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  4. Tabriz: Tapetes, Tostões, Transações, Trivial

Tabriz: Tapetes, Tostões, Transações, Trivial

Tabriz
  • avatar
    Raitz27/09/22 15:45
    avatar
    Raitz
    27/09/22 15:45
    825 mensagens MD

    Moçada bonita, o futuro lançamento Tabriz ficou disponível para experimentar no Tabletopia no começo deste mês de setembro e não se teve dúvidas em ver qualé quié. Todas as partidas foram em 2 jogadores e solo. “Fique, agora, com o capítulo de hoje”.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/5c701_200482_m.jpg

    TABRIZ

    Um jogo de Randy Flynn


    Se você não reconheceu o autor acima, ele é o mesmo do Cascadia, o vencedor do Spiel des Jahres 2022, jogo o qual teve gente que gostou e gente que não gostou*. Na novidade da vez, feita para 1 a 5 jogadores, aparentemente o Sr. Flynn está numa empreitada mais ousada.
    *Nota: recomenda-se ler os comentários da galera em ambas as referências.

    Vendendo o nome do jogo


    Em Tabriz, os jogadores fazem tapetes sob encomenda para serem os portadores do maior Prestígio (não, não é um bombonzão) da famosa cidade comercial persa. Com o auxílio de assistentes que percorrem o Grande Bazar, eles compram, trocam e barganham as matérias-primas necessárias. Quem trabalhar rápido e melhor, vence.

    Na hora do vamovê, os jogadores movimentam os seus meeples (assistentes) pelos locais do tabuleiro para adquirir recursos que cumpram as exigências das cartas-objetivo (tapetes). Torna-se uma corrida para terminar antes que todo mundo. Ao final, só os pontos de Prestígio (obtidos principalmente dos tapetes) importam para a vitória e não necessariamente quem terminar primeiro vencerá a partida.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7ebfb_9k0q01.png


    Vai umas regrinhas rápidas aí, dona?


    Nota: o jogo é simples a ponto de valer a leitura deste tópico; senão, as impressões sobre ele estão uns parágrafos abaixo.

    Tabriz tem várias rodadas. Cada uma delas tem 2 fases:
     1. Oficina: uma manutenção do jogo e pode-se ganhar recursos e moedas.
     2. Turnos dos Jogadores: autoexplicativo.

    No turno dos jogadores, eles se alternam em suas jogadas, que compreendem:
     . Mover 1 Assistente não movido ainda pelos Locais do Tabuleiro Central (obrigatório).
     . Fazer a ação do Local onde o Assistente parou (opcional).
     . Cumprir 1 Objetivo (carta de tapete; também opcional).

    Como são 3 Assistentes para cada jogador, cada rodada tem 3 turnos.

    São 4 tipos de Locais:
     1. Praça Central: para pegar cartas de tapete e moedas.
     2. Lojas: para comprar recursos específicos.
     3. Becos e Pátios: para comprar recursos aleatórios por preços mais baixos (barganhas).
     4. Comerciantes: para trocar recursos por outros recursos.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3347b_9k0q01.png

    Tabuleiro Central com os Assistentes (rosas e pretos) e Locais para aquisições e trocas de recursos.


    São 5 tipos de recursos: lã (mais barato), corante natural, pelo de camelo, corante carmim e seda (mais caro, e não é aquela que você tá pensando).

    São 3 tipos de cartas de tapetes (Objetivos):
     1. Comum: único disponível no início do jogo, mais fácil de cumprir, dá mais dinheiro e menos Prestígio.
     2. Mercadores: nível médio em todos os sentidos.
     3. Realeza: um tanto mais difícil, dá pouco dinheiro e muito Prestígio.

