Post original: https://punchboard.co.uk/voidfall-review/
Um jogo do qual você não pode escapar,
Voidfall veio para ficar. Um jogo espacial 4X verdadeiramente épico que mexe com a fórmula e a usa para criar a fantasia galáctica de um Eurogamer. A palavra "épico" não descreve apenas a escala do cenário do jogo, mas o pacote como um todo. Há uma quantidade absurda de coisas na caixa, regras suficientes para envergonhar as leis de trânsito inglesas e mais ícones do que uma viagem ao redor do museu de cera Madame Tussauds. Há muito trabalho envolvido em aprender, preparar e, finalmente, jogar o jogo, mas vale a pena. Voidfall cumpre suas promessas elevadas e vai além delas.
"A sabedoria mais verdadeira é uma determinação resoluta", disse Bonaparte, que sabia uma coisa ou duas sobre estratégia de combate. O combate é um ótimo lugar para começar enquanto dissecamos Voidfall, porque será a maior diferença entre ele e seus pares, como
Twilight Imperium (4ª Edição). O combate em jogos 4X geralmente coloca os jogadores jogando punhados de dados na mesa uns contra os outros, rezando aos deuses do cubo da chance por um resultado favorável. O combate em Voidfall é determinístico. Se determinístico não é uma palavra no seu vocabulário diário, logo será.
Quando falamos sobre um jogo, combate determinístico significa que o jogador já sabe o resultado do encontro antes que ele comece. Sabe o que os defensores podem fazer, sabe o que pode fazer como agressor e sabe qual será o estado do tabuleiro depois. É algo muito importante para se mencionar logo no início porque é a parte que provavelmente elevará ou destruirá
Voidfall para as pessoas.
Muita gente gosta de rolar dados. Parte de algumas experiências épicas de jogos é começar uma briga com alguém que você pode não vencer, e se agarrar àquela pequena chance de que Lady Luck tenha jogado beijos em sua direção.
Voidfall é um contraste gritante. Aqui não há uma corrida de trincheira com um torpedo em um duto de exaustão. Vai para a Estrela da Morte ou vai para casa. Essa quantidade desconhecida de sementes de aleatoriedade semeadas no solo da paisagem 4X, simplesmente não estão aqui. Ouvir tudo isso pode ter feito o jogo parecer enfadonho, e há uma chance de querer fechar esta aba agora mesmo. Deveria saber, eu era uma dessas pessoas.
Quando ouvi pela primeira vez como os resultados das minhas batalhas espaciais épicas já estavam gravados em pedra antes que meus propulsores engasgassem, não fiquei exatamente entusiasmado. Parecia chato. Estava errado.
Coloque sua casa em ordem
Cada jogador representa uma grande casa no jogo. Uma raça de ficção científica de seres intergalácticos empenhados em governar o cosmos. Cada casa é assimétrica no estilo de jogo, cada uma com suas próprias vantagens, habilidades e maneiras sugeridas de jogar. Até mesmo os tabuleiros de jogadores que rastreiam seu progresso ao longo das diferentes trilhas tecnológicas são diferentes uns dos outros. Os mecanismos básicos em Voidfall são gerenciamento de recursos, controle de área e seleção de ações. Parece bem euro, certo? Porque é. É um euro pesado disfarçado, se empanturrando de coisas temáticas no bufê de uma festa exclusiva para membros do Ameritrash.
Você tem um tabuleiro coberto de mostradores que rastreiam seus níveis de recursos e taxas de produção. Ainda bem que ele está lá, porque ter que gerenciar mais cinco tipos de fichas durante o jogo teria sido um ponto de inflexão em termos do que é administrável.
Na fase de ação principal de cada um dos três ciclos do jogo, você se revezará jogando cartas da sua mão. Cada carta tem três ações, algumas das quais têm custos, e pode escolher quaisquer duas dessas ações para executar. As cartas e ações têm temas e nomes que ajudam a unir as coisas. Mesmo sem conhecer o jogo, pode arriscar um palpite sobre o tipo de coisas que pode fazer com as cartas de Desenvolvimento e Conquista. A produção não é uma fase padrão do jogo, como pode esperar de um jogo desse tipo. Se quiser produzir recursos com as várias guildas que espalhou pela galáxia, precisa usar uma de suas ações em um de seus turnos, e se estiver produzindo, não estará lutando.
Tudo isso alimenta o fogo que, por sua vez, alimenta os motores de um bom jogo euro. Trilhas tecnológicas e avanços, pegando e cumprindo cartas de objetivos, gastando recursos para construir guildas e defesas. Ao mesmo tempo, tentar gerenciar os marcadores de corrupção laranja que invadem o tabuleiro principal e seus tabuleiros de jogadores. Então você tem o mercado de tecnologia, onde pode comprar cartas que, mais uma vez, adicionam uma camada de assimetria aos procedimentos. De repente, tem escudos para absorver danos durante as lutas ou mísseis que lhe permitem causar danos antes mesmo de invadir um hexágono. Há muito o que tentar controlar.
Uma ponte longa demais?
