Muito já foi falado sobre o Acquire. Nesse tópico
aqui, o Jean do Covil dos Jogos faz uma sucinta passada pelas regras e já fala de como o jogo funciona mais ou menos. Então, o que eu teria para oferecer a mais nessa discussão? Talvez podemos tentar descobrir o porquê desse jogo, apesar de sua idade, continuar tão atual.
O jogo é basicamente um jogo de tile placement e mercado de ações. No começo do seu turno, você coloca um tile, resolve o que ele pode disparar ou não (fundar uma empresa, fazer uma fusão), compra até 3 ações de empresas já fundadas, e termina comprando um novo tile.
É apenas isso que se faz no jogo, por um número indeterminado de rodadas até que um dos dois gatilhos ocorram:
- uma empresa fique com o tamanho de pelo menos 41
- ou todas as empresas no tabuleiro fiquem com tamanho de pelo menos 11.
Pagam-se os bônus aos acionistas, converte-se as ações em dinheiro e quem tem mais dinheiro ganha. Fim. Simples e direto.
Esse jogo era muito popular no cenário de jogos da década de 70 e início de 80. Existiam basicamente dois tipos de jogos no mercado na época: wargames simulacionistas, longos e pesados, e jogos família rápidos (para os padrões da época) para se jogar com a criançada sem pensar muito. Mas Acquire ficava no exato ponto de ser rápido e leve mas de conter uma camada estratégica que satisfaria o público querendo algo que colocasse mais sua cabeça para pensar.
Avançando um pouco mais o relógio, hoje em dia o que não falta são opções de jogo. Temos jogos leves, temos médios e pesados que usam mecânicas de mercados de ações. Temos a família 18xx que é bem conhecida por sua mecânica de mercado de ações, temos a família cube rails que também se aproveita, e temos jogos mais do lado euro-style que também usam a mecânica de mercado de ações (Arkwright, Panamax, Imperial Steam).
Mas mesmo com esse monte de opções, Acquire continua oferecendo uma experiência sólida de jogo. Altamente interativo, podendo acabar rapidamente numa jogada de oportunidade de algum jogador, ou se estender por até 2 horas facilmente caso se manipule bem o mercado (e os demais jogadores). Ou seja, ele ainda vai encontrar espaço mesmo para jogadores acostumados com um 18xx. Para esse tipo de jogador, ele é quase um party game: regras fáceis, duração curta. Mas sem ser raso.
Já para um jogador que não está acostumado com esse tipo de jogo, pode ficar assustado, ou até mesmo desgostar do inevitável block, ou jogada que fará ruir o valor de suas ações, deixando o sabor amargo de ficar empobrecido num jogo onde o objetivo é fazer dinheiro.
Alguns dirão que isso é um defeito do jogo, enquanto outros vão gostar dele justamente por ter essa possibilidade (eu sou do segundo grupo).
Enfim, é um clássico que, com o recente reprint lá fora, se torna acessível e que todo mundo deveria experimentar pelo menos 2 vezes (1 vez para sentir o jogo e + 1 vez para se aprofundar mais).
Voce pode conferir as Regras detalhadas, o gameplay completo em 4 jogadores e as opnioes da mesa no nosso canal do youtube ou no topico:
https://ludopedia.com.br/topico/75776/acquire-regras-gameplay-4p-e-overview
Da uma força pra gente se inscrevendo no canal e dando aquele like nas nossas postagens e videos: