(Análise) Wingspan: Asia
Título: Wingspan: Asia (2022)
Designer: Elizabeth Hargrave
Arte: Beth Sobel, Natalia Rojas
Editora nacional: Grok Games
Nº de jogadores: 1 a 2*
Mantendo a beleza e qualidade dos componentes, Wingspan: Asia apresenta uma mecânica exclusiva para 2 jogadores, melhora as partidas solo e, ainda, estende a caixa base para até 7 jogadores. Confira tudo isso no texto a seguir!
*Nota: Wingspan: Asia é um jogo base para 1 a 2 jogadores e serve como expansão para o Wingpan (2019), aumentando o número de jogadores para 7 e adicionando mais aves.
Resumo de Como o Jogo Funciona
O jogo transcorre ao longo de 4 rodadas. Em cada uma delas o jogador possui alguns cubinhos (o jogador começa a partida com oito e a cada rodada o jogador perde um) e os utiliza para sinalizar as suas ações. As ações possíveis são baixar uma carta de ave (pagando o custo em recursos), pegar recursos (selecionando-os a partir de dados disponíveis), pegar ovos (e adicionar em cartas já baixadas) ou adquirir mais cartas (de uma reserva com 3 abertas ou do monte fechado). Sempre que o jogador escolhe uma das ações (exceto ‘descer ave’, ele ativa todas as cartas com efeito marrom que estejam na mesma linha da ação realizada, gerando combos e melhorando o poder de cada ação. Quando o jogador baixa uma carta em seu tabuleiro individual (obedecendo certas limitações), ele pode adicionar um marcador em um tabuleiro central, o que irá gerar uma competição com o adversário ao final de cada rodada de acordo com objetivos específicos a serem alcançados. No final vence o jogador com a maior quantidade de pontos (proveniente das aves baixadas, objetivos de rodada, objetivos secretos, ovos remanescentes, cartas e marcadores de comida abaixo e acima das cartas de ave e o maior conjunto contínuo de marcadores no tabuleiro central). O modo solo é similar, com a diferença que ao invés de outro jogador existe um ‘Bot’ formado por um baralho de cartas que geram a interação nos elementos presentes no jogo.
Mecânicas Principais: Gestão de mão; Gestão de recursos; Rolagem e seleção de Dados.
Critérios
Ø Qualidade dos Componentes
PRÓS: Caixa e cartonados com boa gramatura; Componentes de madeira (dados, marcadores e ovinhos) com excelente acabamento; Manuais feitos com um papel de excelente gramatura; Cartas com boa gramatura e acabamento em linho.
CONTRAS: A caixa é bem fina e com um formato completamente diferente das que temos no mercado, então além de ficar um pouco difícil guardar tudo dentro de forma confortável, ao ser armazenada na estante ela ocupa um espaço não convencional, ou seja, no modo sincerão: a caixa tem um formato bizarro e fica difícil arrumar um canto para ela na estante, então, SIM, eu reclamo com força do cidadão responsável por essa escolha bisonha de caixa (o que, aliás, aconteceu com outras expansões de Wingspan); Apesar de bonitos e grandes, não gosto do fato dos dados terem as quinas arredondadas, pois isso facilita com que eles ‘quinem’ (não fique nenhuma face facilmente reconhecível para cima) com mais frequência.
(Todos os componentes)
Ø Tempo de Preparação de Partida
Baixo. O que é preciso é apenas ajeitar os tabuleiros na mesa com suas coisinhas (de jogador e central), embaralhar dos dois baralhos (aves e objetivos), entregar algumas cartas e marcadores para os jogadores, abrir outras cartas no centro da mesa e deixar os ovinhos, dados e marcadores de comida à mão. Fácil e rápido. Para o modo solo, é basicamente a mesma coisa, com a adição de pouca coisa adicional.
(Marcadores cartonados que representam o tipo de alimentação das aves)
Ø Arte
PRÓS: É tudo muito lindo, não tem o que dizer! As aves parecem até fotografias de tão bem feitos e os demais componentes são de fácil identificação, seja pelos ícones ou cores utilizadas. Vale salientar que as aves asiáticas são bem coloridas, tem muito vermelho, azul e amarelo, o que faz com que o jogo fique bem chamativo na mesa conforme as aves vão sendo baixadas.
CONTRAS: O tamanho das letras nas cartas de aves é bem pequeno, então é normal precisar olhar mais de perto e com mais calma; O lado do tabuleiro individual utilizado no modo dueto (1 a 2 jogadores) tem cores bem vivas, contudo, não me passou uma sensação de realismo, me parecendo meio cartunizado demais, ficando incompatível com as ilustrações das aves.
(Cartas do jogo. A esquerda, objetivos e na direita, as aves)
Ø Curva de Aprendizagem
Baixa. Wingspan (falando da caixa-base e do Asia) possui basicamente 4 diferentes tipos de ações e o jogador escolhe a ordem que vai executar do jeito que bem entender, então o jogo é muito amigável com iniciantes. Se tratando do Asia, existe um pequeno conjunto de regras adicionais sobre o modo Dueto, mas são também bem simples, basicamente, quando a pessoa baixa uma ave em seu tabuleiro coloca um marcador de sua cor em formato de ‘meio yin-yang’ no tabuleiro central obedecendo as regras do local mais alguma característica do que desceu (tipo de ninho, com o que alimentou e etc). Resumo: jogar com sua tia que tinha um papagaio na infância é possível sem dificuldade.
O ponto que talvez deixe um pouquinho (mas bem pouquinho) mais complexo é o fato de Wingspan: Asia, em relação ao jogo base de 2019, ter todos os tipos de habilidades de aves, as quando baixadas, quando ativadas, quando outro jogador faz alguma coisa, as de final de rodada e mesmo final de partida. Isso pode parecer que complicou o jogo em comparação ao de 2019, mas vejo claramente como uma evolução, já que o jogador tem bem mais formas de interagir com tudo que acontece, logo valeu a pena a pitadinha adicional de regras.

(Os componentes em madeira dos jogadores)
Ø Presença de Tema
Médio. Apesar da beleza do jogo, não fica muito claro e nem temático o motivo do jogador ter algumas aves em seu tabuleiro central, porém, se a explicação sobre qual é o papel do jogador é rasa, boa parte de todo resto faz bastante sentido: os recursos gastos em relação ao tipo de alimentação das aves e os locais que elas habitam; o fato de o jogador colocar cartas em baixo de outras, seja simbolizando aves que vivem em bando ou que atacaram e se alimentaram de outras aves menores; as comidas armazenadas nas aves que representam sua dieta e mesmo os ovinhos e sua relação com o ninho. Tudo isso além de ser funcional mecanicamente, ainda carrega consigo uma boa dose lógica dentro do tema. Convenhamos, o jogo é bonito e fofo e é comum percebermos que perdemos alguns instantes só apreciando as ilustrações de aves, então o tema não estar tão redondinho acaba não atrapalhando a experiência, já que a ilustração ocupa bem essa lacuna. O tabuleiro central, porém, não é bem explicado. Gosto de imaginar que foi o local onde o jogador, no papel de observador de aves, viu a ave em questão, mas isso é coisa da minha cabeça, faltou carinho aqui para explicarem melhor.
Curiosidade: Sabiam que todo pássaro é uma ave, mas nem toda ave é considerada um pássaro? Pois é. A escolha do termo ‘ave’ ao longo do texto não serve apenas para economizar alguns caracteres, mas também foi escolhida pelo fato de nem todo bichinho em Wingspan ser exatamente um pássaro, mas sempre uma ave. Citando o artigo que vou deixar como referência: “A diferença entre ave e pássaro está no fato de que o termo ave é dado a todos os animais pertencentes à classe Aves, mas o termo pássaro só deve ser utilizado para indicar indivíduos da ordem Passeriforme”, então como saber a diferença? Basicamente, a ordem Passeriforme (pássaros) possui a capacidade do canto, tem três dedos voltados para frente e um para trás e esses animais não possuem membrana na base do bico. Devido a essa diferença achei excelente a escolha de Wingspan, que significa ‘envergadura’, referindo-se às asas, para o jogo, afinal não se limita a uma coisa ou outra (inclusive, quem sabe um dia não sai um Wingspan com aves fictícias, místicas e/ou sobrenaturais? Nunca se sabe... hehe). (Edit em 03/01/2023: Se sabe! Foi anunciado Wyrmspan! https://www.instagram.com/p/C1pJmZPrjhi/?igsh=MXU5cDJpMHVsMTd1dw%3D%3D!)
Veja mais detalhe sobre "Diferença entre ave e pássaro" na matéria do Brasil Escola abaixo: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/diferenca-entre-ave-passaro.htm .

(Os dados de madeira e com cantos arredondados)
Ø Rejogabilidade
Alta. Devido a existência de diversos tipos de habilidades nas cartas de aves e o aparecimento descontrolado das que surgem em jogo, dificilmente o jogador irá ficar repetindo a mesma ‘maquininha’ entre as partidas, sendo obrigado a ler as possibilidades dentro das opções que possui. Comparando com a caixa-base de 2019, Wingspan: Asia possui bem menos cartas (90 ao invés de 170) e isso pode parecer algo ruim em um primeiro momento, por diminuir a variação de cartas que os jogadores tem acesso, contudo é recompensador quando pensamos nas estratégias e porcentagens possíveis. A existência do tabuleiro central e os objetivos de rodada, agora relacionados com ele, agrega um elemento adicional bem interessante, porém lamento não existirem mais opções do mesmo (e são apenas grandes cartonados, logo não seria caro adicionar ao menos mais uma opção de tabuleiro central na caixa), contudo, é possível achar algumas variações na internet hoje em dia já.

(Os ovinhos vermelhos-bordôs que vem nessa caixa de Wingspan)
Ø Interação
Média. Wingspan: Asia não é um jogo de treta, daqueles com sangue nos olhos e faca nos dentes, porém a interação é na medida certa para que o clima fofo e amistoso do tema não se perca. Algumas cartas de aves possuem efeitos que interagem com os adversários, além da existência do tabuleiro central, o grande diferencial entre esse jogo e seu irmão mais velho, adicionar a quantidade de interação que eu, sinceramente, senti falta na versão maior de 2019. O tabuleiro central e seus objetivos são bem interessantes e fazem os jogadores se preocuparem com o momento e tipo de ave que o adversário irá baixar, contudo não provoca muitos bloqueios brutos e incontornáveis, de tal forma que o jogo fica interativo, mas ainda assim não agressivo, funcionando bem para o público em geral. Outra adição interessante foi relacionada a adição de habilidades de aves que se relacionam com rolar de dados do comedouro (o estoque com os dados já rolados e disponíveis), fazendo com que mesmo em apenas dois jogadores os dados disponíveis fiquem indisponíveis com maior frequência, sendo um exemplo prático de como a gamedesigner (e sua equipe) pensou em como deixar Wingspan: Asia mais funcional para duas pessoas sem apenas ter jogado um tabuleiro central de qualquer jeito, mas pensando de uma forma mais ampla nos quesitos de interação necessários para um número reduzido de jogadores.

(Tabuleiro individual durante a partida, onde o jogador aloca suas aves e escolhe as ações.)
Ø Fator Sorte
Relevância na partida: Baixa. Disclaimer: Esse tópico foi difícil e acho que corro um sério risco de criar polêmicas e me desejarem um natal cheio de panetone com frutas cristalizadas (combo de polêmica!).
