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Em
Maps of Misterra, os jogadores exploram e mapeiam a misteriosa ilha de Misterra (que pode ser traduzida como "terra errada" ) e competem entre si para fazer suas presunções prevalecerem. É um jogo de dominó, controle de área e objetivos secretos, mas também sentirá um elemento de narrativa enquanto os 2-4 jogadores exploram a ilha e discutem sobre sua topografia.

Cada jogador faz dois turnos seguidos, com a maioria dos turnos consistindo em mover seu explorador na ilha e aplicar uma das cartas de terreno disponíveis no estilo dominó em seu próprio mapa adjacente ao seu explorador. Se os quadrados correspondentes da ilha real estiverem vazios no momento, o terreno é aplicado à ilha, com o lado enevoado para cima: te deixando um pouco confuso sobre o que a paisagem pode ser, mas seu melhor palpite é que é uma lagoa, por exemplo. Se já era uma peça enevoada, então ela se confirma se sua afirmação for correspondente, ou pode discordar e alterá-la: talvez de uma selva enevoada para uma montanha enevoada. Se o quadrado já foi confirmado, então pode mapeá-lo como quiser, mas isso não mudará a ilha real.

Cada um dos quatro tipos de terreno tem seu próprio efeito especial que impacta seu turno dependendo de onde está. Pode ser um pouco desconcertante estar em uma montanha hipotética em um turno, usando sua habilidade de ver e, portanto, mapear mais longe, apenas para alguém lhe dizer em seu turno que está de fato em uma selva e, portanto, não consegue ver longe o suficiente para mapear nada. Os jogadores estão constantemente pensando sobre a ilha real e seus efeitos de terreno, e também seu próprio mapa que pode não se parecer em nada com a ilha em si, no entanto, isso pode ser bom. Embora marque pontos para cada quadrado em seu mapa que corresponda à ilha real, pode marcar mais pontos se estiver honrando as presunções de seu patrocinador de expedição, que agem como cartas de bônus de final de jogo para atender a certas condições e criar padrões com a paisagem. Pode ser muito confuso, mas de um jeito bom!

Como se já não houvesse muito o que pensar, também pode marcar pontos reivindicando áreas de terreno confirmado com uma de suas três bandeiras; um pouco como tomar uma cidade em
Carcassonne (Hans im Gluck).
Não há escassez de opções, e sempre terá que decidir entre concordar com outras pessoas ou frustrar suas afirmações, construir áreas para reivindicar ou tentar restringir o território de outras pessoas. Pode haver um pouco de sorte caso suas cartas de bônus secretas tenham sinergia entre si, e se os planos de outros jogadores funcionarem a seu favor, mas as oscilações normalmente não devem ser o suficiente para arruinar um jogo de alguém. Componentes para o modo solo também são fornecidos e há uma regra avançada opcional para recompensar ainda mais os jogadores por fazerem seu mapa corresponder à ilha real.
Maps of Misterra foi criado por Mathieu Bossu, Thomas Cariate e Timothée Decroix. A arte é de Stantislas Puech, e o jogo é publicado pela Sit Down!
(Review por Matt Young)
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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