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  3. Settlement
  4. Settlement e os Heróis que não matavam Monstros.

Settlement e os Heróis que não matavam Monstros.

Settlement
  • avatar
    Raitz25/10/21 19:34
    avatar
    Raitz
    25/10/21 19:34
    825 mensagens MD

    SETTLEMENT

    Um jogo de Oleksandr Nevskiy (o mesmo do Mysterium)


    Uma temática chamativa. Um jogo bom.
    Aviso: esta resenha foi escrita após algumas partidas em dois jogadores no Tabletopia. Este texto tem tradução livre dos nomes em inglês do manual.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/24f8c_182838_m.jpg


    Como o jogo ganhou atenção?
    Falado na Feira de Essen 2021, o jogo prometia exploração de terrenos, extração de recursos, construção da cidade e defender-se de inimigos (algo que lembra Catan: O Jogo - Cidades e Cavaleiros).

    Por que se quis jogar?
    Após ler as regras, as expectativas com relação à experiência de jogo caíram por terra. Porém, resolveu-se dar uma chance a ele e ver se Settlement é bom na prática (e para não pensar que ler todo o manual foi em vão). Resultado: agradou a ponto de se querer jogar algumas vezes.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a94dd_0ae3ll.png


    Como o jogo funciona?
    Aviso: se não quiser saber de andamento de jogo, apenas da “filosofia” sobre ele, pule para a pergunta “E as sensações?” abaixo (em vermelho).

    O objetivo do jogo é ter mais pontos. Eles são somados somente no final da partida e só a partir de três segmentos: heróis (cartas adquiridas), ouro no Banco e diamante na Catedral (estes dois últimos são edifícios que se precisa construir).

    São 6 rodadas e cada uma delas tem vários turnos. Em cada turno, o jogador pode fazer 1 ação e/ou convocar um herói. Quando quiser (ou precisar), o jogador passa a vez. Quando todos os jogadores passarem, a rodada termina.

    O jogador tem sete opções de ação e, em todas elas, precisa-se gastar 1 ou mais colonizadores (fora os recursos, quando cabível):

    . Construir: edifícios na cidade que gerarão recursos, comércio ou pontos.
    . Explorar: terrenos, que são de três níveis e proporcionarão recursos e monstros para caçar.
    . Fortificar: construir Fortes nos terrenos, que evitam monstros, fornecem e guardam recursos.
    . Caçar: os monstros de vários níveis, sempre recompensando com recursos caros.
    . Ativar Cidade: para usar os edifícios construídos.
    . Ativar Terrenos: para pegar os recursos e, se não tiver Fortes, os monstros reaparecem.
    . Ativar o Forte: para pegar o recurso daquele terreno.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2a069_0ae3ll.jpg

    Tabuleiro do Jogador: colonizadores em alguns espaços de ação; o artefato (abaixo, à esquerda), o local para recursos, a Região (centro, acima e com Monstros e Fortes) e a Cidade (centro, abaixo mostrando a Catedral com diamantes roxos e o Banco com moedas de ouro).


    Convocar o Herói é simples: paga os recursos e pega seu bônus (se houver).

    Ainda há os Artefatos, que dão uma ajudinha e precisa-se trocá-los todas as rodadas (existem 3 + N jogadores desses itens à disposição), e o comércio, que se pode fazer a qualquer hora com o estoque (não entre os jogadores).

    Tudo isso acontece no tabuleiro de cada jogador. O “tabuleiro” central serve apenas para disponibilizar edifícios, terrenos, heróis e artefatos.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ba457_0ae3ll.jpg

    "Tabuleiro" Central: os heróis (à esquerda), os edifícios, os terrenos, o marcador de rodada e mais heróis (no centro) e os artefatos (à direita).


