JedoLar::fabiomoon007::Esse vídeo aqui desenha bem o cenário atual:
https://youtube.com/shorts/na1dP9cMr9g?si=MnWTKNTAzLKtM3ix
Tem uma parte do vídeo que responde a minha dúvida: "Quanto que uma editora cobra a mais sobre o custo de produção de um jogo na China?"
Pois pra mim a conta não fechava. Se um jogo é tão mais barato na China, por que o valor para o consumidor final é tão elevado? E no vídeo diz: porque as editoras cobram 400% a 500% a mais sobre o custo de um jogo feito na China.
Isso me faz pensar que o que as editoras não querem mesmo é deixar de lucrar horrores com isso.
Existem 4 elos na cadeia de distribuição dominante nos EUA
Editora
Produtora
Distribuidora
Loja
vamos deixar a margem de produção chinesa fora da equação por que isso não interessa para o escopo dessa análise.
o jogo chega com preço final + frete + taxas por 15 USD e normalmente é vendido ao consumidor final (MSRP) por 60USD.
vamos destrinchar cada elo de maneira extremamente simplificada ok?
a editora recebe à 15 e passa a 30, a distribuidora recebe a 30 e repassa a 45 a loja recebe a 45 e vende a 60.
cada um dessa cadeia tem um lucro operacional (não conta nenhuma despesa e custo fixo) de 15 USD/unidade
vamos supor que o tamanho de mercado se mantenha.
Agora vamos fazer um exercício de repassar apenas o aumento provocado pelas taxas, sem nenhuma forma de markup em cima, mas por questões didáticas eu irei aumentar a taxa para 200% apenas para facilitar o meu ponto ok?
o produto que chegava com 15 USD de custo para a editora será sobretaxado e agora custa 45 dólares, que são os 15 anterior e uma taxa de 200% em cima do valor de custo+frete, cada elo da cadeia continua com a mesma margem de 15 USD/Unidade então o preço final ficaria 90USD (60 USD o valor antigo + 30 das novas taxas).
Aparentemente todos continuam com a mesma receita, e podem continuar pagando o mesmo nível de custos fixos e o mesmo lucro liquido certo? Não.
Vamos agora, imaginar o lado da demanda, os jogadores via de regra tem limitações financeiras e precisam organizar seu orçamento anual entre despesas básicas, investimentos e luxos, vamos supor que um jogador médio americano opte por gastar em boardgames 900 USD por ano, o que daria no preço antigo 15 jogos.
15 jogos gera na cadeia 15x15USD de lucro operacional ou seja cada parte da cadeia recebe 225 USD, com as novas tarifas esse orçamento do jogador precisa ser revisto, vamos imaginar que ele tope gastar MAIS por jogo, mas seus recursos ainda são os mesmos (na verdade com a inflação as despesas básicas e investimento consomem ainda mais) e os 900 USD por ano compram apenas 10 jogos agora, isso gera uma receita bruta para cada elo de 150USD, então o valor do mercado não irá mudar (se não houver novos jogadores, ou os jogadores atuais tiverem acesso à mais recursos o mercado não muda) mas a quantidade de produtos comercializados irá cair para 2/3 do que era antes.
Agora imagine que vc tem uma estrutura de custos que faz sentido se vc consegue faturar (não lucrar) 30.000 USD por mês vendendo 500 unidades, sobra para pagar todos seus custos, aluguel, salários , agua, luz etc. 7500 USD e sobra 2000 USD de pró labore para você. Do dia pra noite os mesmos 30.000 vão gerar apenas 5.000 USD de lucro operacional mas seus custos de aluguel, salários etc continua os mesmos 5500 USD o que gera um prejuízo de 500USD aos invés de lucro para você. Isso se aplica a cadeia inteira.
A solução? não temos. não dá para simples ajustar o preço final na mesma proporção, mas também não dá para só repassar exatamente as taxas.
talvez o futuro seja venda direta sem distribuidor, ou sem lojas mas isso é reestruturar uma operação em funcionamento, a analogia de trocar o pneu com carro andando é sempre usada nesse ponto, simplesmente não se faz alterações estruturais tão profundas sem um prazo de 5 ou 10 anos para as cadeias se ajustarem.
Quem tem caixa (dinheiro) faz sentido parar temporariamente a operação, reduzir ao máximo os custos fixos, ver como a situação vai ficar e se reposicionar, quem não tem caixa? quebra e fecha de vez.