelentes jogos. Então vem conhecer um sub gênero: O FLOP AND WRITE. Para além do trocadilho meio infame, dessa vez iremos analisar 2 jogos que são é claro, FLOPreciosidades, mas são do gênero flip and write, ou seja de virar uma carta e rabiscar.


    TERMÔMETRO DA FLOPRECIOSIDADE

                Porque são flops? Vamos lembrar novamente que ainda que a ludopedia só consiga registrar um recorte do mercado e a verdade de fato fique pras prateleiras e estoques quase sempre mofando nesse Brasil’zão, ainda é o termômetro que temos, e serve pra tirar um retrato do panorama de algum jogo. Sempre lembrando que há sim ressalvas na precisão, iremos aferir através dos critérios: O conteúdo criado, a quantidade de pessoas que colocaram em sua coleção, quantos favoritaram, quantos anúncios tem no mercado da ludo e se teve promoção significativa, daquelas que fica por metade do valor original ou até menos. Então vamos mostrar um jogo que no geral não flopou, um flop bem identificável um jogo de sucesso absurdo e os nossos 2 flops da vez que são o zombicide gear up e o muralha de adriano.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8df43_zt8927.jpg





    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d86af_zt8927.jpg



                Observando acima, alguns descontos têm que ser dados (além dos descontos no preço por serem flops hehe). Vários critérios são contundentes, mas por exemplo se novamente pensarmos na quantidade de anúncios, Ticket to ride é o que tem mais, então tem mais gente querendo passar o jogo, porém o que conta é o tanto de gente que o tem, tornando o mesmo número um indicador baixo perante tantas cópias circulando. Outro ponto é que se observarmos quantos marcaram como “tenho” entre Zombicide gear up, muralha de adriano e o futurotopia o flop desses 2 jogos que traremos nessa postagem vai parecer maior, mas há de se considerar o tempo de absorção de mercado pois o gear up é de maio de 2023, o muralha de Março de 2022 enquanto o futuropia veio bem antes, em janeiro de 2020, então já teve mais tempo e mais promoções, portanto mais absorção.

    Mas então esses 2 jogos são um flop? Sim! E são preciosidades também, então pela união desses poderes surge mais 2 flopreciosdades!!! Vamos analisar de forma meio resumida (mas nem tanto!) essas 2 crianças:

    Vamos conhecer melhor o Zombicide Gear Up? 

                É um jogo cooperativo flip-and-write ambientado no mundo de Zombicide. A premissa aqui é sobreviver a waves de zumbis e depois enfrentar um chefão, sendo a condição de vitória obtida ao derrotar esse “super zumbi”. Diferente de seu irmão com tiles de cenário, miniaturas e dados, aqui os jogadores tem personagens com 4 armas de cores diferentes, daí se revela (“flipa”, afinal é um flip and write) uma carta que vai dizer qual arma será ativada nesse turno, o que te dá um formato de “tetris” para rabiscar os devoradores de cérebro, matando-os quando preencher por completo os quadradinhos da carta. Esses zumbis vêm andando (ou rastejando, correndo, tem de todo tipo haha) e caso se aproximem demais, em vez de andar novamente eles começam a bater no personagem, e você pode ir de despreocupado e controlando a partida, para uma situação de quase morrendo em basicamente um piscar de olhos!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bf05b_zt8927.jpg



    Motivo do GEAR UP ser uma preciosidade? Ou simplesmente no que ele bate forte:

                O jogo passa muito bem um clima de tensão, os zumbis têm velocidade diferente, alguns aguentam muito mais tiros, tendo muito mais espaços para serem preenchidos e os eliminar. Eles estão divididos em comuns e especiais e conseguem fazer você calcular e recalcular prioridades a cada turno, tem um que faz com que os demais causem mais dano (o fedorento), outro que só ataca uma vez mas explode causando muito dano e alguns outros. Os 6 personagens jogam de formas realmente diferentes, onde um foca em preencher quadradinhos únicos (1x1, se preferir), outro pode desmembrar uma peça de tetris em formatos diferentes, um terceiro pode sofrer dano para resolver ataque extra (meio berserker) e por aí vai. Já os 6 chefes não ficam atrás onde um retorna dano se você bater em seus espinhos, outro cria um minipuzzle de linhas e colunas, um terceiro você tem que ir riscando sempre junto de onde já riscou antes, e outras loucuras específicas. Então somando o feeling de partida um tanto quanto diferente pela atuação do personagem + o desafio diferenciado de cada boss, dá um caldo muito bom, em termos de rejogabilidade.

                A divisão em 2 grandes rodadas também contribui na estratégia e no clima de tensão. Na primeira rodada o jogador deve focar em não deixar os zumbis acumularem de forma exacerbada (embora algum acúmulo seja meio inevitável), bem como evoluir as armas. O sistema de melhoramento das armas consegue entregar senso de progressão mesmo em partidas rápidas de 30-60 minutos (ele roda de 1 a 6 jogadores, por isso a variação). As decisões têm que ser tomadas como um grupo pois o fator coop é ligado no máximo, se alguém partir pra uma melhor, a partida encerra com derrota automaticamente, bem como dependendo da arma você pode atirar em zumbis dá área do jogador vizinho, pra ajudar. No surgimento de zumbis, decide-se como um grupo, e as vezes é muito claro mandar algum zumbi para quem está menos atribulado, mas muitas vezes não é uma decisão tão plana, gerando rápidas discussões interessantes do ponto de vista tático.

                Outro ponto alto é se você curtia aqueles jogos de mira com pistola (foto mais abaixo). Dá pra ver tranquilamente o Gear Up como uma versão analógica desse tipo de jogo, o mirar e atirar é o resolver das pecinhas de tetris (salve salve, franquia House of the Dead!). Pontos como cabeça e mãos dos zumbis se forem acertados tendem a fazer com que os zumbis causem menos dano o que faz sentido tematicamente. Há uma licença poética pra resolver os andamentos do jogo de uma forma meio “videogame”, especialmente na segunda rodada com o chefão e a vitória instantânea atrelada a ele, parece até que ao mata-lo começa uma cena/computação de fim de jogo mesmo que aqueles 3 ou 4 zumbis fossem te matar no turno seguinte hehe.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f515e_zt8927.jpg





    No que zombicide GEAR UP bate de kina?


              Fato que ele se distancia do zombiecide tradicional substituindo exploração de tabuleiro, miniaturas e dados rolando, por tetris/poliminó e rabiscar. Mas o fator sorte segue bem presente. E sorte é ruim? Só se você se frustrar fácil. O que ocorre especificamente é que as mesmas cartas que mostram qual a cor de arma ativada, também mostram como vai ser a movimentação dos zumbis. Algumas delas sinalizam que não haverá movimentação, e elas virem mais cedo ou mais tarde, faz toda diferença. Por exemplo, você faz uma jogada decentona, e mata 2 zumbis de uma vez(quem sabe 3) mas isso logo quando ia resolver essa carta, deixando ela  mal aproveitada, como tem vezes que ela vem na hora mais providencial e oportuna possível, parece até um “time stop” nos zumbis que iam avançar com tudo haha.                                 


                Como já dito algumas vezes as armas tem cores para serem ativadas. São 3 azuis, 3 verdes e 3 vermelhas com apenas 1 dourada, que é sua arma especial que rabisca algum padrão avacalhado e já começa com 2 skills, não precisando evoluir. Algo muito legal pode se tornar punitivo, que é o fato de serem 10 cartas e entrarem 9 por rodada... aí vc pode ter o azar de não vir justo a única carta dourada (e acontece mais do que você gostaria) ou das cartas que não fazem os zumbis andarem, fica justamente 1 delas de fora... Isso é essencial pra imprevisibilidade, mas tem impacto médio ou até alto no desenrolar dos turnos, podendo te transferir de um momento confortável pra um meio perrengue, ou até mesmo transformar uma situação que já estava árdua em um game over.


                Podemos dizer que em relação ao seu irmão mais velho, ter muito azar no encadeamento/sorteio dessas 9 de 10 cartas, equivale a rolar vários dados e não acertar os zumbis. Mas o contraponto da frustação ou do excesso de dificuldade é que ele vem com 4 níveis de dificuldade, indo do modo passeio ao modo raiva da vida praticamente. Por último cabe dizer que jogando com 5 ou 6 se os debates coop (pra quem vai o zumbi? Tem como alguém atirar no meu zumbi pra me ajudar?) + algum jogador que queira achar encaixes super otimizados em meio ao tetris, pode chegar aos 70-80 minutos, que pode fazer bater um feeling de um pouquinho arrastado, mas dá pra dar um desconto, não é um problema grave considerando meia dúzia de jogadores.

      

    Vamos conhecer melhor o Muralha de Adriano?

    Os jogadores assumem o papel de um General Romano, encarregado da construção de um castelo milenar e de um muro limítrofe. Ao longo de seis anos (rodadas), os jogadores construirão seu forte e muralha, farão as defesas e atrairão civis construindo serviços e oferecendo entretenimento. Tudo isso enquanto defende a honra do Império Romano dos guerreiros pictos. O jogador que conseguir acumular mais Valor, Renome, Piedade e Disciplina, enquanto evita o Desdém, provará ao Imperador que é o cidadão romano modelo e será coroado Legatus Legionis!




    Motivo do MURALHA ser uma preciosidade? Ou simplesmente no que ele bate forte:

                Metade desse jogo é sobre fazer cascatas, combinhos dos mais satisfatórios. É gastar um recurso para construir algo que te faz avançar em uma trilha que a cada 3 casas te dá um meeple, que pode ser gasto para fazer progresso em outra trilha, que te permite ganhar ainda outra meeple que pode contribuir avançando a construção da muralha que pode resultar em riscar uma das 3 trilhas de defesa. Então fora o monte de consequências e efeito dominó você deve ter notado a quantidade de vezes que falamos em trilhas! O jogo é muuuuito baseado em avançar em trilhas que simbolizam melhoramentos e liberam possibilidades. Sem exagero são 17 trilhas pra você rabiscar/avançar, isso mesmo que você leu, quase 2 dezenas de trilhas. Sendo 8 de aspectos diferentes da muralha, 4 de pontuação e bonificação (seu renome, devoção, valor e disciplina) e ainda outras 5 trilhas cada uma de um tipo de cidadão romano.


                Todo mundo tem 12 cartas que se repetem, e o jogo se passa em 6 anos/rodadas, onde você sempre pega 2 cartas e escolhe 1, definindo recursos a serem ganhos no começo daquele turno, e objetivos diversos que envolvem completar certos aspectos como ter determinados tipos de construções, ou maximizar uma certa trilha. Você também deve evitar tomar ataques nas 3 regiões da muralha pois todo final de rodada vem ataques dos pictos que podem resolver na esquerda, no centro ou na direita, e sempre que não defende você recebe desdém que ao acumular pode dar severos pontos negativos. O jogo tem 3 níveis de dificuldade relativos a vir mais ou menos dessas cartas de ataque. Algo muito satisfatório é que ele realmente tem vários caminhos para vencer (tirando os gladiadores, mas deixemos para mais adiante esse ponto negativo).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3fc14_zt8927.png




                Também podemos afirmar que o Muralha de Adriano é do tipo que intimida mas se torna consideravelmente intuitivo. Se a pessoa não for da eurolândia, ela vai precisar usar a primeira partida pra conhecer mesmo, pra entender os loops matemáticos de gastar um recurso/meeple para ganhar outro. Para jogadores habituados 1 ou 2 das 6 rodadas bastará pra engrenar. Outra lindeza é que ele possibilita turnos simultâneos. É recomendável uma primeira rodada acompanhando cada jogador como se fosse play and pass, mas logo depois se teu grupo não tem a galera do desvio de caráter, dá pra cada um ir resolvendo suas jogadas, gastando recursos e rabiscando, com os primeiros que terminarem ficando aguardando um pouco os demais. Podemos finalizar chamando a atenção de que cabem 6 jogadores, o que é relativamente raro pra um eurão. Também cabe dizer que tem vários minigames costurados (set collection de itens de comércio, luta de gladiadores, tetris em grid 5x4 e por aí vai), mas são quase todos BEM costurados.


