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Análise - It's a Wonderful World

It's a Wonderful World
  • avatar
    RaphaelGuri19/03/22 11:00
    avatar
    RaphaelGuri
    19/03/22 11:00
    1391 mensagens MD

    (Análise) It’s a Wonderful World
    Título: It’s a Wonderful World (2019)
    Designer: Frédéric Guérard
    Arte: Anthony Wolff
    Editora nacional: Galápagos
    Nº de jogadores: 1 a 5

    Lindamente ilustrado, fornecendo boas escolhas para os jogadores, porém com tema bem frouxo, em It’s a Wonderful World os jogadores irão disputar quem é capaz de construir o maior império através da seleção de cartas (draft).


     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/54f99_sy4q03.jpg

     

    Resumo de Como o Jogo Funciona


    Uma partida ocorre durante exatas 4 (quatro) rodadas, separadas em três fases. A primeira é a Fase de Compra, no qual os jogadores irão receber uma mão de cartas, selecionar uma e passar as demais adiante. Após todas cartas serem selecionadas se inicia a Fase de Planejamento, onde o jogador escolhe quais irá dispensar para receber um cubo colorido e quais irá manter para tentar construir e assim melhorar a quantidade de recursos que recebe e, por fim, acontece a terceira e última fase da rodada, a Fase de Produção, no qual jogadores recebem cubos em uma ordem específica para poder construir as cartas que possuía a sua frente. Após a quarta rodada o jogo se encerra e vence quem tiver a maior soma de pontos, que podem vir diretamente impressos em cartas, através de alguns marcadores ou mesmo em cartas que multiplicam alguma condição (exemplo: 2 pontos por carta verde construída).

    Mecânicas Principais: Seleção de Cartas.


     

    Critérios

     

    Ø  Qualidade dos Componentes

    PRÓS: Cartas, marcadores e cubinhos de excelente qualidade; Caixa e papel do manual de boa qualidade.

     

    CONTRAS: As cartas são de um tamanho grande que, sinceramente, não existiria real necessidade de ser. Isso pode, inclusive, atrapalhar a jogatina se a mesa/espaço for pequeno; Apesar das divisórias internas da caixa serem bacanas, o jogo bem que poderia vir com umas bandejinhas com tampas para os cubinhos para facilitar a organização, olhando o preço do jogo, até ajudaria a justifica-lo.

     


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/807d4_sy4q03.jpg

    (Todos componentes)

     

    Ø  Arte

    PRÓS: Simplesmente incrível! As cartas possuem ilustrações lindas, com cores vibrantes, com nomes as identificando e ao que tange a leitura e identificação de cores e ícones possui uma leitura fácil e prática (contudo, não sei exatamente se para daltônicos os ícones relacionados às cores possuem fácil leitura).


    CONTRAS
    : Em relação a arte, nenhum ponto negativo a ser considerado (fora um bebê que está desenhado em uma carta que, minha nossa, que bebezinho feio, o rosto parece de um mini-adulto-estragado! Haha).

     

     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3c8a4_sy4q03.jpg

    (Cubos e marcadores diversos em detalhe)

     

    Ø  Curva de Aprendizagem

    Média. Em se tratando de regras, o jogo é bem simples. É possível explicado em não mais que cinco minutos e praticamente não existe nenhuma exceção às regras, o manual, inclusive, é cheio de exemplos e com bastante texto, esmiuçando bem o funcionamento do jogo.
    Contudo, mesmo entendendo a dinâmica do jogo, em todas experiências que tive com novos jogadores (e eu incluso) é bem comum ver a pessoa completamente perdida sobre qual carta pegar, como vai acontecer a fluidez no recebimento dos recursos e coisas do tipo. Todas as vezes que presenciei alguém jogando pela primeira vez em algum momento essa pessoa soltou algum tipo de exclamação como “Haaaa... agora saquei!”. Isso se dá não por uma complexidade em regras, mas pelo fato de que leva um tempo até a pessoa pegar a maquininha de ‘entender que cubos são gerados durante fase de produção, mas que cartas construídas em fases de construção geram recursos se eles ainda não foram produzidos’... sim, parece meio confusa a frase, mas é exatamente isso que acontece. Não é de estranhar nas primeiras partidas muitos cubos sobrando, sendo desperdiçados, tudo graças ao fato de que se leva um tempo para conhecer as cartas e possibilidades, quais que possuem melhor sinergia com o outras e assim por diante... inclusive, vou continuar parte desse assunto quando abordar os critérios “Sorte” e “Estratégia”. Por esses motivos (que serão complementados mais pra frente), o jogo não é tão simples quanto se parece para se jogar bem, deixando essa curva de aprendizagem mediana.


     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cf13c_sy4q03.jpg

    (Cartas em detalhe)

     
    Ø  Presença de Tema

    Baixa. Apesar das ilustrações fantásticas, elas são beeeem desconexas entre si e a forma que o jogo distribui as cartas faz o tema se perder completamente. Quem acompanha meus textos já cansou de me ver reclamando sobre os temas dos jogos... estou até pensando em fazer coisa dedicada para isso, sério, pois tá vergonhoso, hein designerzada? Vou listar para não me perder no raciocínio e nas críticas aqui:
    1.  Começando pelos recursos, que acabam sendo ‘cubo cinza’, ‘cubo verde’, ‘cubo amarel...’ e etc, pois não fica claro para o jogador o que representa cada cubo ou sequer a correlação entre sua quantidade para aquela ‘Coisa’ que ele está construindo. Por viés de curiosidade: O manual explica que cinza é materiais (quê?!), preto é energia, verde é ciência, amarelo é ouro (hein?!), azul representa exploração e vermelho, o coringa, é um negócio inexplicado chamado Krystallium (oi?);
    2. Esses cubos, além de não fazerem sentido em relação ao que são, sendo um algo físico como Ouro, por exemplo, e outro algo abstrato ou genérico como Ciência, as cartas não dialogam com a ideia do jogo, por exemplo: Carta Dimensão Paralela (a imagem é um portal retangular numa noite com relâmpagos... vou postar abaixo) custa 3 Ciência e 3 Exploração. Tá... e dai? Isso é o que? Não gasta energia? É o ato de existir outra? Mas não é um império em ascensão? Então o que quer dizer ‘Dimensão Paralela’? É um artefato que acessa? Se gasta/investe ciência não precisa de Energia e nem Recursos? Qual relação com isso com precisar pagar um General?


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d209c_sy4q03.jpg

    (A carta do exemplo bisonho, imagem retirada do manual. Ignorem )

     

    3. Outro motivo que não colabora com o tema é que existem cartas mais baratas, mais simples, que geralmente tem correlação com os recursos mais baratos (cinzas e pretos), porém elas estão embaralhadas no meio do baralho (e são muitas cartas) junto de cartas caríssimas que exigem, por exemplo, 7 cubos azuis (os mais raros) e algumas até vermelhos (coringas) especificamente. O problema disso nem é o custo, isso pode ser contornado na estratégia do jogo, o problema disso com o Tema é que dessa forma o jogador começa inventando um Elevador Espacial antes mesmo de ter feito um Zepelim. Esse tipo de coisa seria contornada, talvez com baralhos de eras/gerações diferentes, bastava organizar e alterar as ilustrações, já que admitiu-se que os recursos não tinham lá muita relevância lógica, e não colocar tudo se amontoando entre 150 cartas.

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/81ad2_sy4q03.jpg

    (tabuleiro durante partida)

     

    Ø  Rejogabilidade

    Média. Ao longo das diversas partidas que tive, em todas contagens de jogadores (inclusive solo) percebi que a pontuação é algo relativamente instável. Certamente quem jogou melhor a partida será o vencedor, contudo senti que as cartas que aparecem na partida (pois não aparecem todas, principalmente em menores contagens) vão moldar como o jogador vai desenvolver sua estratégia. It’s a Wonderful World não é um daqueles jogos que o jogador saber que existem 3 cartas que pontuam muito faz muita diferença, pois não existe a certeza de que elas aparecerão na partida, logo se planejar para isso é arriscado. Dessa forma, tive diversas partidas que apesar do fluxo do jogo ser sempre o mesmo, cada nova mão de cartas é uma surpresa e isso é bem interessante (seja para bem ou para mal, se tratando da sorte no momento). Outra coisa que ajuda no sentimento de querer jogar novamente é o tempo curto de partida: 30 (trinta) minutos e já se começou, jogou e pontuou, se todos sabem as regras. Dessa forma, mesmo uma mão mais frustrante consegue ser compensada com outra partida logo em sequência. Eu, sinceramente, de todas vezes que vi o jogo na mesa, não teve nenhuma que me lembre que não joguei ao menos duas vezes consecutivas.  

     

     
    Ø  Interação

    Baixa. A interação se dá, basicamente, na seleção de cartas (draft) e por mais que alguns jogos consigam entregar uma interação bacana, mediana ou até grande, utilizando essa mecânica central, It’s a Wonderful World não consegue e não que isso seja, necessariamente, um demérito do jogo. O que acontece é que o jogo em si já faz com que os jogadores fiquem com sua atenção muito voltada a sua própria maquininha que estão tentando montar, a ponto de que se alguém quer pegar uma mão de cartas e olhar para os adversários na intenção de pegar algo que os atrapalhe intencionalmente ele acaba não conseguindo de forma satisfatória por 2 motivos: 1º Seria preciso fazer umas continhas, analisar tudo que foi baixado e o que o adversário esteja produzindo, o que demoraria um tantão e quebraria o ritmo do jogo; 2º Pegar uma carta apenas para atrapalhar o outro pode ser um mal negócio, tendo em vista que poucas cartas ficam a disposição dos jogadores em cada rodada. Dessa forma, o melhor conselho indireto que o jogo dá ao jogador é: Se preocupa só com o seu jogo e seja feliz.
    Nota: Partidas com 2 jogadores tendem a promover uma interação um pouco maior, uma vez que é apenas um adversário que o jogador precisa prestar atenção.


     

     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3f9b7_sy4q03.jpg
    (Cartas de facção e bloquinho para anotar pontuação!)

     

    Ø  Fator Sorte

    Relevância na partida: Média. O impacto reside, basicamente, no fato dos jogadores não saberem qual ordem e sequer quais cartas realmente entrarão em jogo. Sendo assim o jogador tem que fazer escolhas sem saber exatamente se a maquininha que está tentando montar terá as peças que precisa disponíveis. Isso é algo que impacta todos na mesa? Sim, então o ruim mesmo é ter que fazer uns saltos da fé, quase como se fosse um Force Sua Sorte infiltrado e camuflado dentro da mecânica central, principalmente com cartas muito altas em custos (que a maioria das vezes, se aparecem na última rodada, é certeza que vai ser trocada por um cubinho apenas ao invés de ser investida como construção), porém isso não é o suficiente para se dizer que o jogo irá desagradar muito aqueles que não curtem excesso de sorte em jogos, para mim, pelo menos, não desagradou.

     

     
    Ø  Fator Estratégia

    Relevância na partida: Alta. Tenho que começar com a reflexão de que arrependimento não mata, mas tira ponto. It’s a Wonderful World para mim é um daqueles jogos que consegue entregar uma experiência divertida com base em fazer com que o jogador assuma que coisas que deram errado, por mais que a sorte seja em parte culpada, por uma escolha pessoal. O jogador durante a partida tem que conhecer bem as cartas que existem e saber o quanto pode contar com o aparecimento de outras, complementando aqui o que escrevi em Curva de Aprendizado. É normal nas primeiras partidas um jogador experiente ganhar por muitos, muitos mesmos, pontos em relação a um novato (já vi algo como 79 a 14. Acredite!). Placares discrepantes assim, em jogos onde observado que existe uma constância de vencedores mostra que a sorte, por mais que esteja presente, não se configura como a culpada, mas sim o mérito do jogador! Aquele que melhor soube ler a mesa (o pouco possibilitado pelo jogo), que melhor arriscou nas construções e que fez escolhas mais seguras e conscientes tende a ser o vencedor, nos evidenciando que a estratégia  em It’s a Wonderful World é bastante relevante!

     

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cc8ef_sy4q03.jpg

    (Como ficam os componentes organizados na caixa com o insert original de papelão)

     

     

    Ø  BÔNUS: Algumas dúvidas corriqueiras:

    - Dá para jogar com crianças? Possível acredito que seja, pois não tem nenhuma complicação nas regras. Porém elas podem se sentir frustradas e ter certa dificuldade no planejamento das estruturas de produção de recursos, pois realmente é um belo exercício cognitivo!

    - Funciona bem em qualquer número de jogadores? Sim. Funcionou bem e com o mesmo sentimento, salvo o jogo solo. Senti nele um impacto um pouco maior da sorte, inclusive o achei beeem difícil, com aquela sensação de Forçar Sua Sorte mais presente.


