Como fãs da trilogia do Reino Ocidental e dos Invasores (do Mar do Norte e de Cítia), estávamos com expectativa com o primeiro jogo da nova trilogia de Shem Phillips e SJ Mcdonald: Viajantes do Sul do Tigre.
A pergunta é: como ele se compara aos jogos anteriores?
Após algumas partidas fica claro que ele é bastante diferente… E mais complexo!
Primeiro, a estética: após várias caixas pequenas, difíceis de acomodar todos os componentes, Viajantes possui uma caixa grande e um Insert de plástico bem funcional.
A arte novamente é assinada pelo excelente Mico e parte da iconografia é familiar para quem conhece as outras séries. Todavia, a grande quantidade de ícones pode ser um problema nas primeiras partidas.
O núcleo do jogo está numa interessante mistura de alocação de dados e de trabalhadores, tableau building e uma excelente construção de motor.
Os dados são alocados no tabuleiro modular do jogador, formado através de um tableau building bem implementado, no qual são acrescentadas melhorias, bônus, novas ações e objetivos.
Há ainda a Caravana, um espaço de colocação de tiles para a "construção de dados", ou seja, cada face pode ser especializada e melhorada conforme a estratégia.
Já os trabalhadores são alocados nas cartas dispostas ao redor do tabuleiro central e não pertencem a nenhum jogador, trocando de mãos a todo momento.
Tudo isso torna Viajantes o jogo mais complexo da dupla de autores, como também um dos mais interessantes e únicos com a construção de tabuleiro e diversas formas de pontuação.
No entanto, a analisys paralisis (AP) criada por todas essas opções e o gatilho único de fim de partida, que depende dos jogadores avançarem pelo tabuleiro central, pode tornar a partida bastante longa, talvez demais em uma mesa com mais de 2p.
Viajantes deve ser um jogo divisivo para os fãs de Shem Phillips: se você prefere a simplicidade e o design mais direto de Invasores do Mar do Norte, dificilmente vai gostar do novo jogo.
Agora, aqueles que gostam das sempre surpreendentes inovações mecânicas dos autores e de uma maior complexidade nos jogos, Viajantes do Sul do Tigre é o melhor título da Garphill Games.
E você, já jogou o Viajantes? Deixe seu comentário!
Se gostou das fotos e da análise, aproveita para seguir nosso Instagram:
https://instagram.com/boardgame_photographers



