Post original: https://coopgestalt.com/2023/12/22/a-review-of-doomensions-pop-up-mystery-manor-no-spoilers/
Doomensions: Pop-Up Mystery Manor estava no Kickstarter até outubro de 2022 e foi entregue a mim em meados de novembro de 2023.
Este é essencialmente um jogo Escape Room cooperativo para 1-4 jogadores com 4 capítulos contendo 4 quebra-cabeças por capítulo (5 capítulos se contar o final). Os jogadores trabalham juntos para resolver quebra-cabeças cooperativamente no mundo de Mystery Manor.
O verso da caixa dá uma dica do que é este mundo: é um jogo pop-up (sim, pop-up) em uma mansão antiga. Fiquei muito animado para colocá-lo na mesa!
Preâmbulo
Alguns meses antes de meu jogo chegar, recebi uma carta pelo correio do Departamento de Arqueologia e Preservação Histórica. Veja acima. Quase joguei fora, porque parecia algum tipo de carta de phishing ou spam. Algo em minha mente dizia “Espere”, e acabei abrindo.
Acontece que, como parte do Kickstarter, recebi uma “carta de arauto” antes do jogo chegar até mim! Há alguns quebra-cabeças na carta (veja acima) e algumas histórias de fundo para me deixar animado com o jogo! Devo dizer que isso foi muito legal: nunca participei de um Kickstarter que fez isso. Realmente me deixou animado com o jogo.
Abrindo a Caixa
Então, esse jogo tem um tamanho estranho. É longo, fino e bem largo. Observe também que recebi outra carta com o Kickstarter.
A lata de Coca-Cola dá uma ideia do tamanho e do comprimento dessa caixa!
O livro de regras é longo e fino, como a caixa.
Ele vem com uma pasta de pistas (não abra ainda!).
O jogo tem 4 capítulos: cada aba da pasta é para uma seção do jogo.
A versão do jogo que comprei vem com uma lupa grande muito bonita! Para ver o quão grande é, coloco ao lado de uma lata de Coca-Cola! É muito boa e pesada.
Uma bolsa muito bacana vem com um caderno (para pistas) e um Livro de Dicas: por se tratar de um jogo de Escape Room, é possível que fique confuso. O livro de dicas serve para ajudá-lo quando ficar preso. Também ganhei uma pequena lanterna.
O caderno também é do Departamento de Arqueologia. Dentro veio uma lista de apoiadores do Kickstarter.
Ei! Eu estou ali!
Mas o mais importante é a mansão! É um livro pop-up GIGANTE preso com alguns nós nas bordas!! Veremos como fica isso aberto mais tarde… é muito legal!
A produção deste jogo está às alturas! Tudo nesta versão do jogo é simplesmente fantástico! E espere até ver o livro pop-up aberto!!!
Livro de regras
Este livro de regras não é ótimo.
Embora o livro de regras tenha uma fonte muito grande e seja bem legível, ele recebe um C- no Teste da Cadeira porque não pode ser usado na cadeira ao meu lado. É muito grande! Realmente não cabe na cadeira e suas páginas caem. A escolha e o tamanho da fonte evitam que falhe, mas realmente não dá para usá-lo da forma como gosto. Ele realmente precisa de um formato melhor.
Também não sinto que o livro de regras tenha feito um bom trabalho me preparando para o jogo. O livro de regras tem muito texto: parece prolixo. Joguei muitos jogos Escape Room, mas não me senti preparado para este. Não sei. Gostaria que o livro de regras tivesse ficado melhor: poderia ter tornado minha primeira experiência muito mais interessante.
Sessão de Jogo 0: Jogo Solo
Então, pode jogar sozinho: veja a caixa no verso. Recomendo e não recomendo jogar esse solo. O que quero dizer com isso?
Recomendo jogar o primeiro ou dois quebra-cabeças do jogo para se familiarizar em como esse mundo funciona. É um pouco diferente da maioria dos jogos Escape Room por causa do mundo habitado. É bom ter uma noção de tudo antes de expor seus amigos a isso.
Meu primeiro erro ao jogar foi “apenas” abrir o livro em uma seção da mansão. Como o jogo tem 4 capítulos, faz sentido que veja apenas 1 das 4 seções por vez! Certo? Veja acima como abro apenas a área de uso.
Não, não, não, não, não! Tem que abrir toda a mansão e olhar todos os quartos! Não percebi isso até que não fiz nenhum progresso na resolução do quebra-cabeça e olhei para o Livro de Dicas.