    Cada carta de tapete tem 3 áreas (ver figura abaixo):
     1. Os recursos necessários para cumprir o Objetivo.
     2. Os bônus imediatos: moedas, recursos, Habilidades* e Prestígio.
     3. Os bônus de Oficina: recebidos todo início de rodada, na fase da Oficina.
    Portanto, ao concluir um objetivo, a carta de tapete é mantida na área de jogador para receber os bônus da Oficina.
    *Nota: Habilidades têm efeitos tais como andar mais pelo tabuleiro, liberar pegar tapetes de Mercadores e Realeza, mais Prestígios etc.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1d425_9k0q01.png

    As cartas de tapetes: Comum (marrom), Mercadores (vermelha), Realeza (azul).


    A partida termina quando alguém cumprir 9 Objetivos (os tapetes) ou ter 14 Habilidades (o máximo possível). Então, somam-se os pontos de Prestígios marcados nas cartas de tapete, nas Habilidades e um bônus por terminar primeiro. Vence quem tiver mais Prestígio.

    O modo avançado apenas adiciona 1 Carta Inicial para se obter moedas e recursos iniciais (ao invés da quantidade fixa de uma partida padrão) e modifica 1 das 2 ações da Praça Central (em vez de receber moedas, ganha-se o que a Oficina oferece).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7ebfb_9k0q01.png


    Quanto tá custando uma partida desse jogo aí?


    Temos um jogo! Porém — ah, o “porém” — se jogos de tabuleiro lhe são um vício, Tabriz é bem meia-bomba. Agora, se você for um juninho nesse maravilhoso mundo de papelão, cartas, dados e peças de plástico/madeira, Tabriz vai lhe servir bem à mesa.

    É um jogo família, está ajeitadinho, e faz o seu papel de divertir e distrair. Mas ele não traz nenhuma novidade de encher os olhos para o mercado. Acompanhem.

    Os meeples (Assistentes) movem-se ponto a ponto e, sendo três deles por jogador, alcançam todo o tabuleiro apesar da limitação de quantidade de movimentos. Aliás, esse é o único entrave. No mais, é possível passar por meeples do oponente livremente e até parar no mesmo Local sem qualquer penalização. É impossível não comparar com Istanbul, cujo sistema de movimento é mais interessante. Mas não ficaria legal copiar, não é mesmo?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a1886_9k0q01.png

    Os Assistentes movem-se pelo tabuleiro conforme as pegadas marcadas.


    Então, o negócio é piada censurada parar nos Locais, pegar os seus recursos (pagando com moedas ou trocando com o suprimento) e, quando tiver o suficiente para concluir os tapetes, fazê-lo e receber os bônus. É simples, mas tem uns detalhes que chamam a atenção.

    A conhecida barganha do mercado persa está implementada em Tabriz. Nas Lojas, os recursos possuem custos individuais até uma certa quantidade. Após ela, as matérias-primas ficam mais baratas. Entretanto, as Lojas não seguram o estoque: se elas estiverem saturadas (os jogadores não compraram delas), elas fazem um saldão (exceto aos jogadores) e, na rodada seguinte, as bancas ficam vazias e ninguém terá como comprar nelas.

    Os Becos e Pátios são os Locais mais instigantes. Cada um funciona diferente do outro, mas todos envolvem dados de recursos, que são de três tipos: um para os mais baratos, os de valor médio e outro para os mais caros. O custo final da compra é mais em conta do que nas Lojas, mas depende de um pouco de sorte para se conseguir o que se quer. Tem ações do tipo “leve 3, pague 2”, “compre tudo, pague só o mais caro”, “encomende um recurso pagando adiantado, mas só o leve se tiver” e por aí vai.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d4a1a_9k0q01.png

    Exemplo de Pátios e Becos. São vários para escolher com qual jogar.


    Os tapetes é que trazem complexidade ao jogo. Cada jogador tem os seus próprios para fazer e pode-se escolher qual quer se comprometer a concluir. Os tapetes são todos diferentes entre si: tem tapetes mais fáceis de fazer (usam menos recursos e dos mais acessíveis), o que acelera o fim do jogo; e tem os mais difíceis, os quais rendem mais pontos. Além disso, a curva de aprendizagem é inerente à regra, pois os tapetes mais complicados só são liberados se conseguir fazer os mais simples.

