“O que esperar de” é uma série de comentários abordando características de um jogo, de preferência jogos que possuem pouca informação. Seu intuito é auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre compra-lo ou não. Tudo aqui se trata da minha experiência de mesa e nada mais.
O que esperar de 7 Wonders Arquitetos?
Acredito que, para a maioria das pessoas que entram de cabeça no Hobby, um comportamento comum é querer jogar os chamados clássicos. Isso aconteceu comigo também, é claro, mas se tem um jogo clássico que eu nunca quis experimentar foi 7 Wonders, pelo simples motivo de pensar: “Por mais que é um jogo mega premiado, eu acho que isso não é bom pra mim”. Estranhamente, o oposto aconteceu com 7 Wonders Arquitetos (7WA) assim que conferi a gameplay. Me parecia mais com: “Rapaz... Acho que isso é bom pra mim.”. Quanto ao primeiro, não sei, e acho que não vou saber, mas quanto ao segundo, eu estava certíssimo!
(Isso fica lindo demais na mesa!)
Eu amo o “simples, mas não simplista”!
Se você costuma ler meus reviews, já deve ter entendido que jogos simples, mas bem feitos, têm meu total apoio. Coisa maravilhosa é você jogar uma única partida e todos exclamarem: Entendi! Com 7WA é assim. O jogo flui muito bem, pois você tem uma decisão simples de escolher entre 3 possíveis cartas, qual atende de melhor forma os seus objetivos. E flui tão bem que na primeira partida, com 5 jogadores, eu pensei: “Já acabou?”. Só que, diferente de alguns jogos os quais essa sensação soa negativa, em 7WA ela soa como “bora jogar mais uma!”.
“Um jogo que se faz dentro do jogo”
Ouvi essa expressão uma vez referente a um jogo eletrônico, no qual o rapaz do vídeo estava ensinando que não havia um caminho predeterminado para a vitória. O jogador devia observar o desenrolar da partida, e enxergar qual a melhor maneira de vencer. Isso é MUITO VERDADE em 7WA. Todas as possibilidades de fazer ponto são completamente válidas e, por mais que um jogador talvez goste de determinada estratégia, nenhuma é totalmente segura. Isso gera uma diversão muito grande, pois possibilita você tirar vantagem frente aos oponentes em jogadas pontuais, como é o caso da disputa militar, ou em alguma ficha de progresso (especialmente aquela que pode render 12 pontos, a mais desejada!).
(Fichas de paz ou de guerra. Se virar todas, é hora de batalhar)
O coração das cartas (pegou a referência?)
Jogos com monte de cartas compartilhados geralmente proporcionam uma sensação maravilhosa/terrível: quando, depois do oponente comprar, fica visível uma carta que todos desejavam! É maravilhoso para o próximo jogador, e terrível para o jogador que acabou de comprar. Essa é a sensação que me é transmitida quando brilha a luz do ouro, aquele que tem o poder de substituir qualquer recurso. Ou mesmo quando a carta com face pra cima é uma tecnologia desejada. Eu não canso de dizer: Obrigado, amigo. Você é um amigo!
Saia do seu mundinho!
Este é um jogo que até te permite jogar em seu mundinho particular, mas a chance de você se dar mal pode ser grande. Você PRECISA estar atento ao poderio militar adversário se não quiser ceder pontos a cada batalha. Você PRECISA captar a necessidade de cada jogador se quiser dificultar o passeio dos oponentes. E acima de tudo, você PRECISA estar atento à evolução das maravilhas inimigas, do contrário, alguém pode estar muito próximo de finalizar a partida e você estar a passos lentos na construção de sua maravilha. Confesso que isso já aconteceu comigo, e é um pouco desesperador rsrs
(Maravilha a uma passo de ser construída)
Seria essa a melhor sensação?
Geralmente gosto de descrever as melhores sensações de cada jogo, e neste, pelo menos para mim, é quando você consegue construir duas partes de sua maravilha em um só turno. Você sai de nível inicial para finalizando muito rápido, e você adquiri pontos cruciais para a disputa em uma só tacada. Eu gosto muito!
Poderia ser melhor?
Por último, não sei se as fichas de progresso têm o mesmo nível de atração. Tem algumas que nunca peguei. Esse é um ponto que poderia ser melhorado. Se você pega a primeira que vale 4pts, tentar a segunda às escuras é quase inevitável. Igualmente, quem não gostaria de ter sempre 2 escudos adicionais? É quase certeza de ponto futuro. Portanto, se há algo que eu acho que poderia ser melhor, este é o ponto.
Agora que terminei este review, bora jogar mais uma!
(Fichas de Progresso)
*
*
Se você chegou até aqui, fica o meu muito obrigado. Caso tenha gostado, se inscreva no canal
"O que esperar?" para receber as notificações dos reviews!
Se você estava indeciso sobre a aquisição deste jogo espero ter ajudado.