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  3. Jogos como obras de arte

Jogos como obras de arte

  • avatar
    dharrebola09/10/24 21:30
    avatar
    dharrebola
    09/10/24 21:30
    715 mensagens MD

    Olá!

    Eu sou o Davi e você está no Análise Escrita.

    Hoje vamos falar sobre arte e sua conexão com o mundo dos Boardgames.

    Mas que ironia hein Davi?
    Fazer um post sobre arte e colocar uma feita por IA como capa do post?

    Sim, uma arte feita por IA.
    Ainda vamos falar mais sobre isso nesse post, e inclusive quero saber a opinião de vocês sobre o papel da IA na indústria de Boardgames.

    Você perceberá que essa publicação está cheia de ideias soltas e questionamentos, pois essa é a função desse post (e em partes desse canal), gerar discussão e ouvir o que VOCÊ tem a dizer.

    A arte sempre esteve presente em minha vida.
    Tenho consciência que arte não é apenas pegar uma folha de papel e fazer uma obra digna dos grandes mestres.
    Escrever pode ser arte, cozinhar pode ser arte, muita coisa pode ser considerada "arte".
    Arte vem do Latim "Ars" que basicamente significa tanto técnica quanto maneira de ser ou agir.

    Quando viajo, tento visitar o máximo possível de museus, sejam eles prédios formais com várias obras ou simplesmente belas paredes pintadas em ruas aleatórias.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4436d_hmrp1q.jpg
    "Mosaico de tirar o fôlego que encontrei em Valparaíso - Chile nas últimas férias"

    Considero que em partes as artes dos Boardgames me trouxeram ao Hobby, jogos como Viticulture fizeram meus olhos brilhar de imediato e me "fidelizaram no hobby".
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f20d8_hmrp1q.jpg

    Hoje tenho brincado um pouco com arte em sua forma mais "literal" estou conhecendo a aquarela e já não estou pintando mais como um aluno da Pré escola.
    (Já estou na segunda série mais ou menos...)
    Está nascendo outro hobby.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7af00_hmrp1q.jpg
    "Plagiando Magritte"


    Encerrando o meu querido diário e voltando ao assunto do post, para você um jogo de tabuleiro pode ser encarado como uma obra de arte?
    A arte é importante em um jogo de tabuleiro?
    Se sim, qual seu nível de importância para o jogo? Um jogo não tão bom pode ser salvo por uma arte primorosa?
    E o inverso, é verdadeiro? Um excelente jogo pode cair no ostracismo graças a uma arte horrorosa?


    Vamos pensar em um jogo muito querido, vamos falar de Wingspan.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e7141_hmrp1q.jpg

    Wingspan é um jogo super bem amarrado que agrada até quem não é do hobby.
    É fácil de aprender, a produção é maravilhosa.
    É um jogo que furou a bolha, muita gente que não é do hobby conhece e gosta do do jogo.

    Agora vou propor um exercício (não briguem comigo, por favor!)

    Pense no mesmo jogo com artes do nosso amigo Franz Klemens (Oh My Goods!, Agricola, etc).
    O jogo faria o mesmo sucesso? Furaria a bolha?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d628d_hmrp1q.jpeg

    Para você, o sucesso de jogos como Agrícola e La Havre está na genialidade de suas mecânicas ou em sua arte?
    Você se pega admirando as cartas ao jogar Agrícola?
    Já admirou as de Wingspan ou de The Red Cathedral durante a partida?
    Mas Davi, você está falando de sucessos, jogos inovadores, clássicos atemporais.

    Vamos falar de um jogo mais recente então, o clássico jogo da galinha do BGA.
    É o jogo mais simples do mundo.
    Já jogou Sudoku?
    É basicamente Sudoku com galinhas, e pelo menos aqui tive muita facilidade em apresentar a pessoas que não são do hobby.
    O mais curioso é que para as mesmas pessoas apresentei o Town 77 que praticamente apresenta a mesma mecânica (inclusive de forma mais simples) e não tive o mesmo sucesso na primeira partida.
    Os comentários do Hens no geral sempre foram: nossa que desenho lindo.
    Enquanto no Town 77 foi: São casas mesmo?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a455c_hmrp1q.jpg
    "Hens, o famoso jogo da Galinha, arte linda e simples, coroando uma mecânica deliciosa"

    E a IA, onde entra nessa história?

