Esta é uma matéria da Revista Vempramesa 9ª Edição. Quer ter acesso a todo o teor da Revista basta acessar http://pinheirobg.com/index.php/vempramesa/
Coluna Encontros & Eventos
Redator: Daniel Portugal
SPA de Gravatá - PE
E o que é isso?
SPA dos Jogos é um encontro de jogadores que se reúnem durante 3 ou 4 dias. Um evento para conhecer novos jogos, consolidar os jogos favoritos e, sobretudo, rever os amigos.
O SPA é surpreendente, cada nova edição deixa sua marca. Uma ideia que começou pequena, mas que se agigantou rapidamente. Dois SPAs por ano, em maio e novembro.
O começo de tudo: SPA de Campina Grande-PB
O primeiro contato precisa ser reverenciado. Em novembro de 2016, Campina Grande, Paraíba, jogadores destemidos endossaram a proposta e deram os passos iniciais na promoção de um evento que em pouco tempo contagiou jogadores de todo Brasil. Nosso querido Tio Gêra, figuraça do nosso hobby, guardião da pedra lúdica filosofal, organizou o primeiro SPA do nordeste em Campina Grande, no hotel Day Camp.
Uma verdadeira família surgia: “ah, você que é o Marconi”, “é um prazer conhecê-lo, Paulo Juizo”, “Olá Tuanny e Daniel Conde”, todos contentes por fazerem parte de algo inovador e contagiante. Na ocasião, as mais de 60 pessoas ainda não tinham noção de como o SPA iria se desenvolver e se tornar essencial.
Surgiam as primeiras tradições do evento, como o lanche da madrugada, quando dividíamos o pão, na verdade a pizza, e também o leilão de jogos, momento descontraído para fazer bons negócios e receber, além do jogo arrematado, aplausos da galera ao dar o maior lance.
E já no princípio, os parceiros foram de grande valia: Funbox, atualmente Mandala, Jogos ao Quadrado, Trampolim da Aventura, Tio Gera Geek, Stallo Jogos e Print Cut.
Saudades!
Foto oficial do 1º SPA de Jogos em Campina Grande - PB
Parada obrigatória: SPA de Natal-RN
Foto oficial do 2º SPA de Jogos em Natal – RN
Maio de 2017. Seguindo o caminho das dunas, chegamos a Natal-RN, no belo hotel Rio das Garças. Tive o prazer de estar à frente da organização e contar com Mestre Tendson (Lorde dos Jogos de Tabuleiros, primeiro da sua casa) e seus fiéis escudeiros: Salomão e Jordan.
O SPA seguiu seu formato original, ao priorizar um hotel um pouco mais afastado dos grandes centros e do agito. Além de oferecer workshop de pinturas e torneios para os jogadores, preocupou-se também em oferecer ampla área de lazer, contato com natureza e animais, espaço para criançada, piscinas, trilhas, yoga e esportes. Tal medida foi tomada devido ao aumento de famílias presentes no evento, muitos casais com filhos de todas as idades.
Para o corpo e para a mente. Aula de Yoga com Adria
Essas preciosas pausas serviram para curtir um pouco outras atividades, deixando (momentaneamente) as partidas de lado. Embora, a maioria não tenha desgrudado dos jogos nem um instante, uma necessidade constante.
Roberto Pinheiro, Rômulo e Anderson
Com formato definido, a ideia de uma grande brincadeira se manteve, não busque maiores explicações ou definições, o SPA é um evento de e para amigos, a sensação de grande família se consolida e os olhares se voltam definitivamente para o nordeste.
Tal evento foi possível porque na organização, além dos anfitriões locais, há um time de primeiríssima linha buscando cada vez fazer melhor. Tio Gêra Geek, Geraldo Melo, Júlio Cesar, Tuanny e Daniel Conde. E ainda contamos com o apoio da Red Box, Meaple Bear e Print Cut.
Os números aumentaram. Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Piauí, Ceará e São Paulo, perto de 100 pessoas hospedadas. Ofereceu-se também o day use que contemplou 30 pessoas no sábado, dia de maior movimentação com campeonatos, sorteios, leilão e entrega de brindes.
A essa altura, outro grupo tomava forma dentro do SPA, trata-se do Spatótipo, organizado pelo amigo Julio Cesar. No Spatótipo são apresentados vários jogos que estão em fase de testes, de acabamento ou prestes a serem lançados, para que o público em geral possa experimentá-los e opinarem abertamente. Num esforço contínuo, Julio Cesar lança o Gamebook, revista virtual voltada à criação de jogos que contempla desenvolvedores, designers, artistas e seus respectivos jogos.
O inusitado acontece: Após degustar uma cocada baiana, distribuída pelo amigo Zuzu, foi lançado o Desafio da Caixinha, onde vários designers deveriam criar um jogo que coubesse dentro de uma caixinha de cocada para apresentar no próximo SPA.
Saudades! Saudades!
Desafio da Caixinha
Eu quero é jogar: SPA de União de Palmares-AL
Foto oficial do 3º SPA de Jogos em União de Palmares - ALVempramesa é uma revista digital mensal com o objetivo de difundir o nosso amado hobby dos jogos de tabuleiro modernos. Assim, a revista funcionará como um informativo especializado, trazendo desde resenhas sobre jogos, entrevistas com personalidades, notícias sobre eventos, exposição de futuros lançamentos, matérias sobre Game Design, ou seja, um conteúdo extremamente diversificado sobre o universo dos jogos de tabuleiro.
Novembro de 2017. Um casal fantástico completa o time. Tuanny e Daniel Conde acolheram a ideia e nos presentearam com o SPA de União de Palmares, em Alagoas, no Quilombo Park Hotel.
O clima gostoso de interior levou quase 100 pessoas a um hotel fazenda a 80 km da capital Maceió, a dedicação dos organizadores ficou visível em inúmeros detalhes que buscavam o melhor acolhimento dos participantes, bem como na decoração de ambientes de jogo, brindes para as crianças e para os grandões. Ainda foi possível realizar passeios por pontos turísticos vizinhos, como a Serra da Barriga.
Direto da cidade maravilhosa, um grande amigo veio nos prestigiar, trata-se de Jack o Explicador, nosso querido Marcelo Pegado, que é uma simpatia, sempre disposto e de sorriso fácil. Como de costume, criou vídeos informativos sobre o SPA, ajudou na divulgação e maior visibilidade do evento, além de testar e opinar sobre os diversos jogos desenvolvidos pelos designers nordestinos. Um agradecimento eterno.
Daniel Conde, Tendson, Jack o Explicador e Ivana
Destaque para o lançamento de jogos. Do Piauí, Bruno Carvalho da Legião Jogos exibiu o Scippio. Já de Salvador, do nosso ícone Rodrigo Sampaio, o inconfundível Zuzu, pudemos experimentar o Azzelij. Na ocasião, a cobiçada cópia estilizada, desenvolvida especialmente para essa SPA, foi a leilão e chegou a valores impressionantes. Item digno de colecionadores mais exigentes.
Como de costume, muitos jogos em fase de teste foram apresentados ao público. Se no primeiro SPA foram 4 protótipos, agora, 38.
“É a vez de quem?” - Rômulo, Salomão, Segundo e Luiz Pedro
Outros amigos acreditaram na proposta e se tornaram parceiros: BG Quest, Hop Bros, Loja D6, Zuzu Boardgames, K&M Jogos, Stallo Jogos, Legião Jogos e Tábula Quadrada.
Saudades! Saudades! Saudades!
Gravatá: sempre estarás comigo!
Foto oficial do 4º SPA de Jogos, Gravatá - PE
A cada SPA, o grupo de organizadores que conta com membros de vários estados do nordeste se tornava mais forte e os laços se estreitavam. Havia chegado a hora de passar o bastão para o casal Nádia e Joelton da Unity Box Games, além dos demais colaboradores Gleydson e Emerson da Taverna Jogos, que encararam a tarefa árdua, mas muito gratificante, de levar à frente o SPA de Gravatá, no hotel Monte Castelo, nos dias 3 a 6 de maio de 2018. Agora é a vez de Pernambuco.