    Na verdade, o limitante do jogo são as moedas. Os recursos mais caros comprometem uma boa quantidade das finanças e são difíceis de encontrar nas trocas (ou não compensa finaceiramente falando). As barganhas ajudam, mas nem tanto. As moedas são obtidas basicamente com os próprios tapetes concluídos e, eventualmente, na fase da Oficina caso tenha feito algum tapete que lhe dê esse bônus. Portanto, é possível dizer que Tabriz é um jogo para quem gosta de administrar seu rico dinheirinho.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7ebfb_9k0q01.png


    Senhor, e a qualidade dessa peça? Tem garantia?


    Todavia, Tabriz é cordeiro em pele de lobo. Sua rejogabilidade vem dos diferentes locais a serem sorteados na preparação da partida e do seu posicionamento no tabuleiro central, bem como das dezenas de cartas de tapete e toda a sua variabilidade já mencionada. Mesmo assim, essas diferenças são pequenas e pontuais.

    Os Locais oferecem recursos em boa quantidade. O fato de não ter matérias-primas em algumas rodadas é só para atrasar a vida e alongar o jogo, mesmo. Sem estratégia nisso. Os comércios de trocas são pouco utilizados, pois é uma corrida para terminar primeiro e é perda de tempo gastar uma ação para trocar Jesus por Genésio.

    A emoção fica por conta da (eventual) sorte nos dados nos locais de barganha. Às vezes, precisando só daquela seda e consegui-la no dado pagando bem menos é satisfação certa. Mas, pra você que torce o nariz para o acaso, pode relaxar porque, muitas vezes, todos sabem de antemão o resultado dos cubos que rolam.

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    Dados e recursos do jogo.


    São os tapetes que regem a dificuldade e eles não estão tão balanceados assim. Isto é, dentro do mesmo nível, uns são mais fáceis do que outros e azar do jogador que pegar os mais cabulosos. Os tapetes dos Mercadores, que é o tipo mais equilibrado (razão custo/recompensa), será a escolha perfeita, embora um conjunto Comum (fácil) + Realeza (difícil) possa ser feito de vez em quando — o golpe taí; cai quem quer.

    Como já dito, tudo não passa de administrar moedas para terminar o jogo e conseguir pontos indiretamente. O começo da partida é lento, porque logo se fica sem dinheiro. Mas, conforme se fazem os tapetes, o caixa vai aumentando. Aí, observou-se duas experiências: a de nunca ficar sem dinheiro por conta do ciclo perfeito (compra recursos, faz tapete, ganha moedas, compra recursos...) e a de ficar contando migalhas para não faltar (tudo culpa dos tapetes desbalanceados). Mesmo assim, em ambos os casos, nunca se ficou sem.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f8746_9k0q01.png

    Tabuleiro de Jogador para organizar os recursos e moedas (acima), a trilha de Habilidades (marrom) e posicionar os tapetes concluídos para a fase de Oficina (abaixo).


    Inclusive, falemos mais mal ainda do balanceamento. É aceitável ver que objetivos custosos rendem pontos e não moedas. É a troca “justa” que o autor escolheu (moedas não contam para a vitória). Mas sem dinheiro, não há jogabilidade, o que faz o jogador optar por tapetes que forneçam moedas ao invés de pontos. Só na sorte grande de uma barganha é que fica suave cumprir objetivos complexos. Além do mais, é uma corrida para terminar primeiro e você não irá querer empacar em um tapete luxuoso enquanto o seu oponente completa quatro tapetes comuns antes, ganha o mesmo tanto de pontos que você ganharia, encerra a partida e te deixa sem pai, nem mãe.

    O tempo de jogo variou. Teve partida rápida e demorada. De novo, culpa dos tapetes desbalanceados. Ou seja, se os jogadores forem para o caminho de ter mais pontos, com certeza retardarão o fim da partida dada a maior dificuldade de obter os recursos caros e raros — faltou jogar mais Race. A fase da Oficina colabora o inverso, pois os tapetes concluídos que proporcionam moedas em todas as rodadas aceleram as coisas.