     

     

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/49a79_sy4q03.jpg

    Opinião Pessoal

     
    “Este é um daqueles jogos que ao mesmo tempo que é fácil, leva um tempo para pegar o jeito Além disso, é um dos raros casos que apesar de não ter nada excepcional em um quesito específico, consegue entregar uma experiência divertida e gostosa, onde o jogador sente que suas escolhas realmente impactam o jogo.” (Raphael Gurian, o Investidor)

    “
    It's a Wonderful World é um jogo que envolve seleção de cartas e administração de recursos, e possui uma mecânica simples e bastante funcional. Apesar de possuir uma arte muito bonita, sua temática praticamente em nada influencia na mecânica do jogo, sendo possível vislumbrar esta mesma mecânica amarrada a diferentes temas. Com elementos simples, como cartas, recursos e tabuleiro, este jogo é uma boa opção para quem gosta de correr atrás de pontos. As possibilidades de bloqueio entre jogadores se limitam apenas a escolher as cartas almejadas pelo adversário, durante a etapa de draft.” (Heloisa Fernandes, a General).


     

    Um texto de
    Raphael Gurian

     

    A ideia deste formato de análise não é explicar um jogo, para isso existem muitos outros textos, vídeos e etc. A finalidade do texto é fazer uma análise crítica acerca de critérios que acho importante e que muitas vezes acabam não sendo explorados em análises de uma forma mais detalhada. Os jogos analisados não seguem qualquer critério comercial, incentivo ou pagamento, sendo escolhidos com base em fontes de vozes da minha cabeça, aliado ao fato de ter já jogado o jogo em questão muitas vezes, a ponto de me sentir confortável em opinar sobre o mesmo.

     

     
    Confira também redes:
    Instagram: https://www.instagram.com/sociedade_dos_boards/
    Facebook: https://www.facebook.com/groups/1219416214780289/
    Blog: https://sociedadedosboardsbr.home.blog/

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    Comentários:

  • Cico
    1113 mensagens MD
    avatar
    Cico19/03/22 12:25
    Cico » 19/03/22 12:25

    Excelente análise, mas senti falta da foto do mini bebê adulto estragado, para ilustração

    2
  • RaphaelGuri
    1391 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri19/03/22 15:44
    RaphaelGuri » 19/03/22 15:44

    Cico::Excelente análise, mas senti falta da foto do mini bebê adulto estragado, para ilustração

    Obrigado pelo elogio! 

    Assim que conseguir posto uma foto do bebê hahaha

    1
  • Apoan
    387 mensagens MD
    avatar
    Apoan19/03/22 16:57
    Apoan » 19/03/22 16:57

    Comprei ele pq queria um jogo até 5 jogadores e que durasse até 45min, meu grupo adora o Century.
    Jogamos ontem pela primeira vez e agradou a todos.
    Na ultima rodada a galera estava demorando um pouco mais analisando qual vale a pena desacatar ou arriscar em construir.
    Antes disso testei duas partidas solos e é muito difícil no início hahaha
    Satisfeito com a proposta e o que o jogo entrega, espero que a Galápagos traga a expansão.

    3
  • PedroMVM
    731 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM19/03/22 20:12
    PedroMVM » 19/03/22 20:12

    Você foi muito generoso na presença de tema, deveria ser nula. Não gruda nem com cuspe :D

    1
  • MuCiLoN
    528 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN20/03/22 02:20
    MuCiLoN » 20/03/22 02:20

    Apoan::Comprei ele pq queria um jogo até 5 jogadores e que durasse até 45min, meu grupo adora o Century.
    Jogamos ontem pela primeira vez e agradou a todos.
    Na ultima rodada a galera estava demorando um pouco mais analisando qual vale a pena desacatar ou arriscar em construir.
    Antes disso testei duas partidas solos e é muito difícil no início hahaha
    Satisfeito com a proposta e o que o jogo entrega, espero que a Galápagos traga a expansão.

    O jogo realmente lembra bastante o Century, embora seja equivocadamente comparado com 7 wonders e splendor.
    A gente adora esse jogo aqui em casa,  anda meio de lado só porquê nos viciamos no Innovation.

    1
  • Hickmorais
    79 mensagens MD
    avatar
    Hickmorais22/03/22 10:11
    Hickmorais » 22/03/22 10:11

    Esse jogo me interessou quando lançou, mas com o passar do tempo foi ficando de lado. Espero pegar ele numa promoção algum dia

    1
  • Jefferson2020
    149 mensagens MD
    avatar
    Jefferson202022/03/22 12:18
    Jefferson2020 » 22/03/22 12:18


    Lamento. Suas respostas não me surpreendem, pois são o lugar comum dos argumentos de todos os geradores de conteúdo. Subjetividade por subjetividade, não pense que acredito que suas considerações sobre um jogo, de aparente roupagem técnica (há todo um esforço nesse sentido), são absolutamente estanques a qualquer ingerência de cunho personalíssimo. Você sabe que isso seria impossível. 

