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  4. O que esperar de Merlin?

O que esperar de Merlin?

Merlin
  • avatar
    Mateus Dantas09/06/22 11:00
    avatar
    Mateus Dantas
    09/06/22 11:00
    549 mensagens MD

    “O que esperar de” é uma série de comentários abordando características de um jogo, de preferência jogos que possuem pouca informação. Seu intuito é auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre compra-lo ou não. Tudo aqui se trata da minha experiência de mesa e nada mais.

    O que esperar de Merlin?

                    Imagine um euro médio, autoria de um designer renomado, uma arte linda, boa quantidade de componentes, preço acessível. Parece até uma fórmula para sucesso de vendas. Bom, não vi isso acontecer com Merlin. Por quê? Não sei. Pra mim esse jogo tem um gosto especial, tendo consigo para sempre o prêmio de maior pechincha do universo boardgamer. Comprei lacrado por apenas R$100 e não sai da coleção por quase nada.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/3bd29_127563_m.jpg

    (A arte e a produção desse jogo são muito lindas. A parte traseira do tabuleiro daria um lindo quadro decorativo)


    Rompendo uma barreira média

                    No BGG Merlin está classificado com 3.11/5 de complexidade, um euro médio, e eu entendo que “médio” é a definição correta para quase tudo neste jogo, a começar pela explicação das regras. Depois de um tempo o jogando, desenvolvi um método mais simples e rápido de explicar as regras, mas confesso que no início era bem demorado, principalmente com meus amigos que só haviam experimentado jogos mais leves. Então, se está pensando em se aventurar em Merlin e você não é daqueles que aprende jogando, pense bem em uma maneira mais simples de ensinar as regras.

                    O motivo disso é o fato de o jogo ser recheado de opções de ação, e então você tem que explicar diversas ações e sinalizar como se ganha pontos. Quando jogado com principiantes, não é incomum perguntarem muitas vezes o que cada ação possibilita.


    Cuidado com as falsas impressões

                    Em uma primeira impressão é muito comum acreditar que Merlin é um jogo limitado a sorte, já que apesar de possuir uma forma de alterar o valor dos dados essa possibilidade não é tão acessível e ampla como em outros jogos do autor. Poucas vezes você obterá uma maçã (que é o token que te proporciona essa mudança), mas você notará que não é tão dependente dela quando aprender a utilizar as ações das bandeiras. Nelas consiste um dos pontos mais estratégicos do jogo. Saber usá-las pode ser crucial para sua partida, além de passar por aquela sensação de trabalho bem feito que os euro-gamers tanto gostam. Portanto, cuidado para não tachar o jogo logo na primeira partida, pois ao fazê-lo pode estar perdendo uma bela experiência com esse jogo que é realmente muito bom.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/83404_98703_m.jpg

    (Dados ao centro depois de utilizados para andar no rondel)

    Passemos as sensações

                    Quem acompanha meus reviews sabe que o foco está nas sensações que os jogos transmitem, e devo dizer que a primeira impressão com esse jogo não foi tão boa, pois me pareceu muito travado. São muitas opções e eu não sabia direito o que fazer para melhorar o resultado. Algumas ações parecem ser complementares já que só proporcionam boa quantidade de pontos em momentos muito singulares da partida. Portanto, não é incomum nas primeiras partidas pensar que todo o seu turno será perdido, mas isso melhora de acordo com a aprendizagem. Como já supracitado, ter de traçar um plano a partir dos dados pode ser limitante enquanto não se consegue compreender todas as possibilidades que o jogo te oferece.


    Um olhar que muda tudo

                    A mecânica de usar um dado de cada vez também proporciona momentos interessantes no jogo, já que certamente ocorrerá com você de pensar “Cara, se eu tivesse usado em uma ordem diferente o resultado seria melhor...”. É interessante pensar que o destino final de seu meeple será o mesmo independente da ordem, mas o trajeto que ele percorrerá não, e é aí que você deve pensar muito bem qual a ordem de uso dos dados, sem contar aqueles momentos em que você tem uma opção de ação que poderia ser boa, mas observando os dados do amigo você percebe que deve traçar outro trajeto.


    Uma pausa para uma comparação

                    Há pouco tempo comentei em meu review sobre Blackout: Hong Kong o fato de que o cumprimento dos objetivos era muito conflitante com as exigências de recurso ao longo da partida. Neste ponto Merlin demonstra a sua total superioridade sobre Blackout: Hong Kong, já que aqui também existe um conflito entre o cumprimento de um objetivo e a utilização do recurso, mas não é um fator determinante para a partida.

    É muito comum você ponderar o uso de um de seus recursos visando o cumprimento de um objetivo, assim como também é comum você perceber que não tem jeito de fazer os dois, mas em Merlin eu tenho 8 modos de pontuar positivamente durante a partida, 1 modo de pontuação de fim de jogo, e 1 modo de pontuar negativamente durante a partida, ou seja, o jogo não depende exclusivamente do cumprimento de objetivos, e isso é muito positivo, pois o jogador que melhor usufruir de todos esses modos é que será mais bem sucedido. Não temos aqui aquele terrível sentimento de que o jogo não te deixa jogar.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/11410_98707_m.jpg

    (Recursos a serem coletados para cumprimento do objetivo. Este não está difícil rsrs)

    O que há de melhor?