ENTÃO... Wingspan: Asia tem muita carta que vem pra nossa mão de forma aleatória ou com uma amostra pequena (só 3 delas dispostas abertas na mesa), existe a rolagem de dados de recursos que nem sempre tem o que precisamos, as habilidades das aves, pontuação, tipo de ninho e limite de ovos variam bastante e os objetivos secretos individuais muitas vezes parecem impossíveis de serem cumpridos na pontuação máxima. Eu tenho tudo isso em mente, SÓ QUE ainda assim, sinto um controle bom do que está acontecendo, aliado com o fato de tudo isso que eu escrevi apesar de soar como aspecto negativo, impacta o adversário da mesma forma, então se alguém mitigou mais sua dependência de sorte, tendo mais variedade de cartas na mão, comprando mais cartas, acumulando comidas mais variadas e assim por diante, é mérito desse cidadão e ele deve ser reconhecido por isso.
Aqui nesse tópico, de novo, é impossível não criar um paralelo entre o Wingspan base e o Asia, e o Asia vence de novo, já que os dados são retirados com mais frequência do comedouro devido a habilidades de algumas cartas, o tabuleiro central não conta muito com a sorte já que existem sempre algumas opções disponíveis para uma mesma carta (principalmente na primeira metade do jogo) e as cartas são em uma quantidade menor (90 x 170), fazendo o jogador conseguir mentalizar um plano de ação com base no que pode vir a aparecer melhor quando conhecer bem o jogo. Logo, concluo que o impacto da sorte em Wingspan: Asia é BAIXA, por mais que o jogo base (de 2019) tenha esse impacto mais relevante (ele eu colocaria como MÉDIO impacto).

(A mesa durante a partida. Tudo bem vivo e colorido!)
Ø Fator Estratégia
Relevância na partida: Média. Por mais estrategista que você, caro observador de pássaros, consiga ser, ainda assim estará fadado a algumas limitações, como a variação da pontuação. É comum por aqui a pontuação final variar pouco entre os jogadores e alguém perder por mísera meia dúzia de pontos. Dá pra falar que a pessoa merecia ter perdido? Acho que não. Já que Wingspan: Asia é um jogo onde a leitura geral importa bastante, contudo ainda assim é um jogo leve, que não tem muito espaço para ‘fritação de cabeça’, dificilmente gerando uma jogada única que epicamente mudará o rumo da partida. Apesar disso, é inegável que uma boa leitura de um possível combo forte é responsável por uma enxurrada de pontos e aqui que o jogo brilha, afinal com as 90 cartas e muitas delas com habilidades que envolvem ‘descartar’ carta do baralho (seja pegando para a mão, jogando fora ou colocando abaixo de outra carta que já possua baixada) se torna essencial que o jogador saiba quais os caminhos possíveis. Jogar uma partida apenas reagindo às cartas que vem à mão é coisa que acontece em partidas iniciais, obviamente, por não conhecer ainda as possibilidades, porém com o tempo é possível (e necessário) entender quais cartas são melhores e em qual momento.
Uma coisa que vi pela internet durante minhas pesquisas é que muita gente reclama que “algumas habilidades são muito fortes” e algumas parecem ser mesmo, só que isso se potencializa quando os jogadores ainda não estão familiarizados com os combos, a ponto de uma carta fazer a diferença. Essas cartas ‘fortes’ são caras de baixar e se utilizadas em combos que não se complementam acabam tendo um peso semelhante e até mais fraco do que um combo bem feito com cartas mais baratinhas (que além de terem custo menor para serem baixadas, acabam adicionando mais marcadores de ‘yin’ ou ‘yang’ no tabuleiro central).

(Tabuleiro central, que possui duas faces.
