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Muitos jogadores experientes reservam um lugar especial em seus corações para jogos espaciais 4X épicos.
Twilight Imperium (4ª Edição) está firmemente estabelecido no Top Ten de todos os tempos do BoardGameGeek, e sua revisão da 4ª edição o ajudou a resistir ao desafio do igualmente popular
Eclipse: O Segundo Despertar da Galáxia. Ambos se tornaram clássicos modernos onde os jogadores representam várias raças espaciais, à medida que exploram o espaço, expandem a sua civilização, exploram os recursos planetários e, por fim, exterminam a competição. Ambos proporcionam experiências de jogo altamente memoráveis, mas embora a sua escala épica esteja entre os seus pontos fortes, é também um obstáculo para muitos jogadores: ambos são jogos muito longos. Com um número maior de jogadores, o Eclipse pode durar quatro horas, e talvez seja necessário permitir o dobro disso para um jogo completo de Twilight Imperium. É possível destilar a experiência de um grande jogo espacial 4X em um pacote mais gerenciável? Essa parece ser a inspiração para o design de
Galactic Era de Channing Jones, publicado pela Seajay Games, com arte de Diego Sanchez.
Galactic Era é jogado usando um tabuleiro modular feito de peças ultragrandes interligadas de dupla face, e o layout delas pode ser variado de acordo com o número de jogadores. Muitas vezes há um problema com layouts de tabuleiro modulares porque às vezes eles podem fazer com que um jogador se beneficie de uma posição inicial particularmente fortuita - mais distante de jogadores rivais, por exemplo. O projeto de
Galactic Era resolve esse problema posicionando buracos de minhoca nas extremidades das peças, de modo que elas fiquem efetivamente conectadas em suas bordas remotas. É quase como jogar em um tabuleiro dobrado sobre si mesmo e tem o efeito de manter os locais acessíveis.
O jogo vem com 17 raças diferentes para você escolher. Cada uma delas tem suas próprias características especiais, mas não são tão diferentes umas das outras quanto seus equivalentes em outros jogos espaciais 4X. A principal característica de
Galactic Era, entretanto, é que você pode escolher seu alinhamento. Jogue com sua carta de personagem no lado STO (Serviço aos Outros) e você jogará pacificamente com os outros. Mude para STS (Serviço a Si Mesmo) e você jogará de forma muito mais agressiva. Este lado claro e escuro ao estilo Star Wars não afeta apenas o seu relacionamento com outros jogadores... Ao explorar planetas, você descobrirá que alguns já estão habitados e se você encontrar uma civilização primitiva no modo STO, você será obrigado a deixá-la intocada, assim como a Primeira Diretriz em Star Trek. Se você estiver no modo STS, entretanto, você pode simplesmente escravizar a população e subjugá-la ao seu controle. Alternar entre alianças conta como uma das duas ações que você pode realizar depois que os jogadores concluírem o movimento da nave.

Você pode mover suas naves individualmente (a distância que elas podem percorrer depende de quão longe você avançou na trilha de pesquisa relevante), mas quase sempre você desejará movê-las como uma das cinco frotas. Mover-se como uma frota significa usar fichas para representar suas naves, permite que você coloque fichas falsas e provavelmente deixará os oponentes sem saber exatamente quantas naves você tem em posição. As frotas também se beneficiam de uma habilidade adicional, dependendo da sua escolha de token de frota. No início do jogo, tendíamos a achar mais vantajoso usar a designação de Frota que aumentava nosso alcance, mas mais tarde no jogo, à medida que os jogadores entravam cada vez mais em conflito uns com os outros, geralmente era melhor optar por designações de Frota que davam vantagem de combate. Suas naves podem compartilhar espaços no tabuleiro com outros jogadores com quem você esteja em paz; na verdade, você precisa compartilhar um espaço se quiser negociar com eles (ou seja: beneficiar-se do progresso um do outro nas trilhas tecnológicas). Entretanto, onde os jogadores estiverem em guerra entre si, haverá combate sempre que as naves inimigas estiverem no mesmo espaço.

Depois que todos os jogadores tiverem concluído o movimento da nave e qualquer combate, cada um deles seleciona fichas para que as duas ações que realizam em seu turno sejam reveladas simultaneamente. A ordem dos turnos pode ser importante em
Galactic Era, e uma das ações que você pode realizar é variar a ordem dos turnos, mas você descobrirá que a revelação simultânea é fundamental para a estratégia e para a tensão do jogo, à medida que os jogadores blefam e tentam adivinhar quando, por exemplo, um rival está mudando de alinhamento como um prelúdio para aliar-se a um ou mais dos outros jogadores... É nesta fase de seleção de ações que você terá opções para expandir seu império espacial, aumentar sua população e pesquisar novas tecnologias para aumentar suas capacidades. Antes de sua escolha de ações, há espaço para alguma negociação e brincadeiras, mas não espere uma versão espacial de
Diplomacia.

As tecnologias disponíveis são as mesmas para todos os jogadores - embora algumas raças comecem com uma vantagem em uma das trilhas - e ajudam a dar a cada jogo um arco claro à medida que as capacidades dos jogadores aumentam ao longo da partida. Praticamente toda a tecnologia é altamente desejável e você não será capaz de avançar em todas as cinco áreas de tecnologia no decorrer de cada partida, então você terá algumas escolhas difíceis a fazer sobre em qual tecnologia desejável se concentrar. Em nossas partidas no Board's Eye View, descobrimos que gravitamos em torno da Propulsão (aumentando o alcance de nossas naves e desbloqueando o teletransporte do Stargate) no início do jogo, junto com a Espiritualidade, que permite a varredura remota de fichas voltadas para baixo ainda inexploradas. No final do jogo, a Espiritualidade maximizada oferece segurança contra bombardeios inimigos porque os discos de população "ascendem" quando mortos, em vez de serem devolvidos ao tabuleiro do jogador, onde reduzirão sua pontuação final.

Muitas vezes estávamos olhando por cima dos ombros para o que os rivais estavam pesquisando, e quando um jogador se concentrava em tecnologia militar (aumentando o valor de combate das naves) ou robótica (aumentando a produção de naves), isso provocava o início de uma corrida armamentista. É a população a chave para obter grandes pontuações no final do jogo, e é aí que entra a linha genética, mas você não pode simplesmente aumentar a população de um planeta por capricho - o tamanho da população é limitado pela proximidade de outros planetas habitados (ou seja: explorados), independentemente de quem os possui. Isso constitui outra dinâmica chave no jogo.
Cada partida em
Galactic Era é estruturado em torno de uma das quatro “histórias galácticas” que incentivam alinhamentos e ações particulares em cada uma das três “Eras” do jogo. Além disso, cada partida terá um dos oito “objetivos galácticos” que têm o efeito de incentivar determinados estilos de jogo. Os jogadores também terão seus próprios objetivos secretos de pontuação por meio de cartas de Dominação. As regras básicas são relativamente simples, mas as várias habilidades especiais, incluindo aquelas desbloqueadas através das trilhas tecnológicas, significam que algumas regras condicionais e exceções são acionadas à medida que o jogo avança, então há uma quantidade crescente de minúcias para se manter atualizado conforme o arco se desenvolve.
Galactic Era é altamente interativo. Por esse motivo, descobrimos que ele estava no seu melhor com um número maior de jogadores. O jogo inclui regras modificadas para facilitar jogos para dois jogadores e até mesmo jogos solo. Será que o jogo conseguirá destilar o sabor épico dos seus ilustres antecessores? Sim, e consegue proporcionar uma experiência de jogo memorável em um confortável tempo de três horas, mesmo com contagens mais altas de jogadores.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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