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  4. Revisitando Castles of Burgundy e a jornada do jogador de boardgame

Revisitando Castles of Burgundy e a jornada do jogador de boardgame

The Castles of Burgundy: Special Edition
  • avatar
    betoritter02/05/25 16:20
    avatar
    betoritter
    02/05/25 16:20
    398 mensagens MD

    Pois bem, meus caros. Eis que, quase 9 anos depois, joguei novamente Castles of Burgundy.


    Da primeira vez, joguei no ímpeto do board gamer de descobrir qual era o jogo. Meu amigo apresentou aquele jogaço euro, com paleta de cor pastelzão, feio, trilha de pontos torta, muita coisinha pra olhar naquelas construções amarelas, sem player aid... Enfim, caos e desgosto. Tenho certeza de que, na época, minha cabeça ainda não estava preparada para jogos euro.

    O jogo desceu torto. Nem lembro quem ganhou — provavelmente foi meu amigo, dono do jogo. Lembro que ele tinha tudo do jogo até então (expansões, promos...).


    Acontece que a jornada de jogador é interessante. É aquela coisa da proficiência, tipo uma arte marcial: você vai “trocando de faixa”. Começa com jogos mais simples, depois joga um bem bonito, aí um complicado e feio (que você acha feio), depois um bonito mas meio ruim, aí um feio mas excelente (Food Chain Magnate?), e assim vai... moldando seu caráter, dando upgrade no cérebro, afiando sua malícia (nos jogos, tá?!), entendendo o momento certo de escolher determinada ação (e falhando miseravelmente em 95% das vezes... ahahahaha). Enfim, você vai percebendo, ao longo da caminhada, que existem jogos que, no primeiro momento, não foram legais. Mas aqui eu digo novamente: se tiver a oportunidade de jogar de novo, SIMPLESMENTE JOGUE! Pode acontecer o que aconteceu comigo — novamente. (Caso recente: Terraforming Mars.)


    Outro amigo chegou com a cópia (aquela mesma do amigo anterior), trilha torta, cor pastelzão de “queijo com muito ar”. Joguei novamente.

    Cara, que jogo bom. Regras simples (imprimi um player aid pro dono do jogo, o que ajudou bastante). Dá pra explicar pra quem nunca jogou nada nem perto disso — mas pode ser que aconteça o que aconteceu comigo e a pessoa não curta.

    Dos jogos do Feld que joguei, talvez esse seja o mais simples de entender, por conta dos dados que você rola e do que está impresso no tabuleiro. Não tem muito segredo além dos trabalhadores que permitem manipular os dados. Fora isso, é bem direto. Meu último Feld que saiu da coleção foi o Trajan (que acho um jogaço), mas, se eu fosse apresentar para minha irmã — que gosta de jogos, mas não está acostumada — ele seria considerado pesado demais. Muitos lugares pra acompanhar e aquele rondel do tabuleiro pessoal dá uma queimada de mufa.



    Castles of Burgundy é simples e direto: você só tem duas ações para fazer com seus dados. Não tem muito o que quebrar a cabeça além do próprio tabuleiro, o que acaba virando um puzzle só seu (nos mesmos moldes de Azul), com a diferença de que aqui nem penalidade você toma por pegar tile demais.

    Enfim, o jogo veio numa roupagem ultramegablaster que deve incluir todas as expansões já lançadas. Pra quem já curtia o jogo do jeito que era vendido no Brasil (pela Grow), responde aí nos comentários: vocês trocaram as versões antigas por essa mega versão (o pastelzão ultra recheado), ou continuaram com o pastelzão cheio de vento mesmo? (Que, de qualquer maneira, continua uma delícia.)

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    Comentários:

  • educez
    1103 mensagens MD
    avatar
    educez02/05/25 17:13
    educez » 02/05/25 17:13

    Mesma coisa aqui, primeira partida de Burgundy achei chato, não entendi direito, jogo feio, deixei de lado por um tempão. Hoje tá no meu top5. Jogaço

    1
  • tpcordeiro
    1668 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro03/05/25 05:31
    tpcordeiro » 03/05/25 05:31

    Cara, que coincidência (ou não...) eu tive quase exatamente a mesma experiência q vc: joguei um jogo apenas 1 vez, no início de 2017 e apenas esse mês, mais de 8 anos depois, tive oportunidade de jogá-lo novamente. E esse jogo... Tb era Castles of Burgundy!
     
