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  3. BATENDO DE KINA na wave de importados

BATENDO DE KINA na wave de importados

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    Rimor06/10/25 07:00
    avatar
    Rimor
    06/10/25 07:00
    1223 mensagens MD

    BATEMOS DE KINA na wave de importações dessa virada de 1º pra 2º semestre de 2025!


                 Essa postagem compartilha a experiência de 5 jogos diferentes com o que eles apresentaram de melhor em sua entrega, evidenciando o que tem de bom, sem deixar de citar algum percalço ou detalhe um tanto quanto negativo que mereça ser comentado. Adorei 2 deles, gostei de outros 2 e admito que com 1 deles me perguntei o que estava fazendo da minha vida!

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d79c8_kmq9s2.jpg


                     A menos que você tenha tirado um período sabático, ou esteja exercendo o hobby com uma wishlist focada e mega enxuta, vc deve ter visto esse recente movimento de jogos em inglês, já com o custo do imposto sendo determinado e embutido na finalização da compra. Entrega relativamente rápida, de 2 a 4 semanas, sendo quase sempre mais pra 2 semanas, no máximo 3 (tanto pelo que ouvi por aí, quanto pelo que vi na prática). Existe um subtexto aqui que não vou abordar muito, mas vale dizer que acendeu a discussão sobre os preços praticados no mercado nacional, com muita gente apontando que se vc e seu grupo não tiverem problemas com a linguagem, alguns jogos estavam saindo muito mais baratos. Entre os notáveis estavam forest shuffle (que dava pra comprar com 1 expansão saindo pelo preço só do base, comparando com a versão lançada aqui), SETI uns 100 reais + barato, On Mars uns 200, algumas expansões do sagrada pelo menos 50-60 reais mais baratas... isso tudo sem deixar de considerar que saia mais barato, mesmo somando a “porrada” do imposto que não deixa de ser adicionado no preço final da importação.



                     Fora esses teve mais uma meia dúzia ou mesmo uma dúzia inteira que importando saia mais barato, mas este kina que vos fala não está recordando e não quer falar na base da lembrança parcial. Ora vejam, como diz o sábio da montanha (aquela no cantinho do mapa, depois do campo dos wyverns e beholders) “não há bônus sem ônus”. É muito complicado tentarmos mensurar um movimento desse calibre, feito por um big Market do e-commerce como sendo apenas ganho para o comprador. Existem questões maiores de competitividade, práticas predatórias e de rolo compressor em cima das empresas de menor porte, mas não vou usar o manto da hipocrisia e dizer que como consumidor final eu não aproveitei as tais promoções de importados. Mas eu também não falaria dos jogos sem ao menos flertar com esse aspecto que vai além da mera compra/venda, mas não é o foco da postagem, é apenas uma pontuada, um aceno.

                     Spoiler das aquisições: Não foi nada grandioso e ainda assim fiquei satisfeitaço (exceto por um deles, citado adiante). As aquisições foram estilo “pequenos grandes jogos”, o maior é de caixa média e não fui além disso, embora tenha ficado a um clique disso, não peguei por exemplo o darkest dungeon crivado de miniaturas por 300 e poucas moedas. Então bora ver quais foram os 5 jogos que “importaram” pra mim (entenderam? Ok, desculpem :P)


    Vamos a eles:


    Bonsai
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/af5ce_kmq9s2.jpg

                     No Bonsai, os jogadores assumem o papel de mestres especialistas em bonsai com a intenção de cultivar seu próprio bonsai. Quem cultivar a melhor planta será indicado para mostrar seu Bonsai nos jardins imperiais. Bonito na mesa, temático demais, e tirando alguns formatos muito estranhos que podem se desenhar após os posicionamentos, você vai sentir de fato que fez uma plantinha/arvorezinha ao final da partida. Ele é um placement onde você deve obter peças e cartas de um mercado, podendo melhorar sua capacidade de quantas peças hexagonais pode guardar, bem como quantas pode jogar por turno. O sistema de objetivos onde você pode se diplomar em algum aspecto de forma pequena média ou grande, entrega uma decisão bacana de leitura de mesa, pois vai além da corridinha básica em termos de quem vai conseguir fazer primeiro. Também é um questão de quem vai fazer melhor! Você deve escolher se  irá pontuar mais baixo assim que cumprir o mínimo possível ou se segue ambicionando a pontuação média ou alta (como em Kanagawa e outros que usam esse sistema, não tem volta se vc não reclamar o objetivo que acabou de atingir o critério). Fora entrarem 3 de 5 pontuações por partida, o jogo também tem várias pontuações adicionais que você tem que "dar o bote" quando aparecem no mercado. E mesmo que sua arvorezinha fique estranha como citado acima, a tematização do jogo é tão bem feita, que no final do manual explica os estilos de bonsai, com tronco mais ou menos inclinado, nessa ou naquela disposição/direção, então você vai encontrar seu bonsai lá! Ele é um jogo rápido, não é raso mas não tem grandes estratégias por dentro de estratégias, como alguns outros abstratos de colocação de peça, destaco que ele brilha nessa "simplicidade com um plus".



     Coatl: The Card Game

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a4195_kmq9s2.jpg


                     Devemos agradar aos deuses astecas. Os competidores irão competir em uma corrida por prestígio para provar seu valor e ganhar o favor dos deuses. Será você quem vai criar a mais bela pintura da cobra emplumada conhecida como Cóatl e se destacar, ganhando o cobiçado título de Sumo Sacerdote? Creio que fica evidente que essa descrição também serve para o irmão mais velho, o coatl de colocação de peças (que eu gosto bastante). Só que esse irmãozinho aqui, pega o puzzle de posicionamento/encadeamento horizontal das pecinhas e transfere isso pra cartas. Rola um Take that acentuado pois as pontuações (profecias) podem ser roubadas por um oponente, isso pode gerar um certo amo/odeio o jogo. Também não há tempo para muito desenvolvimento(você fará um coatl em vez de 3 comparando com o irmão mais velho), ou você acaba sendo sinérgico ou não, isso em coisa de meia hora, até menos tempo se for um duelo. É um bom jogo, mas talvez eu esperasse um pouco mais, porém destaco que não nego uma partida e vai agradar quem quiser uma versão mais simples e mais rápida, quase como aqueles ticket to ride de caixinha em relação ao maior, mal comparando. Você ainda ganha uma mini expansão pro “coatl grandão”, na forma de peças douradas, como dá pra ver na foto acima. :D



    Shifting Stones
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8b0d0_kmq9s2.jpg



                     Nove ladrilhos místicos estão diante de você em uma grade de ruínas rochosas. Reorganize as peças para corresponder a um ou mais dos padrões em sua mão. O problema é que você deve sacrificar uma carta toda vez que trocar ou virar uma peça. Consiga o máximo de pontos e sua vitória será gravada em pedra! Esse é um “abstrato'lícia” em seu grid 3x3 que convida o jogador a calcular perante sua mão de 4 cartas, o que descartar para mover ou virar peças VS o que usar pra pontuar. Se vc não se importar tanto com sorte é um prato cheio, dentro de um jogo que é extra simples (sim, dá pra jogar com crianças até) mas que remete aquele maravilhoso fator "feeling smart" quando você pontua uma carta mais alta já que ela é mais complicada/exigente, ou quando faz várias simples de uma vez. Também há uma ação de passar a vez, para no próximo turno resolver uma mão de 6 cartas em vez de 4. A disputa ocorre pelo atendimento dos padrões mostrados, que podem ser os mais simples que valem 1 e 2 pts, os médios que valem 3 ou os complexos que valem 5. Foi uma das melhores aquisições (mais abaixo falo dos preços), se vc for apreciador de abstratos onde se pontua um padrão (vulgo "puzzle coloridão" 8-)) e estiver na vibe de jogo simples, mas que gera muita adaptação a cada jogada e ataques de oportunidade, vai brilhar os olhos como eu brilhei e tenho brilhado por essa pequena maravilha.