    Tabriz não é um jogo apertado para 2 jogadores. Não se teve problemas em conseguir recursos. Afinal, não há penalização no movimento dos meeples e tem relativa abundância em Lojas e barganhas. Estima-se que, em mais jogadores, a coisa possa ser diferente. Mas isso só deve atrasar o rolê ao invés de causar efeitos estratégicos.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7ebfb_9k0q01.png


    Não conseguiu nenhum sócio para a sua banca de tapetes?

    Modo solo assinado por John Brieger


    O jogo tem um Automa chamado Rival (original!). Ele serve para se jogar sozinho ou adicioná-lo às partidas multijogadores. A avaliação aqui é do modo solitário puro. Inclusive, ousa-se dizer que o jogo está mais compatível para se jogar solo do que em multijogador. Veja só.

    As ações do Rival Original estão predeterminadas e organizadas numa tabela. Usam-se os dados para saber quais ações tomar. Ele também terá 3 turnos, porém poderá tomar mais de 1 ação por vez a depender da quantidade de dados disponíveis. Essa é a grande sacada do modo solitário.

    Alguns dados de jogo ficam sobre o tabuleiro central. Os restantes ficam com o Rival Original. Sempre que o jogador humano usa os Becos e Pátios, é possível trocar os dados entre o tabuleiro e o Automa, o que poderá mudar o tipo de ação que a IA irá tomar. Assim, o jogador humano vai desenhando o seu jogo e “limitando” o Automa. Além disso, os meeples do Rival Original fazem o jogador pagar moedas pelo uso do mesmo Local. Finalmente, momentos de estratégia no jogo!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5dfea_9k0q01.png

    Tabuleiro do Automa com a pontuação (no topo), a trilha de Habilidades (marrom) e a tabela de ações. Os dados ficam abaixo, organizados por cor, conforme a tabela.


    Existem níveis de dificuldade do Automa. Jogou-se no nível médio, foi possível vencer, mas sempre foi apertado. Optou-se por contar os pontos apenas no final para dar aquele suspense gostoso.

    Aliás, a pontuação do Rival não vem dos tapetes e, sim, de combinações específicas de recursos e moedas que ele acumula. Por exemplo, numa das partidas, o Automa só pontuava a lã se ela estivesse combinada ao corante natural. Portanto, controlou-se para que ele acumulasse quanta lã quisesse, mas sem permanecer com os corantes (numa das ações dele, era possível trocar o corante por moedas, que pontuavam menos).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7ebfb_9k0q01.png


    Fecha a conta e passa a régua!


    Pode soar um termo forte, mas Tabriz reinventa a roda. Ele é gostosinho de jogar numa tarde chuvosa de domingo. E isso é mérito, viu? Porém, não vai ganhar destaque numa coleção robusta.

    Se você é do time dos que jogam sozinhos, curte partidas rápidas (30-40 minutos) e não tão complexas, aí Tabriz é recomendação certa.

    É válido dizer que ele está como protótipo no Tabletopia. Então, algumas coisas podem mudar até o lançamento oficial. Mas eu não teria tantas esperanças.

    Por fim, Tabriz merece estar no mercado e nas mesas das famílias do mundo todo. É bonito e tem um tema e mecânica econômica harmonizadas que vai agradar. Provavelmente, ele só não será a primeira opção dos jogadores.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8ea63_9k0q01.jpg

    Tabriz em sua apoteose prototípica física.


    Até uma próxima.

    Fonte das imagens: Manual do Jogo, Ludopedia, BGG e Tabletopia.

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    Comentários:

  • lyuhi
    442 mensagens MD
    avatar
    lyuhi28/09/22 01:04
    lyuhi » 28/09/22 01:04

    Marco Polo, oi?

    1
  • NandoSimoes
    219 mensagens MD
    avatar
    NandoSimoes11/11/22 23:29
    NandoSimoes » 11/11/22 23:29

    lyuhi::Marco Polo, oi?


    Lá tem um mercador de Tabriz, né?


    https://www.yucata.de/Games/MarcoPolo/images/char_43.png

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