    No que MURALHA bate de kina?

                Quando dizemos que os minigames são “quase todos” bem costurados, é porque os gladiadores ficaram estranhos... a ideia das lutas em si é ok, vc revela nas cartas um gladiador oponente dummy, e o teu gladiador enche ele de porrada, bem como apanha comparando o nível de poder (de 1 a 6) entre ambos. Se sobreviver ganha certos bônus, se morrer ganha outros tantos. O problema é que treinar teus gladiadores(pode ter 1 ou 2) já custa meeple pra ele upar até o poder 6, talvez vc não maximize tanto. Toda luta é um espetáculo que pra acontecer custa 2 meeples e 2 recursos (recurso = pedra). Aí depois você ainda depende do sorteio do gladiador dummy citado acima... putz! Não tem como não pensar em outro destino pra todos esses gastos, vc deixa de fazer umas 3 coisas diferentes, pra focar nos gladiadores... Ainda não esbarrei em um jogador que aposte nisso valendo, de forma focada (Uma única vez meu irmão testou maximizar os gladiadores com afinco e se esborrachou nos sorteios, ficando em penúltimo ou último nessa partida). Tem até um dos objetivos que envolve gladiadores que muitos jogadores ignoram por achar que é roubada. Acho que é como sei lá, as máscaras do teotihuacan, que são 8 ou 80 em termos de valer investir.

                Por fim tem que apreciar o visual de planilha de excel (como pode ser visto na foto mais acima). Ou você vai achar que é quadradinho demais com um pouco de arte aqui e ali nas 2 grandes folhas de jogador. Há um ponto neutro, que pode ser besteira pro teu perfil ou pode demandar atenção, que é o fator solitaire multiplayer... é cada um no seu mundinho, tanto que como já falado permite até turnos simultâneos. A interação é realmente baixíssima se resumindo a 2 coisas: O esquema de obter item de comércio, onde se vc pegar da carta do oponente terá que dar recurso pra ele, e bem dizer o mesmo princípio pra utilizar a peça de tetris que veio pro oponente. Coisa inclusive que todos evitam pq nesse jogo um recurso a mais pode causar 2, 3 combinhos que só ativariam depois.

    QUE TIRO FLOP FOI ESSE?
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b59a7_zt8927.jpg

                Tal qual a imagem tosca reflexiva acima, é super válido pensarmos na cena do crime no Cenário da flopada! Como estava o mercado (em um recorte rápido), quando Zombicide Gear Up chegou nas lojas? Ora vejam, pelo que os mensageiros da época me disseram sobre outros “reinos”, em maio de 2023 pensando no tipo de jogo compatível com a entrega que o Zombicide faz (ou seja, jogo rápido, de rabiscar e coop), não teve nenhum jogo que necessariamente ofuscasse ele. Nós procuramos observar um mês antes, o próprio mês e o mês seguinte. Então em abril, maio e junho de 2023, os jogos da faixa de 100-150 reais não tiverem nada acertadamente expressivo, se colocássemos com os devidos dados lado a lado, como nas tabelas do início da postagem, veríamos que tem quase a mesma quantidade de 200 e poucas, 300 e poucas cópias cadastradas em coleções na ludopedia.

                O jogo coop mais expressivo desse período de 3 meses, foi o Marvel United x-men, mas é outra faixa de preço, outras mecânicas, só tem o coop em comum. Então o melhor palpite é que o Gear up não emplacou pelo efeito franquia. O que teve (e tem) de gente que ao ler o nome Zombicide já pensa imediatamente nos outros jogos não tá escrito. Então ele ficou num limbo, onde quem não gosta de zombicide e não se apropria das diferenças (gritantes até) do Gear up, já olha atravessado e bloqueia qualquer possibilidade de interesse, e quem gosta demais de zombicide ou dá uma olhadinha ou já sentencia que os melhores elementos da franquia não estão presentes. Nisso jogos que não tem esse ruído já podem dar errado em termo$ de mercado, imagine tendo essa questão de ser uns parênteses dentro de uma franquia. Ainda assim, não houve queda vertiginosa do preço dele, só em promos isoladas, mas no geral ele estabilizou de 150 por 115-120.

