Post original: https://coopgestalt.com/2017/04/30/saunders-law-all-cooperative-games-should-have-a-solo-mode/
Tenho muitos jogos de tabuleiro.
Se ver um jogo de tabuleiro cooperativo, na maioria das vezes, simplesmente vou pegá-lo. Minha coleção aumentou por causa disso! E me lembrei (recentemente) de como me tornei ridículo... um amigo convidou outro amigo para uma noite de jogos na minha casa. Ele ficou tão impressionado com todos os meus jogos (alguns nem abertos) que acabou filmando um vídeo mostrando todos. Ok, ok, preciso jogar alguns deles.
Então, recentemente, tenho procurado jogar mais jogos! E porque meu tipo de jogo favorito é cooperativo, 9 vezes em dez, meu site Coopgestalt é sobre jogos cooperativos. A melhor maneira de jogar meus jogos é aprendê-los primeiro e depois ensiná-los aos meus amigos! Mas estou impressionado com a quantidade de jogos cooperativos que NÃO têm um modo de jogador solo para aprender! Realmente! Os que lembro:
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Sentinelas do Multiverso: Joguei apenas 3 ou 5 vezes. O que diabos? Eu tive que fazer minhas próprias regras solo (ver no final deste post).
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The Red Dragon Inn: Battle for Greyport
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T.I.M.E. Stories
Não entendo isso! Deveria ser claro ter um modo solo em um jogo cooperativo! Se não tiver nenhuma regra específica, as regras solo deveriam ser “jogar como 2 jogadores e no modo solo jogue com ambas as posições” (ou 3). Não é a melhor maneira: às vezes funciona (o modo solo CO-OP explicitamente faz com que o jogador solo jogue com 2 personagens no jogo), e às vezes não (Sentinels of the Multiverse precisa de 3 personagens para ficar equilibrado – há tanto acontecendo, é muito cansativo interpretar 3 personagens).
Assim, para todos os game designers de jogos cooperativos, lanço desde já este desafio:
Lei de Saunders: Todos os jogos de tabuleiro cooperativos deveriam ter um modo solo!
Por que?
1. Para fins de ensino! A melhor maneira de aprender um jogo é ter alguém que o ensine. Se alguém não puder ensiná-lo a você, talvez precise aprender com o livro de regras (sozinho). Os ensinamentos do jogo quase sempre funcionam melhor quando alguém aprende o jogo (por si mesmo) e depois ensina a todos. Exemplo: Recentemente, ensinei meu grupo a jogar
Zephyr: Winds of Change. O jogo tem ótimas regras solo, e consegui aprender o jogo primeiro e depois ensiná-lo ao meu grupo. Com o modo solo, é muito mais fácil aprender o jogo. Então podemos ensinar os outros com mais facilidade.
2. Para rejogabilidade! Às vezes não consigo jogar com outras pessoas. Ou às vezes não quero jogar com outras pessoas. Estou sempre em busca de jogos que funcionem bem no modo solo para que possa jogá-los. A maioria dos jogos cooperativos pode facilmente adicionar um modo solo e tornar o jogo mais atraente para os consumidores. Não sei dizer quantas vezes joguei
Atlantis Rising (second edition) como jogador único porque foi muito divertido. Ou
Arkham Horror (3ª Edição). Ou
Secrets of the Lost Tomb.
3. Geralmente é fácil! Na verdade, isso só se aplica a jogos verdadeiramente cooperativos. Jogos onde existem traidores, ou semi cooperativos, não faz sentido. Mas quando um jogo cooperativo é totalmente cooperativo (onde os jogadores ganham ou perdem como um grupo), então já existe um mecanismo para lançar “efeitos negativos” contra os jogadores. Normalmente, não é muito mais difícil adicionar um modo solo, mesmo que o jogador solo jogue sozinho essas múltiplas posições.
4. Mais pessoas irão comprá-lo! Isso anda de mãos dadas com a capacidade de reprodução. Um jogo com maior número de jogadores atrai mais clientes. Como exemplo do meu próprio mundo:
Mansions of Madness (2ª Edição). Só peguei porque tinha um modo solo (1-6 jogadores). A primeira edição original do jogo NÃO tinha modo solo (2 a 5 jogadores), o que é um dos muitos motivos pelos quais não comprei a primeira edição.
Para esclarecer isso, mencionarei uma experiência que tivemos com Time Stories há cerca de 6 meses. Time Stories é para 2 a 4 jogadores: não há modo solo. Como o jogo é uma “história de jogo único” com muito enredo que pode ser estragado, não se pode simplesmente tentar jogar sozinho primeiro. Então, tentamos, em grupo, aprender esse jogo com 4 jogadores. Ficamos presos em algumas regras porque ninguém sabia jogar. Conseguimos superá-lo, mas teria sido muito melhor se uma pessoa tivesse conseguido jogar primeiro. Meu amigo Josh e eu estávamos conversando: achamos que Time Stories realmente se beneficiaria com um baralho minúsculo (5-8?) cartas que demonstrasse a maior parte da mecânica para um jogador solo. Então, essa pessoa pode aprender a mecânica, sem estragar o resto do jogo, e ensinar outras. Com um modo solo, Time Stories, teria se saído melhor com o nosso grupo. Honestamente, a opinião daquele grupo de jogo sobre Time Stories foi manchada por causa da nossa experiência de “aprendizado em grupo”.
Espero que os designers de jogos sigam a
Lei de Saunders: acho que isso tornará o hobby bem melhor.
Adendo: Regras Solo para Sentinels of The Multiverse (abreviado)
Variante Solo 1): Jogue no aplicativo IOS/Android. Não estou sendo irreverente aqui: é realmente uma ótima maneira de jogar no modo solo. O aplicativo cuida muito da complexidade, para que jogar com 3 personagens de super-heróis (o mínimo com o qual você pode jogar) não seja muito cansativo.
Variante Solo 2): Pegue 2 personagens para jogar: o jogador solo controla dois super-heróis. Quando os personagens jogam, cada um deles joga duas vezes: herói 1, herói 2, herói 1, herói 2. Isso “simula” um jogo de 4 jogadores (com bastante equilíbrio), mas com muito menos sobrecarga – há apenas dois personagens para operar.
Variante Solo 3): Jogue com 3 personagens. Isso funcionará e é muito divertido quando se conhece o jogo, mas ainda exige muita manutenção para um jogador solo. Gosto tanto do jogo que às vezes jogo assim.
https://coopgestalt.com/
Por Richard Saunders (saunders)
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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