    No fim da sexta rodada, somam-se os pontos e se vê quem ganhou.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e503d_0ae3ll.jpg


    E as sensações?
    A temática (colonizar) está bem bacana, o jogo é divertido, mas tem seus defeitos. Quem sabe, no futuro, o Sr. Nevskiy não cria uma “errata” tipo Star Wars: Rebellion – A Ascensão do Império (que não é uma expansão; é um ajuste do jogo-base). Que “problemas”, então?

    São SETE opções de ação!
    Estão todas muito bem iconografadas no tabuleiro de jogador, são todas simples de entender e fazer, mas é muita opção! Aparentemente, o autor quis fazer um jogo para todos os públicos, mas com tudo isso de escolhas, parece que ele quis trazer algo de nível mais avançado. Confuso. E em termos de mecânica, não se justifica ter ações separadas para exploração, construção e fortificação.

    Comércio.
    A interação entre jogadores se resume a ver quem chega primeiro nos heróis, artefatos e edifícios. Num jogo de colonização, não é difícil implementar um comércio entre os participantes, seja diretamente (como em Catan: O Jogo), seja indiretamente (como em 7 Wonders). Além disso, o comércio com o estoque é atrapalhado: tem troca vantajosa, troca travada, troca muito inconveniente.

    Final estendido.
    Não adianta. No terço final da partida, o Analysis Paralysis vem. É a hora do rush: o jogo está para acabar, sua região está bem explorada, sua cidade bem montada, chegam mais colonizadores para ajudar, precisa-se de pontos urgentemente e qual a melhor sequência de ações? Isso não tem muita solução. Mas é evidente a diferença de “velocidade” entre o começo e o fim do jogo.

    A parte mais grave: os Heróis.
    Os Heróis não caçam os monstros. Os Heróis indicam qual monstro aparece no terreno recém explorado. Não, você não leu errado: em vez de ajudar, o herói atrapalha. Na verdade, ele é seu herói por lhe dar pontos de vitória para vencer o jogo. Pois é. Foi até difícil de acreditar ao ler as regras (talvez ainda esteja sendo difícil). Sendo assim, fica parecendo que a ideia original era uma e a prática final foi outra. Muda-se o nome da coisa, então, não é mesmo?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e503d_0ae3ll.jpg


    Mas o jogo é divertido. Sim, tem suas benesses.

    O tempo de partida foi de 60 minutos, no máximo e honesto. Importante: enquanto um joga, o outro já vai pensando na sua jogada.

    Calcular onde colocar os edifícios (numa matriz 3x3) é legal. Você só pode usar uma linha (de até três) de construções. Portanto, há algum planejamento.

    Explorar terrenos também não é ruim por conta de seus três níveis, cujas diferenças são sutis, porém importantes.

    Os Fortes são, talvez, a principal estrutura do jogo. Os benefícios deles são altos, mas caçar monstros rendem bons recursos. Isso dá peso à estratégia.

    Os artefatos, apesar da pouca ajuda, são bem atuantes na rodada e é preciso escolhê-los sabiamente.

    O modo simples de pontuar é um ponto positivo [trocadilho off]. Só tem três jeitos e dois deles você precisa “trabalhar” para conseguir (bancos e catedrais). Os heróis serão a maior parte da pontuação, exigem planejamento, mas os referidos edifícios é que podem fazer a diferença.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e503d_0ae3ll.jpg


    No fim das contas...?
    Lamenta-se os “problemas”, mas se reconhece as coisas boas. Agradável de jogar, um bom passatempo e tem rejogabilidade principalmente em termos de estratégias (o que é ótimo para se ficar discutindo no pós-jogo).

    Fiquem bem. Se cuidem.


    Fonte das Imagens: Ludopedia, BoardGameGeek e Manual do Jogo.

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    Comentários:

  • guigasai
    10 mensagens MD
    avatar
    guigasai27/10/21 11:54
    guigasai » 27/10/21 11:54

    Vi um vídeo de regras e me lembrou o SANTA MARIA.

    Ótimo texto.

    Abraços.

    1
Responder
Settlement - Settlement e os Heróis que não matavam Monstros.
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