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Análise - Forrageio

Forrageio
  • avatar
    RaphaelGuri03/05/25 13:00
    avatar
    RaphaelGuri
    03/05/25 13:00
    1379 mensagens MD

    (Análise) Forrageio

    Título: Forrageio (2024)
    Designer: Mark Tuck
    Arte: Mark Tuck
    Editora nacional: Mosaico
    Nº de jogadores: 1*
    *Dá para jogar em modo multijogadores, mas é preciso de 1 cópia do jogo por jogador.

    Personifique-se como um pequeno animal do bosque e saia em busca da coleta dos vegetais mais gostosos, para fazer as melhores receitas, em Forrageio, um compacto jogo para jogar solo.

     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/08ac4_1bs385.jpg

     

    Uma Breve Introdução

     

    Cada vez mais me vejo ocupado com trabalho e outras tarefas que não me permitem participar daquelas jogatinas boas de final de semana, que começavam as 19h da sexta e se estendiam até o raiar do sol no dia seguinte. Com isso, me vejo jogando cada vez mais joguinhos solo, daqueles de montagem curtinha e partida rápida. Essa minha vida de solista acabou me levando ao grupo Mesa Pra Um, e lá, o tanto que a galera joga e conversa eu não tenho condições nem de medir, não aprendi a contar até um número tão alto (sem exagero agora, teve uma vez que fiquei fora do WhatsApp quase que o dia inteiro, no começo da noite fui ver e tinham mais de 1500 notificações!). Dentre tanta falação, falaram muito em uma época sobre este jogo chamado Forrageio.

    Um dia, à toa, achei um a venda. Comprei. Me espantei pra caramba! É um tremendo jogo, um baita quebra-cabeças em uma pequena (mas extremamente resistente) caixinha. Forrageio não é um jogo simples e bobo, ao mesmo tempo, não tem regras complicadas e nem detalhes complexos. Amei o jogo, então, lhes trago esta análise.

     

    Resumo de Como o Jogo Funciona

     

    Existem dois modos de jogo, um mais simples, que consistem em bater o seu recorde e outro mais avançado, no qual o jogador possui uma pontuação específica para atingir e algumas condições que lhe gera bônus na pontuação. Contudo, de uma forma geral, o jogo funciona em ambos os modos da mesma forma.

    O jogador possui duas cartas em sua mão e existe uma carta (ou cartas) já colocadas na mesa. O turno do jogador consiste em baixar uma carta da mão (e comprar uma nova, caso exista ainda na pilha), com a finalidade de combinar cores iguais (amarelo, marrom ou verde). Caso a combinação dê certo, o jogador adiciona (caso não tenha) dados ou aumenta (caso tenha) o valor de dados presentes na mesa. Por outro lado, se cores não combinam, entram dados com valor -2. Quando acaba a partida (após 9 cartas estarem em jogo), somam-se os valores dos dados, subtraem-se pontos negativos e fim: o resultado é a pontuação do jogador.

    No caso do jogo avançado, a diferença é que os versos de todas as cartas possuem condições especiais que geram bônus e um valor numérico. Na preparação o jogador sorteia duas cartas destas, soma os valores e esta é a meta a ser batida, assim como também ativa as condições extras de pontuação (presentes nas mesmas cartas).

    Mecânicas Principais:
    Gestão de Mão.

     

    Critérios

     

    Ø  Qualidade dos Componentes

    PRÓS: Caixinha extremamente resistente! Na verdade, é uma caixinha dupla, pois existe algo como uma ‘luva’ da mesma gramatura que a caixa, logo, fica muito firme; Dadinhos com ótimo acabamento; Existe um marcador de ratinho, feito de madeira, de ótima qualidade.

    CONTRAS: Achei que o manual não é lá muito bem escrito; A caixa apesar de seu excelente material, gramatura e acabamento, apresenta um defeito grosseiro, rude, vacilão: a luva abre para cima! Ou seja, se você segurar a caixa na mão e descuidar só um pouquinho, o conteúdo da caixa vai todo para o chão e você fica só com o negócio que parece uma tampa e uma cara de tonto (já aconteceu comigo – apesar da cara de tonto ser a habitual). Bastava a caixa ‘subir’ na luva (ao invés de descer) e estava resolvido.

    EM CIMA DO MURO: Cartas de boa qualidade, sem muito o que elogiar, mas tá bom assim.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b10f1_1bs385.jpg
    (Todos os componentes)

     

    Ø  Tempo de Preparação de Partida

    Baixa. Basta decidir qual o modo de jogo (simples ou avançado), embaralhar as cartas, separar nove delas, abrir uma na mesa (ou três no modo avançado), comprar duas cartas para mão e fim. É realmente muito rapidinho, já calculei e nem deu um minuto com toda paz do mundo.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/291bb_1bs385.jpg
    (Os dados customizados e o ratinho de madeira)

     

    Ø  Arte

    PRÓS:  É bem simples, mas bonita. O lado avançado das cartas apresenta ilustrações minimalistas, mas em ‘fofinhas’.

    CONTRAS: Escrever é uma arte e acho que a arte da escrita do manual tá médio pra mal. Quando li o manual a primeira vez, sem ter visto nenhum outro material de instrução (como vídeos), boiei. A parte que fala do “Se tal coisa acontecer...” achei confuso e precisei de umas boas três lidas e um reforço do Sr. Romir para internalizar quando acontece cada coisa, contudo, reforço, o jogo é bem simples, foi mais uma leitura de um bloco de texto que me atrapalhou.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e02d8_1bs385.jpg
    (A luva abrindo pra cima, cuidado para não deixar tudo cair!!!)

     

    Ø  Curva de Aprendizagem

    Média. Passada a confusão com o manualzinho (que dá exemplo em ilustração, mas achei que ficou meio muçarela, meio mal elaborado), o jogo é simples... DE REGRA. Já de ‘aprender a jogar bem’ é outro nível. Forrageio é um daqueles jogos que misturam sorte na compra de cartas com uma noção tática que precisa ter no fundo da mente uma estratégia bem definida. O que quero dizer com isso é que não basta ver uma jogada boa agora, é preciso saber montar as cartinhas para que – se der sorte – uma outra carta que estamos esperando (pois já decoramos que ela existe) apareça e aí aconteça a maravilha do combo perfeito. Comigo, as primeiras partidas foram tiveram uma pontuação péssima, sofrível. Depois de umas 10 partidas, acho que peguei um pouco o jeito e continuei passando vergonha, mas menos. Hoje, umas 30 partidinhas depois, ainda faço jogada que depois penso “Nuuussa, que cagada fiz aqui dois turnos atrás”, mas minha pontuação aumentou um bocado.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ae066_1bs385.jpg
    (As cartas. De um lado, os terrenos, do outro – no verso, a parte com objetivos) 

    Ø  Presença de Tema

    Baixa. Eu queria colocar média, afinal é um jogo pequeno, quase minimalista na arte, logo não é uma obra que se espera muito, maasss....fiquei confuso! Somos animais procurando alimentos silvestres em diferentes áreas da floresta (isso tá até no manual) e na logomarca do jogo temos um ratinho clássico peladinho. DAÍ qual o motivo das cartas no modo avançado ter receitas? E pior, ter objetos desenhados? E não são objetos tipo “achei uma cesta de piquenique aqui”, não, tem cartas, por exemplo “Da vovó”, com um livro aberto a ilustrando, ou outra com um avental chamada “Caseiro”. Mecanicamente, tudo funciona lindo, mas tematicamente, acho que rolou uma preguicinha. Fiquei sem entender se somos animais reais ou antropomórficos, já que a ilustração da caixa parece uma coisa, mas as cartas fazem interpretar de outra forma. Acho que se as cartas ‘de receita’ fossem coisas que achamos pela floresta, um piquenique, uma maçã caída, sei lá, fariam muito mais sentido. Em resumo: jogue pela mecânica, pela fofura e pelo desafio, mas não ache que o jogo vai contar uma estória muito rica.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f5198_1bs385.jpg
    (Mais exemplos de objetivos, que se encontram no verso das cartas de terreno)

     

    Ø  Rejogabilidade

    Alta. Obviamente, por ser um jogo estritamente solo (salvo tenha duas ou mais cópias do jogo, mas basicamente viram partidas simultâneas, usando cartas iguais – cada uma proveniente de uma cópia do jogo - e no final comparam pontos) e também com pouquíssimos componentes, as partidas não vão ter muitos elementos para comportar uma explosão de possibilidades, contudo, tendo em mente essa particularidade, acredito que a rejogabilidade é alta. Pensando apenas no modo básico, não temos uma variedade muito grande, até mesmo pelo fato do lado das cartas com o solo/vegetais não serem tão diferentes uma das outras a ponto de ficarem na memória do jogador. Contudo, a implementação dos objetivos traz uma variação muito boa! Além de cada partida ter uma pontuação alvo diferente (que vai variar entre 36 e 68, uma vez que a menor carta tem 18 e a maior 34, e tem mais de uma com cada pontuação dessas), cada junção de dois objetivos fazem o traçado da partida ser guiado por diferentes possibilidades na mente do jogador.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f2ec2_1bs385.jpg
    (Uma partida rolando)

     
    Ø  Interação

    Nula. Não tem. É pra jogar sozinho. Se tiver mais de uma cópia, cada jogador joga com a sua, mas na hora de comprar cartas, alguém da mesa fala qual comprou, os demais procuram por ela e aí colocam, cada qual em seu próprio ‘mapa’ a sua frente. Dessa forma, nem num multijogador (que é forçado e precisa de uma cópia do jogo por jogador) realmente tem interação. Vira apenas um ‘jogar ao mesmo tempo, com a mesma variação, eliminando a aleatoriedade, para ver quem pontuou mais’. Achei uma ideia bem boba esse multijogador, na verdade, e continua com interação nula. Dá pra simplesmente jogar uma partida, anotar a ordem das cartas e outro jogar depois, para comparar pontuações.

     

     

    Ø  Fator Sorte

    Relevância na partida: Média, mas quase Baixa. Refleti bastante nesse tópico. O que acontece é que a ordem das cartas, obviamente influenciam as nossas jogadas. Porém, as cartas não são tão diferentes assim. O que surpreende também, para quem não sacou até agora, é que os dados não são rolados. Em teoria, nem dados são, mas apenas cubos. Eles servem apenas como marcadores de pontos, não como objetos que são tacados para gerar um valor aleatório dentro de uma gama de possibilidades. Dessa forma, a sorte consiste exclusivamente na compra de cartas, que nem variam tanto entre si. Ainda assim, é possível ter aqueles momentos do “Noossa... tal carta aqui caberia lindamente, mas ela nunca vem!”

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e7354_1bs385.jpg
    (Cabe tudo na caixinha – e até caberiam mais dadinhos!)

     

    Ø  Fator Estratégia

    Relevância na partida: Média. Tem o lance da sorte, que comentei acima, mas não adianta colocar carta pensando “aqui vou deixar pra quando vier aquela carta lá”, já que o jogo vem com 18 cartas e apenas 9 entram em partida, logo uma carta que você decorou, pode nem estar presente dessa vez dentre as que vão entrar em jogo. É preciso, portanto, entender bem a dinâmica do jogo. Saber quando colocar dado novo, como fazer jogadas que possibilitem com maior facilidade sobrepor terrenos e aumentar o valor de dados, entender quando objetivos são mais vantajosos de serem seguidos ou não (pois muitos dão relativamente poucos pontos, muitas vezes valendo mais a pena melhorar um dado ao invés de buscar um objetivo), entre outras coisas é muito importante. Forrageio, eu diria, é uns 40% sorte e 60% estratégia, sendo 40% de curto prazo e 20% de longo prazo. 

