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  3. Blackout: Hong Kong
  4. O que esperar de Blackout: Hong Kong?

O que esperar de Blackout: Hong Kong?

Blackout: Hong Kong
  • avatar
    Mateus Dantas28/04/22 10:12
    avatar
    Mateus Dantas
    28/04/22 10:12
    549 mensagens MD

    “O que esperar de” é uma série de comentários abordando características de um jogo, de preferência jogos que possuem pouca informação. Seu intuito é auxiliar aqueles que estão em dúvida sobre compra-lo ou não. Tudo aqui se trata da minha experiência de mesa e nada mais.


    O que esperar de Blackout: Hong Kong?

                    Desde o fim de 2021 é possível encontrar este jogo por um preço bem acessível. Para um board game com todos estes componentes, sim compensa! Mas e como jogo? Será que compensa?

                    Antes de tudo Blackout: Hong Kong é um bom jogo. O que há de bom nele? Ele é um jogo de completar objetivos (contratos), então, a sensação de cumprir estes objetivos pode ser prazerosa. Existe no mapa central um pouco de controle de área, e acredito que essa parte também é prazerosa pela sensação de disputa. Dependendo dos pontos que ligar você até cumpre uma quest do plano de emergência, e temos então a união de duas boas sensações. Uma pena, porém, que aquilo que há de bom no jogo pare por aqui.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/24414_142074_m.jpg



    As desprezíveis recompensas dos objetivos

                    Pfister não foi bem em implementar as recompensas neste jogo. O controle de área depende do cumprimento de missões, pois são elas que te permite ocupar espaços. Porém, existe apenas uma falsa sensação de estratégia, por que há muitas cartas que permitem você ocupar qualquer espaço no tabuleiro, o que torna a escolha delas irrelevante quanto a este quesito. Você pode ficar tranquilo, você conseguirá ocupar o quarteirão que deseja, basta completar as quests mais rápido do que os oponentes.

                    Além disso, a trajetória de pontos no jogo é sofrível, pois é muito demorado e burocrático pontuar aqui. Se eu tenho que percorrer um longo caminho em direção ao cumprimento de um objetivo, me parece que ele TEM que ser bastante recompensador, e isso não é o que acontece. Por este motivo, quando eu vou escolher uma carta de missão eu realmente penso: vou ver qual é a mais fácil, já que as mais difíceis não são tão rentáveis.


    Oito ou oitenta

                    Dentro do jogo você tem diversas opções. Você inicia a partida com nada menos do que sete objetivos para poder cumprir. Para muitos isso pode parecer um amplo poder de escolha, mas não é o que me parece. Os recursos dentro do jogo são escassos. Eles não são apertados, são escassos mesmo, o que gera uma falta em todo o jogo. Você sempre se vê impotente diante das situações que se apresentam. Se as quests precisam de um número considerável de moedas, eu não posso cumpri-las, porque novos objetivos virão à frente e você TEM que pegá-los, pois é assim que o jogo termina. Talvez se o jogo fosse marcado por um número exato de rodadas daria mais certo em vários sentidos, mas eu não tenho opção. Ou eu pego novos objetivos, ou eu vou ficar jogando eternamente... Então, é oito ou oitenta. Ou você faz uma coisa, ou faz outra. Não pense que terá oportunidade de fazer as duas bem feitas, porque você não vai!!


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/7d37d_121282_m.png

    (O tabuleiro central, o tabuleiro individual e a arte foram alterados na versão final/revisada)




    Uma série de mecânicas mal implementadas

                    Um dos motivos que torna Blackout: Hong Kong em um jogo travado é a série de mecânicas mal implementadas. Não existe sinergia entre os elementos do jogo, e com a quantidade de elementos existentes era isso que deveria ocorrer. As verificações são mal implementadas, o Deck Building nem passa perto de ser bom (se é que existe), o ganho de recurso pelas ações de busca também não tem sentido. Há muito nesse jogo que não faz sentido. Pfister errou em não conseguir tornar os elementos do jogo sinérgicos, pois isso só aumenta o tempo de jogo e não gera nenhum prazer.

                    Acredito seriamente que muito do que está no jogo não precisaria estar. Faltou simplicidade. A retirada da ação de busca só deixaria o jogo melhor. Da forma aleatória que as ações de verificação se dão, elas poderiam também facilmente ser retiradas. Além disso, ela deveria ser um bônus, mas que bônus é esse que eu tenho que gastar um recurso para conseguir outro? Os recursos já estão escassos, eu ainda tenho que gastá-los no meu bônus? Tô fora. E o uso da água e comida para ganho de recursos extras? Da forma que ocorre é sem sentido total e nem merece ser elaborado...


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/4c5d0_142075_m.jpg

    (Dados pelos quais se coleta os recursos)


    Um tempo que influencia no jogo

                    Um jogo BOM não pode ser longo. Só pode ser longo um jogo EXCELENTE. Eu sinceramente não me senti estimulado a pegar cartas com maior número de cubos de recursos, pois são bem difíceis de serem cumpridas, além de ter um uso pouco expressivo. Acredito que quanto mais o grupo de jogadores focar nelas, mais o jogo irá demorar, e eu não quero isso. Eu quero que esse jogo acabe!! Acredito que o fim da partida se dar pelo fim das cartas de objetivos foi um erro. Um número de rodadas estabelecidas e tudo seria melhor. Você planejaria suas jogadas de acordo com as rodadas, e não ficaria pensando em querer que o jogo acabe.

                    Além disso, este jogo exige um manuseio de setup desestimulador. Muito do que você mexe durante o jogo não será usado na partida (principalmente em dois players), então, é um gasto de tempo que não agrega. Repito, é um jogo muito burocrático!

     

    Você está sendo enganado

                    Uma primeira olhada e você verá muitos elementos. No primeiro momento é difícil memorizar, mas a iconografia ajuda muito, então, a impressão de que é difícil só engana. Mas também, somos enganados quando pensamos que precisamos elaborar muito bem as estratégias. Isso não existe no jogo. Isso só existe em jogos em que as mecânicas são sinérgicas, e como já dito, não é o caso aqui. Planejamento de futuro não existe.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/66170_187882_m.jpeg

    (Imagem retirada aqui da Ludopedia, muito boa para representar a quantidade de componentes)


    Diante de tudo isso, por que é bom?

                    Por que se alguém me chamar pra jogar eu vou. Existe algo no jogo que me leva a aceitar uma jogatina dele tranquilamente (tem que começar cedo!!!), e isso conceitua um bom jogo para mim (será que é do jogo ou de mim mesmo que não recuso uma jogatina?). Os jogos que considero ruins eu simplesmente não quero jogar. Quando me chamam pra jogar eu tento de toda forma jogar outro, mas Blackout: Hong Kong não. “Vamos jogar?”. “Ah, vamos”.


    Por que não é excelente?

                    Por que no meio da partida eu penso: se eu tivesse jogando outro jogo eu estaria me divertindo mais. O jogo é muito demorado para o que entrega. No MEU gosto jogos longos devem possuir maior interação, ou o próprio jogo em si ser mais fluído. Em Blackout: Hong Kong você tanto não interage, quanto fica travado, o que faz parecer que está demorando mais ainda. Você espera a hora de deslanchar, e ela não vem. É o mínimo que eu precisava depois de passar tanto tempo TENTANDO fazer boas escolhas.


    O desfecho da sucessão de burocracias

                    “Eu fiz um ciclo repeticioso de ações, que não valeram tanto a pena. Novamente não pude fazer o que queria, mas deve ser porque eu ainda não aprendi o jogo. Qualquer dia desse eu jogo de novo e vamos ver se consigo fazer melhor. Eu ganhei, mas não gostei do meu jogo”. Este sou eu ao fim de cada partida, nutrindo a esperança de que um bom jogo se torne um excelente jogo. No fundo eu sei que não vai. Por este motivo, este jogo saiu da coleção. Se você me chamar pra jogá-lo eu vou (tem que começar cedo!!), mas na minha estante eu prefiro jogos que me trazem o seguinte pensamento no fim da noite: Hoje a jogatina foi top demais!!

    *

    *

    Se você chegou até aqui, fica o meu muito obrigado.

    Se você estava indeciso sobre a aquisição deste jogo, espero ter ajudado.

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    Comentários:

  • viniciusjf
    2705 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf28/04/22 11:24
    viniciusjf » 28/04/22 11:24

    Cara, maravilhoso seu review. Honesto, justo e direto!

    Sinto falta de mais material assim, especialmente porque percebo que hoje em dia os canais têm medo de criticar o jogo desta forma, sem deixar de lado seus pontos negativos.

    Análises assim ajudam muito na hora de avaliar a compra do jogo, porque por mais que ele esteja muito barato e os preços tenham disparado, na medida em que a coleção vai crescendo, outros fatores além do preço passam a pesar muito, como o tempo investido no jogo, o espaço que ele ocupa e a dificuldade de se desfazer dele caso não agrade, ainda mais quando é um jogo barato que todo mundo comprou em alguma oferta.

    4
  • gabriel_soaresd
    65 mensagens MD
    avatar
    gabriel_soaresd28/04/22 11:37
    gabriel_soaresd » 28/04/22 11:37

    O fator tempo + falta de interação me impedem de comprar esse jogo, mesmo que esteja por R$100. Uma pena

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas28/04/22 11:38
    Mateus Dantas » 28/04/22 11:38

    viniciusjf::Cara, maravilhoso seu review. Honesto, justo e direto!

    Sinto falta de mais material assim, especialmente porque percebo que hoje em dia os canais têm medo de criticar o jogo desta forma, sem deixar de lado seus pontos negativos.

    Análises assim ajudam muito na hora de avaliar a compra do jogo, porque por mais que ele esteja muito barato e os preços tenham disparado, na medida em que a coleção vai crescendo, outros fatores além do preço passam a pesar muito, como o tempo investido no jogo, o espaço que ele ocupa e a dificuldade de se desfazer dele caso não agrade, ainda mais quando é um jogo barato que todo mundo comprou em alguma oferta.


    Fico feliz que gostou!

    Minha ideia surgiu exatamente pelo motivo de que alguns jogos nós adquirimos às escuras, não temos muita informação sobre eles. Então, eu pensei que poderia ajudar algumas pessoas trazendo uma experiência de mesa sobre o jogo, sem regras ou coisas do tipo, focando nas sensações que o jogo causou em mim. Já fiz um post anterior dessa forma sobre Cuzco e pretendo postar outros aqui as vezes.

    Obrigado por comentar.

    0
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas28/04/22 11:41
    Mateus Dantas » 28/04/22 11:41

    gabriel_soaresd::O fator tempo + falta de interação me impedem de comprar esse jogo, mesmo que esteja por R$100. Uma pena

    É exatamente minha maior crítica. O jogo mais longo que tenho é o TFM e acho excelente, mas ainda assim jogo pouco, menos do que queria por causa do fator tempo. Não pude ficar com um jogo longo que é só bom e passei o Blackout: Hong Kong.

    2
  • carlosrocca
    521 mensagens MD
    avatar
    carlosrocca28/04/22 14:36
    carlosrocca » 28/04/22 14:36

    Quando entrei no tópico não esperava um review desse tipo. Concordo com absolutamente tudo o que você pontuou no texto e gostaria de ler mais conteúdos com este tom de análise aqui no fórum.

    Também peguei ele no saldão que teve no final do ano passado e tive a mesma sensação. Não detestei o jogo, achei admirável a quantidade e a qualidade dos componentes, mas a admiração termina aí.

    O que mais me incomodou nesse jogo foram os marcadores de transporte. Você começa o jogo com 5 marcadores, e no decorrer do jogo pode trocar qualquer quantidade de PV pela mesma quantidade de marcadores. Como esta troca pode ser feita a qualquer momento, não faz sentido trocar pontos por marcadores antes que eles sejam usados. Ao mesmo tempo, não faz sentido pegar fisicamente um token que já vai ser usado, então estávamos baixando a trilha de pontuação para usar o efeito do transporte quando era necessário. Não consigo lembrar se existe outra forma de obter tokens de transporte, mas no design do jogo eles poderiam muito bem serem deixados de lado e incorporados diretamente na pontuação do jogo.

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas28/04/22 16:05
    Mateus Dantas » 28/04/22 16:05

    carlosrocca::Quando entrei no tópico não esperava um review desse tipo. Concordo com absolutamente tudo o que você pontuou no texto e gostaria de ler mais conteúdos com este tom de análise aqui no fórum.

    Também peguei ele no saldão que teve no final do ano passado e tive a mesma sensação. Não detestei o jogo, achei admirável a quantidade e a qualidade dos componentes, mas a admiração termina aí.

    O que mais me incomodou nesse jogo foram os marcadores de transporte. Você começa o jogo com 5 marcadores, e no decorrer do jogo pode trocar qualquer quantidade de PV pela mesma quantidade de marcadores. Como esta troca pode ser feita a qualquer momento, não faz sentido trocar pontos por marcadores antes que eles sejam usados. Ao mesmo tempo, não faz sentido pegar fisicamente um token que já vai ser usado, então estávamos baixando a trilha de pontuação para usar o efeito do transporte quando era necessário. Não consigo lembrar se existe outra forma de obter tokens de transporte, mas no design do jogo eles poderiam muito bem serem deixados de lado e incorporados diretamente na pontuação do jogo.

    Pois é, teve muitas ideias mal pensadas neste game.
    Quem bom que gostou e haverão mais análises sobre outros jogos :)

    0
  • Raitz
    768 mensagens MD
    avatar
    Raitz28/04/22 19:37
    Raitz » 28/04/22 19:37

    Análise agressiva. Realmente, não curtiu o jogo a ponto de manter na coleção. É algo salutar aqui na Ludopedia. Os consumidores, vendedores e editoras precisam reconhecer os problemas nos produtos disponíveis.

    Entretanto, eu fiquei um pouco confuso com sua análise.

    No início, você diz que o jogo é bom. A seguir, descreve um resumo de como o jogo acontece na mesa e fala que isso "pode" gerar prazeres aos jogadores. Ademais, reitera que o jeitão do jogo funcionar é bom e só até ali.

    Então, no texto abaixo, você escreve que os objetivos (que geram prazeres) é ruim, que o controle de área (que gera prazeres) é ruim... mecânicas, tempo, etc... tudo ruim.

    E conclui que o jogo é bom porque "existe algo" nele (oculto, eu imagino).

    De certo modo, eu entendi o conteúdo que você produziu e captei a mensagem. Mas eu teria gostado muito mais se não houvesse este "algo escondido" que lhe faz jogar o jogo se tiver convite.

    ---

    O meu comentário do jogo...

    A meu ver, o jogo tem seus problemas, mas eu gosto dele a ponto de compreender as escolhas do autor para alguns aspectos.

    O que faz a roda dele girar é, justamente, o rondel de recursos. Eles são escassos e pode não aparecer aquilo de que se precisa. Tematicamente, considero isto justo. Por causa disso, ele pode receber o selo "jogo apertado", porque não será possível fazer tudo o que se quer. Eu curto jogos assim, por exemplo, pois eles me permitem fazer escolhas todo o tempo.