    Witchcraft!
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9763a_kmq9s2.jpg

                     Jogo rápido e baseado em cartas, onde você lidera um coven de bruxas em um mundo de fantasia onde a magia é real - e os monstros também. Você decidirá quando usar a magia para derrotar os desafios que enfrenta - revelando-se a seus companheiros aldeões e sendo preso por bruxaria. Ao completar missões e derrotar inimigos, você tentará provar aos aldeões que a magia não é má e convencer um júri de que você está protegendo a vila. Você pode persuadi-los? Ou o mal vencerá você e a vila? A entrega aqui tem uma vibe de meia reparação histórica aos clichês narrativos que envolvem bruxas, visto que as bruxas na verdade, só querem ajudar a vila a sobreviver as sombras da floresta, a maldições e criaturas estranhas. O jogo entrega a medida certa de sorte e planejamento a curto prazo, tipo reação tática mesmo, pois você pode ser pego desprevenido por desafios acima do que esperava, ou receber uma surpreendente ajuda do jogo, embora essa segunda máxima ocorra bem menos. Ele lembra jogos de resolver desafios em uma sala ou cenário, a la Elder Sign ou X-Men: Insurreição Mutante, mas esqueça os dados. Há muita informação fechada, mas uma parcela generosa das skills resolve te deixando espiar ou revelar cartas. A mecânica de jogar a bruxa de forma discreta e a manter para turnos seguintes, ou "estourar" o 100% dela porém perder a carta pq ela se expôs, rende decisões interessantíssimas a cada turno. Se você usar isso demais o teu baralho vai acabar esgotado antes que perceba, mas se vc se contiver muito, vai falhar e sempre há consequências complicadas. A rejogabilidade é bem alta, seja devido as 24 cartas de bruxas passarem por um mini deckbuilding de início de jogo (tomadas aos pares vc escolhe 12 e rejeita 12), seja devido a partida ser composta por 3 de 8 júris onde cada um deles empresta 15 cartas com efeitos diferentes para se juntar a umas 20 cartas padrão que aparecem em toda partida. Temos que destacar que witchcraft! é um solo only, só dá pra 1 jogador. Também há uma campanha que altera as condições de vitória e cria desafios realmente diferenciados a cada partida. Só não é perfeita porque são 9 partes, mas a oitava e a nona ficaram ultrajantemente difíceis, uma pena ao menos para este kina que vos fala, porém isso tirou uma parte do brilho da campanha, não do jogo como um todo. 


    Gloomhaven Buttons & Bugs

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5423f_kmq9s2.jpg



                     Seu personagem é um aspirante a herói. Em uma tentativa imprudente de fama, eles tentam visitar Aesther Hail e puf. Agora eles são do tamanho de um rato e entraram em um reino totalmente diferente de ilegalidade e autopreservação. Eles devem encontrar um novo caminho para o Crooked Bone para convencer Hail a devolvê-los ao seu tamanho anterior. Gente, um gloomhaven exclusivo solo, nos moldes de um tiny epic e que mantém boa parte das core rules? Contem comigo! O sistema é promissor com uma entrega mais do que semelhante aos outros Gloomhaven, tá tudo aqui, com escolhas entre o uso da parte superior ou inferior de cartas, disputa de iniciativa, evolução de personagem, vários status para causar e para sofrer, sistema de resolver cartas de forma melhorada ao usar os ícones elementais e outros fatores que compõe o pacote esperado. Porém o que se mostrou após algumas partidas (relativamente poucas, umas 8 ou 9) foi um loop de jogo repetitivo, um sem gracismo de andar e bater ou bater e andar sobre circunstâncias no máximo razoavelmente diferentes. A sensação que dá é que cada cenário a ser superado é "mais um giro do mesmo carrossel" com quem sabe alguns cavalos com detalhes diferentes, selas de outras cores, e velocidade alterada para mais rápido ou mais lento... Algo assim.  "Ah mas então vc também não iria gostar do gloomhaven original ou do jaws certo? errado. Acho que o maior problema é que nos mapas médios ou grandes há mais desenvolvimento do que no recorte apertadíssimo que rola nos mapas do tamanho de 1 carta. O que mais pesa é a dinâmica de grupo (com personagens se ajudando, ou dividindo quem ataca quem) VS o lobo solitário/one man army que ocorre no buttons e bugs. Minhas definições de "que decepção" ou “diferença entre expectativa e realidade" infelizmente acabaram sendo atualizadas, sabem? :'(


    MENÇÃO HONROSA: The King is undead
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0114e_kmq9s2.jpg



                     Este kina que vos fala não tem motivos para ressaltar nem positivamente nem negativamente esse jogo, mas ele ficou entrando e saindo das promoções de forma frenética, rendendo até piadinhas de que o rei não morria nem a pau, deixando o coveiro e o necromante do reino perplexos! :D Então quero só deixar registrado esse tal rei morto vivo pra não esquecer a zoeira e também por estarmos falando da wave de importados de meados de 2025 e ele ter marcado presença (até demais). O fato é que por um período de 1 mês ou pouco mais ele entrava em promoção 2 ou 3 vezes na semana, beirando dia sim dia não. Até o momento dessa postagem (1 trimestre depois) ele ainda ressurge aqui e ali, de forma menos constante mas ainda presente o suficiente pra reviver esse meio meme haha.