    Parece-me haver um pacto velado nesse sentido - de não analisar preços - ou por medo de sofrer alguma retaliação, ou por simples cumplicidade/amizade com editores e lojistas, talvez alimentando a expectativa de receber algum benefício por menor que seja, sabe-se lá o que... Ainda assim, reconheço que são todas razões legítimas e honestas.

    Mas, você sabe que o único fato ou decisão objetiva crucial para a existência do hobby e que recai sobre os ombros do público de bg é COMPRAR ou NÃO COMPRAR. É muito mais importante do que JOGAR ou NÃO JOGAR. Ora, como tem gente que comprou um jogo e nunca o jogou. Ademais, ainda tem a jogatina virtual.

    Certamente, a sua análise servirá para a tomada daquela decisão por algum consumidor. Daí, a inferência lógica de que o tema preço deveria assumir alguma relevância por menor que fosse, em qualquer análise minimamente isenta e preocupada com a repercussão entre o público consumidor do hobby.

    Sinceramente, ainda aguardo o surgimento de uma geração de conteúdo de bg que rompa com toda essa lógica, que antes serve à propaganda e aos produtores. Que só trate de preço, não para explicar seus bastidores a ponto de servir como desculpas de editores e lojistas (isso já acontece exaustivamente), mas para alertar o consumidor de abusos, a orientá-lo para não embarcar no hype promovido pelos próprios geradores de conteúdo, a comparar preços, considerando títulos semelhantes disponíveis no mercado, ponderando complexidade, quantidade e qualidade de componentes.

    Enfim, uma outra vibe, pois o que você faz (e muito bem diga-se de passagem... mais uma vez parabéns...), muitos outros também o fazem. Abraço.

    1
  • RaphaelGuri
    1391 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri22/03/22 15:57
    RaphaelGuri » 22/03/22 15:57

    Jefferson2020::
    Lamento. Suas respostas não me surpreendem, pois são o lugar comum dos argumentos de todos os geradores de conteúdo. Subjetividade por subjetividade, não pense que acredito que suas considerações sobre um jogo, de aparente roupagem técnica (há todo um esforço nesse sentido), são absolutamente estanques a qualquer ingerência de cunho personalíssimo. Você sabe que isso seria impossível. 

    Parece-me haver um pacto velado nesse sentido - de não analisar preços - ou por medo de sofrer alguma retaliação, ou por simples cumplicidade/amizade com editores e lojistas, talvez alimentando a expectativa de receber algum benefício por menor que seja, sabe-se lá o que... Ainda assim, reconheço que são todas razões legítimas e honestas.

    Mas, você sabe que o único fato ou decisão objetiva crucial para a existência do hobby e que recai sobre os ombros do público de bg é COMPRAR ou NÃO COMPRAR. É muito mais importante do que JOGAR ou NÃO JOGAR. Ora, como tem gente que comprou um jogo e nunca o jogou. Ademais, ainda tem a jogatina virtual.

    Certamente, a sua análise servirá para a tomada daquela decisão por algum consumidor. Daí, a inferência lógica de que o tema preço deveria assumir alguma relevância por menor que fosse, em qualquer análise minimamente isenta e preocupada com a repercussão entre o público consumidor do hobby.

    Sinceramente, ainda aguardo o surgimento de uma geração de conteúdo de bg que rompa com toda essa lógica, que antes serve à propaganda e aos produtores. Que só trate de preço, não para explicar seus bastidores a ponto de servir como desculpas de editores e lojistas (isso já acontece exaustivamente), mas para alertar o consumidor de abusos, a orientá-lo para não embarcar no hype promovido pelos próprios geradores de conteúdo, a comparar preços, considerando títulos semelhantes disponíveis no mercado, ponderando complexidade, quantidade e qualidade de componentes.

    Enfim, uma outra vibe, pois o que você faz (e muito bem diga-se de passagem... mais uma vez parabéns...), muitos outros também o fazem. Abraço.