O Livro de Dicas do primeiro quebra-cabeça deixou claro: tem que abrir a mansão inteira! Este foi um erro honesto, mas perdi mais tempo do que gostaria de admitir. Quando cheguei a esse ponto, estava meio que encerrando a partida solo. Descobri como funciona a mansão, como funciona a roda de dicas e como o jogo basicamente flui.
Acho que esse é um daqueles jogos que mais cérebros facilitam a resolução: outra pessoa pode ver algo que você perdeu. Se perder alguma coisa, este jogo parece um beco sem saída. O livro de dicas é muito bom, mas ainda assim existem apenas 4 quebra-cabeças por capítulo e quer fazer o seu dinheiro valer a pena.
Jogue um pouco sozinho para aprender como o jogo e os quebra-cabeças funcionam (todos os quebra-cabeças têm um número de 3 dígitos para a solução) e depois pare: jogue com seus amigos. Foi muito mais divertido com meus amigos.
Sessão de jogo 1: um jogo para 3 jogadores
Na sessão de jogo 1, jogamos uma partida para 3 jogadores. Foi absolutamente mais divertido jogar com 3 jogadores: Andrew via algo que ninguém mais via, Teresa então continuava a partir daí, ou eu dava algumas dicas. Realmente acho que este jogo é melhor para vários jogadores.
Acabamos jogando 2 sessões em uma noite: foram cerca de 90 minutos por sessão. Ficamos mais cansados na segunda sessão, então recomendo jogar apenas 1 sessão por noite. Estranhamente, sinto que a avaliação da duração da partida pareceu muito longa (algo raro). Parece que cada sessão dura cerca de 2 a 2:30 horas: é o mais correto.
A principal conclusão da nossa jogabilidade: foi divertido, mas teria sido um pouco melhor com 4 pessoas! Existem 4 sessões da casa e é mais fácil dividir o trabalho em diferentes sessões! Ainda assim, funcionou bem com 3.
Sessão 2: Um jogo para 4 jogadores
Nossa próxima sessão deste jogo foi com 4 jogadores! E cara, que diferença isso fez! A carga de trabalho pareceu menor (já que cada jogador assumiu a responsabilidade por uma sessão da casa) é mais inteligente e torna o jogo mais divertido! Quando alguém se sentir preso, outra pessoa pode assumir o controle!
Ficou claro que 2 sessões, com cerca de 1:30 horas cada (num total de 3 horas), foi a quantidade de tempo ideal. Apesar de chegarmos ao final, estávamos todos cansados demais para terminar…
Mas, a inteligência fez uma grande diferença: se alguém se sentisse um pouco cansado, havia 3 pessoas para ocupar o seu lugar! Em geral, nos divertimos muito mudando de quebra-cabeça para quebra-cabeça, com diferentes subconjuntos de pessoas trabalhando neles simultaneamente.
Final: um jogo para 5 jogadores!
Na Final, Sara trouxe sua irmã Megan e jogamos com 5 jogadores! Pareceu correr melhor com 5 pessoas: pode ficar um pouco lotado, mas acho que depende da composição do seu grupo. Não tivemos problemas em ter um quinto jogador na nossa última partida.
Demoramos cerca de 2 horas para resolver o final! Foi muito divertido e relativamente climático! Nossa única reclamação foi que o primeiro quebra-cabeça do final teve uma solução instável e todos nós dissemos “sim, isso não foi legal”. Mas todo o resto foi divertido! Parece que tivemos um final muito satisfatório na investigação desta casa misteriosa!
Componentes
Estes podem ser os melhores componentes de qualquer jogo que joguei este ano. A lupa, o livro pop-up, a roda do quebra-cabeça, foram todos simplesmente fantásticos.
E como não se surpreender com o livro Pop-Up? Depois de vê-lo na mesa, é fantástico! Este jogo provavelmente deveria ganhar por Melhores Componentes do ano.
Sugestões
Jogue com 4 jogadores: pareceu ser o melhor número de jogadores e ofereceu a melhor experiência. Ao longo de quatro semanas, jogamos com 1, 3, 4 e 5 jogadores. Uma partida para 4 jogadores foi melhor.
Jogue o primeiro ou dois quebra-cabeças (quebra-cabeça A e talvez o quebra-cabeça B) como jogador solo para ter uma noção de como o jogo funciona, mas nunca mais jogue sozinho! Ao descobrir como o jogo flui, fica muito mais fácil ensinar os amigos.
Pegamos um pedaço de papel vegetal, e isso realmente nos ajudou a fazer os quebra-cabeças! Poderíamos traçar muitos quebra-cabeças e manter ambos os componentes originais, mas também resolvendo os quebra-cabeças.