                No caso do Muralha de Adriano que é de Março de 2022, os euros mais expressivos que foram lançados, foram em fevereiro: Invasores de Cítia e Terraforming Mars ares Project. No mesmo mês dele tivemos Anachorny e logo depois em abril, Luna Maris. De todos esses Anachrony é o de nome (e vendas) mais forte. O flop do muralha se deve principalmente pelo fator de expectativa em relação aos componentes que vem em um jogo desse tipo. Vamos concordar que pedir 400,00 em 90 meeples (bem pequenos por sinal), 50 recursos que representam as pedras da muralha, 6 tabuleirinhos de jogador e 120 cartas é complicado. 

                Mas é devido as 400 folhas (isso mesmo, são 200+200) que o jogo chega nesse preço. Essas folhas acabam sendo vistas como algo meio legacy, consumível, expirável. Elas de fato são, tanto que quem é manjado e quer ir contra essa finitude, plastifica algumas e usa marcadores apagáveis para rabiscar. Foi fortemente observada a insatisfação do pessoal ao constatar que uns 2/3 do preço do jogo era por vir um verdadeiro tomo (na verdade 2 tomos) de folhas que compõe o playerboard de cada jogador. Apesar do flop também não passou por despencada de preço, sendo encontrado por 300-350 e dando sinais de que possivelmente pras cópias lacradas, não passa de 2025 disponível nas lojas.

                Vamos encerrando, esperamos que tenham curtido esses apreciados “flop and write”! (em vez de virar e rabiscar do flip and write, aqui foi flop and write, algo como encalhar e rabiscar!). Aguardem nova postagem, mais uma vez mostrando jogos que fogem do óbvio e podem surpreender (até porque boa parte do “óbvio” bombou e não virou flop). Como dissemos antes, serão jogos que são um flop, mas também são uma “preciosidade”, então pela união desses poderes vão surgindo as FLOPRECIOSDADES!!! Até o próximo reino a ser explorado, batendo forte e também batendo de kina!










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    Comentários:

  • Fonx
    211 mensagens MD
    avatar
    Fonx06/06/25 10:23
    Fonx » 06/06/25 10:23

    Eu tive o muralha de Adriano...é um jogo que dá pra mais gente, mas não deixa de ser um jogo solo. A maioria desses jogos são praticamente solos, mas o problema do Muralhas é que vc fica mais de 10 min escrevendo sozinho numa rodada (diferente dos outros do tipo que vc não fica nem 3 min pensando e escrevendo. Nos outros vc joga e pelo menos vc comenta a jogada com o amigo. Nele vc nem lembra mais o que fez pq além de logo é combo atrás de combo e vc já se confundiu todo. 

    É um jogão...pra se jogar sozinho. 

    3
  • Rimor
    1167 mensagens MD
    avatar
    Rimor07/06/25 10:02
    Rimor » 07/06/25 10:02

    Fonx::Eu tive o muralha de Adriano...é um jogo que dá pra mais gente, mas não deixa de ser um jogo solo. A maioria desses jogos são praticamente solos, mas o problema do Muralhas é que vc fica mais de 10 min escrevendo sozinho numa rodada (diferente dos outros do tipo que vc não fica nem 3 min pensando e escrevendo. Nos outros vc joga e pelo menos vc comenta a jogada com o amigo. Nele vc nem lembra mais o que fez pq além de logo é combo atrás de combo e vc já se confundiu todo. 

    É um jogão...pra se jogar sozinho. 

    Eu concordo que vários euros tem fator Solitaire multiplayer mas no muralha ele é um tanto quanto "ligado no máximo".
    Agora a duração é curiosa. São 6 rodadas, 10 ou 15 minutos em cada, te entregam 60-90 minutos de partidas o que é de boas pra um euro, só que ele é híbrido né? Então vai de cada um olhar como um euro ou jogo de rabiscar (a vdd do jogo é que obviamente ele é as 2 coisas)
    Ainda não parei pra sacar o A Anarquia que é visto vomo o sucessor de tokaguri  do muralha. 8-)

    1
  • Edna2023
    50 mensagens MD
    avatar
    Edna202307/06/25 17:47
    Edna2023 » 07/06/25 17:47

    Joguinho de bloquinho de rabiscar é quase tudo lixo e o pior, vendido por preço de bons euros. Mas, se a pessoa quer ter o seu, bastam dois, o Cartógrafos e o Welcome... Nada mais é necessário.

    0
  • Doidera
    995 mensagens MD
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    Doidera07/06/25 18:03
    Doidera » 07/06/25 18:03

    "Flopou" o link em "clica AQUI e lê o primeiro texto"... ;)

    No mais, excelente texto, com bons trocadilhos multilíngues, que venha a terceira parte!

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  • Rimor
    1167 mensagens MD
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    Rimor07/06/25 22:17
    Rimor » 07/06/25 22:17

    Edna2023::Joguinho de bloquinho de rabiscar é quase tudo lixo e o pior, vendido por preço de bons euros. Mas, se a pessoa quer ter o seu, bastam dois, o Cartógrafos e o Welcome... Nada mais é necessário.

    eu respeito, mas não sou lá muito entusiasta de afirmações que tal e tal coisa são a verdade e o norte, e isso é um fato escrito na pedra e etc

    por aqui quase sempre destacamos que o lixo de um pode ser o luxo do outro, e cada reino com seus súditos 8-)

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  • Rimor
    1167 mensagens MD
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    Rimor07/06/25 22:17
    Rimor » 07/06/25 22:17

    Doidera::"Flopou" o link em "clica AQUI e lê o primeiro texto"... ;)

    No mais, excelente texto, com bons trocadilhos multilíngues, que venha a terceira parte!


    obrigado! corrigi o link, valeu o toque :D

    0
  • endou_kenji
    258 mensagens MD
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    endou_kenji08/06/25 23:48
    endou_kenji » 08/06/25 23:48

    Rimor::
    Edna2023::Joguinho de bloquinho de rabiscar é quase tudo lixo e o pior, vendido por preço de bons euros. Mas, se a pessoa quer ter o seu, bastam dois, o Cartógrafos e o Welcome... Nada mais é necessário.

    eu respeito, mas não sou lá muito entusiasta de afirmações que tal e tal coisa são a verdade e o norte, e isso é um fato escrito na pedra e etc

    por aqui quase sempre destacamos que o lixo de um pode ser o luxo do outro, e cada reino com seus súditos 8-)

    Isso é só o "bordigueimer" mérdio cagando regra, pra variar...

    3
  • dheyrdre
    907 mensagens MD
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    dheyrdre09/06/25 10:30
    dheyrdre » 09/06/25 10:30

    Esse título, chef kiss :*

    Eu amei Zombicide: Gear Up, nossa, como gostei o solo é muito bom. Para mim é o melhor Zombicide :ninja:

    4
  • Rhapsody
    1652 mensagens MD
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    Rhapsody09/06/25 16:13
    Rhapsody » 09/06/25 16:13

    Rimor::
    Edna2023::Joguinho de bloquinho de rabiscar é quase tudo lixo e o pior, vendido por preço de bons euros. Mas, se a pessoa quer ter o seu, bastam dois, o Cartógrafos e o Welcome... Nada mais é necessário.

    eu respeito, mas não sou lá muito entusiasta de afirmações que tal e tal coisa são a verdade e o norte, e isso é um fato escrito na pedra e etc

    por aqui quase sempre destacamos que o lixo de um pode ser o luxo do outro, e cada reino com seus súditos 8-)

    Eu preciso acreditar que esse user tenha dito que "é quase tudo lixo", porque 90% do peso da caixa vai pro lixo depois.

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