    E quanto custou pra explorar esse reinos?

                     Vamos entender como foi o gasto no estoque de provisões de forma direta: O jogo/o preço que paguei/quanto costuma aparecer fora de promo. BONSAI peguei por 177 embora aparecesse muito por 220 a 250. Coatl cardgame custou 105, e foi uma delícia (contém ironia) ver ele uns 10 dias depois por 80-90 e + outros 10 dias depois por 30-35 de Gold! Isso durou umas boas 12 horas (de manhã até de noite), com um respingo mínimo pro dia seguinte, quem pegou, pegou! Então eu comprei por 3 vezes o preço de quem deu “bote certo” e me restou ficar "chorrindo" e praticando o "aceita que dói menos" :(. No Shifting Stones consegui pouco mais de 80,00 embora ele costuma aparecer muito por 140-150(q não acha que valha pra 9 tiles e 60 cartas ou pouco mais). Witchcraft! saiu por 155 embora apareça muito por 180-200. O gloomhaven Buttons & bugs peguei por 250,00 e pareceu um preço bom... Ao menos vendi ele por 220 (de boas, não dava mesmo pra manter na coleção) :'( . Inclusive muita gente conseguiu por uns 100 reais a menos, +-150, mas foi uma janela de 12 ou 24 hrs, se bem recordo, foi rápido. Então pra encerrar, vou pontuar que o citado the king is dead (ou undead) não vai ser a única coisa que se recusa a morrer dessa postagem. Vamos dar uma ressuscitada em meme antigo, aquele meme do “VOCÊ NÃO”, que por algum motivo aleatório me veio como perfeito pra essa postagem. :P



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c5649_kmq9s2.jpg



    Mas e vocês, adquiriram algum desses citados? Pegaram alguns outros? COMENTEM ABAIXO se quiserem ;)





    ATÉ A PRÓXIMA, BATENDO FORTE E TAMBÉM BATENDO DE KINA!



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    Comentários:

  • dheyrdre
    979 mensagens MD
    avatar
    dheyrdre06/10/25 08:06
    dheyrdre » 06/10/25 08:06

    Amei!!!
    Muito divertido de ler e instrutivo nas análises sucintas que trouxeram uma boa dose de informações.

    Achei interessante falar dos valores e da flutuação de poucos dias (ou até horas depois).

    Lembra, né?
    Tava me remoendo por não pegar o Cóatl: The Card Game por 90 cadinhos (por motivos de grana) aí acordo com ele a 30 tantinhos e ainda parcelei!
    :D
    Foi dormir a acordar com novo valor.

    O Darkest Dungeon: The Board Game foi uma das maiores loucuras que já vi, por 600 tava barato para tudo que tem e depois 363!
    Só teve a polêmica de que algumas pessoas receberam incompletos.
    :(

    Ps:
    Amanhã tem mais (ou não). 

    1
  • JohnSchutze
    93 mensagens MD
    avatar
    JohnSchutze06/10/25 09:05
    JohnSchutze » 06/10/25 09:05

    Ótima análise! Estou de olho no Witchcraft e esse do Rei Que Não Morre, continuo na dúvida.

    2
  • loz
    1 mensagens MD
    avatar
    loz06/10/25 09:49
    loz » 06/10/25 09:49

    obrigado pela análise! Deu vontade de jogar o shifting Stones. E fico mais ok de não ter pego o buttons and bugs, hahahaha. 

    2
  • Rimor
    1223 mensagens MD
    avatar
    Rimor06/10/25 13:13
    Rimor » 06/10/25 13:13

    dheyrdre::Amei!!!
    Muito divertido de ler e instrutivo nas análises sucintas que trouxeram uma boa dose de informações.

    Achei interessante falar dos valores e da flutuação de poucos dias (ou até horas depois).

    Lembra, né?
    Tava me remoendo por não pegar o Cóatl: The Card Game por 90 cadinhos (por motivos de grana) aí acordo com ele a 30 tantinhos e ainda parcelei!
    :D
    Foi dormir a acordar com novo valor.