     

    Ø  Preço e Valor Percebido

    Bom. Não vou ser puxa saco de editora e dizer que tá bom o preço. Não tá. O valor cheio hoje varia entre R$85 e R$95, o que é muito para um jogo com apenas 18 cartas e alguns dadinhos, para ser jogado por apenas um jogador. Porém, a qualidade dos componentes é totalmente excelente, até exagerada para a proposta na minha opinião. Eu mesmo preferiria que o jogo saísse por R$49 no valor cheio e a caixa fosse mais simples e mesmo o ratinho de madeira fosse um marcador cartonado. Ainda assim, o jogo vale se pensarmos a quantidade de vezes que viu mesa. Eu joguei muitas partidas dele e é fácil de carrega-lo por aí (certa feita, minha mãe fez uma cirurgia – tá tudo bem com ela já! – e eu fiquei encarregado de acompanha-la na internação. Joguei várias partidas de Forrageio enquanto ficava à toa no quarto). Logo, pensando nesse sentido de ‘quantidade de vezes que usufrui do produto’, posso dizer que Forrageio se pagou muito mais do que alguns outros jogos maiores, que custaram na casa das centenas de reais, e eu joguei muito menos vezes, tendo muito menos horas de jogatina.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d8431_1bs385.png

     

    RESUMO RAPIDÃO

    O que gostei:
    - Arte bonita;
    - Componentes excelentes;
    - Regras fáceis;
    - Tempo curto de partida;
    - Boa variabilidade com as ‘receitas’;
    - Compacto, sendo fácil de carregar;
    - Ocupar pouco espaço na mesa.


    O que não gostei:
    - A caixa abrir para cima deixa a possibilidade de, por um vacilo, derrubar o conteúdo;
    - A caixa também poderia ser mais simples, para baratear o produto (caixa é um negócio caro!);
    - Tema ficou meio desconexo devido a escolhas estéticas.
     
    Considerações finais:
    Forrageio pode não ser a melhor experiência solo que já conheci, mas certamente é a melhor experiência de solo compacta que já conheci. Também recomendo fortemente Sprawlopolis (análise completa em: https://ludopedia.com.br/topico/47770/-analise-sprawlopolis), Palm Island (análise completa em: https://ludopedia.com.br/topico/69146/analise-palm-island) e Caveiras de Sedlec (tô devendo análise completa desse), porém, Forrageio se tornou para mim o melhor jogo dentre os outros três citados. Tudo bem, que ele dá uma trapaceadinha já que tem dados, elemento que nenhum dos outros têm, mas mesmo assim, leva o troféu de melhor jogo numa caixinha.
     


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d8431_1bs385.png
    Um texto de
    Raphael Gurian

     

    A ideia deste formato de análise não é explicar um jogo, para isso existem muitos outros textos, vídeos e etc. A finalidade do texto é fazer uma análise crítica acerca de critérios que acho importante e que muitas vezes acabam não sendo explorados em análises de uma forma mais detalhada. Os jogos analisados não seguem qualquer critério comercial, incentivo ou pagamento, sendo escolhidos com base em fontes de vozes da minha cabeça, aliado ao fato de ter já jogado o jogo em questão muitas vezes, a ponto de me sentir confortável em opinar sobre o mesmo.

     

     
    Confira também redes:
    Instagram: https://www.instagram.com/sociedade_dos_boards/
    Blog: https://sociedadedosboardsbr.home.blog/

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    Comentários:

  • dheyrdre
    888 mensagens MD
    avatar
    dheyrdre03/05/25 17:03
    dheyrdre » 03/05/25 17:03

    Tô muito querendo esse, mas o valor não tá dando.
    Parece que vou gostar demais, só resta esperar agora.

    Ótimo texto, só deixou a vontade maior.

    2
  • Lucas Carvalho
    43 mensagens MD
    avatar
    Lucas Carvalho03/05/25 18:40
    Lucas Carvalho » 03/05/25 18:40

    Parabéns pelo excelente texto. Esse está na minha lista de desejos já tem um bom tempo. Acabei optando por pegar o Zombicide Gear UP que achei por um preço justo aqui na Ludopedia, mas a próxima aquisição será o Forrageio.