    Com TODA sinceridade do mundo, falando apenas e exclusivamente por mim (pois não posso falar por outro), não existe nenhum pacto, nadinha, com relação a falar ou não sobre qualquer coisa, principalmente pelo fato de eu não ganhar nenhum centavo de editora nenhuma e mal conhecer intimamente gente de dentro de alguma. Nunca ganhei um centavo ou jogo, nem sequer um obrigado, de editora nenhuma. Não existem amarras, justamente por não ter nem ligação. Sou tão independente quanto você. Prova disso são meus comentários, não somente aqui como em todas redes sociais. Aqui mesmo declarei, e reforço, o absurdo do preço do Nemesis, e em listas sobre o tema achará comentários meus (por viés de curiosidade, a cópia da analise deste jogo sequer é minha).

    Sinto, inclusive, que você não deve ter costume de acompanhar meus textos (ao menos, não deve ter visto os que já publiquei), pois não sigo o hype. Salvo a única excessão de TfMars:Ares Expedition, não faço textos de lançamento, e mesmo ele foi um comparativo (vide este texto mesmo... não tem como dizer que hoje Its a Wonderful World é hype, o bichinho caiu no esquecimento, coitado...).

    Adicionalmente, uma coisa importante a salientar é a intencionalidade do texto, a linha editorial digamos assim. Apontamentos como você faz, como aspectos "alertar sobre abusos" e "apontar sobre jogos similares" não é o intuito dos textos de análise. Para assuntos diversos assim, faço textos a parte. Estes textos são produtos diferentes, com propósitos diferentes. Se existe em meus textos de análise uma reverência a alguém, é ao designer, ilustrador, artistas no geral (e olha que mesmo com eles reclamo bastante, veja as partes sobre 'temas'), logo não vejo, sinceramente, com bons olhos comparar diretamente dois produtos distintos usando o preço como régua.

    Entendo seus pontos, Jefferson. O problema é que essa análise sua sobre "criadores de conteúdo em geral", é generalista demais. Tem muita gente como eu, cortando um dobrado por fora, que não ganha nada e cria muito (veja a quantidade de arquivos em nome dessa galera (e meu) tem na Ludopedia e BGG) e que não tem visibilidade ou reconhecimento. É importante ainda notar que nunca se pode confundir um elogio a um design de jogo como um elogio a uma editora (quem me conhece sabe o quanto reclamo delas e acabo me metendo em tretas por ai! Hahaha).

    A ideia dos meus textos é prestar uma homenagem (honesta, logo reclamo onde cabe) a obra, ao jogo em si, nunca ao mercado. Esse (editoras abusivas e mal tradutoras) é o pior pilar do hobby, o responsável maior pela bolha, não jogadores e a comunidade. Eu, do meu lado, estou opinando sobre jogos, organizando concursos de design, fazendo traduções e ai por diante, se não falo especificamente do valor dos jogos nas análises tenho os motivos e os dei, não de forma ensaiada ou combinada, mas por consenso lógico pessoal (o mesmo sempre rola quando o assunto é "falar sobre jogo que não gostou").

    Encerro, como forma de mostrar realmente minha boa fé em relação ao tema e nossa conversa, com um convite: Me chama no privado em alguma rede social (como instagram) e vamos escrever a dois um texto sobre esse tema de valores. O espaço do Sociedade dos Boards foi feito para ser democrático e se esse tema o impacta tanto, acho que é valido!


    ;)
    Abraços!

    3
  • RaphaelGuri
    1391 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri22/03/22 17:30
    RaphaelGuri » 22/03/22 17:30

    Jefferson2020, infelizmente algumas mensagens foram apagadas, pois burlaram as regras do portal.

    Só retomando, fico a disposição para conversarmos sobre valores e, em geral, quando possível, colocarei em meus posts algo relacionado.

    O difícil é que, na grande maioria dos casos, eu compro o jogo, jogo várias vezes e só depois faço o texto de análise, logo o próprio valor do jogo sofreu alterações neste período, para mais ou para menos, por exemplo, Kick Ass, Coimbra e Blackout: Hong Kong achei jogos muito legais e paguei muito barato em uma black friday, logo o valor baixo o faz ser melhor ou pior? Sinceramente, não. Apresenta uma boa oportunidade de jogo bom a preço baixo, mas não impacta diretamente no que penso sobre o jogo, inclusive os conhecendo pagaria mais - e outros que paguei mais caro ou até joguei de amigos eu teria pago menos, mas isso é pessoal. De qualquer forma, sempre válida a observação.

    Obrigado pelos comentários! 

    :D 

    2
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