    Antes precisávamos de uma pessoa e um papel ou no mínimo de uma pessoa e um computador para ter um desenho.
    Hoje basta digitar quatro ou cinco palavras para ter uma arte aceitável.
    Tenho utilizado a IA com muita curiosidade e pelo menos para mim tem sido proveitoso aproveitar as artes em alguns protótipos.
    É fácil? Sim, muito.
    Tem o mesmo capricho ou criatividade que uma pessoa fazendo arte?
    Não, pelo menos ainda não.
    Tem jogo bom feito com arte de IA? Sim já temos.
    Galdor's Grip é um jogo solo MUITO legal feito só com artes geradas por inteligência artificial, inclusive é um jogo gratuito, experimentem.

    O post de hoje é isso, curto né? Não teve realismo fantastico, nem receita licor de limão (tô fazendo um de amora aliás).

    Queria só passar para vocês que as artes ocupam um papel muito importante (para mim) na minha experiência como jogador.
    Sim, eu julgo um livro pela capa, pelo menos no mundo dos jogos.

    Vamos começar a discussão?

    Primeiro: Você acha que o que a IA produz pode ser considerado arte?

    Segundo: Para você, qual o papel a ser ocupado pela IA na indústria de jogos?
    Temos visto alguns ilustradores argumentando sobre a queda na quantidade de serviços, essa percepção se confirmará como tendencia no futuro próximo?

    Terceiro: uma boa arte salva um jogo mediano?
    Ela afunda um ótimo jogo?

    Vamos conversar, comente aí!

    PS: outra arte maravilhosa de Valparaíso para vocês:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5133e_hmrp1q.jpg

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  • Canal

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    Sobre galinhas e Tableaus
    Viticulture é mais do que fazer vinhos.
    O texto mais curto deste canal.
    Temos um elefante na sala.
    Quando o Hobby deixa de ser saudável.

    Comentários:

  • sborbu
    231 mensagens MD
    avatar
    sborbu10/10/24 19:18
    sborbu » 10/10/24 19:18

    Parabéns pelo texto meu querido! Eu acho que a arte é o primeiro chamariz pra atrair/chamar atenção das pessoas, principalmente as de fora do hobby!

    Quem nunca julgou o livro pela capa não é mesmo?

    Mas nem sempre todo jogo bonito é bom, e ao contrário também é verídico, nem todo jogo feio é ruim! A gente precisa abrir mais a mente além das imagens!

    O que é arte? É algo muito subjetivo e vai muito do olhar de cada um. Quanto a IA, eu acho que é algo inevitável que estamos vivendo. Não acho que seja ruim mas também não acho que deveria substituir o trabalho dos artistas e designers. Vejo ela como uma excelente ferramenta de auxilio a eles mesmos se muito bem utilizada. No entanto, pode ser uma ferramenta bem perigosa, assim como a internet.  É uma linha bem tênue que merece muita atenção e cautela! Ela chegou e não deve ir embora tão cedo, o jeito é se adaptar ou ajustar/regularizar melhor ela!

    PS: Vejo uma patinha conhecida! ;)

    1
  • dharrebola
    715 mensagens MD
    avatar
    dharrebola10/10/24 19:37
    dharrebola » 10/10/24 19:37

    sborbu::Parabéns pelo texto meu querido! Eu acho que a arte é o primeiro chamariz pra atrair/chamar atenção das pessoas, principalmente as de fora do hobby!

    Quem nunca julgou o livro pela capa não é mesmo?

    Mas nem sempre todo jogo bonito é bom, e ao contrário também é verídico, nem todo jogo feio é ruim! A gente precisa abrir mais a mente além das imagens!

