Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3418093/a-tale-of-woes-and-votes
[Encontrei esta resenha em um livro que me foi entregue — a bordo de um burro de verdade! — pela engenhosa editora.]
Contar histórias em jogos é um esforço complicado. Texto demais pode desencorajar os jogadores, enquanto pouco pode atrapalhar a coerência da narrativa. Um roteiro rígido reduz a rejogabilidade, mas uma estrutura frouxa corre o risco de diluir o significado da história.
Don Quixote: The Ingenious Hidalgo busca abordar esses desafios de uma forma criativa única. Vamos mergulhar neste livro e ver que tipo de conto ele tece.
As Nobres Aventuras de um Cavalheiro Cavaleiro
Em Don Quixote: The Ingenious Hidalgo, 2 a 6 jogadores assumem o controle do destino de Don Quixote. Por "assumir o controle", queremos dizer votar para determinar se suas aventuras resultam em sucesso ou fracasso.
Veja como funciona:
A mesa é posta com quatro cartas — episódios de um capítulo da história. O jogador ativo seleciona uma, lê a aventura e a votação começa. Os jogadores secretamente votam usando cartas, que são então reveladas e contadas. Os resultados "SIM" e "NÃO" são associados a símbolos que se movem por um tabuleiro central dependendo do voto da maioria.
Esse processo se repete quatro vezes no primeiro capítulo e quatro vezes no segundo.
Então, onde está Don Quixote em tudo isso?
O Don
A mecânica central de votação gira em torno de quatro símbolos — Delírios, Amor, Obsessão e Glória — e valoriza "X" e "V". Uma maioria simples determina qual símbolo vence e qual marcador avança na trilha de pontuação.
Aqui está a reviravolta: as cartas que os jogadores jogam são pontuadas no final do jogo com base na trilha um tanto não convencional. Os símbolos valem de 0 a 5 pontos e, como os jogadores jogarão e pontuarão apenas oito cartas ao longo do jogo, cada símbolo importa.
Objetivos ocultos adicionam outra camada de estratégia, introduzindo condições que oferecem pontos de bônus. Isso inclui objetivos como "5 pontos se Delírios for o mais distante na trilha" ou "4 pontos se Amor valer 1/2/3 pontos". O jogo alcança coerência ao oferecer diretrizes claras e objetivos atingíveis. Os jogadores devem fazer malabarismos com três sistemas: suas cartas, aventuras episódicas e objetivos de final de jogo.
A mecânica de votação oculta brilha, criando um desafio onde as cartas na mão frequentemente entram em conflito com os planos, os episódios nem sempre se alinham com as intenções e o layout da trilha pode ser traiçoeiro. Rios no meio do jogo aparecem na trilha, encurtando os caminhos e permitindo que os símbolos saltem rapidamente.
Para apimentar ainda mais a experiência, as cartas apresentam ações secundárias e fichas que interrompem a jogabilidade. Elas permitem que os jogadores cancelem votos, comprem mais cartas, copiem a habilidade de outra carta ou — por meio de pedras preciosas — simplesmente ganhem pontos de bônus. Um efeito temático em particular força os jogadores a jogar cartas aleatoriamente em uma rodada, ecoando as aventuras erráticas e caóticas do próprio Dom Quixote. Isso não é maravilhosamente adequado para uma história tão famosa por ser impregnada de ilógica e imprevisibilidade?
Cabo de Guerra, Estilo Espanhol
No reino do cabo de guerra estratégico, Don Quixote: The Ingenious Hidalgo oferece uma boa dose de emoção. As ações e reações dos oponentes são difíceis de prever, pois os tokens de itens mudam de mãos — roubados ou retirados da reserva — e seus efeitos muitas vezes descarrilam planos cuidadosamente elaborados. A sorte desempenha um papel notável, com cartas retiradas de um baralho considerável, mas ainda há espaço para movimentos travessos, e eficazes. Afinal, criar um conto lendário exige uma boa dose de drama e reviravoltas mais sombrias.
O ritmo do jogo é rápido, abrangendo apenas oito rodadas. Com 120 cartas, 22 aventuras e 11 objetivos secretos, o valor de repetição é impressionante, oferecendo quase 320.000 combinações de aventuras sozinho!
No entanto, as aventuras em si, francamente, não são muito envolventes. A narrativa sugerida pela caixa em forma de livro e os trechos temáticos nas cartas desempenham um papel menor — se houver. Com jogadas repetidas, a história desaparece em segundo plano enquanto os símbolos assumem o centro do palco. Ler a narrativa se torna redundante depois de um tempo. O designer do jogo incentiva a revisitação das aventuras concluídas antes de pontuar, mas, a essa altura, o foco mudou completamente para a mecânica.
É compreensível que um pequeno jogo de cartas tenha dificuldade em evocar a sensação de uma campanha ou narrativa complexa. Ainda assim, elementos como cartas orientadas por personagens, as aventuras de Quixote e suas "emoções" traduzidas em pontos visam enfatizar a narrativa. Apesar desses esforços, o foco principal está em completar objetivos, manipular símbolos e mover fichas no tabuleiro de pontuação.
Talvez o tema inspirado em Cervantes seja mais um enfeite e o foco em sua presença fugaz possa perder o ponto — mecanicamente, o jogo deixa pouco a desejar.
Um Cavaleiro Solitário, Um Cavalo Solitário
Apesar das oportunidades perdidas, Don Quixote: The Ingenious Hidalgo captura facilmente a atenção dos jogadores e os recompensa com uma jogabilidade emocionante.
A caixa única do jogo, embora visualmente atraente, é um tanto impraticável. Para fechar a tampa, os jogadores precisam enfiar fichas ao lado de cartas ou ela não fechará corretamente. No entanto, além disso e do foco mínimo na narrativa, há pouco a reclamar.
A explicação das regras e a jogabilidade são revigorantemente rápidas, tornando este jogo um "aperitivo" intrigante antes de sessões de jogo mais longas. Embora a aleatoriedade e a imprevisibilidade sejam centrais, elas são equilibradas com o gerenciamento de mãos, permitindo mitigação de riscos, jogadas de tudo ou nada e estratégias cautelosas que nem sempre compensam.
Mas correr riscos em cada movimento? Você teria que ser louco para fazer isso, não é?
Prós:
- Mecânica envolvente de votação oculta/cabo de guerra
- Fichas e habilidades de cartas criam oportunidades para movimentos impactantes
- Um tema raro e charmoso
Contras:
- Elementos narrativos/de história parecem molho de baixa caloria
- Os componentes não se encaixam perfeitamente na caixa
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Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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