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La Famiglia: The Great Mafia War, da Feuerland e Capstone Games, representa a guerra entre clãs mafiosos rivais na Sicília na década de 1980. É um jogo estritamente para quatro jogadores - nem mais, nem menos - disputado entre duas equipes ao longo de quatro rodadas, embora o jogo possa terminar mais cedo se uma das equipes atingir a condição de vitória durante a partida.
O jogo é jogado num tabuleiro que representa um mapa da ilha da Sicília dividida em 12 regiões, conhecidas como Mandamenti. Cada região contém três distritos. Para controlar um Mandamenti, você precisa controlar a maioria dos distritos, o que significa ter suas unidades Soldati em pelo menos dois distritos. Uma equipe vence se um de seus membros controlar cinco Mandamenti ou se a equipe tiver seis Mandamenti entre eles.
La Famiglia é então um jogo de controle de área, mas é diferente de qualquer outro que já jogamos antes, porque Maximilian Maria Thiel projetou o jogo em torno de uma fase de planejamento intrigante.
Embora em cada partida você use apenas quatro clãs da máfia, o jogo vem com seis clãs para escolher. Cada um é assimétrico, mas, a partir de nossas jogadas, seus pontos fortes e fracos relativos parecem bem equilibrados. Cada um de vocês terá um tabuleiro de camada dupla com fichas que desbloqueiam habilidades aprimoradas quando uma ficha é colocada – uma mecânica que é familiar em outros jogos; por exemplo,
Scythe. A colocação de fichas também desbloqueará ‘fichas de pedido’ para adicionar aos pedidos ‘básicos’ com os quais cada jogador começa. São essas fichas que permitem ordenar que seus soldati ataquem ou bombardeiem aqueles em um distrito vizinho.
O núcleo do jogo é a fase de planejamento. Este é jogado num tabuleiro central dividido em seis colunas. No início do jogo há pelo menos um marcador neutro em cada coluna, mas os jogadores, na sua vez, colocam um marcador em qualquer coluna de sua escolha para que cada jogador tenha dois marcadores no tabuleiro. Posteriormente, eles podem adicionar marcadores ao tabuleiro de planejamento ao desencadear ações que os retirem de seu tabuleiro individual.

Na sua vez, os jogadores movem um marcador para baixo para realizar qualquer um dos três conjuntos iniciais de ações na parte inferior da coluna. Você não está limitado a mover seus próprios marcadores: você pode mover qualquer marcador, incluindo um dos marcadores de seus oponentes; mover o seu próprio marcador ou um marcador neutro é gratuito, mas se você usar o marcador de outro jogador (incluindo um do seu companheiro de equipe), você deverá pagar uma moeda de 1 lira ao dono do marcador. Algumas das ações rendem dinheiro, mas outras custarão dinheiro antes que você possa realizá-las. O dinheiro pode ser escasso, especialmente no início do jogo, então os jogadores podem muito bem ir atrás dos espaços de geração de renda. Os jogadores mantêm seu dinheiro atrás de uma tela para que apenas eles e seus companheiros de equipe possam ver quanto têm, mas você não pode impedir que os oponentes mantenham uma anotação mental de quanto você recebeu e quanto gastou. Tais cálculos podem muito bem influenciar as escolhas que os jogadores fazem sobre quais ações tomar e quais impedir que os oponentes façam.

Entre as outras ações disponíveis, você poderá posicionar soldati, construir laboratórios de drogas, posicionar carros ou lanchas, colocar fichas de pedido (jogue uma virada para baixo em um distrito que você controla) ou remover marcadores de seu tabuleiro individual. Você também tem a opção de usar todos os marcadores em uma coluna para realizar as múltiplas ações no topo da coluna, mas isso pode ser caro, pois você terá que pagar uma quantia adicional por isso, mais 1 lira para cada marcador na coluna. Os laboratórios de drogas contribuem para a defesa de um distrito e aumentarão sua renda em alguns espaços de ação. Os carros podem ser usados para aumentar um ataque ou para atingir um distrito adjacente com um carro-bomba. As lanchas podem ser usadas para permitir um ataque entre distritos costeiros não adjacentes e podem ser acorrentadas às do seu companheiro de equipe para que você crie o equivalente a um comboio em
Diplomacia.
Só depois de todos os marcadores terem sido acionados é que os jogadores passam para a fase de Encontro. É aqui que todas as peças de ordem são viradas para cima e acionadas. É crucial observar que as ordens são executadas estritamente em ordem crescente dos números de iniciativa nas peças. Os pedidos relacionados ao fornecimento são acionados primeiro: normalmente envolvem a adição de mais soldati ao tabuleiro. A ordem de iniciativa é particularmente importante na resolução de ordens de ataque; se a iniciativa da sua peça de pedido for alta, colocando-a atrasada na ordem de ativação, você poderá descobrir que o estado do tabuleiro mudou para frustrar seus planos antes que você tenha a chance de implementá-los! Você pode até descobrir que os soldati que pretendia usar em um ataque foram todos destruídos devido a um ataque com carro-bomba. Não é pessoal, são negócios!

Observe que não há elemento de sorte neste jogo: o movimento, as forças de ataque e defesa dos soldati, e a destruição causada pelas bombas, são ditadas por fichas de ordem e pelos modificadores desbloqueados nos tabuleiros individuais dos jogadores. Não há dados nem sorteios aleatórios de cartas, embora cada jogador tenha um conjunto idêntico de três cartas que podem jogar viradas para baixo como um modificador de combate de 'blefar e escolher'.
Existem habilidades bônus de mudança de regras que você pode selecionar quando assume o controle de um Mandamenti, e há mais dessas 'peças de controle' do que você usará em qualquer partida - então o jogo pode diferir de partida para partida, não apenas com diferentes combinações de facções, mas também com essas peças de controle.
Feuerland fez um ótimo trabalho na produção de
La Famiglia. Utiliza arte de Weberson Santiago e a iconografia é refrescantemente clara. Tivemos algumas dúvidas sobre regras - principalmente sobre se e quando os marcadores poderiam trocar de coluna em seu tabuleiro de planejamento - mas o livro de regras está bem escrito com exemplos úteis.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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