    O que é arte? É algo muito subjetivo e vai muito do olhar de cada um. Quanto a IA, eu acho que é algo inevitável que estamos vivendo. Não acho que seja ruim mas também não acho que deveria substituir o trabalho dos artistas e designers. Vejo ela como uma excelente ferramenta de auxilio a eles mesmos se muito bem utilizada. No entanto, pode ser uma ferramenta bem perigosa, assim como a internet.  É uma linha bem tênue que merece muita atenção e cautela! Ela chegou e não deve ir embora tão cedo, o jeito é se adaptar ou ajustar/regularizar melhor ela!

    PS: Vejo uma patinha conhecida! ;)

    Fala meu amigo!
    Obrigado pela foto da calopsita hahaha
    Concordo com você, o ideal é se acostumar com a IA e aprender a usá-la da melhor forma possível.
    Hoje vejo muita gente demonizando essa tecnologia da mesma forma que tantos outros demonizaram a internet lá atrás.
    Lembro da minha época de internet discada, tinha que esperar meia noite para conectar.
    Rapaz, o tanto que meus pais reclamavam disso...a internet era quase uma inimiga.

    0
  • AdalioSiqueira
    122 mensagens MD
    avatar
    AdalioSiqueira11/10/24 08:56
    AdalioSiqueira » 11/10/24 08:56

    Não consigo entender a admiração das pessoas por esses passarinhos nesse fundo branco morto.
    O resto do jogo realmente acho bem produzido.

    2
  • AdalioSiqueira
    122 mensagens MD
    avatar
    AdalioSiqueira11/10/24 09:04
    AdalioSiqueira » 11/10/24 09:04

    A arte influencia sim no prazer do jogo. Tanto que tem o hobby dentro do hobby de pintar miniaturas. E ajuda de mais a trazer novos jogadores. (pegue um takenoko para apresentar pra sua namorada kkk).
    Mas... quando o jogo é bom de verdade, nem um Klemens consegue atrapalhar (on my goods, isle of skye, agrícola não)... Nem mesmo os artistas do Burgundy original.

    1
  • viniciusjf
    2719 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf11/10/24 11:11
    viniciusjf » 11/10/24 11:11

    Cara, muito legal seu texto, muito! Também adoro esse assunto e considero-o muito importante dentro e fora do hobby.

    Acho que podemos pensá-lo em vários aspectos. Se pensarmos em termos de História da Arte, num sentido mais conceitual e, portanto, mais radical, provavelmente concluiremos que não, um jogo e seus elementos visuais não são arte, afinal há um certo consenso de que o principal elemento da arte é a liberdade criativa, e isso está comprometido nos jogos, pois há uma demanda predominantemente comercial envolvida. O jogo, em última análise, é um produto, seus elementos visuais servem prioritariamente para torná-lo mais vendável, então, por mais que haja muita dedicação e inspiração envolvida no trabalho, os ilustradores e designers não estão preocupados com a possibilidade de revolucionar a linguagem artística da sua época ou engajamento da arte e etecetera e tal, afinal não é isso que está sendo demandado deles. 
    O Scorsese certamente diria sobre os jogos a mesma coisa que ele disse sobre os filmes da Marvel: tem muito amor e dedicação envolvidos aqui, mas os jogos não são arte, são parques de diversão! 

    Mas se a gente for por um caminho diferente dessa perspectiva muito acadêmica - que é apenas um viés e não o centro da verdade, é claro que há um valor artístico ali. Os artistas do mundo dos jogos não me parecem estar preocupados em fazer apenas algo bonito e vendável. Bem, ao menos não os melhores. Eles se preocupam com o tema do jogo, desenvolvem seu próprio estilo, atenção aos detalhes, elementos narrativos do jogo, até mesmo a integração da arte com a mecânica e muitos outros cuidados. E pra quem aprecia o jogo, acho que todo esse cuidado pode proporcionar tanto prazer quanto contemplar uma obra de arte consagrada. Pode não provocar em vocês a mesma reflexão, os mesmos insights, ou até mesmo o assombro provocado por algumas das grandes obras, mas a mesma satisfação eu acho que pode. 