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
(Monte Castelo, Legião Urbana)
Como já era de se esperar, é incrível a sensação de estar num SPA. Desde a chegada, depois de dirigir por algumas boas horas ou depois de um voo cansativo, tudo fica para trás, quando já no check in você esbarra com amigos com quem você jogou da última vez. Olhar atento de deslumbre ao entrar no salão todo decorado, exibindo as fileiras de jogos e outros tantos amigos sentados à mesa chamando para jogar.
Depois de longos abraços, os jogos são retirados das caixas e das malas e vão aumentando o acervo. E você contempla aquela cena. Uma palavra resume tudo: felicidade.
É uma tarefa árdua descrever com exatidão os momentos que se seguirão. Já de cara, há um pressentimento que os próximos dias serão mágicos e a ansiedade só aumenta cada vez que a porta do salão se abre. Quem será o amigo que chegou? Quais jogos ainda passarão por aquela porta? Por onde começo?
A organização do SPA de Gravatá foi impecável. Esses quatro dias de maio foram de puro êxtase, perdurando na memória. A possibilidade de repetir o local é grande, respeitando o revezamento com outras cidades.
Comida e jogos combinam demais. Embora muitos não aprovem ambos sendo apreciados ao mesmo tempo. Diante de tantos destaques do evento, a comida estava uma delícia. Não dava para se demorar quando chegava a hora de encher a barriga. Cardápio variado, combinações exclusivas, pratos de requinte e muito bem preparados. Aqueles que não se preocuparam em ganhar uns gramas a mais, também desfrutaram de sobremesas muito gostosas.
Comeu-se bem nesses quatro dias. Comeu-se muito bem.
A equipe do hotel abraçou a ideia e souberam atender às necessidades do evento primorosamente, incluindo pequenos mimos na programação, na organização dos quartos e também, diante de algum problema, respondendo prontamente.
O clima não poderia ser melhor, sobretudo para os calorentos. Friozinho arrepiando de leve aqui e ali, muito agradável. Em alguns momentos, o ar condicionado não foi necessário e a piscina aquecida ajudava. Se desejasse, havia trilhas e passeio a cavalo.
Faltando sobre água, a meia hora do hotel, é possível visitar a cidade de Bonito, com suas famosas cachoeiras, sendo a principal chamada de Véu da Noiva. Um grupo intrépido se lançou na empreitada e pode curtir um visual fantástico da cachoeira e suas corredeiras, bem como da mata que a cerca.
Cachoeira Véu da Noiva e Daniel Portugal (o noivo)
O estilo rústico dos quartos aumentava o aconchego e o bem estar. Não entro em detalhes, pois, em média, um jogador mais assíduo passou poucos momentos dentro dele, quem sabe 3 ou 4 horas por dia (por noite), quando tirava apenas um cochilo, para acordar sentindo cheirinho de café gostoso.
Piscina com quartos ao fundo – Monte Castelo Hotel
O nível de comprometimento é incrível, visível inclusive no SPA Kids, espaço voltado para os pequenos, preparado com muito carinho e bom gosto.
Dia 03 de maio: Primeiro dia - Setup
Aqueles sortudos (cerca de 25% dos participantes) aproveitaram desde quinta, aquecendo os motores, aguçando a concentração para as muitas horas de jogatina que se propõem. São aqueles peregrinos, ansiosos não só pelas primeiras, mas todas as demais partidas. Conseguem ver o raiar do evento, conseguem captar detalhes mais singulares.
Afortunadamente você vê a Nádia, pequena grande jogadora, correndo pra lá e pra cá, aliás, toda sua equipe trabalha de forma discreta e eficiente. Quando você percebe algum detalhe a ser resolvido, eles já estão um passo à frente.
Com a chegada dos jogadores, há uma união bem maior, há uma responsabilidade pelo evento que se inicia, não sendo apenas mais um simples participante, mas atuando ativamente para consolidá-lo e ver tudo dar certo!