Por mais incrível que pareça, ainda não falei sobre muitas coisas no jogo. Dados de população, fichas de troca e escaramuças - oh meu Deus! Se não gosta de jogos pesados com muitas tomadas de decisões, onde está tentando fazer uma centena de pequenas engrenagens girarem em uníssono, não vai se divertir com Voidfall. Com toda a honestidade, ficaria surpreso se conseguisse terminar de preparar e jogar o tutorial. É um ataque de 3 a 4 horas às suas habilidades cognitivas.

Mesmo quando você se deleita com esse nível de complexidade — o que eu faço — ainda é uma força a ser considerada. Você terá uma ideia do que quer realizar em seu próximo turno e provavelmente terá de 10 a 15 minutos para planejar como fazê-lo. Mas as cartas são tentadoras. Sereias, acenando para seu cérebro empilhando as rochas da indecisão. Conforme coloca uma carta em cima da outra, empilhando uma fila de ações para as eras, verá algo que o fará pensar "Ooh, na verdade eu poderia fazer isso, não poderia?" , e quando retornar daquela toca de coelho cerebral, não terá ideia de qual era seu plano original. Claro, quando chegar a sua vez, o estado do jogo terá mudado novamente, e pode quase garantir que outra pessoa prendeu as rodas da sua máquina de guerra, mas as coisas são assim em Voidfall.
Os compromissos de tempo e espaço também são preocupações genuínas. Preparar um jogo de Voidfall é uma tarefa que pode facilmente levar de 30 a 60 minutos, dependendo do número de jogadores e do cenário que escolheu. Ele também vai inundar sua mesa. Não importa o tamanho da sua mesa, Voidfall vai devorar tudo e insistir em deixar uma parte bem pequena como uma bolacha para terminar.
Já mencionei que é uma dor de cabeça ensinar?
Há uma tonelada de conceitos que precisa entender se quiser jogar. Precisa entender que seu nível de produção e rendimento são duas coisas diferentes. Precisa saber sobre dano de aproximação e mitigação em combate, além de iniciativa. Precisa entender como calcular valores de combate de batalhas no fim de ciclo e como frotas podem ser destruídas e reagrupadas. E os ícones. Ah, os ícones.
Além do livro de regras, compêndio e glossário incluídos na caixa (40, 86 e 52 páginas respectivamente), há uma folha de referência de ícones de quatro páginas detalhando 214(!) ícones diferentes usados no jogo. Duzentos e quatorze! Voidfall não é um jogo de meio de semana para depois que as crianças forem dormir.
Considerações finais
Talvez pense que depois dessa última parte, eu não recomende Voidfall. É um investimento caro, intenso e que consome muito tempo. Mas, pelo criador, vale a pena! Voidfall é um jogo realmente incrível. Se quer encontrar um jogo para realmente fazer parte de uma experiência diferente, recomendo que experimente. Pode levar duas partidas completas para absorver adequadamente as regras e a iconografia, mas vai se divertir tanto que nem vai se importar.
Se não soubesse que o jogo veio das mentes de Nigel Buckle e Dávid Turczi, que parecem não conseguir dar um passo em falso ultimamente, teria jurado que este era um jogo Vlaada Chvátil. O mapa baseado em hexágonos, o combate determinístico, o jogo de cartas, os recursos e o planejamento meticuloso envolvidos fazem com que pareça que alguém colocou
Mage Knight: Edição Definitiva no espaço. Voidfall poderia facilmente ter tropeçado em seus próprios pés se não fosse por um trabalho ainda mais excelente no departamento de design gráfico, graças a Ian O'Toole. O homem é algum tipo de mago, tenho certeza disso.
Poderia facilmente escrever o dobro de palavras que já escrevi para tentar explicar melhor o jogo. Não toquei nos três modos de jogo diferentes, por exemplo. Pode jogar competitivamente, cooperativamente e solo. O jogo solo roda suavemente e sem muita sobrecarga, e embora seja honesto e diga que ainda não tive um jogo cooperativo, o modo competitivo é excelente. Quando considera as diferentes casas e habilidades, as páginas e páginas de cenários oferecidos e as diferentes maneiras de jogá-los posso dizer com sinceridade que o alto preço do jogo é justificado pelo seu conteúdo, não apenas pela quantidade de coisas na caixa.
Jogos de hype vêm e jogos de hype vão. Tenho uma diretriz pessoal que significa que evito jogos muito badalados nos primeiros meses após o lançamento, apenas para ver se as pessoas ainda estão falando sobre eles quando as últimas bugigangas brilhantes são lançadas diante delas. As pessoas ainda estão falando sobre Voidfall, e acredito que ainda estarão
falando sobre Voidfall nos próximos anos. Não é nada menos que espetacular. Recentemente, joguei uma partida em quatro jogadores em uma convenção, e que levou quase quatro horas para ser concluído. Quando terminamos, houve uma deflação palpável, e se não tivéssemos tantos outros jogos para ir e jogar, acho que todos nós teríamos reiniciado o jogo alegremente e jogado de novo imediatamente. Voidfall é tão bom assim.
Por Adam Richards
https://punchboard.co.uk/
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.