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  3. Unlock!: Escape Adventures
  4. A Fórmula da Salsicha do Dr. Goorse – sem spoilers!

A Fórmula da Salsicha do Dr. Goorse – sem spoilers!

Unlock!: Escape Adventures
  • avatar
    Raitz01/11/22 11:15
    avatar
    Raitz
    01/11/22 11:15
    768 mensagens MD

    UNLOCK! ESCAPE ADVENTURES

    Três jogos: um de Alice Carroll, outro de Thomas Cauët e outro de Cyril Demaegd.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e03ea_8f3kmx.png


    Já existem trocentos UNLOCK!s no mundo. Todos eles são jogos do tipo “escape room” que, em tradução livre, significa “não seja lesado e cai fora dessa sala trancada logo, rapá”. É possível adquirir tais aventuras em versões avulsas ou em caixas com um combo de três delas. Esta resenha trata apenas do “Escape Adventures”, que ainda não foi lançado no Brasil, mas seria uma boa pedida para se juntar aos seus irmãos localizados Aventuras Heroicas, Aventuras Atemporais e Guerra nas Estrelas — fique com essa crinjada!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a9782_8f3kmx.png


    “Teje Preso”!


    A premissa de qualquer aventura do UNLOCK! é essa: os jogadores estão “presos” em algum lugar e precisam resolver uma situação para vencer o jogo*. Para tanto, é preciso pegar um maço de 60 cartas, ler a primeira carta, abrir o aplicativo e seguir o fluxo. Sim! É um joguinho com um aplicativo de smartphone que funciona offline e não tem como jogar sem ele.
    *Nota: é um jogo de 1 a 6 jogadores, portanto, você pode se virar nos 30 sozinho se quiser. Nossas partidas foram em 2 pessoas.

    Ao longo da partida, os jogadores abrirão novas cartas aos poucos e conforme solicitado pelas cartas já abertas; terão desafios e quebra-cabeças para resolver; poderão combinar cartas para avançar na história e usar de um bom tanto de dedução para aquilo que não está óbvio. Ah, e coloque seus óculos ou lentes de contato porque também será preciso encontrar umas coisas escondidas. Ou seja, a jogabilidade clássica desses jogos do tipo escape.

    O aplicativo é importante para ganhar dicas (algumas são automáticas), aplicar a resolução dos desafios e digitar códigos que abrem portas. Além disso, ele conta regressivamente 60 minutos! Mas, fique em paz, pois é possível continuar jogando mesmo após esse tempo*. Ao final da aventura, o app fará uns cálculos no melhor estilo Nazaré Tedesco para avaliar o desempenho dos jogadores.
    *Nota: meu celular não explodiu, mas não garanto que aconteça o mesmo com você.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a9782_8f3kmx.png


    Um Passatempo Voando!


    “Quê!? Já se foram 30 minutos”! Pois é, a primeira coisa a relatar sobre o jogo é essa contagem regressiva de 1 hora. Legal jogar sob pressão, porque isso aumenta a adrenalina e a imersão. Mas teve algumas situações para se curtir o momento, o desafio, ficar pensando e discutindo. Era a hora de expandir o jogo para além do jogo; para os jogadores conversarem fatores externos, porém relacionados à partida. Portanto, ao jogar UNLOCK!, essa é uma escolha a fazer: se prender ao tempo e aderir à proposta do jogo ou deixar a vida acontecer e aproveitar a reunião de amigos para uma experiência completa de jogatina.

    Independente disso, a noção de tempo é perdida ao se jogar cada aventura. E essa sensação é muito gostosa. É impressionante como esse jogo prende a sua atenção com uma jogabilidade tão simples. Os autores constituíram desafios para um público exigente, que não quer tudo dado de bandeja, mas sem ser um bicho de sete cabeças com situações impossíveis. E se empacar em alguma carta, o aplicativo pode ajudar com dicas e até com a solução dos problemas.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2b5a5_8f3kmx.png


    Sobre as histórias, elas têm uma narrativa simples, porém concreta; uma analogia às Histórias em Quadrinhos sem balões — ou com quase nenhum deles. O grosso do texto é a primeira carta, que dá a atmosfera da aventura. Depois, é tudo muito visual, às vezes com termos ou frases curtas para explicar algo. À medida que os desafios são superados, outros aparecem e assim por diante até que o código final seja digitado no aplicativo e isso decrete o fim da partida.

    Entretanto, observou-se umas pisadas de bola em uns quatro ou cinco momentos (somando as três aventuras) com relação à lógica dos desafios. Entende-se que foram feitas para embaralhar as ideias — e obrigar a usar o aplicativo para buscar dicas. Contudo, outras situações foram cabulosas e completamente resolvíveis, eventualmente causando penalizações — quando a resposta é errada, perde-se tempo daqueles 60 minutos iniciais. Mesmo assim, a diversão não foi comprometida, afinal, o app ajudou.

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    Sobre cada Aventura

    (Relaxa! Sem spoilers, lembra?)


    The Formula (Nível Médio)
    Se ver a minha imagem de perfil aqui da Ludopedia*, sabe que sou chegado em ciências. A tal fórmula tem a ver com isso e não com Hamilton ou Scott Dixon. Foi a história mais linear e típica de escape rooms dentre as três da caixa. Uma ótima maneira de começar seu UNLOCK!.
    *#ParaTodosVerem: uma mão com luva de nitrila virando um béquer e transferindo suco de uva (ou pode ser uma solução aquosa de KMnO4) para um Erlenmeyer.

    Squeek & Sausage (Nível Médio)
    Ambientada no gênero cartoon, o vilão prendeu os heróis (jogadores) em seu covil e irá pôr seu plano diabólico em prática. Imersão certa se você brincou — ou ainda brinca — de super-herói (só lhe faltarão os superpoderes). Os desafios são bem bacanas. Foi o que mais divertiu aqui.