Dia 04 de maio: Segundo dia – Jogando
Durante a sexta-feira, os últimos amigos chegam ao hotel.
É a vez de jogar pra valer. E é a sua vez!
O salão com todas as mesas preenchidas é bonito demais de se ver. As mesas com os jogadores mais robustos, com jogos demorados e que requerem atenção constante. Noutras mesas, jogos mais rápidos, leves, alguns jogando em pé, erguendo os braços, lamentando uma jogada que podia ter dado certo. Reclamando consigo mesmo de um erro grosseiro. Vibrando com a jogada bem pensada e que findou em vitória. E assim o cenário se completa, já não se está mais no primeiro jogo, mas no quinto, no décimo e aquele jogo que se queria demais jogar, já é passado. Vou pegar outro aqui!
Salão principal do SPA de Gravatá
Eis que surge mais uma pessoa que só pertencia ao imaginário de muitos: o cara da Galápagos. Mas ele tem nome: Luiz Coelho. Que figura! Interagindo com muita gente, não puxando sardinha para Galápagos, mas sim querendo se entrosar, conhecer cada um, sentindo esse clima que temos a oferecer, tomando direto da fonte esse hidromel de partidas. Madrugada adentro estava lá, firme e forte, competindo de igual para igual e rindo... rindo bastante.
“Achei ótimo, bem acima do esperado, confesso que imaginei problema com comida, pouco espaço e poucas pessoas, mas nada disso aconteceu. Minha ideia foi de participar do evento trazendo e mostrando jogos, mas deixando à vontade, ensinando. Percebi muitos jogadores novos, começando no hobby, não apenas os experientes. Achei muito bacana os sorteios, brindes e o leilão. Recomendo a todos, fiquei muito satisfeito. Prometo voltar” (Luiz Coelho – Galápagos)
Carlos, Luiz “o cara da Galápagos” Coelho, Remi e Marconi
Dia 05 de maio: Terceiro dia – Pontuando
Sábado! O dia mais esperado!
O tempo voa e por isso está na hora de pôr na mesa aquele jogo tão desejado e puxar pelo braço aquele parceiro ou adversário para uma partida.
Alguns se organizavam para o Torneio de Carcassonne, promovido pela Devir. Ao vencedor, uma vaga na disputa do Nacional e medalha. Depois de várias partidas, Paulo Ferreira, mais conhecido como Paulo Juizo da Print Cut se consagrou campeão.
Final entre Paulo Juizo e mestre Tendson
Outro destaque foi o torneio do queridinho do momento, o jogo Azul, lançado recentemente pela Galápagos, agradando a todos os gostos. Uma grata surpresa foi a montagem do Giant Azul. Foram necessárias quatro mesas para montar a versão enorme do Azul que arrancava suspiros e vontade jogar. Algumas propostas indecentes foram feitas pela compra do jogo, mas, respeitosamente recusadas. O vencedor do torneio, Daniel Portugal, levou para casa uma cópia do The Resistance. Outros favoritos foram: Sagrada de Adrain Adamescu & Daryl Andrews e Merlin de Stefan Feld & Michael Reineck.
Giant Azul: um dos destaques do SPA de Gravatá
Ao cair da noite, foi aberto um espaço no salão para falar à vontade. Assim, ficamos sabemos do lançamento site Ludo Faber, parceria entre designers como Ricardo Amaral, Roberto Pinheiro e Julio Cesar, totalmente voltado para os jogos de tabuleiro, com muitas resenhas, produção nacional, prototipagem entre outros aspectos do hobby.
Ricardo Amaral falando do site Ludo Faber
“Dessa vez consegui perceber que os participantes testaram mais os jogos do que das outras edições, eu mesmo testei pela primeira vez um jogo do Julio Cesar e considero um bom resultado de testes. O hotel foi surpreendente e acredito que o SPA só tem a crescer, inclusive incluindo pessoas do sul e sudeste que vendo a presença de uma editora de peso, irão se interessar ainda mais” (Roberto Pinheiro, blog pinheirobg.com)
Na sequência, nosso querido Julio Cesar falou sobre o Gamebook lançado recentemente que contemplava diversos jogos em desenvolvimento, tais como: Arquetipo, Arkmago, Ciberguerrilha, Correio Elegante, Crestomatia, Destrona Dengue, Distrito 6, Dr. Pine Test, Futreta, Hemo, Jardins de Mendell, Luna Maris, Mataru Okara, Mondrian, Palavrão, Resgate, Stick & Stones, Teothiuaca, Treta do Anzol e Vulcânea.
O sucesso do SPA dos Jogos de Pernambuco também pode ser credenciado por mais uma edição do SPAtótipo (SPA dos Protótipos). A exposição que chegou a sua 3ª edição, teve espaço exclusivo e contou com a participação de 29 projetos de criadores de jogos dos estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.
“Esse SPA, como os demais, teve bom aproveitamento em relação aos protótipos, há uma evolução no evento como um todo e uma evolução na percepção dos participantes em relação aos protótipos, as pessoas estão mais curiosas. Porém, ainda é necessário amadurecimento em questões sobre como lidar com as pessoas, como preparar o protótipo em si, pensar em como será recebido” (Geraldo Melo)
A coordenação do encontro em parceria com a Galápagos Jogos disponibilizou aos participantes do SPAtótipo uma premiação para aqueles que contribuíram com os desenvolvedores testando os projetos. Depois de testar o protótipo Vulcânea, criação do game designer Mario Sérgio da K&M Jogos, a pernambucana Gabriela Pereira recebeu um Smash Up, reforçando o quanto é importante apoiar o trabalho dos desenvolvedores de jogos na região.
“Essa é uma ótima oportunidade para que jogadores possam auxiliar no aprimoramento de jogos que futuramente poderão estar nas mesas destes mesmos jogadores. É importante entender que é muito valiosa a participação deles nos projetos, além do mais, o apoio do jogador é o combustível que torna possível e encoraja o desenvolvedor a produzir seus jogos, tornando-os uma realidade” (Julio Cesar)
Sorteios e brindes. Como certas pessoas têm sorte!
Mário e Gabriela Pereira
Julio Cesar e seu xodó
Fechando as falas, nosso querido Paulo Juizo da Print Cut ressaltou que está retomando vários projetos de inserts para jogos de tabuleiro e que serão lançados sucessivamente até julho. Muita coisa boa vem por aí! E para nossa surpresa, ainda presenteou a todos os participantes com uma torre de dados fantástica para usar e guardar de recordação do SPA.
E assim, chegamos à noite de sábado. Os dribladores do sono irão esticar por toda madrugada, aproveitando o café da manhã do dia seguinte e só então indo dormir, ou melhor dizendo, tirar um cochilo, afinal, chegamos ao domingo e é hora de se despedir.
Dia 06 de maio: Quarto dia – Pontuação
“Nosso hobby é pra se expor ainda mais” (Tendson)
No último dia, já dá um aperto. Ver os amigos partirem é doloroso.
Alguns precisam tomar o café e pegar a estrada, afinal o percurso é longo, podendo chegar a várias horas de direção, ou o horário do voo é cedo. De alguns você se despede, de outros, você sente falta.
Todos nos sentimos um pouco mais veteranos no hobby, sentimos que algo bom aconteceu, a ficha ainda não caiu para nos lembrarmos de que segunda é dia de labuta, então, prolongamos, na medida do possível, a sensação de estar conectado a algo muito bacana, de fazer parte de uma tribo de índios brincalhões... mas calma lá, ainda não terminou!
Três pessoas merecem destaque e agradecimento: Tia Nádia, Tio Tendson e Tio Gêra.
A primeira representa o coração saltitante desse SPA; o segundo representa as boas maneiras e arte de ensinar; e o terceiro, além de ser sex symbol, representa a alma do SPA.
“Organizar o SPA foi muito corrido e de grande responsabilidade, mas me sinto bem aliviada, pois conseguimos alcançar nosso objetivo que era ter o maior número possível de pessoas satisfeitas. O maior desafio é encontrar algo que encaixe bem no valor de custo e benefício e encontrar um salão adequado, que acomodasse todos e que ficasse totalmente ao nosso dispor. Deve-se ter em mente que se trata de um público bem específico, com características próprias. Fico às ordens também para ajudar no que for possível nas próximas edições. Sucesso e vida longa ao SPA”. (Nádia, organizadora do SPA)
“O SPA é um sonho antigo e desejo de jogadores de termos um espaço agradável e familiar dentro do hobby. Um momento especial. Ótima oportunidade para conhecer pessoas, grupos e jogos diferentes. O evento está cada vez mais consolidado e a previsão é que vá crescendo muito mais, o que também exige muito dos organizadores. É um autodesafio. Temos maior capacidade de dar o que todos estão pedindo, seja um local especial, melhores espaços e preços acessíveis. Tenho uma visão muito otimista de tudo isso, sempre contando com parceiros necessários e que influenciam positivamente o hobby” (Tendson, Homo Ludens)
“Faz dois anos que a gente começou com a ideia do SPA. O primeiro foi quase um sonho, idealizado por Tendson, que na verdade foi a primeira pessoa que imaginou fazer um evento como esse. Hoje, chegamos à quarta edição e se torna motivo de orgulho. Eu vejo o quarto SPA como um divisor de águas, como daqui pra frente nossa visibilidade lá fora, sobretudo no sul e sudeste já é outra. Eu posso dizer que atualmente é o único encontro de quatro dias com mais de 100 pessoas, então fico sem palavras para definir o quão positivo foi o quarto SPA. Daqui pra frente teremos sempre mais visibilidade, pessoas de fora com mais interesse em busca do nosso evento, editoras vindo conhecer jogos com a gente, quando antigamente a gente conhecia jogos através das editoras. Agora, as editoras procuram um SPA desses para conhecer jogos. O quarto SPA foi algo fantástico, fantástico, fantástico! (Tio Gêra)

Comissão de frente: Daniel Portugal, Nádia, Tiago Deividy, Paulo, Tio Gêra, Andrezza Jawa, Geraldo Melo e mestre Tendson
Todos os pontos foram conquistados, inclusive quaisquer bônus, variantes e expansões.
Peço que me desculpem, pois tenho certeza que muitos nomes ficaram de fora, afinal a família é grande, tenha certeza de que não foi intencional. Se em algum momento conversamos, jogamos ou caminhamos juntos, nesse momento eu fui mais feliz e por isso meu sincero obrigado! É isso!
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” (O Pequeno Príncipe)
Créditos
Um agradecimento especial a todos que
colaboram direta ou indiretamente para tornar o
SPA uma realidade.
Um abraço forte para as meninas da Bahia. As
que vieram e as que não puderam.
Augusto Tenório. Estou rindo até agora.
Remi Lapa. Estupendo jogador.
Victor Beltrão. Capitão submarino.
Francisco Segundo e Claudia. Casal que admiro e
que só joga de bom humor.
Miguel Menino. Menino!
Carlos e Marconi. Cada vez mais sucesso na Grão
Mestre.
Ricardo Amaral e seu filho. Que exemplo!
Igor Luna. Sempre presente!
Mário Sérgio. Siga sempre peidando com seu Uga-
Uga Bufapum.
Eli. Parceiro das partidas que virão.
Tiago Deividy. Meu amigo de Juazeiro.
Geraldo Melo. Peter Griffin.
Joelton. Do abraço amplo.
Igor Melo e Lavínia. Que a distância seja curta!
Salomão. Sempre presente, sempre alerta!
Zuzu, Magarem, Tuanny, Daniel Conde e Will. A
gente se vê no próximo!
Cena pós-créditos
- Esse é apenas um relato do que vi e vivi!
- E eu perdi tudo isso!? Como foi que tudo isso
aconteceu!?
- “Num sei, só sei que foi assim!”
(som de gaita)