    2
  • Rimor
    1150 mensagens MD
    avatar
    Rimor04/05/25 15:49
    Rimor » 04/05/25 15:49

    oba, análise de Caveiras de Sedlec possivelmente vindo né? maaaaravilha.

    Os scores variáveis são a coisa mais Sprawlopolis do mundo. O posicionamento das cartas que tem sempre 6 quadradinhos/áreas remete a um Honshu, ao Veggies ou ao recente Cobogó sabe? 

    Só por curiosidade, o Forrageio faz parte de uma trilogia (ele até cita isso na caixa) junto ao Orchard: A 9 card solitaire game e GROVE: A 9 card solitaire game. Mas embora tenha visto alguns jogadores considerando que dá pra jogar todos, como tem gente que aprecia coisas diferentes em cada "azul" ou cada "ticket to ride", analisando rapidinho as regras, é o forrageio quem faz a melhor entrega, de fato pegando ideias dos anteriores e já resolvendo de forma refinada, então ao menos pra mim, substitui os anteriores.

    PS: tem algo de estranhamente satisfatório em girar os dados de 1 para 3, 6, e principalmente 10 e 15 haha :D

    1
  • iuribuscacio
    3107 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio05/05/25 20:03
    iuribuscacio » 05/05/25 20:03

    RaphaelGuri::
    (Análise) Forrageio

    Título: Forrageio (2024)
    Designer: Mark Tuck
    Arte: Mark Tuck
    Editora nacional: Mosaico
    Nº de jogadores: 1*
    *Dá para jogar em modo multijogadores, mas é preciso de 1 cópia do jogo por jogador.

    Personifique-se como um pequeno animal do bosque e saia em busca da coleta dos vegetais mais gostosos, para fazer as melhores receitas, em Forrageio, um compacto jogo para jogar solo.


    Caro RaphaelGuri

    Meu amigo, parabéns por mais esse ótimo texto, como de costume.

    Quanto ao jogo, pode ser que eu seja de uma época (anos 70/80), em que jogo de tabuleiro era sinônimo de juntar os amigos, e por isso não goste muito desses jogos-solo, ou com pouca interação. Na minha modesta opinião se for para jogar sozinho eu prefiro um bom e velho jogo de PC. Claro que nem todo mundo tem o luxo de dispor de um grupo de amigos que curta board games. É por esse motivo que eu defendo tanto as versões digitais dos board games (que normalmente são sempre muito mais baratas), onde se pode jogar contra a IA, ou ainda que se jogue no BGA, contra outra pessoas.

    Além disso, concordo consigo de que é muito caro cobrar quase 100 reais, por um jogo com tão poucos componentes, e que no fundo é basicamente uma experiência "solitaire". No Mercado de Usados se consegue muita coisa boa, muita coisa boa mesmo, por esses mesmos 100 reais.

    Por fim, não conheço o jogo, mas considerando o que você escreveu a opção da editora foi lançar um jogo cheio de frufru, e com componentes premium para justificar o alto preço, ao invés de baixar a bola da produção, mas em compensação lançar um jogo mais acessível, o que é uma pena. Infelizmente para quem quiser o jogo, a editora resolveu seguir a lógica do mercado nacional de board games, ou seja, lançar jogos com componentes de primeira, mas lamentavelmente tão mais caros, que poucos conseguem comprar ou que estejam dispostos a tal. 

    Uma pena.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
      

    1
  • RaphaelGuri
    1379 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri05/05/25 21:22
    RaphaelGuri » 05/05/25 21:22

    iuribuscacio::
    RaphaelGuri::
    (Análise) Forrageio

    Título: Forrageio (2024)
    Designer: Mark Tuck
    Arte: Mark Tuck
    Editora nacional: Mosaico
    Nº de jogadores: 1*
    *Dá para jogar em modo multijogadores, mas é preciso de 1 cópia do jogo por jogador.

    Personifique-se como um pequeno animal do bosque e saia em busca da coleta dos vegetais mais gostosos, para fazer as melhores receitas, em Forrageio, um compacto jogo para jogar solo.


    Caro RaphaelGuri

    Meu amigo, parabéns por mais esse ótimo texto, como de costume.

