PARKS é um jogo euro de movimento ponto a ponto, gestão de recursos e cumprimento de contratos, lançado em 2019 lá fora, mas que ainda não foi anunciado no Brasil.
Nele os jogadores são trilheiros que vão passar por diversos lugares, sob sol e chuva, ver florestas e montanhas, para visitar os Parques Nacionais dos Estados Unidos. O jogo se passa por quatro estações (rodadas), na qual os jogadores irão fazer uma trilha tirando fotos no caminho, adquirir e usar equipamentos, encher seus cantis e acender suas fogueiras para dividir espaços com outros jogadores até chegar ao seu parque de destino.
Arte e componentes
Além de ser muito gostoso de jogar, Parks conta com artes belíssimas da Fifty-Nine Parks, uma das mais bonitas que já vimos em jogos de tabuleiro.
A arte vem acompanhada de componentes incríveis. Destaque para os tokens de madeira, com recursos coloridos, tokens coringas de animais cada um em um formato diferente e meeples com desenho. Além disso, o jogo vem com um insert de altíssima qualidade - todavia a caixa fica estufada caso as cartas sejam sleevadas.
Tema
O jogo é bem amarrado tematicamente. Os meeples dos jogadores percorrem uma trilha, que representa o caminho que percorreram até chegar num parque nacional. Ao longo da trilha vão acumular recursos, que representam o clima e o que viram durante a trilha, podendo ainda tirar fotos (caso tenham a câmera). Para estar no mesmo lugar que outro meeple devem acender sua fogueira, representando que compartilharam aquele descanso juntos. Há ainda as cartas de cantil, que podem ser enchidos com água, os equipamentos que podem ser adquiridos e as cartas de clima, que definirão se naquele ano encontrarão chuva ou sol.
Assim, ainda que depois de algumas partidas as mecânicas se sobressaiam, PARKS se esforça a lembrar aos jogadores de que estão fazendo uma trilha e visitando os lugares mais bonitos dos Estados Unidos.
Mecânicas
PARKS é mecanicamente simples, um family game leve, mas extremamente prazeroso de jogar. Os jogadores seguem uma trilha de movimento ponto-a-ponto (semelhante ao Tokaido) na qual irão colecionar recursos e fazer ações para que, tendo como objetivo final cumprir contratos (representados pelas cartas dos parques nacionais).
A trilha é formada por tiles, cuja ordem é aleatorizada a cada rodada. Também são aleatoriazados os tokens bônus, dispostos sobre os tiles de trilha. Essa aleatorização e a grande quantidade de cartas de parques (48 cartas) deixam a rejogabilidade muito alta.
PARKS já conta com expansões (Nightfall e a recém lançada Wildlife).
A expansão Nightfall melhora ainda mais o já excelente jogo-base. Ela acrescenta 24 novas cartas de parque, as quais possuem ações bônus. Além disso, acrescenta as barracas de camping, colocadas ao longo da trilha e que também dão aos jogadores ações bônus. Uma expansão que, ainda que não seja obrigatória, é extremamente bem vinda e torna o jogo ainda melhor.
Conclusão
PARKS é sem dúvida um dos melhores jogos leves/family games! É perfeito para apresentar para novos jogadores, pois joga em até 5 pessoas, tem regras de fácil assimilação, além de ser incrivelmente bonito.
Ao mesmo tempo, é um jogo que agrada jogadores experientes que gostem de jogos leves na coleção, ou que, como nós, prefiram jogar jogos mais tranquilos durante a semana. Ainda que possua mecânicas simples, cada partida de PARKS é única em razão de sua aleatorização e é sempre desafiador obter recursos ao longo da trilha disputando espaços com os outros jogadores. Além disso, as cartas de equipamentos, de objetivo e as mecânicas introduzidas pela expansão Nightfall acrescentam uma outra camada estratégica e formas diferentes de obter recursos ou combos.
É uma pena que até agora nenhuma editora brasileira tenha feito qualquer menção de trazê-lo. Ainda que o tema seja um pouco distante do Brasil, com mecânicas simples, arte espetacular e componentes soberbos dão a PARKS o potencial de se tornar um family game de absoluto sucesso por aqui.
E você, já jogou ou tem interesse no PARKS? Ficou com mais alguma dúvida sobre o jogo? Deixe seu comentário!
Se gostou das fotos e da análise, aproveita para seguir nosso instagram: