Minha definição continua a mesma: melhor experiência 1x1 épica (que já joguei). Quase todas minhas partidas foram no jogo base, joguei pouco comparativamente com as expansões. Isso foi algo que sempre foi a exceção com o Guerra do Anel, já que geralmente eu uso tudo possível nos jogos. Isso mostra o respeito que sempre tive pelo design, um monstrão que deveria ser domado aos poucos.
★ Épico
O primeiro jogo que me mostrou que era possível construir um arco dessa forma épica. Toda partida conta uma história única, passível de ser contada.
★ Tema forte/jogo histórico
Apesar de gostar de abstratos também, temas bem implementados ou jogos históricos são preferência. Nem me considero fã de Tolkien, mas gosto do universo. As exceções do jogo compensam pra dar essa experiência temática de altíssimo nível pro jogo.
★ Agência sobre as condições de vitória/duração da partida
Eu busco esse aspecto ativamente em um design. O controle da duração da partida como mais uma forma de vencer os oponentes. Aqui, as duas condições de vitória podem encerrar a partida a qualquer momento, por caminhos drasticamente diferentes. O timing é crucial e um deslize pode te custar a partida. É genial.
★ Fator apego/nostalgia
Um dos primeiros jogos dessa natureza que tive contato. Difícil tirar essa boa primeira impressão, acaba sendo a referência.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
Eu gosto da resolução dos combates, dos
sieges e as escolhas dificílimas que eles trazem e das reviravolta que as cartas causam nessa hora.
★ Experiência tátil/produção
Aquele mapa gigante da Terra-média, lotado de miniaturas, as cartas grandes... tudo ajuda na imersão e experiência.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
Tem se tornado uma constante nos meus jogos preferidos, a presença de cartas. As mecânicas e dinâmicas que derivam delas me agradam bastante, a influência de
Magic: The Gathering lá trás nunca vai embora. Aqui as cartas têm um papel fundamental na partida, tanto para solucionar problemas quanto para aproveitar uns spots únicos nos combates. Porém você precisa além de sustentar o tamanho de mão, escolher se a carta é gasta em combate ou como evento, e isso sempre gera umas decisões complicadas.