                    Para mim, o ponto forte do jogo são ações interativas. É incrível quando você precisa que um oponente mova o Merlin para um lugar específico para potencializar a sua jogada e isso acontece. A espera desse movimento gera um bom número de possibilidades na sua mente “Se ele mover pra lá eu uso essa ação, se mover pra cá eu uso essa outra, mas se não mover a tempo eu tenho que fazer essa. Mas e se ele usar o Merlin e alguém correr e mudar de lugar?”. Cara, que sensação boa! Algo semelhante ocorre na disputa pela Excalibur ou pelo Santo Graal. Muitas vezes você tem que dar uma passada de olho nos dados alheios para saber se conseguirá terminar a rodada com algum desses itens. É bem frustrante quando você está contando com o benefício que eles te trazem e alguém os toma de você, mas a bem da verdade, alguém vai ter que passar por isso, e eu sempre espero que não seja eu (apesar de acontecer comigo com frequência :'(). Aguardar o momento exato para toma-los do oponente traz uma dependência positiva da interação.

                    Além disso, você pode usar a bandeira de cor laranja para usufruir da posição em que outro oponente está, bem como disputar acirradamente com ele a supremacia dos arredores que é garantida por controle de área. Também pode expulsar um ajudante adversário visando diminuir a pontuação dele, além de disputar o controle de influência dos castelos. São muitos pontos de interação e este é o melhor do jogo para mim, principalmente as ações que simultaneamente maximizam sua pontuação e reduzem a pontuação adversária. Como é um jogo que, se bem jogado, tende a ser bem disputado, pensar a melhor maneira de gerir os pontos é importante. As vezes é melhor você impedir que o adversário ganhe um numero grande de pontos do que você fazer pouca quantidade.

    Este fator acaba por torna-lo um jogo do tipo “quanto mais pessoas melhor”. Ele funciona bem em dois, mas é melhor em três, e ainda melhor em quatro pessoas. Isso fez com que ele perdesse um pouco de mesa para dois aqui em casa, já que ambos gostamos de explorar um jogo no seu máximo. Mas de vez em quando ainda rola. O único fator a ser superado em 4 pessoas é o tempo. Merlin tem uma boa propensão a AP. Pra mim, contudo, isso não é um problema, já que eu gosto bastante do jogo.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/cf20e_194335_m.jpg

    Imagem que representa bem os pontos de interação: Disputa no castelo, Excalibur e Santo Graal, o meeple do Merlin e ao fundo pontos de influência verde e vermelho desfocados


    Um pisão bem feio na bola

                    Pra finalizar, não poderia deixar de falar em como Stefan Feld, ou a Queen, ou os dois erraram feio ao vender separadamente a “Queenie 1” que diz respeito aos arredores. Gente, essas peças claramente deveriam ser composição original do jogo. É totalmente frustrante você perceber que algo que faz tão grande diferença na forma em que se joga deve ser comprado separado, principalmente algo que me parece já ter sido pensado antes. Acredito que esse pequeno adendo aos arredores é muito mais efetivo do que a expansão “Favores do Rei” que já veio na edição da Calamity. Particularmente, espero poder comprar em algum momento e jogar com a sensação de jogo completo.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/00698_150003_m.jpg

    (Arredores com a Queenie 1, fonte importante de pontuação e local onde ocorre a maior disputa direta)

    *

    *

    Se você chegou até aqui, fica o meu muito obrigado. Caso tenha gostado, se inscreva no canal "O que esperar?" para receber as notificações dos reviews!

    Se você estava indeciso sobre a aquisição deste jogo espero ter ajudado.

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    Comentários:

  • andre_fcl
    439 mensagens MD
    avatar
    andre_fcl09/06/22 15:13
    andre_fcl » 09/06/22 15:13

    Ótima resenha!

    Tenho muita vontade de ter esse jogo, me parece ser muito interessante. Vou esperar aparecer uma oportunidade boa igual a sua hehe.

    1
  • Negrao
    405 mensagens MD
    avatar
    Negrao09/06/22 15:19
    Negrao » 09/06/22 15:19

    Fiquei com muita vontade de jogar.
    É algo assim que estou querendo dar uma conferida no momento.

    1
  • viniciusjf
    2712 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf09/06/22 15:23
    viniciusjf » 09/06/22 15:23

    Merlin é um jogo muito legal e muito bonito, tive na coleção e o aproveitei por um bom tempo.

    O que me levou a vender o jogo foi principalmente o fator líder, que não é extremo, mas chega a ser frustrante. Quando um jogador abre vantagem de pontuação, é bastante difícil conseguir uma virada no jogo. 

    O outro fator foi rejogabilidade um tanto limitada e a perspectiva quase nula de ter as expansões principais no Brasil. Acredito que elas dariam um novo fôlego ao jogo, mas é necessário importar e não andam baratas.

    Uma coisa interessante sobre o Merlin que eu já disse em algum outro lugar é que ele guarda uma certa semelhança com Yokohama e Teotihuacán. Nos três jogos você roda pelo tabuleiro (literalmente) e realiza ações que dependem da força dos seus dados/conjunto de trabalhadores, e nos três há possibilidades de manipular essa força. Tive os três na coleção e por mais que hajam diferenças, obviamente, o melhor dos três de longe é o Teotihuacán, tanto que foi o único que ficou.

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas09/06/22 15:51
    Mateus Dantas » 09/06/22 15:51

    andre_fcl::Ótima resenha!

    Tenho muita vontade de ter esse jogo, me parece ser muito interessante. Vou esperar aparecer uma oportunidade boa igual a sua hehe.

    Obrigado por comentar, meu amigo!
    A paciencia é uma virtude, espere e pode ser que encontre hehe

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas09/06/22 15:52
    Mateus Dantas » 09/06/22 15:52

    Negrao::Fiquei com muita vontade de jogar.
    É algo assim que estou querendo dar uma conferida no momento.

    Muito bacana saber que esse desejo foi despertado. Caso consiga experimentar por ai, se possível, volte aqui e nos conte sua experiencia hehe

    Obrigado por comentar!

    2
  • PedroMVM
    725 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM09/06/22 15:56
    PedroMVM » 09/06/22 15:56

    Ótima resenha :)

    É preciso explicar a quem estiver aprendendo que as bandeiras ajudam muito no jogo, elas permitem manipular o dado ou fazer outra ação no tabuleiro.

    A Queenie 1 realmente muda bastante o jogo. Acho que deixaram de fora do jogo porque ficaria muito complexo. Mas podia sim vir na caixa do jogo. Q Queenie 2 é ainda mais difícil de conseguir, não sei o quanto muda de fato.

    Entre as expansões, Arthur acrescenta novas coisas e dá um gás a mais no jogo, dando mais oportunidades de conseguiras maçãs. Também muda duas bandeiras, a preta e a cinza, permitindo mais ações nos dados. A expansão dos cavaleiros acrescenta 12 cavaleiros com poderes únicos e devem ser dados 2 para cada jogador no início do jogo. Já a Morgana adiciona vários módulos e deixa excessivamente complexo, minha opinião é deixar essa de lado.

    1
  • viniciusjf
    2712 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf09/06/22 16:18
    viniciusjf » 09/06/22 16:18

    A única coisa que não gosto na Queenie 1 são os terrenos com take that, pode parecer uma contradição depois de eu mencionar que vejo um fator líder no jogo, mas não gosto. No entanto são apenas dois, o efeito não é devastador e os terrenos definitivamente melhoram muito a experiência do jogo.

    2
  • PedroMVM
    725 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM09/06/22 16:37
    PedroMVM » 09/06/22 16:37

    viniciusjf::A única coisa que não gosto na Queenie 1 são os terrenos com take that, pode parecer uma contradição depois de eu mencionar que vejo um fator líder no jogo, mas não gosto. No entanto são apenas dois, o efeito não é devastador e os terrenos definitivamente melhoram muito a experiência do jogo.

    A Morgana tem módulos com take that, fica a informação pra quem não curte.

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas09/06/22 17:28
    Mateus Dantas » 09/06/22 17:28

    viniciusjf::Merlin é um jogo muito legal e muito bonito, tive na coleção e o aproveitei por um bom tempo.

    O que me levou a vender o jogo foi principalmente o fator líder, que não é extremo, mas chega a ser frustrante. Quando um jogador abre vantagem de pontuação, é bastante difícil conseguir uma virada no jogo. 

    O outro fator foi rejogabilidade um tanto limitada e a perspectiva quase nula de ter as expansões principais no Brasil. Acredito que elas dariam um novo fôlego ao jogo, mas é necessário importar e não andam baratas.

    Uma coisa interessante sobre o Merlin que eu já disse em algum outro lugar é que ele guarda uma certa semelhança com Yokohama e Teotihuacán. Nos três jogos você roda pelo tabuleiro (literalmente) e realiza ações que dependem da força dos seus dados/conjunto de trabalhadores, e nos três há possibilidades de manipular essa força. Tive os três na coleção e por mais que hajam diferenças, obviamente, o melhor dos três de longe é o Teotihuacán, tanto que foi o único que ficou.

    Olá, Vinicius. Obrigado por comentar!

    Acredito que os modos de se enxergar a rejogabilidade podem ser diferentes, pois o jogo proporciona uma aleatoriedade em algumas coisas como o local os recursos que se começa, os inimigos, a formação dos arredores, os objetivos a se cumprir, a própria aleatoriedade dos dados, então, tem esses fatores, mas sim, a buaca e sempre fazer o mesmo se adequando a essa aletoriedade. Percebo que isso incomoda muita gente em diversos jogos, mas nunca foi um problema pra mim.

    Quanto às expansões, eu só considero expansões para jogos que eu realmente quero mais dele, o que é bem difícil.

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