    Quanto ao jogo, pode ser que eu seja de uma época (anos 70/80), em que jogo de tabuleiro era sinônimo de juntar os amigos, e por isso não goste muito desses jogos-solo, ou com pouca interação. Na minha modesta opinião se for para jogar sozinho eu prefiro um bom e velho jogo de PC. Claro que nem todo mundo tem o luxo de dispor de um grupo de amigos que curta board games. É por esse motivo que eu defendo tanto as versões digitais dos board games (que normalmente são sempre muito mais baratas), onde se pode jogar contra a IA, ou ainda que se jogue no BGA, contra outra pessoas.

    Além disso, concordo consigo de que é muito caro cobrar quase 100 reais, por um jogo com tão poucos componentes, e que no fundo é basicamente uma experiência "solitaire". No Mercado de Usados se consegue muita coisa boa, muita coisa boa mesmo, por esses mesmos 100 reais.

    Por fim, não conheço o jogo, mas considerando o que você escreveu a opção da editora foi lançar um jogo cheio de frufru, e com componentes premium para justificar o alto preço, ao invés de baixar a bola da produção, mas em compensação lançar um jogo mais acessível, o que é uma pena. Infelizmente para quem quiser o jogo, a editora resolveu seguir a lógica do mercado nacional de board games, ou seja, lançar jogos com componentes de primeira, mas lamentavelmente tão mais caros, que poucos conseguem comprar ou que estejam dispostos a tal. 

    Uma pena.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
      

    Olá, Mestre Iuri! 
    .
    Obrigado pelos elogios ao texto.
    .
    Sobre os pontos levantados, tenho duas pequenas considerações:
    .
    1. O jogo é solitário MAS Paciência também era e todo mundo jogava no PC ou numa tarde chuvosa (eu pelo menos) lá nos idos de 1990s. Além disso, o "sozinho" é só durante a jogatina mesmo. Pela minha convivência com solistas, vejo que são muito animados e conversadeiros. Eu posso dizer, com toda certeza que tenho, que vejo galera que joga solo muito mais interativa na internet/whatsapp do que o público "multiplayer". Se comparados, os jogadores solo compartilham muito mais relatos, pontuações e etc. do que quem joga só em sua panelinha. Não é a que toa este mercado cresceu tanto, inclusive com alguns canais de criação de conteúdo especificamente voltados para essa galera.
    .
    2. Tá caro mesmo! Porém, tá o preço de uma pizza (inclusive, por isso fiz a crítica no texto, mas ainda considerei boa a relação custo-benefício). O caro "80 mangos" ainda é bem diferente para mim do caro "600 pau". Vou deixar de comer uma pizza e pedir um açaizinho pra ter Forrageio, não deixar de pagar água, luz, internet, netflix, três pizzas e 5kg de açaí pra ter um determinado jogo! Hehehe
    .
    Por fim, se dê a oportunidade de jogar algo solo. É um tempo precioso o que conseguimos curtir apenas conosco mesmo! 
    .
    Abraços!

    2
  • iuribuscacio
    3107 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio05/05/25 22:08
    iuribuscacio » 05/05/25 22:08

    RaphaelGuri::
    Olá, Mestre Iuri! 
    .
    Obrigado pelos elogios ao texto.
    .
    Sobre os pontos levantados, tenho duas pequenas considerações:
    .
    1. O jogo é solitário MAS Paciência também era e todo mundo jogava no PC ou numa tarde chuvosa (eu pelo menos) lá nos idos de 1990s. Além disso, o "sozinho" é só durante a jogatina mesmo. Pela minha convivência com solistas, vejo que são muito animados e conversadeiros. Eu posso dizer, com toda certeza que tenho, que vejo galera que joga solo muito mais interativa na internet/whatsapp do que o público "multiplayer". Se comparados, os jogadores solo compartilham muito mais relatos, pontuações e etc. do que quem joga só em sua panelinha. Não é a que toa este mercado cresceu tanto, inclusive com alguns canais de criação de conteúdo especificamente voltados para essa galera.
    .
    2. Tá caro mesmo! Porém, tá o preço de uma pizza (inclusive, por isso fiz a crítica no texto, mas ainda considerei boa a relação custo-benefício). O caro "80 mangos" ainda é bem diferente para mim do caro "600 pau". Vou deixar de comer uma pizza e pedir um açaizinho pra ter Forrageio, não deixar de pagar água, luz, internet, netflix, três pizzas e 5kg de açaí pra ter um determinado jogo! Hehehe
    .
    Por fim, se dê a oportunidade de jogar algo solo. É um tempo precioso o que conseguimos curtir apenas conosco mesmo! 
    .
    Abraços!

    Caro RaphaelGuri

    Meu amigo, só para esclarecer, não tenho absolutamente nada contra jogos-solo, e muito menos ainda contra quem curte essa modalidade, só não é para mim. Portanto, eu não curto, e isso talvez se deva a uma certa rabugice da idade (:):):)), mas tenho total respeito por quem gosta. Cada um se diverte da maneira que prefere.

    Quanto ao preço, concordo com o que você disse. Mesmo sendo caro para um jogo com poucos componentes, o Forrageio ainda está em uma faixa de preço administrável, sem ter de ficar o mês inteiro sem ventilador ou ar condicionado, e sem ter de comer arroz, feijão e ovo apenas.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    1
  • Patanga
    1146 mensagens MD
    avatar
    Patanga06/05/25 08:57
    Patanga » 06/05/25 08:57

    "melhor experiencia solo compacta que conheci" é uma ótima descrição, e concordo!

    2
  • clebercastilho
    906 mensagens MD
    avatar
    clebercastilho08/05/25 15:47
    clebercastilho » 08/05/25 15:47

    RaphaelGuri::
    iuribuscacio::
    RaphaelGuri::
    (Análise) Forrageio

    Título: Forrageio (2024)
    Designer: Mark Tuck
    Arte: Mark Tuck
    Editora nacional: Mosaico
    Nº de jogadores: 1*
    *Dá para jogar em modo multijogadores, mas é preciso de 1 cópia do jogo por jogador.

    Personifique-se como um pequeno animal do bosque e saia em busca da coleta dos vegetais mais gostosos, para fazer as melhores receitas, em Forrageio, um compacto jogo para jogar solo.


    Caro RaphaelGuri

    Meu amigo, parabéns por mais esse ótimo texto, como de costume.

    Quanto ao jogo, pode ser que eu seja de uma época (anos 70/80), em que jogo de tabuleiro era sinônimo de juntar os amigos, e por isso não goste muito desses jogos-solo, ou com pouca interação. Na minha modesta opinião se for para jogar sozinho eu prefiro um bom e velho jogo de PC. Claro que nem todo mundo tem o luxo de dispor de um grupo de amigos que curta board games. É por esse motivo que eu defendo tanto as versões digitais dos board games (que normalmente são sempre muito mais baratas), onde se pode jogar contra a IA, ou ainda que se jogue no BGA, contra outra pessoas.

    Além disso, concordo consigo de que é muito caro cobrar quase 100 reais, por um jogo com tão poucos componentes, e que no fundo é basicamente uma experiência "solitaire". No Mercado de Usados se consegue muita coisa boa, muita coisa boa mesmo, por esses mesmos 100 reais.

    Por fim, não conheço o jogo, mas considerando o que você escreveu a opção da editora foi lançar um jogo cheio de frufru, e com componentes premium para justificar o alto preço, ao invés de baixar a bola da produção, mas em compensação lançar um jogo mais acessível, o que é uma pena. Infelizmente para quem quiser o jogo, a editora resolveu seguir a lógica do mercado nacional de board games, ou seja, lançar jogos com componentes de primeira, mas lamentavelmente tão mais caros, que poucos conseguem comprar ou que estejam dispostos a tal. 

