
Para quem, como eu, gosta de jogos pesados e complexos, essa lista de indicados faz muito mais sentido e muito mais relevante do que a lista do Spiel de Jahres e do Kennerspiel.
Mas sendo assim, considerando a relevância que o Spiel de Jahres tem, será que isso significa que os jogos complexos e pesados estão em declínio? Se eu considerar o que vi na Essen do ano passado arriscaria a dizer que não.
Jogos mais complexos sempre foi um nicho dos boardgames, da mesma forma que carteados também o são, dungeons crawlers e etc. Mesmo assim, na europa e no mundo, muitos jogos de médios a pesados são lançados todos os anos (Age of Inovation, Ark Nova, Exodo/Evacuation, Bier Pioneer), e todos eles vendem muito bem o suficiente para várias editoras continuarem apostando neles.
A decisão por jogos mais leves por parte do Spiel de Jahres e Kennerspiel talvez seja apenas um reflexo da mesa de jurados que o compõe, da mesma forma que o Grammy premia músicas do mainstream e ignora quase tudo que sai por selos menores.
Mas dando a mão a palmatoria, é claro que, mesmo eu preferindo jogos mais complexos, as chances de eu gostar de um jogo leve que concorreu ou venceu o Spiel de Jahres e Kennerspiel é maior do que se eu for experimentar um jogo completamente desconhecido. Isso nem sempre é uma verdade, afinal Challengers venceu o Kennerspiel e eu definitivamente não gostei desse jogo, mas como disse, isso é assunto para outra conversa.
No fim precisamos lembrar que prêmios, rankings e afins são apenas norteadores e não verdades absolutas, que podem ou não se traduzir no seu gosto pessoal.
Eu modéstia parte, como fã da Splotter estou torcendo pelo Horseless Carriage ao Jogo do Ano de Portugual. E vocês estão torcendo por algum jogo em especial em algum dos prêmios?
Da uma força pra gente se inscrevendo no canal e dando aquele like nas nossas postagens e videos: