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  1. Listas
  2. Top 30 do Toledo - Versão 2022
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Top 30 do Toledo - Versão 2022

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toledoesilva03/02/2023 às 01:31
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toledoesilva
MD

Fala pessoal!


Esse é o quinto ano que faço essa lista. Eu queria ter terminado em 2022 mas não teve como, veio com atraso. As outras listas foram em 2021, 2020, 2019 e 2018.


Como sempre, é aquele momento do ano que tiro pra refletir sobre o que me mantém nesse hobby: minhas motivações para jogar.



Pontos a se destacar na lista de 2022:


- Como das outras vezes, meu critério é simplesmente minha vontade de jogar jogo X em relação a jogo Y, utilizando a ferramenta do PubMeeple e alguns ajustes manuais posteriores. Não é uma avaliação técnica, é puramente a minha vontade de jogar esses títulos frente a outros;


- Ano passado eu passei a considerar jogos que só havia jogado online, mas esse ano achei melhor voltar atrás: apenas aqueles já jogados presencialmente foram para o pubmeeple;


- Fui até mais restrito esse e retirei jogos que não jogo há tempos. Acho que com alguns, o que sobra é mais uma memória afetiva. Avaliar uma experiência pessoal antiga é um exercício sujeito a interferência emocional, nostalgia, e memórias modificadas pelo tempo;


- Hoje, entendo que dificilmente jogarei fora do meu grupo (com raras exceções). São várias razões para isso, a maioria descobri ao longo de 2022. O importante é que hoje estou consciente para respeita-las. Então, considero esses jogos sendo jogados de 1 a 3 jogadores, e isso mudou bastante a percepção de alguns títulos;


- Estou trabalhando a algum tempo em destilar em aspectos menores o que me faz gostar num jogo. Usei algumas dessas características para explicar minha preferência por aquele título, tentando achar os padrões semelhantes para alguns ensaios maiores no futuro;


- Dos jogos que se mantiveram na lista desde ano passado, o maior ganho foi Imperial (+8 posições) e a maior queda foi Space Empires: 4X (-11 posições);


- Das apostas que fiz na lista do ano passado, só consegui jogar um jogo, que infelizmente não me agradou o suficiente: Imperial Steam;


- Minhas apostas para a lista de 2023: Hegemony: Lead Your Class to Victory, 18DO: Dortmund, Europa Universalis: The Price of Power, Churchill, Empire of the Sun, Harzbahn 1873, Supply Lines of the American Revolution: The Northern Theater, 1775-1777, Mr. President: The American Presidency, 2001-2020;


Bom, quem quiser comenta ai! Gosto é gosto, só não vale ofender.


Abraços e até a lista de 2023!


PS: Comecei um novo projeto com o lbleicher. Um podcast chamado Arqueojogos e temos a proposta de trazer alguns títulos menos menos conteúdo disponível. Na minha conta no instagram (@guitoledator) também costumo postar alguma coisa de vez em nunca.

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Itens (30)

1 - Eclipse: New Dawn for the Galaxy 5

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:42
5

https://ludopedia.com.br/uploads/01/025/c8e0z0.png



Terminei 2022 com convicção que Eclipse: O Segundo Despertar da Galáxia é hoje sem dúvidas o jogo preferido meu e do grupo. O fator nostalgia pesa um bocado, mas de fato o conjunto da obra me agrada. Gosto como o mecanismo de seleção de ações é totalmente atrelado a economia, que por sua vez define o limite de expansão em termos de área, permitindo jogar tall/wide como um 4x clássico. Pra fechar roda bem em 3p.

Comprei a versão nova nacional e gostei no geral das modificações. Porém achei os tabuleiros individuais dos recursos deixaram a desejar, esse plástico molenga é horrível. Vou acabar imprimindo uma versão melhor.

★ Customização de unidades
Sempre gostei desse aspecto, lá dos videogames e RPG e agora nos boardgames. O Eclipse tem isso de sempre ser possível bolar um build para tuas naves vencerem uma batalha específica. Vira um pedra-papel-tesoura quando a mesa entende isso.
★ Aspectos de civ/4x
Tudo que lembra jogos de civilização e 4x me atrai instatâneamente. As tecnologias do Eclipse não são na forma clássica de tech trees, e sim sorteadas a cada rodada. Eu prefiro tech trees, mas esse sistema tem seu valor.  Vai forçar todos a se adaptarem ao que existe disponível na partida, não tem script (mas tem um pouco as vezes). A economia do jogo ainda traz aquela experiência de gerenciar um civilização, mas tá abstraida o suficiente pra não pesar muito. E é 4X de verdade, tendo a não gostar de 3x, 3.5x e essas coisas que inventam.
★ Fator apego/nostalgia
Foi o primeiro 4X de tabuleiro da vida, a primeira importação grande. São muitas e muitas partidas no currículo.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
Tem conflito direto apesar de não ser tão presente em algumas partidas, depende da mesa e dos tiles que saem. Dá pra eliminar alguém da partida! Vale a pena? Pensando em ganhar não, se o objetivo era desestabilizar alguém, vale.

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2 - Guerra do Anel (Segunda Edição) 3

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:46
3

https://ludopedia.com.br/uploads/01/765/rnkenx.png


Minha definição continua a mesma: melhor experiência 1x1 épica (que já joguei). Quase todas minhas partidas foram no jogo base, joguei pouco comparativamente com as expansões. Isso foi algo que sempre foi a exceção com o Guerra do Anel, já que geralmente eu uso tudo possível nos jogos. Isso mostra o respeito que sempre tive pelo design, um monstrão que deveria ser domado aos poucos.

★ Épico
O primeiro jogo que me mostrou que era possível construir um arco dessa forma épica. Toda partida conta uma história única, passível de ser contada.
★ Tema forte/jogo histórico
Apesar de gostar de abstratos também, temas bem implementados ou jogos históricos são preferência. Nem me considero fã de Tolkien, mas gosto do universo. As exceções do jogo compensam pra dar essa experiência temática de altíssimo nível pro jogo.
★ Agência sobre as condições de vitória/duração da partida
Eu busco esse aspecto ativamente em um design. O controle da duração da partida como mais uma forma de vencer os oponentes. Aqui, as duas condições de vitória podem encerrar a partida a qualquer momento, por caminhos drasticamente diferentes. O timing é crucial e um deslize pode te custar a partida. É genial.
★ Fator apego/nostalgia
Um dos primeiros jogos dessa natureza que tive contato. Difícil tirar essa boa primeira impressão, acaba sendo a referência.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
Eu gosto da resolução dos combates, dos sieges e as escolhas dificílimas que eles trazem e das reviravolta que as cartas causam nessa hora. 
★ Experiência tátil/produção
Aquele mapa gigante da Terra-média, lotado de miniaturas, as cartas grandes... tudo ajuda na imersão e experiência.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
Tem se tornado uma constante nos meus jogos preferidos, a presença de cartas. As mecânicas e dinâmicas que derivam delas me agradam bastante, a influência de Magic: The Gathering lá trás nunca vai embora. Aqui as cartas têm um papel fundamental na partida, tanto para solucionar problemas quanto para aproveitar uns spots únicos nos combates. Porém você precisa além de sustentar o tamanho de mão, escolher se a carta é gasta em combate ou como evento, e isso sempre gera umas decisões complicadas.

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3 - Brass: Lancashire 7

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:43
7

https://ludopedia.com.br/uploads/01/555/03jsil.png


Quem me conhece sabe da minha preferência pelo Lancashire ao Birmigham, por apresentar menos elementos e ser mais apertado. No conjunto da obra, a minha experiência com o Brass: Lancashire supera qualquer outro euro, econômico ou afins que eu já tenha jogado. Aquela máxima: quando o Wallace acerta a mão é obra-prima, pena que sai muito tiro errado no meio.

★ Econômico/logística/cadeia de produção
O melhor jogador leu a economia e aproveitou mais spots que os oponentes. Tudo é integrado lindamente, eu amo esse design. Eu gosto muito do reset logístico para a fase das ferrovias. Tem que pensar a logística de duas eras, para quem gosta é um prato cheio. 
★ Gestão de mão/deck building/CDG
Principal mecânica do jogo na minha opinião é lidar com as cartas, e pensar como resolver da forma mais eficiente o que tem é uma delícia.
★ Tema forte/jogo histórico
As arestas soltas que existem no design são um charme a parte. O lance do ferro não precisar de grandes quantidades por exemplo, e não precisar das vias logísticas principais. Coisas assim mostram o capricho (as vezes até exagerado em outros jogos) do Wallace com a questão histórica.
★ Experiência tátil/produção
Sou nutella assumido e só comecei a jogar nessa versão bonitona da Roxley, mesmo tendo interesse no jogo por anos. Aquela versão antiga não dava pra mim.

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4 - Nevsky, Teutons and Rus in Collision, 1240-1242 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:46
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/966/clsmgc.png

O sistema Levy & Campaign me agradou demais com essa combinação de logística, planejamento e fog of war. Meu jogo de logística preferido atualmente. Eu estou indo com calma, pra não queimar a largada como fiz com os COIN, então ainda é o único jogo do sistema que tenho e joguei. 

★ Econômico/logística
Aqui o que conta é a logística. Considero o principal aspecto do jogo, principalmente no Nevsky quando comparado aos outros da série (pelo o que vi). Tem que pensar em muita coisa para uma invasão, e ainda considerar todas as estações possíveis. Quando tem neve e rios congelados você não pode usar os barcos, quando neve derrete nada passa pelas estradas... é um sofrimento bom tentar calcular isso.
★ Decisões agoniantes/sofrência
Eu gosto de dificuldade. Não para provar nada, mas é dos desafios e situações agoniantes que tenho um prazer maior quando sou bem sucedido. Aqui é tudo super tenso e complicado, um erro te custa um Lorde pro resto da partida. Maravilhoso pra quem gosta desse aspecto.
★ Tema forte/jogo histórico
Aqui não tem nem o que dizer. Um trabalho histórico fenomenal por parte do Volko Runkhe. Inclusive um dos cenários tem fontes históricas contrastantes, então o Volko entregou as duas versões pra gente jogar. Impecável.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
Apesar de ocorrer menos que o esperado quando se olha pro tabuleiro e peças, quando ocorre um embate é muito tenso. Gosto demais da mecânica dos cercos e tudo que envolve esse momento.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
Uma gestão de mão muito original (pelo menos não conheço outro). Você começa com todas cartas disponíveis para usar como "upgrades" de lordes por ex. Mas ao mesmo tempo, essas cartas são eventos, que formam um deck para compra aleatória naquela rodada. Então é uma mistura de "deck building" com gestão de mão que simplesmente funciona.

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5 - 1849: The Game of Sicilian Railways 2

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:47
2

https://ludopedia.com.br/uploads/01/656/tvl20q.png

Melhor 18xx para o meu paladar, e ainda roda maravilhosamente bem em 3p. Sofrido, apertado e joga relativamente rápido pra um jogo do gênero.

★ Econômico/logística/cadeia de produção
Se tratando de 18xx nem precisava falar que é econômico, mas gosto particularmente das double shares e a bagunça que elas causam nos stock rounds. O mercado é bem agressivo e rola dump direto.
★ Decisões agoniantes/sofrência
Esse é famoso por ser apertado até o talo, tudo é difícil na Sicília. A grana é curta e o terreno é complicadíssimo pra construir trilhos, os train rush vem com tudo e ainda tem o vulcão que explode pra dar aquele sabor.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
Em 18xx geralmente não tem como ser muito amigo, mas alguns deixam você ser mais malvado que outros. Esse aqui tá mais pra esse lado, além do mercado cruel, são possíveis muitos blocks possíveis devido aos diferentes tipos de trilhos.
★ Reviravoltas
Também é algo mais comum em 18xx, o train rush não permite aquele efeito bola de neve. Mas alguns permitem mais mudanças, acredito que o 1849 está entre esses.

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6 - Imperial Struggle 2

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:47
2

https://ludopedia.com.br/uploads/01/389/ufksxn.png

Este aqui só melhora a cada partida, que infelizmente acontece menos do que eu gostaria ao vivo. É muita decisão agoniante, sempre falta alguma coisa. E apesar de ser dos mesmos autores do Twilight Struggle, é um design a parte. Fantástico! 

★ Tema forte/jogo histórico
É muito bem estruturado nesse aspecto. Cobre um período histórico interessante que eu queria conhecer mais a fundo, toda a rivalidade França x Inglaterra na época do colonialismo. As cartas trazem vários personagens e acontecimentos, bem como acontece no seu predecessor espiritual, o Twilight Struggle.
★ Decisões agoniantes/sofrência
É bem difícil com apenas quatro tiles de ação, você resolver tudo que precisa. São quatro regiões para lidar, rotas econômicas para priorizar, se preparar para as guerras e assim vai. 
★ Gestão de mão/deck building/CDG
O uso das cartas continua importante, não é tão central quanto no TS mas o timing e a escolha do que baixar é crucial.

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7 - Twilight Imperium (4ª Edição) 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:47
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/172/4l6se7.png

Mudança mais significativa no meu ranking, mas é porque agora estou considerando quando jogado em 3-4 jogadores. Eu gosto de TI em contagens menores, ainda é um jogasso, mas o brilho todo é com 6p.

★ Épico
Bom, é a definição de um jogo épico. Não tem o que dizer. Diferente de Eclipse, que é mais jogo mecânico, cada partida de TI tem uma narrativa própria.
★ Negociação/política
Uma característica que costuma ser divisora, eu particularmente gosto muito, e o grupo também. Como sempre jogamos entre as mesmas pessoas, negociação e política funcionam muito bem por aqui. A fase de agenda com as votações é sensacional, talvez o que eu mais goste no jogo todo.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
É muita forma possível de ferrar alguém. Militarmente, politicamente ou economicamente, só escolher. Não acho que o combate seja algo que se destaque, aliás tem menos combate do que aparenta quando se vê pela primeira vez. Mas a possibilidade de combate e o peso que eles tem na partida deixa tudo muito tenso.
★ Aspectos de civ/4x
Apesar de não ser tão forte como um civ, eu gosto bastante do sistema de techs a das diferentes raças que podemos escolher. Até o lore de TI eu gosto. Não considero um 4x completo porque não tem o explore.
★ Experiência tátil/produção
É bacana demais ver uma mesa de TI montada, ainda mais se tiver todos frufrus possíveis.

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8 - Imperial 1

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:48
1

https://ludopedia.com.br/uploads/01/088/p8a2ju.png

Mac Gerdts é um dos meus designers preferidos, adoro seu estilo. Essa versão original eu gostei levemente mais que o 2030. Tanto pelo cenário histórico x fictício, quanto pelo aperto maior do mapa. Não vou ranquear o Imperial 2030 pois estaria apenas uma posição abaixo, com praticamente as mesmas características.

★ Econômico/logística/cadeia de produção
Maior choque de quem não conhece é descobrir que se trata de um jogo econômico. A guerra é só um meio de enriquecer.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
Não sei como é em outros grupos, mas aqui é sempre causador de discórdia. É muita trapaça e jogo de personagens considerando o jogador investidor x líder de uma nação.
★ Negociação/política
Aqui é jogado com muita negociação e política na mesa. Inclusive com dois tipos de acordos, entre os investidores e entre líderes. 
★ Agência sobre as condições de vitória/duração da partida
Talvez aqui o que afasta pessoas quando ninguém sabe jogar. O controle do fim de jogo é completamente dependente dos jogadores, e deve-se usar isso a favor. É um aspecto muito bem implementado nesse jogo, e bons jogadores vão fazer a partida terminar antes do que você imagina.


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9 - Antiquity 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:47
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/855/85mkxa.png

Considero o melhor euro, mais "puro" assim dizendo, para o meu gosto. Não sou splotterzete mas esse aqui não sai da coleção nunca. 

★ Decisões agoniantes/sofrência
Talvez a definição de sofrência em papelão? Pqp, o que esse jogo consegue causar é incrível. Eu ainda sou ruim e sempre me pego tendo que construir uma "Necrópolis" toda partida praticamente.
★ Agência sobre as condições de vitória/duração da partida
Talvez o mais elegante nesse aspecto. Você escolher sua condição de vitória durante a partida, cada uma com sua estratégia e condições, é algo que gostaria de ver mais em jogos.
★ Aspectos de civ/4x
A sensação está ali. Pode não ter tech, exército, mas você tem a sensação de estar ali gerenciando uma pequena civilização que pode morrer por seus erros.


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10 - Agricola 5

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:48
5

https://ludopedia.com.br/uploads/01/350/gm5tga.png

Fechando o top10, o meu queridinho de sempre. O único worker placement mais puro que tenho na coleção, apesar de ter conhecido as variações que surgiram, eu prefiro ainda essa simplicidade e crueldade de bloqueou já era. O fator nostalgia aqui é gigante. Considero nessa posição com a expansão Agricola: Farmers of the Moor.

★ Draft
Eu curto demais e mecânica de draft. Só está aqui considerando draft completasso no início da partida. Demora mas vale a pena. Vai transformar o jogo em algo muito diferente.
★ Fator apego/nostalgia
É complicado. Eu gosto de fazenda e afins na vida real, viciado em Farming Simulator, Stardew Valley e afins no digital, cuido de plantas como outro hobby. Foi o primeiro jogo desse tema que conheci. E eu adorei o fato de você não especializar, e sim precisar montar uma fazendinha que faz de tudo um pouco. Pesa demais na minha avaliação.
★ Decisões agoniantes/sofrência
Eu nem acho o aspecto da fome tão pesado quanto pregam. Você precisa arrumar um jeito de gerar comida consistentemente (e calor com a exp), e dependendo do caminho escolhido, pontuar bastante nessa estratégia, levando em conta as cartas draftadas. Mas fazer isso é complicadíssimo devido ao aperto e disputa de espaços.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
Após o draft, a gestão de mão é essencial. Nunca vi alguém baixar todas cartas, o que baixar e quando baixar é crucial para jogar bem.

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11 - Falling Sky: The Gallic Revolt Against Caesar 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:50
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/996/ocpl0u.png

Falling Sky ficou como o único representante da série COIN na coleção. Eu gosto do sistema, porém bem menos que antigamente. Falling Sky se sustenta aqui (e nenhum outro COIN abaixo do meu top 50) porque para mim é mais que apenas um volume da série. Eu gosto do conjunto da obra, do conflito retratado, das escolhas de design, da arte, das cores... bom, já fica claro também que aqui tem uma boa dose de apego.

★ Tema forte/Histórico
Eu gosto de vários aspectos aqui. O cuidado com o material nem se fala, Andrew e Volko Runkhe foram impecáveis. A revolta da Gália é um capítulo interessantíssimo do final da República de Roma, mas também toda complexidade envolvida entre as disputas das tribos gaulesas e os povos germânicos. Foi o primeiro COIN que joguei porque eu queria jogar essa parte da história.
★ Modo solo de qualidade
Aqui é complicado falar, é bom para mim. Os bots do sistema COIN estão sendo adaptados para cartas, algo mais prático. Falling Sky ainda não recebeu esse update e ainda usa flowcharts. Não é prático, as vezes é mais difícil aprender que o próprio jogo. Mas é daquelas questões de alto esforço - alta recompensa. Os bots são muito bem bolados pelos designers, servem inclusive como bons professores de como se jogar com cada lado do conflito. 
★ Destruidor de amizades/conflito direto
As batalhas em Falling Sky são mais presentes que a maioria dos COIN que joguei. E eu gosto da maneira que são resolvidas, um sweet spot entre um determinismo e uma dose de sorte. 
★ Fator apego/nostalgia
Aqui é bom forte como já foi dito. Foi o primeiro COIN que comprei, pesquisei direitinho e foi tudo planejado. Tive alguns outros, todos sairam e este está aqui firme e forte. Provavelmente um dos pilares da coleção.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
As cartinhas estão lá e são centrais, determinando a ordem de turno (aspecto gigante nos COIN) e garantindo eventos que mudam demais a partida.

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12 - Commands & Colors: Ancients 3

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:48
3

https://ludopedia.com.br/uploads/01/690/6wo4t0.png

Outro desses que demorei pra conhecer ao vivo, e desses que reforçam para mim a necessidade de jogar um boardgame ao vivo para ter uma experiência completa. O jogo brilhou assim, quando jogava no VASSAL eu já achava interessante, mas ver os blocos na tua frente (vale a pena tentar uma altura de mesa que dê uma visão mais horizontal do campo de batalha - pra mim mudou a experiência) tem o efeito desejado de diminuir a carga cognitiva, de entender o estado do campo de batalha. 

★ Tema forte/Histórico
Poderia ser facilmente um jogo abstrato, o sistema C&C já provou que se adapta a diversos cenários facilmente. Eu particularmente me interesso mais pelo contexto destas batalhas de Roma x Cartago. Cada cenário tem um background pra se situar e entender o que estava em jogo.
★ Experiência tátil/produção
Como falei anteriormente, jogar ao vivo com os blocos faz toda diferença. É muito bacana jogar com os blocos também pelo fator "brinquedo". 
★ Gestão de mão/deck building/CDG
O jogo está muito mais aqui do que parece quando se aprende. Eu adoro essa situação de ter que tirar leite de pedra, o jogo é excelente pra mim por essa mecânica ser tão bem implementada, simulando o fog of war.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
Eu adoro o sistema de resolução com as cores e símbolos. Cada batalha é divertida de resolver, com uma tensão boa devido as reviravoltas que podem acontecer.
★ Modo solo de qualidade
Eu estreei o CDG Solo System da GMT nesse jogo, eu gostei. Vira algo como resolver um puzzle de mão ao mesmo tempo que se desenrola uma batalha. Não vai agradar a todos, mas pra quem gosta dessa pegada vai curtir.

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13 - Spartacus: A Game of Blood and Treachery (Second Edition) 3

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:50
3

https://ludopedia.com.br/uploads/01/583/92vu7k.png

Outro que conheci somente em 2022. Eu não assisti a série, e confesso que a arte com os atores reais me afastava, não sei o motivo. Essa versão nova me chamou mais a atenção e resolvi arriscar, foi um sucesso imediato no grupo. Jogamos a 10 anos juntos, fora mais uns 10 a mais de amizade desde faculdade. Então as liberdades desse contexto permitem um jogo desse brilhar muito NESSA mesa. Nunca jogaria com desconhecidos um jogo desse.

★ Destruidor de amizades/confllito direto
Quando o próprio manual tem um parágrafo sobre não se perder e lembrar que é um jogo, eu nem preciso dizer o quanto esse aspecto está presente no jogo. São tantas maneiras de ferrar alguém, maravilhoso.
★ Negociação/política
Existe negociação o tempo todo, seja pra extorquir, influenciar ou simplesmente enganar. A possibilidade de traições só deixa melhor.
★ Leilão/bid
Os bids fechados da fase de mercado são muito bons, combinam demais com a dinâmica toda do jogo.
★ Customização de unidades/tropas
É muito legal comprar equipamentos para equipar os gladiadores, tentando um min/max de leve pra ver qual lutador vai melhor com qual equipamento.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
De brinde existe uma gestão de mão, principalmente jogando o modo longo começando com apenas 1 ponto. O hand size é pequeno e precisa muito escolher o que fica, o que vende, o que usa, se deixa guarda escondido na mão, etc.

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14 - Time of Crisis 3

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:48
3

https://ludopedia.com.br/uploads/01/887/q4utap.png

Time of Crisis é um wargame (?) pela classificação vigente, mas como nesse vespeiro eu não cutuco, deixaremos como se sim. Porque falo isso? Porque não sinto a experiência de um jogo de guerra nessa crise de liderança de Roma, apesar de todo visual clássico de jogos da GMT. Existe conflito sim, mas eles são secundários frente as mecânicas de gerenciamento e política. E tem deck-building, que é uma mecânica que sempre gosto.