    Na primeira vez q joguei, estava no início do hobby, jogando há 1 ou 2 anos. Mas no auge dos meus 20 ou 30 jogos de experiência, já achava q sabia de tudo q gostava, pois já tinha jogado pesos pesados como Tzolkin, Mombasa, GOT, Caylus, Twilight Struggle, Carcassonne, entre outros. Na época, escrevi na minha análise do BGG: "Jogo interessante, usando os dados com uma certa dose de sorte, mas como limitações de escolha, tornando-se um jogo bem diferente. Talvez precise de mais uma ou duas partidas para entender melhor seu espírito, mas já deu pra ver que é bom."
     
    Mas apesar dessa impressão positiva de "preciso conhecer mais", o fato é q oq ficou cravado na minha memória, além da sorte dos dados, era a injustiça de eu não ter ganho aquela partida. Veja bem, não sou um cara q não gosta de um jogo pq fui derrotado, pelo contrário, meu top 1 é um jogo q tenho mais de 60 partidas e perdi mais de 90% delas. Mas nesse caso específico, como aquele jogo monocromático não havia se curvado à meu intelecto superior de estrategista? Um jogador q havia criado um caminho teoricamente invencível, elogiado até pelos outros jogadores no decorrer da partida? Como aquele boardgame feio e desconjuntado ficava dando ponto para todo mundo sem critérios e ousava dar a vitória ao dono do jogo, que havia investido em tiles amarelos que pontuavam apenas ao final da partida, ao invés de a mim, que havia pontuado vacas como se não houvesse amanhã, que me faziam ficar dezenas de pontos a frente de todos os adversários ao longo de quase toda disputa?
    Como um bom competidor, reconheci a derrota, mas, no fundo aquilo, para mim, beirou o "roubo" ou, no mínimo, apelação. Sim fiquei com essa impressão do jogo ao longo de todos esses anos: injusto, onde absolutamente qualquer coisa dava ponto e que não premiava o melhor jogador e a melhor estratégia.
     
    Hoje, agora quase completando 10 anos de hobby e mais de 300 jogos nas costas, provei o jogo de novo e posso dizer: como eu estava errado! Joguei uma vez e desde então já se vão mais 3 outras partidas, e com vontade de jogar mais! Sorte? Tem sim, mas hj vejo como, na época, na verdade não tive sagacidade de tentar mitigá-la como deveria. E a estratégia matadora? Bem, já percebi tantas outras, e várias novas há ainda a se descobrir. Adorei o jogo. Não acho q seja tão simples assim, principalmente para os não iniciados q não conhecem mais nada além de parties. Acho q ainda tem uma quantidade de regras q pode assustar, alí nos tiles amarelos principalmente, e com uma iconografia pobre, que ganharia bastante com um player aid melhor, realmente. Mas acima de tudo, não tem como negar que é um jogo extremamente divertido e gostoso de apreciar.

    2
  • betoritter
    398 mensagens MD
    avatar
    betoritter03/05/25 12:45
    betoritter » 03/05/25 12:45

    tpcordeiro::Cara, que coincidência (ou não...) eu tive quase exatamente a mesma experiência q vc: joguei um jogo apenas 1 vez, no início de 2017 e apenas esse mês, mais de 8 anos depois, tive oportunidade de jogá-lo novamente. E esse jogo... Tb era Castles of Burgundy!
     
    Na primeira vez q joguei, estava no início do hobby, jogando há 1 ou 2 anos. Mas no auge dos meus 20 ou 30 jogos de experiência, já achava q sabia de tudo q gostava, pois já tinha jogado pesos pesados como Tzolkin, Mombasa, GOT, Caylus, Twilight Struggle, Carcassonne, entre outros. Na época, escrevi na minha análise do BGG: "Jogo interessante, usando os dados com uma certa dose de sorte, mas como limitações de escolha, tornando-se um jogo bem diferente. Talvez precise de mais uma ou duas partidas para entender melhor seu espírito, mas já deu pra ver que é bom."
     
    Mas apesar dessa impressão positiva de "preciso conhecer mais", o fato é q oq ficou cravado na minha memória, além da sorte dos dados, era a injustiça de eu não ter ganho aquela partida. Veja bem, não sou um cara q não gosta de um jogo pq fui derrotado, pelo contrário, meu top 1 é um jogo q tenho mais de 60 partidas e perdi mais de 90% delas. Mas nesse caso específico, como aquele jogo monocromático não havia se curvado à meu intelecto superior de estrategista? Um jogador q havia criado um caminho teoricamente invencível, elogiado até pelos outros jogadores no decorrer da partida? Como aquele boardgame feio e desconjuntado ficava dando ponto para todo mundo sem critérios e ousava dar a vitória ao dono do jogo, que havia investido em tiles amarelos que pontuavam apenas ao final da partida, ao invés de a mim, que havia pontuado vacas como se não houvesse amanhã, que me faziam ficar dezenas de pontos a frente de todos os adversários ao longo de quase toda disputa?
    Como um bom competidor, reconheci a derrota, mas, no fundo aquilo, para mim, beirou o "roubo" ou, no mínimo, apelação. Sim fiquei com essa impressão do jogo ao longo de todos esses anos: injusto, onde absolutamente qualquer coisa dava ponto e que não premiava o melhor jogador e a melhor estratégia.
     
    Hoje, agora quase completando 10 anos de hobby e mais de 300 jogos nas costas, provei o jogo de novo e posso dizer: como eu estava errado! Joguei uma vez e desde então já se vão mais 3 outras partidas, e com vontade de jogar mais! Sorte? Tem sim, mas hj vejo como, na época, na verdade não tive sagacidade de tentar mitigá-la como deveria. E a estratégia matadora? Bem, já percebi tantas outras, e várias novas há ainda a se descobrir. Adorei o jogo. Não acho q seja tão simples assim, principalmente para os não iniciados q não conhecem mais nada além de parties. Acho q ainda tem uma quantidade de regras q pode assustar, alí nos tiles amarelos principalmente, e com uma iconografia pobre, que ganharia bastante com um player aid melhor, realmente. Mas acima de tudo, não tem como negar que é um jogo extremamente divertido e gostoso de apreciar.

    Que maneiro ver que foi quase a mesma experiência. 
    Quando disse que era simples, é o fato de regras bem diretas... rola os dados e vai fazer isso, isso ou aquilo e aquilo.. não tem muita parede invisível nas ações, e os tiles amarelos são apenas modificadores.
    Mas sem dúvida é um jogo sensacional que dá para aprofundar muito.

    0
  • tuliobarros
    1688 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros03/05/25 16:45
    tuliobarros » 03/05/25 16:45

    O seu relato e o do tpcordeiro se casam muito bem!

    Esse e Puerto Rico foram duas das melhores e mais erradas escolhas da Grow. Sair dum War, dum Combate, dum Cara a Cara, dum Master e entrar nesses jogos é preciso dum pouco de esforço.

    De fato, esse é um jogo que precisa ter muita leitura de mesa, aproveitar as oportunidades, não bater muito de frente com outro jogador. É um jogo de vários caminhos.

    Feld fez In the Year of the Dragon, detestável. Fez Jórvík, bem mais ou menos. Fez Bonfire, um bom jogo. Trajan, excelente, mas pouco acessível. E vou dizer que ele nunca acertou tão bem quanto em The Castles of Burgundy. Pode ser que Feld não seja pra mim? Pode. Mas Burgundy é uma das exceções que confirmam a regra.

    :D

    Parabéns pelo excelente texto.

    1
  • Doidera
    966 mensagens MD
    avatar
    Doidera06/05/25 11:53
    Doidera » 06/05/25 11:53

    Só lembrando que o pastelzão recheado agora nem mais pastel é, parece mais uma salada de tão colorido! :D

    Bom relato!

    0
  • betoritter
    398 mensagens MD
    avatar
    betoritter06/05/25 13:52
    betoritter » 06/05/25 13:52

    Doidera::Só lembrando que o pastelzão recheado agora nem mais pastel é, parece mais uma salada de tão colorido! :D

    Bom relato!

    é verdade meu amigo.. ahahaha

    0
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