    O Darkest Dungeon: The Board Game foi uma das maiores loucuras que já vi, por 600 tava barato para tudo que tem e depois 363!
    Só teve a polêmica de que algumas pessoas receberam incompletos.
    :(

    Ps:
    Amanhã tem mais (ou não). 

    Brigadão D&D!
    Foi muito bom o ataque de oportunidade no coatl, eu tive que aceitar que paguei 3 vezes o valor desse best price hehe.
    E sim foi uma loucura o darkest dungeon, seja pelo preço caindo bem dizer pra metade(versão BR seria 700-800, vale salientar), seja pelo fato que ficou tipo 50/50 os relatos da galera que recebeu com as minis e sem as minis (muito desencontrado isso). :ermm:

    1
  • Rhapsody
    1830 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody06/10/25 17:21
    Rhapsody » 06/10/25 17:21

    Esse Gloomheivinho não era Print n' Play?

    Nem sabia que tinha lançado uma versão retail dele.

    1
  • dheyrdre
    979 mensagens MD
    avatar
    dheyrdre06/10/25 17:25
    dheyrdre » 06/10/25 17:25

    Rhapsody::Esse Gloomheivinho não era Print n' Play?

    Nem sabia que tinha lançado uma versão retail dele.

    Sim, era o Gloomholdin', mas parece que a galera do Gloomhaven curtiu e fizeram a essa versão oficial. 

    1
  • Rimor
    1223 mensagens MD
    avatar
    Rimor06/10/25 18:14
    Rimor » 06/10/25 18:14

    JohnSchutze::Ótima análise! Estou de olho no Witchcraft e esse do Rei Que Não Morre, continuo na dúvida.

    Como disse na postagem, gostei bastante 8-)
    Tomara que você garanta logo sua cópia pra também apreciar e se o jogo clicar pra você como clicou pra mim, após umas boas partidas e umas partidas das boas, você vai ficar maravilhado ao ver a forma bacana que o jogo resolve e se perguntar "que bruxaria é essa?" :P
    Ps: boatos fortes/fortíssimos que tá vindo versão BR dele!

    1
  • Rimor
    1223 mensagens MD
    avatar
    Rimor06/10/25 18:28
    Rimor » 06/10/25 18:28

    loz::obrigado pela análise! Deu vontade de jogar o shifting Stones. E fico mais ok de não ter pego o buttons and bugs, hahahaha. 

    Esse é o espírito!

    Mas embora tenha visto muita gente vendendo, pra alguns deu match e tão felizes da vida jogando o Buttons, até mesmo fazendo várias runs com personagens diferentes (são 15 cenários, tem gente que tenta zerar com todos ou pelo menos 2 ou 3 personagens)

    Eu gostei da jogabilidade do craghearth usando coisas do cenário a seu favor pra fazer ataques bem fortes ou em múltiplos alvos, e também resolvendo um contra ataque até forte e outros detalhes... O problema foi(como explicitado na postagem) a vibe de ter que ser exército de um homem só e a repetitividade dos cenários... São 15 mas as vezes tem uns copia e cola entre 2 ou mesmo 3 cenários, pra depois rolar um refresh dos inimigos. Deve ter umas 3 no Max 4 Win conditions(em 15) que não sejam derrubar todos os inimigos, embora não incomode tanto isso tb conta pra repetitividade.

    Tb tem um difficulty Spike maroto contra o king Button (um boss ou midboss se preferir) e pensando na sequência toda, ele vem em 1/3 do jogo mais ou menos, o que pode ser ingrato, mas eu me senti desafiado, não vi como um problema.

    Enfim detalhando mais algumas coisas aqui pq o texto precisava ficar mais sucinto por serem 5 jogos ;)

    0
  • Rimor
    1223 mensagens MD
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    Rimor06/10/25 18:31
    Rimor » 06/10/25 18:31

    Rhapsody::Esse Gloomheivinho não era Print n' Play?

    Nem sabia que tinha lançado uma versão retail dele.

    É sim, como dheyrdre já falou
    Vou até relembrar o tal gloomholdin pq talvez seja legal mas tenha crescido do jeito errado no buttons (errado pra mim, claro) 

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BATENDO DE KINA na wave de importados
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