Recentemente adquirimos a expansão Expedition Leaders, para o jogo As Ruínas Perdidas de Arnak, e ela logo foi para mesa! Queremos falar um pouco dela pra vocês!
Antes de falar da expansão, é importante mostrar a nossa percepção do jogo base.
O jogo base
Desde seu lançamento As Ruínas Perdidas de Arnak esteve cercado de um enorme hype, concorrendo a inúmeros prêmios e rapidamente escalou o Ranking BGG, ocupando atualmente a 32ª posição.
Arnak é um jogo de complexidade média, mas muito fácil de aprender e explicar.
O jogo se passa ao longo de 05 rodadas, nas quais os jogadores farão ações alocando 02 trabalhadores, comprando e baixando cartas e subindo em trilha, tudo muito bem implementado.
É um jogo relativamente curto e bastante apertado, com constante gerenciamento de recursos, exigindo que os jogadores tomem decisões interessantes. Decidir fazer uma ação por muitas vezes significa renunciar a muitas outras, sendo necessário calcular bem os pontos que serão obtidos e buscar os combos ideais.
Gostamos muito do jogo base, pela temática aventureira, a integração interessante de mecânicas, a curta duração e pela facilidade de aprender, podendo ser jogado até mesmo por jogadores com pouca experiência.
No entanto, a mecânica de deckbuilding foi um tanto frustrante para nós. O deck inicial é limitado, de modo que não dá pra fazer muita coisa nas primeiras rodadas. E sendo um jogo tão curto e apertado em recursos, é difícil adquirir cartas e usá-las mais de uma ou duas vezes no jogo é raro!
Entretanto, depois de jogar diversas vezes a expansão Expedition Leaders o jogo mudou completamente para nós, sendo explorado em todo seu potencial!
A expansão Expedition Leaders
O que vem na caixa?
A caixa da expansão é pequena, mas recheada! Dentro vêm: 6 tabuleiros de líderes de expedição, cada um com um deck inicial e tiles próprios; novos locais de descoberta e guardiões; diversas novas cartas de artefatos e itens, incluindo ações que não existiam no jogo base; e um novo tabuleiro de templos, com duas faces.
Líderes de expedição
O destaque, claro, é para os líderes de expedição, que trazem assimetria para o jogo.
Além das habilidades, os decks iniciais ajudam muito nas primeiras rodadas, com ações muito mais interessantes que as do jogo base.
Os líderes de expedição são:
1. O Capitão: foco na alocação de trabalhadores, pois possui um meeple a mais;
2. A Falcoeira: foco em pouco maior em derrotar guardiões, e ações bônus usando um falcão em seu tabuleiro;
3. A Baronesa: foco no deck de itens, ganhando moeda a cada rodada e com uma carta que permite comprar um item direto para a mão;
4. O Professor: foco no deck de artefatos, com mais cartas disponíveis para compra e recebendo recursos extras para usar e comprar cartas de artefato;
5. A Exploradora: possui um meeple a menos (joga somente com 1 trabalhador), mas possui itens que permite movê-lo diversas vezes;
6. Místico: talvez o mais diferente, seu foco está em ganhar e utilizar cartas de medo para fazer ações extras com uma mecânica de ritual.
Gostamos de todos os líderes, sendo alguns mais complexos de jogar do que outros. Também temos que elogiar o trabalho de balanceamento dos líderes, pois mesmo alguns focando em ações bastante diferentes, as pontuações em nossas partidas foram sempre próximas entre eles.
Templos
Os novos templos, ainda que não mudem drasticamente o jogo, possuem trilhas de pesquisa mais diversificadas. Enquanto no Templo do Macaco é um pouco mais difícil receber bônus e há uma carta de artefato a ser ativada no caminho, no Templo do Lagarto há um guardião a ser derrotado!
Além disso, é possível adquirir alguns dos tiles de pontuação antes de chegar ao final da trilha.
Conclusão
Expedition Leaders é uma expansão obrigatória para As Ruínas Perdidas de Arnak!
Se você já gostou muito do jogo base, vai amar as novas cartas e, principalmente, as novas mecânicas trazidas pelos líderes.
Agora se você, como nós, gostou do jogo base, mas esperava uma implementação melhor das mecânicas principais, sem dúvidas vai achar o jogo muito melhor com todas as melhorias da Expedition Leaders.
Como comparação, assim como a Tuscany transformou o bom Viticulture em um dos melhores jogos de alocação de trabalhadores, a Expedition Leaders faz o Arnak alcançar todo o seu potencial e o tornar um de nossos jogos favoritos!!