    Não quero dizer com isto que as poucas recompensas me alegram, pois teve partidas que o resultado foi desastroso justamente pela má gestão das cartas da mão (qual jogar, onde as posicionar na primeira fase) e dos objetivos comprados.

    Comentando rapidamente outros pontos levantados:

    . Sinergia: de fato, não há um encadeamento de ações e, sim, há uma rede de ações; não me incomoda, foi escolha do autor; é preciso avaliar os pontos dessa rede para o planejamento.

    . Faltou simplicidade: pra mim, faltou é elegância; os "movimentos" não são suaves neste jogo.

    . Pontuação: a quantidade de pontos não deveria ser um fator negativo como pareceu ser.

    . Recursos: eu já passei por um desastre natural; fiquei 10 dias sem eletricidade, 15 sem água na torneira, 30 sem telefone/internet. Eu garanto: a primeira coisa que acabou no mercado do bairro foi pilha e gás de cozinha; a segunda coisa foi alimento não perecível e água. Portanto, esses recursos são ouro. Tematicamente, eu posso afirmar que o autor foi feliz em como tratou esses recursos no jogo.

    ---

    Legal sua análise, concordei com muita coisa. Se eu me equivoquei nas minhas interpretações acima, por favor, releve.

    Boas jogatinas e esperando a próxima análise sincera.

    6
  • Raitz
    768 mensagens MD
    avatar
    Raitz28/04/22 19:39
    Raitz » 28/04/22 19:39

    carlosrocca::Quando entrei no tópico não esperava um review desse tipo. Concordo com absolutamente tudo o que você pontuou no texto e gostaria de ler mais conteúdos com este tom de análise aqui no fórum.

    Também peguei ele no saldão que teve no final do ano passado e tive a mesma sensação. Não detestei o jogo, achei admirável a quantidade e a qualidade dos componentes, mas a admiração termina aí.

    O que mais me incomodou nesse jogo foram os marcadores de transporte. Você começa o jogo com 5 marcadores, e no decorrer do jogo pode trocar qualquer quantidade de PV pela mesma quantidade de marcadores. Como esta troca pode ser feita a qualquer momento, não faz sentido trocar pontos por marcadores antes que eles sejam usados. Ao mesmo tempo, não faz sentido pegar fisicamente um token que já vai ser usado, então estávamos baixando a trilha de pontuação para usar o efeito do transporte quando era necessário. Não consigo lembrar se existe outra forma de obter tokens de transporte, mas no design do jogo eles poderiam muito bem serem deixados de lado e incorporados diretamente na pontuação do jogo.

    Ótimo ponto!

    Esses marcadores de transporte foram uma solução bem preguiçosa para não anular as ações dos jogadores. Também é um das partes que menos gosto.

    1
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas28/04/22 21:58
    Mateus Dantas » 28/04/22 21:58

    Raitz::Análise agressiva. Realmente, não curtiu o jogo a ponto de manter na coleção. É algo salutar aqui na Ludopedia. Os consumidores, vendedores e editoras precisam reconhecer os problemas nos produtos disponíveis.

    Entretanto, eu fiquei um pouco confuso com sua análise.

    No início, você diz que o jogo é bom. A seguir, descreve um resumo de como o jogo acontece na mesa e fala que isso "pode" gerar prazeres aos jogadores. Ademais, reitera que o jeitão do jogo funcionar é bom e só até ali.

    Então, no texto abaixo, você escreve que os objetivos (que geram prazeres) é ruim, que o controle de área (que gera prazeres) é ruim... mecânicas, tempo, etc... tudo ruim.

    E conclui que o jogo é bom porque "existe algo" nele (oculto, eu imagino).

    De certo modo, eu entendi o conteúdo que você produziu e captei a mensagem. Mas eu teria gostado muito mais se não houvesse este "algo escondido" que lhe faz jogar o jogo se tiver convite.

    ---

    O meu comentário do jogo...

    A meu ver, o jogo tem seus problemas, mas eu gosto dele a ponto de compreender as escolhas do autor para alguns aspectos.

    O que faz a roda dele girar é, justamente, o rondel de recursos. Eles são escassos e pode não aparecer aquilo de que se precisa. Tematicamente, considero isto justo. Por causa disso, ele pode receber o selo "jogo apertado", porque não será possível fazer tudo o que se quer. Eu curto jogos assim, por exemplo, pois eles me permitem fazer escolhas todo o tempo.

    Não quero dizer com isto que as poucas recompensas me alegram, pois teve partidas que o resultado foi desastroso justamente pela má gestão das cartas da mão (qual jogar, onde as posicionar na primeira fase) e dos objetivos comprados.

    Comentando rapidamente outros pontos levantados:

    . Sinergia: de fato, não há um encadeamento de ações e, sim, há uma rede de ações; não me incomoda, foi escolha do autor; é preciso avaliar os pontos dessa rede para o planejamento.

    . Faltou simplicidade: pra mim, faltou é elegância; os "movimentos" não são suaves neste jogo.

    . Pontuação: a quantidade de pontos não deveria ser um fator negativo como pareceu ser.

    . Recursos: eu já passei por um desastre natural; fiquei 10 dias sem eletricidade, 15 sem água na torneira, 30 sem telefone/internet. Eu garanto: a primeira coisa que acabou no mercado do bairro foi pilha e gás de cozinha; a segunda coisa foi alimento não perecível e água. Portanto, esses recursos são ouro. Tematicamente, eu posso afirmar que o autor foi feliz em como tratou esses recursos no jogo.

    ---

    Legal sua análise, concordei com muita coisa. Se eu me equivoquei nas minhas interpretações acima, por favor, releve.

    Boas jogatinas e esperando a próxima análise sincera.

    Quando eu escalo o que faz um jogo ser bom, me livro de jogar sobre as mecânicas, os elementos e temática o que defini se um jogo é bom. Pra mim boardgame se trata de experiencias, e reduzir os jogos a esses aspectos n faz sentido. Entendo ser este o motivo de alguns jogos que consideramos tão ruins ser excelente a outros e vice versa, porque se trata de uma experiencia. É claro que esses elementos fazem parte da experiencia, mas não são toda ela. Há jogos que amo, mas que jogados com algumas pessoas se tornou uma experiencia ruim, então preservo o jogo pra jogar com as pessoas corretas que trarão a boa experiência.


    Por isso, mesmo tendo todos esses pontos a criticar eu considero um bom jogo, pq se eu estou aberto a jogar novamente, é pq algo na experiencia foi bom, e eu até coloquei em questão se isso vem do jogo ou do meu amor por jogos de tabuleiro. Talvez essas pequenas coisas que pontue como boas sejam o suficiente pra me deixar aberto a uma nova jogatina.


    Quanto ao controle de área e aos objetivos, entendo que são bons elementos, mas que foram trazido de uma maneira ruim, por isso esse misto. Eu amo concluir objetivo em jogos, mas o que sucede deles neste jogo não é tão bom, então, o prazer não está na recompensa (que é ruim), mas no ato de dizer: consegui. Eu gosto demais da sensação do controle de área e no caso do jogo não é ela que é ruim, mas sim quando vc percebe que não se trata de estratégia, mas de rapidez no cumprimento dos objetivos já que não precisa de estratégia nesse controle. E geralmente controles de área se tratam de estratégia, o que trouxe a sensação de engano no jogo. Então, não e pq dá prazer que é totalmente bom. 


    Considero tb a sua experiencia de jogo como válida, principalmente com a experiência de vida atrelada, mas essa são as sensações que o jogo me trouxe e, encontrando uma diversidade de pessoas, é certo que ela vai soar a cada pessoa de forma diferente, como pode ser visto nos próprios comentarios.

    Obrigado por comentar :D

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