    Uma pena.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
      

    Olá, Mestre Iuri! 
    .
    Obrigado pelos elogios ao texto.
    .
    Sobre os pontos levantados, tenho duas pequenas considerações:
    .
    1. O jogo é solitário MAS Paciência também era e todo mundo jogava no PC ou numa tarde chuvosa (eu pelo menos) lá nos idos de 1990s. Além disso, o "sozinho" é só durante a jogatina mesmo. Pela minha convivência com solistas, vejo que são muito animados e conversadeiros. Eu posso dizer, com toda certeza que tenho, que vejo galera que joga solo muito mais interativa na internet/whatsapp do que o público "multiplayer". Se comparados, os jogadores solo compartilham muito mais relatos, pontuações e etc. do que quem joga só em sua panelinha. Não é a que toa este mercado cresceu tanto, inclusive com alguns canais de criação de conteúdo especificamente voltados para essa galera.
    .
    2. Tá caro mesmo! Porém, tá o preço de uma pizza (inclusive, por isso fiz a crítica no texto, mas ainda considerei boa a relação custo-benefício). O caro "80 mangos" ainda é bem diferente para mim do caro "600 pau". Vou deixar de comer uma pizza e pedir um açaizinho pra ter Forrageio, não deixar de pagar água, luz, internet, netflix, três pizzas e 5kg de açaí pra ter um determinado jogo! Hehehe
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    Por fim, se dê a oportunidade de jogar algo solo. É um tempo precioso o que conseguimos curtir apenas conosco mesmo! 
    .
    Abraços!

    Ótimo texto, como sempre!

    Também sou adepto do jogo-solo. Não discordo do Iuri, quando diz que board games são atividades sociais, mas vejo jogos também como atividade cognitiva. Claro, que sempre há os jogos digitais, mas há dias que quero fugir do digital e partidas solo são muito bem vindas, quando não posso jogar com amigos e família.

    Ainda comprarei os excelentes O Legado de Yu e Circadianos: Primeira Luz, justamente para partidas solo.

    Dito isso, hoje já é possível encontrar Forrageio por um valor mais "acessível", no famoso site "cujo nome não devemos pronunciar", mas que todos aqui provavelmente conhecem.

    1
  • alsribeiro
    10 mensagens MD
    avatar
    alsribeiro10/05/25 17:13
    alsribeiro » 10/05/25 17:13

    Gente, acho curioso quem questiona preço de jogos. Se tivesse uma produção barateada com certeza teria quem implicasse com a qualidade.

    Esse hobby é baseado no fato de pessoas terem renda extra e dispensável, então faz muito sentido deixar a experiência (tátil) o mais agradável possível para a maior audiência possível. Os produtores tem uma visão do que isso significa e colocam seu produto no mercado e pronto. Se você não é o publico alvo do produto não é nem um problema do produto nem do consumidor.

    Agora se considerarmos as diversas opções de gastar nossa renda extra, boardgames devem ter o melhor retorno por uso de quase qualquer produto.

    Eu tenho Forrageio e devo ter jogado ele umas 15x até agora. Isso são 5 reais por partida, e ainda tem muito mais partidas naquela caixinha. Custa menos que um pacote de bolinho Ana Maria e me deixa muito mais satisfeito que isso. E o jogo continua lá. Não é nem o custo da pizza que foi colocado no post inicial.

    Mesmo jogos “caros” (para quem?) tem um retorno enorme. Um Gloomhaven, um Castles of Burgundy da AW, o Unconscious Mind (estava em discussão recentemente), todos são altos investimentos iniciais mas tem tanto jogo dentro que a “amortização” do custo eventualmente vai ficar irrisória.

    A questão então é mais pensar que tipo de jogador e consumidor nós somos e comprar produtos que estão alinhados com nossas preferências. E daí em diante é usar o produto que você comprou.

    E ainda mais, quando você sentir que tirou o que tinha que tirar do jogo, você pode revender e recuperar um valor potencialmente razoável do produto. (o que não é possível com quase qualquer outro produto)

    Tudo isso para dizer, se você acha que vai curtir esse joguinho e tem a grana, vai em frente. É bem bacana, tem boa rejogabilidade, como jogador sentimos progressão, os componentes são legais. Enfim, é um ótimo produto (para mim).

    1
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