    Sobre a questão do jogo, em si, não acho que uma bela arte salva um jogo mediano, até porque a excelência estratégica me parece ser o elemento que mais buscamos nos jogos modernos, então não tem como uma bela arte dar conta disso. Pensando pelo jogo, eu prefiro um jogo feio e bom (Power Grid) ao oposto (Scythe). 

    O bom mesmo é quando é bom e bonito, mas francamente... Quem não se rende a um jogo com uma bela arte, mesmo que ele não seja grande coisa! Tem muito jogo que que queria ter só pra emoldurar o tabuleiro e pendurar na parede, A Castle for All Seasons é um ótimo exemplo, só não faço isso porque a grana não dá pra bancar todo nível de maluquice.    

    3
  • dharrebola
    715 mensagens MD
    avatar
    dharrebola12/10/24 09:12
    dharrebola » 12/10/24 09:12

    viniciusjf::

    "Tem muito jogo que que queria ter só pra emoldurar o tabuleiro e pendurar na parede"

    Não me dê ideias Vinícius :D

    0
  • viniciusjf
    2719 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf12/10/24 09:50
    viniciusjf » 12/10/24 09:50

    dharrebola::
    viniciusjf::

    "Tem muito jogo que que queria ter só pra emoldurar o tabuleiro e pendurar na parede"

    Não me dê ideias Vinícius :D

    A Castle for all Seasons... E o tabuleiro é dupla face, um lado de verão, outro de inverno, cê vai precisar de duas cópias.

    2
  • Icho Tolot
    221 mensagens MD
    avatar
    Icho Tolot13/10/24 10:02
    Icho Tolot » 13/10/24 10:02

    Belas provocações Davi.
    Arte visual/táctil é sim algo que afasta ou aproxima a gente de um jogo. Embora não seja um impeditivo pra jogar, isso afeta o prazer em jogar. Mas pra além da parte visível em um jogo, a própria estrutura de regras dele pode ser algo admirável. Eu fico de cara como jogos simples podem ser bonitos e elegantes de regras. O Azul é um bom exemplo disso. Pra mim isso tem um quê de arte. Tem jogos cheios de regras e que são bem ruins, o que nesse contexto funcionaria como uma arte "menos admirável". Isso que os designers de jogos fazem, de nos deixar absortos em meio a um conjunto restrito de regras e sentir prazer com isso, parece-me uma manifestação de arte, como o cinema ou os quadrinhos. Não sou da área de arte pra afirmar isso com segurança, mas é essa a sensação que me passa quando jogo. O interessante é que não vejo muita discussão nesse sentido. Seria ótimo saber se essa impressão está certa ... ou não.

    1
  • dharrebola
    715 mensagens MD
    avatar
    dharrebola13/10/24 15:09
    dharrebola » 13/10/24 15:09

    Icho Tolot::Belas provocações Davi.
    Arte visual/táctil é sim algo que afasta ou aproxima a gente de um jogo. Embora não seja um impeditivo pra jogar, isso afeta o prazer em jogar. Mas pra além da parte visível em um jogo, a própria estrutura de regras dele pode ser algo admirável. Eu fico de cara como jogos simples podem ser bonitos e elegantes de regras. O Azul é um bom exemplo disso. Pra mim isso tem um quê de arte. Tem jogos cheios de regras e que são bem ruins, o que nesse contexto funcionaria como uma arte "menos admirável". Isso que os designers de jogos fazem, de nos deixar absortos em meio a um conjunto restrito de regras e sentir prazer com isso, parece-me uma manifestação de arte, como o cinema ou os quadrinhos. Não sou da área de arte pra afirmar isso com segurança, mas é essa a sensação que me passa quando jogo. O interessante é que não vejo muita discussão nesse sentido. Seria ótimo saber se essa impressão está certa ... ou não.

    Você tocou em um excelente ponto.
    Tem mecânicas tão bem amarradas, tão elegantes que parecem até arte quando jogamos certos jogos.
    Isso que você sente no azul eu sinto no patchwork.

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