Gostamos de jogos que integram bem tema e mecânica, mas ninguém faz isso melhor que Hegemony: Lead Your Class To Victory.

Idealizado por Varnavas Timotheou, designer com formação em Economia e Política Internacional, e desenvolvido em parceria com Vangelis Bagiartakis, Hegemony é um euro assimétrico de gestão de mão, no qual os jogadores representam classes da sociedade, com ideologias e agendas: trabalhadores, capitalistas, classe média e Estado.

Em razão da assimetria, o jogo atinge todo seu potencial em 4 pessoas. No entanto, nossa opinião parte de partidas em 2p, em que obrigatoriamente deve-se utilizar a classe operária e a capitalista. Mesmo na contagem mínima Hegemony é uma experiência ímpar!

O tema está presente em todas as mecânicas, como nas cartas, utilizadas para fazer as ações, e nas formas de pontuar. Por exemplo, os trabalhadores precisam de saúde e educação para prosperar, buscando um Estado maior e de bem-estar, enquanto os capitalistas pontuam com uma política neoliberal e acúmulo de capital.

No entanto, as decisões de uma classe traz consequências para a outra: os operários dependem das empresas para trabalhar e ganhar dinheiro, enquanto os capitalistas somente produzem se tiverem trabalhadores em suas empresas.
Há um cabo de guerra nas políticas estatais, definidas em eleições realizadas em cada uma das cinco rodadas. Para vencer, usa-se a influência obtida através dos sindicatos ou das empresas de mídia, e até mesmo de fake news.

Enquanto a classe média (híbrido de operários e capitalistas) só é usada em 3p+, o Estado se faz presente na partida de 2p, não como um jogador, mas por uma inteligente mecânica de empresas estatais, que produzem serviços aos trabalhadores.

Ainda que seja um jogo complexo em razão da assimetria, o manual faz um trabalho primoroso de explicar cada aspecto do jogo, enquanto os player aids são bastante detalhados, tornando o jogo simples de aprender.

Hegemony é um jogo único, espetacular e que vale muito a pena conhecer, inclusive em 2p. Ainda queremos jogar com a expansão Crisis & Control, que adiciona automas e permite usar todas as classes em qualquer contagem - e que já deve vir na caixa da edição nacional da Galápagos.