Coloque o livro pop-up na beirada da mesa sem mais nada na frente: fica mais fácil circular e olhar habilmente para os quartos. Geralmente, colocamos as cadeiras do outro lado da mesa para que pudéssemos fazer os quebra-cabeças, mas as mantivemos longe do lado da mansão.
Nem é preciso dizer, deve abrir todo o livro pop-up!
Obtenha 2 clipes de fichário grandes. Por que?
Embora as fitas devam ser amarradas para manter o livro aberto e esticado, funcionou muito melhor ter 2 clipes de fichário para manter o livro aberto.
Além disso, certifique-se de estar bem descansado para jogar. Há muita atividade física e mental enquanto jogamos. Eu poderia sugerir jogar em 3 sessões; capítulos 1 e 2, capítulos 3 e 4 e o final como fizemos.
Reclamações
Os quebra-cabeças são todos independentes, mas são rotulados como A, B, C, D, etc., o que implica que DEVEM ser feitos em ordem. Não! Nossa experiência foi que cada quebra-cabeça era independente. Poderia ter sido mais divertido poder trabalhar em alguns dos quebra-cabeças simultaneamente: quando fiquei preso, poderia ter avançado em um quebra-cabeça diferente e ainda me sentir envolvido. Às vezes, um quebra-cabeça simplesmente não fala com você e você se sente inútil. Só quando percorremos a maior parte do jogo é que percebemos: “Poderíamos ter trabalhado nisso de forma independente!!” (pelo menos por capítulo). Etiquetas ABCD implicam ordem. Gostaria que eles tivessem usado rótulos que não implicassem ordem (obviamente os números também não funcionariam): talvez alguns dos símbolos misteriosos do jogo?
Este NÃO é um jogo infantil! Essa fonte, a imagem da capa e o livro pop-up podem fazer você pensar que é para crianças… não, não, não, não. Em primeiro lugar, o assunto pode ser um pouco perturbador: há morte, respingos de sangue e algumas situações assustadoras! Em segundo lugar, a complexidade dos quebra-cabeças e a quantidade de detalhes necessários realmente não funcionariam com crianças. Talvez elas pudessem ajudar a jogar, mas nossa experiência foi que precisávamos de todo cérebro, sem distrações, para realmente nos envolvermos neste jogo.
Uma última reclamação, a lanterna que acompanha o jogo falhou em 2 sessões. Certifique-se de ter várias lanternas: elas realmente ajudam.
Comparação
Uma das minhas experiências favoritas de escape room foi jogar
Escape the Room: The Cursed Dollhouse! Embora os componentes não sejam tão bons quanto Doomensions, definitivamente nos impressionaram quando o jogamos há 3 anos!
A melhor parte do jogo é que cada sala tinha vários quebra-cabeças, e podíamos trabalhar nesses quebra-cabeças simultaneamente! Pudemos experimentar cada subconjunto de 4 pessoas resolvendo os quebra-cabeças! Isso realmente estabeleceu um alto padrão de cooperação! Acho que foi por isso que reclamei que os quebra-cabeças eram apresentados de forma tão linear em Doomensions! Minha experiência com The Cursed Dollhouse realmente expôs o quão bom esse mecanismo simultâneo pode funcionar.
Do ponto de vista dos componentes, The Cursed Dollhouse não se compara a Doomensions. Mas acho que gostei um pouco mais dos quebra-cabeças de The Cursed Dollhouse: eram todos um pouco diferentes. Os quebra-cabeças em Doomensions “sempre” tem que ser um número de 3 dígitos… o que parece um pouco tedioso depois de um tempo.
Conclusão
Este jogo é uma experiência incrível com componentes incríveis, mas exige comprometimento para passar por tudo. Se decidir que deseja uma experiência semelhante, mas mais contida, The Cursed Dollhouse pode ser a melhor escolha. Mas se quiser abraçar um jogo de fuga completo com várias sessões em um universo assustador, Doomensions: Pop-Up Mystery Manor é uma ótima escolha! Para ser claro, esta foi uma experiência fantástica com meus amigos! Indico fortemente verificar a seção Recomendações se decidir jogar: essas recomendações podem realmente melhorar a experiência em jogá-lo.
Depois de um início frustrante, este acabou sendo um ótimo jogo: provavelmente é uma nota 8,5/10 para a experiência geral! Componentes incríveis!
https://coopgestalt.com/
Por Richard Saunders (saunders)
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.