★ Modo solo de qualidade
Eu comecei jogando este apenas solo. A expansão Time of Crisis: The Age of Iron and Rust traz uns bots muito legais de jogar contra. Está certamente entre eu jogos preferidos pra se jogar sozinho hoje em dia.
★ Tema forte/jogo histórico
Aqui é chover no molhado, mas os títulos da GMT não costumam errar nesse ponto. Confesso que não sabia muito sobre esse período em particular da história romana.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
Um deck building com mais controle, que se integra muito bem ao restante do jogo, sem se exceder. 

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15 - Pax Pamir: Segunda Edição 5

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:49
5

https://ludopedia.com.br/uploads/01/620/bwe96j.png

Achei interessante que nessa experiência de usar os aspectos que acredito nortearem meu gosto atual, o Pax Pamir (2ª Edição) marcou quase todas. Poderia ser um jogo pra descrever meus interesses num design. Ainda preciso de mais rodagem, joguei bem menos do que gostaria, principalmente com mais jogadores. Mas as partidas já me mostraram que é um jogo que vai só crescer com o tempo.

★ Experiência tátil/produção
É espetacular, esse jogo na mesa é lindo demais, e com personalidade (algo que falta em várias mega produções que vejo). Certamente ajuda a gostar mais ainda.
★ Agência sobre as condições de vitória/duração da partida
Uma constante na série Pax, esse controle sobre o andamento e condições de vitória gera algumas frustações por ai. Eu como fã desse aspecto acho sensacional como foi implementado aqui.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
O jogo tem um limite bem restrito e a gestão da mão é bem presente, levando a algumas decisões bem complicadas na hora de escolher o que manter, o que jogar fora, o que baixar.
★ Negociação/política
Ainda não vi brilhar no potencial máximo, mas as poucas partidas ao vivo com outros jogadores mostrou que esse aspecto é bem presente.
★ Tema forte/histórico
O cuidado da produção e pesquisa histórica é notável, aprendi muito sobre um período que pouco sabia. 
★ Modo solo de qualidade
Eu gostei demais desse modo criado pelo Rick Royal. Não tenta simular um oponente real (geralmente prefiro que o solo seja sua experiência própria, não uma muleta) e é bem desafiador, sem uma carga grande pra gerenciar. 
★ Reviravoltas
O sistema de mudar de lealdade e as condições de vitória geram muitas mudanças no estado do jogo, um prato cheio pra quem gosta.

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16 - Star Wars: Rebellion 7

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:46
7

https://ludopedia.com.br/uploads/01/866/iwger1.png

O jogo continua excelente, e agora pude jogar com a expansão (2021 eu só tinha o jogo base). É uma sensação diferente em relação ao Guerra do Anel nesse ponto, considero a expansão obrigatória, principalmente pelas alterações no sistema de combate. 

A experiência é bem distinta ao sempre comparado jogo do Tolkien. Esse jogo de gato e rato funciona muito bem, o desafio de encontrar (ou esconder) a base rebelde sempre cria uma narrativa nova.

Ambos são os dois jogos 1x1 temáticos que mais gosto, com um apreço maior pelo Guerra do Anel por ter "dois jogos" ao mesmo tempo. Porém o Rebellion traz elementos (temáticos e mecânicos) que o outro não possui, sendo assim ficarei eles na coleção por muito tempo.

★ Épico
É realmente uma história completa no universo Star Wars se desenrolando na tua frente. Maravilhoso!
★ Tema forte/jogo histórico
O tema é absurdamente presente e bem implementado. Não sei se faria sentido alguém que não conhece Star Wars (isso existe?) jogar.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
Eu gosto das batalhas agora, com a expansão. Não é o principal do jogo, mas quando acontece é muito divertido. Principalmente quando é ataque rebelde.
★ Experiência tátil/produção
Um brinquedão gigante, cheio de navinhas e estrelas da morte! Não precisa de explicação.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
As cartas e as mecânicas envolvidas complementam muito bem esse design. Prefiro as escolhas sofrência do Guerra do Anel nesse aspecto, mas o uso aqui precisa ser bem pensado e gera também decisões significativas.

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17 - Space Empires: 4X 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:51
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/063/pbfqm9.png

Pensando estritamente no gênero 4x, como cada um dos X é implementado, ainda acho o SE4X é o que mais me agrada. Eu perdi um pouco a paixão que estava pelo jogo, acabei até vendendo para um amigo, mas quando penso numa oportunidade de jogar, certamente prefiro ele frente a vários outros. Provavalmente eu recompro um dia.

★ Aspectos de civ/4x 
O jogo é um 4x seco, sem firula. Simplesmente você precisa explorar os setores, expandir com colônias em planetas, extrair recursos e exterminar os oponentes. É a receita clássica sem tirar nem por. E eu gosto justamente por ser tão puro dentro do estilo.
★ Modo solo de qualidade
Eu joguei a maior parte das minhas partidas ao vivo solo. O modo que simula oponentes é muito bom, eu comecei jogando totalmente analógico para entender, mas depois migrei para um app que ajuda a gerenciar. O jogo base eu prefiro jogar até solo pra ser sincero, com as expansões eu já gosto com outras pessoas porque permite usar as cartas que geram assimetria, tecnologias alienígenas entre outros módulos.


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18 - Labyrinth: The War on Terror, 2001 – ? 3

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:50
3

https://ludopedia.com.br/uploads/01/151/3x0omb.png

Eu conheci apenas recentemente, gostei muito. Pude jogar várias partidas seguidas, tanto solo quanto contra um amigo, e caiu no meu gosto. Apesar de eu não gostar tanto da temática, foi uma experiência interessante pela primeira vez reconhecer várias das cartas por serem contemporâneas. Gosto bastante da assimetria entre os lados e como os estilos de jogabilidade são bem diferentes.

★ Gestão de mão/deck building/CDG
O jogo é todo baseado em cartas, naquele esquema que lembra demais o Twilight Struggle. É daqueles de gestão de mão complicada, em que você tenta errar e minimizar os danos a toda hora.
★ Tema forte/jogo histórico
Como não podia ser diferente, Volko fez um trabalho primoroso, ainda mais com a dificuldade de se fazer um design com o "conflito" ainda acontecendo. Em 2022 vimos o fim dessa "empreitada" com aquela retirada desastrosa das tropas americanas do Afeganistão. Acredito que ainda sai uma última expansão para fechar tudo.
★ Decisões agoniantes/sofrência
A gestão de mão como falei antes é daquelas bem sofrência. Tem mãos que é só desgraça, só carta do oponente, e você tem que tirar leite de pedra, escolher o que vai te f**** menos.
★ Modo solo de qualidade
Apesar de não concordar com a questão de só ter bot pra jogar como americano, eu gostei bastante da execução (flowcharts). Simula muito bem um oponente e acaba ensinando a jogar melhor.
★ Agência sobre as condições de vitória/duração da partida
O jogo termina pela mão dos jogadores, e como no Twilight Struggle, pode vir bem antes que você imagina se estiver desatento.

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19 - 1846: The Race for the Midwest 2

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:50
2

https://ludopedia.com.br/uploads/01/075/ojus9t.png

O 18xx do coração, o primeiro que tive e joguei, sem saber nada de nada. Jogamos errado mais de uma dezena de partidas, desde de uma colocação de tiles muito mais agressiva até um train rush bem cruel. Mas depois com as regras certas se mantém bom. Não é meu estilo preferido de 18xx, só que sempre é bom jogar, e dificilmente me desfaço da minha cópia.

★ Fator apego/nostalgia
Como falado, foi o primeiro e único 18xx por muito tempo. Jogamos demais, um amigo do grupo fez até um dos primeiros mods pro Tabletop Simulator, pra gente jogar sempre. Enviavamos o save por um grupo de whatsapp e jogavamos async. Esse era o nível de nóia com o 1846.
★ Econômico/logística/cadeia de produção
Um 18xx é sempre um econômico de respeito, mesmo quando é bem pro lado operacional como o 1846.

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20 - Kemet: Blood and Sand 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:51
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/344/f5dvwu.png

Melhor dudes on a map que já joguei. Peguei a versão nova e agradou bastante a produção, as novidades todas. Eu gosto como o jogo incentiva ser ofensivo, como a assimetria é construida ao longo da partida, de como é tático na questão dos ataques e estratégico em relação aos poderes.

★ Experiência tátil/produção
Já achava bacana antes, a versão nova é melhor ainda. Não tem como não gostar daquelas miniaturas, das pirâmides, todo o clima que passa.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
É só porradaria e ainda dá pra blefar nos combates.
★ Fator apego/nostalgia
Esse foi muito jogado por aqui e existe um fator nostalgia forte de todas essa época que jogamos sem parar.

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21 - Food Chain Magnate 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:51
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/282/dt62ny.png



Eu já gostei bem mais, mas dei uma enjoada forte um tempo atrás. Não tinha a expansão e provavalmente com ela eu teria tido mais gás. Voltei a jogar de leve e o gosto pelas características únicas apareceu novamente. 

★ Econômico/logística/cadeia de produção
O que mais me admiro é como os jogadores tem total controle sobre a oferta e demanda. Geralmente nos outros jogos a demanda é ditada pelo jogo, apenas a oferta pelos jogadores.
★ Destruidor de amizades/conflito direto
O jogo é muito dedo no olho e não tem margem pra errar. Toda essa pentelhação dos adversários te faz errar mais ainda, e dependendo te custa a partida.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
Adoro o mecanismo de comprar cartas e gerenciar que nem um RH.

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22 - Chicago Express 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:49
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/851/w8yuc5.png

Continua meu cube rails favorito, e talvez o jogo preferido pra se jogar em 1h. É um design daqueles que você nunca vai entender de fato apenas lendo as regras, tem que jogar (algumas vezes dependendo) pra clicar. É incrível como cada partida pode ser muito diferente, mesmo com um setup inicial fixo. E o sistema de seleção de ações é um charme a parte, antes eu achava que o leilão era o principal, depois de muitas partidas fica claro que o principal está nesse mecanismo muito inteligente. Jonh Bohrer é gênio. Para um jogo tão simples de regras, tem muita coisa acontecendo, algo que não aparece nas primeiras partidas. Entender o que os oponentes estão pensando em termos de ações é um quebra-cabeça muito bom de resolver enquanto não é sua vez.

★ Leilão/bid
Os leilões são praticamente a única fonte de caixa para as cias. Diferente de outros jogos, muitas vezes você não quer só pagar o menor preço, porque corre risco de ter uma cia sem condições de operar, ainda mais nas que tem menor quantidade de shares.
★ Econômico/logística/cadeia de produção
Os pequenos twists dão personalidade pro jogo. O fato de que as shares não contam na pontuação final te obriga a ler constantemente em que ponto está a partida, para não comprar quando não vale mais a pena. A forma com os dividendos são pagos gera situações muito únicas na disputa por shares de uma cia.
★ Agência sobre as condições de vitória/duração da partida
O jogo tem algumas condições para encerrar o jogo, e todas podem ser manipuladas para fazer a partida acabar quando você quer (ou pelo menos tenta). Deixei muitas vitórias escaparem por ler errado a duração da partida.

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23 - Terraforming Mars 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:51
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/519/0xsprj.png

Pude revisitar recentemente, usando tudo que existe e sem nada que acelere o jogo. E é isso, continua um jogão pro meu gosto. Eu não entendo o hate que ele toma, talvez porque tenha ficado alto nos rankings (o que não significa NADA). Talvez o que eu mais goste é ver o efeito bola de neve em ação, sem freios. Geralmente eu não gosto tanto de jogos que são apenas uma crescente, mas o Tmars de alguma forma quebra essa minha regra. 

★ Gestão de mão/deck building/CDG
Apesar de não ter o fator sofrência que eu gosto nessa mecânica, ainda traz uma boa experiência enquanto você escolhe o que e quando baixar uma carta.
★ Draft
Só jogo com draft, se deixar fazendo até draft inicial de cias, preludes e as 10 cartas iniciais. Combina demais com o jogo.
★ Modo solo de qualidade
Apesar de eu não gostar muito de jogar euros sozinho, o Tmars é também uma exceção nisso. Eu acho o modo solo bem implementado, a escolha de colocar um limite de turnos ao invés de um automa foi muito bem acertada.

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24 - Innovation 4

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:51
4

https://ludopedia.com.br/uploads/01/557/8owh2j.png

Como pode uma caixinha dessa oferecer tanto? Eu não canso de jogar e cada partida ainda é diferente (infelizmente a maior parte foi no BGA). Ao vivo, apesar de não ter a facilidade das contagens de símbolos, é muito mais fácil ler o jogo. Outro ponto importante, que considero ele aqui jogado em 2p. Em mais jogadores, tem seu valor mas perde demais pro meu gosto.

★ Gestão de mão/deck building/CDG
O jogo é só cartas, e a gestão da mão é aspecto crucial do design, além do tableau building. Gosto muito de como diversos efeitos interagem com a mão dos jogadores.
★ Agência sobre as condições de vitória/duração da partida
Eu amo como existem dois caminhos principais pra se vencer, e como eles abrem uma alternativa pra quem está atrás na partida. Fora o caos das últimas eras em que cartas podem acabar o jogo instantaneamente.
★ Reviravoltas
Innovation é reviravolta atrás de reviravolta. Talvez até demais pra alguns paladares.

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25 - Anno 1800: The Board Game 1

Ir para o jogo toledoesilva 22 Oct 22, 20:52
1

https://ludopedia.com.br/uploads/01/697/xweum3.png

Jogão do Martin Wallace. Só não é melhor porque infelizmente não gostei tanto em 2p (não testei solo). Achei que o fato dos tiles terem número fixo, não importa a contagem, deixou o jogo em 2p sem a tensão que existe em maior número. Em 3p ou 4p acho o jogo muito bom. 

★ Agência sobre as condições de vitória/duração da partida
O charme pra mim do design é esse. O fim de partida é quando alguém baixa todas cartas da mão, porém você compra cartas frequentemente para melhorar sua economia. É uma tensão interessante e sempre vou gostar desse aspecto em jogos, quando bem executados como aqui nesse design.
★ Gestão de mão/deck building/CDG
A condição de fim de jogo depende de você gerenciar suas cartas de forma que você cresça e "mude a chavinha" pra baixar tudo na hora certa. Muito bem implementado.
★ Econômico/logística/cadeia de produção
Pro meu critério não é um econômico puro, mas a cadeia de produção é legal demais. São muitos produtos possíveis de fabricar!

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