Essa da foto é usada para o modo dueto [1x1], enquanto o outro lado é
utilizado para se usar junto com a caixa base no modo Bando, que vai de 2 a 7 jogadores)
Ø Preço e Valor Percebido
Bom. Analisando o fato de ser uma caixa-base e expansão juntos, ou seja, a pessoa pode ter o Wingspan (2019) e usar como mais material ou não ter e comprar o Asia e usar como caixa-base sozinho, consegue abranger uma fatia maior de público o que, em teoria, faria ter mais cópias disponíveis, logo o preço estar mais amigável. A realidade dessa vez coincidiu com a teoria, pelo menos no momento da confecção deste texto, pois o valor está bem atrativo, na casa dos R$250. Pela qualidade dos componentes e diversão que o jogo oferece acredito ser um preço justo e que não vai desagradar muitas pessoas. Sinceramente, contudo, comprar o Wingspan: Asia se você já tem o base (de 2019) e joga majoritariamente em 3 pessoas ou mais, não acho que compense, pois o que ele adiciona para essa quantidade de jogadores não é novidade, por outro lado, se você joga sempre em 2 jogadores, o Wingspan: Asia é uma versão melhor otimizada para essa quantidade de jogadores, então vale a pena comprar (ou mesmo comprar esse e vender o base de 2019, caso o tenha só para jogar solo ou em 2 jogadores).

(Como ficam as coisas dentro do ninh...digo, caixa)
Ø BÔNUS: Algumas dúvidas corriqueiras:
- Dá para jogar com crianças? Sim, além de bonito e até capaz de trazer certa consciência ambiental, o jogo é fácil de jogar: escolhe ação que é pegar comidinha, descer carta pagando comidinha que tenha, pegar carta ou pegar ovinho. O mais complicado são as habilidades, mas é tudo resolvido na base do texto, então se a criança já tem idade e uma capacidade cognitiva e de leitura boa, não irá apresentar muita dificuldade.
- Como é o modo solo? O modo solo do Wingspan: Asia é parecido com o do Wingspan (2019), ou seja, existe um baralho de cartas que a cada turno do ‘Bot’ ele abre uma e faz alguma ação, como pegar carta, ovo ou coisa assim. A diferença principal do Wingspan: Asia se encontra no tabuleiro central, no qual o Bot possui uma carta adicional que mostra critérios de colocação de marcador (aquele meio yin ou yang) no tabuleiro. O legal do modo solo é que ele vai além de um “bata seu recorde”, já que o Bot também pontua, virando um ‘desafio em tempo real’ e, além disso, existir esse baralho do Bot gera interações importantes ao longo da partida, como a remoção de cartas de aves ou dados de recursos, não sendo inteligente quanto um oponente humano, obviamente, mas criando um método para que esses elementos sejam reciclados ao longo da partida por uma iniciativa que não parta do próprio jogador. Eu jogo, gosto e aprovo.
- Você comparou muito o Wingspan base de 2019 com esse Wingspan: Asia. Afinal, qual preferiu? Resumindo: se você já tem o Wingspan base, só vale a pena pegar o Asia se você joga em 1 ou 2 com mais frequência (e, quem sabe, até se desfazer do base), até mesmo pelo fato do Asia agregar para 3+ apenas mais cartas e a possibilidade de jogar em até 7 pessoas. Se você não tem nenhum e joga muito em 2, peguem o Asia sem sombra de dúvidas, pois achei que ele melhora a experiência em todos aspectos. Inclusive, não me admiraria se a próxima expansão de Wingspan trouxesse algo para que a ideia do tabuleiro central (lá dos yin yang) fosse jogável em mais jogadores.
Um texto de
Raphael Gurian
A ideia deste formato de análise não é explicar um jogo, para isso existem muitos outros textos, vídeos e etc. A finalidade do texto é fazer uma análise crítica acerca de critérios que acho importante e que muitas vezes acabam não sendo explorados em análises de uma forma mais detalhada. Os jogos analisados não seguem qualquer critério comercial, incentivo ou pagamento, sendo escolhidos com base em fontes de vozes da minha cabeça, aliado ao fato de ter já jogado o jogo em questão muitas vezes, a ponto de me sentir confortável em opinar sobre o mesmo.
Confira também redes:
Instagram: https://www.instagram.com/sociedade_dos_boards/
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1219416214780289/
Blog: https://sociedadedosboardsbr.home.blog/