    The Island of Dr. Goorse (Nível Difícil)
    Única aventura não permitida jogar solo. Os 2 a 6 jogadores se dividem em dois grupos — porque o avião que os transportava caiu e os ventos levaram seus paraquedas para lugares diferentes da tal ilha — cada um com um baralho, e não podem se comunicar, nem mostrar as suas cartas ao outro time. Foi a partida mais interessante e com os desafios mais abstratos, porém as (novas) regras poderiam estar mais claras; foram 2 horas para encerrar o jogo. E teve um detalhe que nos deixou cismados, mas vou contar em letras miúdas ali no final do texto**. 

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    “Qual a próxima aventura”?


    Unlock!: Escape Adventures divertiu e trouxe momentos ótimos. Mas que passaram rápidos demais. Até se permite uma ou outra conversa pós-jogo, autoavaliação e afins. Porém, é preciso deixar claro que este é um jogo para exercitar a mente por 1 hora e pouco (cada aventura), o que certamente faz sucesso em entusiastas do gênero escape room e a quem gosta de rachar a cuca um pouco — como nós.

    Até a próxima.

    Fonte da Imagens: Ludopedia e BGG.

    **Nota sobre The Island of Dr. Goorse (sem spoilers da história!): Após o aplicativo acusar o fim do jogo (e a vitória), verificou-se as cartas restantes (não reveladas) e descobriu-se que havia duas delas relacionadas ao fim da aventura. Iniciou-se a história no app outra vez, mas diretamente para o código (supostamente) final. E eis que, nesse momento, ele pede para revelar uma daquelas cartas que tinha sobrado e ganhou-se mais dois enigmas para resolver. Acreditamos que isso aconteceu porque a primeira partida já tinha a duração de 2 horas. Então, o app simplesmente resolveu nos declarar vitoriosos no penúltimo desafio que, em termos de história, já era uma resolução suficiente — ou seja, ter saído do local em que estávamos.

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    Comentários:

  • sergimcvo
    99 mensagens MD
    avatar
    sergimcvo07/01/23 17:00
    sergimcvo » 07/01/23 17:00

    Eu e minha namorada adoramos a linha Unlock e apesar de sermos péssimos por raramente completarmos antes do tempo máximo da partida.
    Uma coisa que não concordo nem de longe, é a pontuação das aventuras em que algumas é possivel literalmente PERDER  (sim tem aventura que você pode perder), ter estourado o tempo e ainda sim tirar nota 2/5. 

    *SEM SPOILERS*
    Sobre a aventura do Doctor Gorse, eu e minha namorada jogamos de forma COMPLETAMENTE ERRADA após estarmos travados por ter passado um código de forma mal feita ela não ter entendido o código,  ficamos travados quase 40min sem sair do lugar, e ai demos saltos lógicos pra começamos a nos ajudar mutuamente mesmo que o jogo não permitia que fizéssemos e aconteceu a mesma coisa que aconteceu com vc no fim do seu texto**

    Amamos Unlocks, e de fato alguns tem saltos lógicos que podem nos irritar, o uso do APP não é um problema, pelo contrario ele emerge a gente no universo da historia com som de fundo e também a recriação de maquinas que só poderiam ser replicadas ou simuladas, além da pressão do tempo e dos acontecimentos repentinos que pode aparecer na tela do celular (jogue a aventura Tombstone)

    Algo que acho que deveria ser aprimorado no APP é que na hora de digitar um código deveríamos digitar todas as cartas que temos abertas, pois já aconteceu em partidas de descobrirmos ao final da partida que digitamos um código "errado" que abriu cartas pra gente e no fim do jogo descobrimos que saltamos umas cartas, também teve vez que somamos cartas desconexas fazendo ligações malucas da nossa cabeça que somam cartas (mesmo que não deveriam ser somadas, nesta aventura mesmo do DR Gorse tem cartas das cores que não são de somar que são somadas) e depois descobrimos que saltamos uma parte da aventura.

    Lembrando para novatos e interessados:
    Quem deseja ter a experiencia de Unlock, sem precisar comprar uma caixa grande com três aventuras, existem as aventuras vendidas de forma separadas aqui na Ludopedia para quem tem domínio inglês, busque apenas "Unlock".

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  • Raitz
    768 mensagens MD
    avatar
    Raitz07/01/23 19:35
    Raitz » 07/01/23 19:35

    Excelentes comentários! Bastante complementar e de alguém realmente experiente em Unlock!

    Por ora, essa foi nossa única experiência. Porém, já temos outras caixas em vista, apenas esperando ajeitar uns cômodos em casa.

    Ainda sobre a aventura do Doctor Gorse, também cometemos um "erro", mas foi ao contrário do seu: ficamos travados justamente porque ficamos sem nos ajudar por mais tempo do que deveríamos. No final do jogo, quando paramos para conversar a respeito, concordamos que o jogo poderia ter sido mais enfático quanto à comunicação durante a partida.

    A respeito de códigos errados no app, também nos aconteceu na aventura da Fórmula. E nos sentimos muito prejudicados, porque além de sermos punidos, ele disse para remover algumas cartas do jogo. Isso fez com que ficássemos sem solução. Nós repetimos a história do início (a anterior estava no começo, ainda) e percebemos onde erramos e foi tudo bem depois. Não soubemos dizer se foi um problema do app ou foi proposital por termos errado o código.

    Mesmo assim, com tudo isso, o jogo funciona muito bem. A quem não conhece, não se assustem com esses "problemas". O jogo funciona maravilhosamente bem.

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Unlock!: Escape Adventures - A Fórmula da Salsicha do Dr. Goorse – sem spoilers!
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