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  3. Lei de Saunders: todos os jogos cooperativos deveriam ter um modo solo

Lei de Saunders: todos os jogos cooperativos deveriam ter um modo solo

  • avatar
    Ludopedia29/04/24 08:00
    avatar
    Ludopedia
    29/04/24 08:00
    2525 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f0bcd_3ypzd0.jpg


    Post original: https://coopgestalt.com/2017/04/30/saunders-law-all-cooperative-games-should-have-a-solo-mode/

    Tenho muitos jogos de tabuleiro. :angel:

    Se ver um jogo de tabuleiro cooperativo, na maioria das vezes, simplesmente vou pegá-lo. Minha coleção aumentou por causa disso! E me lembrei (recentemente) de como me tornei ridículo... um amigo convidou outro amigo para uma noite de jogos na minha casa. Ele ficou tão impressionado com todos os meus jogos (alguns nem abertos) que acabou filmando um vídeo mostrando todos. Ok, ok, preciso jogar alguns deles.

    Então, recentemente, tenho procurado jogar mais jogos! E porque meu tipo de jogo favorito é cooperativo, 9 vezes em dez, meu site Coopgestalt é sobre jogos cooperativos. A melhor maneira de jogar meus jogos é aprendê-los primeiro e depois ensiná-los aos meus amigos! Mas estou impressionado com a quantidade de jogos cooperativos que NÃO têm um modo de jogador solo para aprender! Realmente! Os que lembro:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d664b_3ypzd0.jpg

    • Sentinelas do Multiverso: Joguei apenas 3 ou 5 vezes. O que diabos? Eu tive que fazer minhas próprias regras solo (ver no final deste post).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e43d0_3ypzd0.jpg

    • The Red Dragon Inn: Battle for Greyport

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0ab6d_3ypzd0.jpg

    • T.I.M.E. Stories

    Não entendo isso! Deveria ser claro ter um modo solo em um jogo cooperativo! Se não tiver nenhuma regra específica, as regras solo deveriam ser “jogar como 2 jogadores e no modo solo jogue com ambas as posições” (ou 3). Não é a melhor maneira: às vezes funciona (o modo solo CO-OP explicitamente faz com que o jogador solo jogue com 2 personagens no jogo), e às vezes não (Sentinels of the Multiverse precisa de 3 personagens para ficar equilibrado – há tanto acontecendo, é muito cansativo interpretar 3 personagens).

    Assim, para todos os game designers de jogos cooperativos, lanço desde já este desafio:

    Lei de Saunders: Todos os jogos de tabuleiro cooperativos deveriam ter um modo solo!

    Por que?

    1.  Para fins de ensino! A melhor maneira de aprender um jogo é ter alguém que o ensine. Se alguém não puder ensiná-lo a você, talvez precise aprender com o livro de regras (sozinho). Os ensinamentos do jogo quase sempre funcionam melhor quando alguém aprende o jogo (por si mesmo) e depois ensina a todos. Exemplo: Recentemente, ensinei meu grupo a jogar Zephyr: Winds of Change. O jogo tem ótimas regras solo, e consegui aprender o jogo primeiro e depois ensiná-lo ao meu grupo. Com o modo solo, é muito mais fácil aprender o jogo. Então podemos ensinar os outros com mais facilidade.

    2. Para rejogabilidade! Às vezes não consigo jogar com outras pessoas. Ou às vezes não quero jogar com outras pessoas. Estou sempre em busca de jogos que funcionem bem no modo solo para que possa jogá-los. A maioria dos jogos cooperativos pode facilmente adicionar um modo solo e tornar o jogo mais atraente para os consumidores. Não sei dizer quantas vezes joguei Atlantis Rising (second edition) como jogador único porque foi muito divertido. Ou Arkham Horror (3ª Edição). Ou Secrets of the Lost Tomb.

    3. Geralmente é fácil! Na verdade, isso só se aplica a jogos verdadeiramente cooperativos. Jogos onde existem traidores, ou semi cooperativos, não faz sentido. Mas quando um jogo cooperativo é totalmente cooperativo (onde os jogadores ganham ou perdem como um grupo), então já existe um mecanismo para lançar “efeitos negativos” contra os jogadores. Normalmente, não é muito mais difícil adicionar um modo solo, mesmo que o jogador solo jogue sozinho essas múltiplas posições.

    4. Mais pessoas irão comprá-lo! Isso anda de mãos dadas com a capacidade de reprodução. Um jogo com maior número de jogadores atrai mais clientes. Como exemplo do meu próprio mundo: Mansions of Madness (2ª Edição). Só peguei porque tinha um modo solo (1-6 jogadores). A primeira edição original do jogo NÃO tinha modo solo (2 a 5 jogadores), o que é um dos muitos motivos pelos quais não comprei a primeira edição.

    Para esclarecer isso, mencionarei uma experiência que tivemos com Time Stories há cerca de 6 meses. Time Stories é para 2 a 4 jogadores: não há modo solo. Como o jogo é uma “história de jogo único” com muito enredo que pode ser estragado, não se pode simplesmente tentar jogar sozinho primeiro. Então, tentamos, em grupo, aprender esse jogo com 4 jogadores. Ficamos presos em algumas regras porque ninguém sabia jogar. Conseguimos superá-lo, mas teria sido muito melhor se uma pessoa tivesse conseguido jogar primeiro. Meu amigo Josh e eu estávamos conversando: achamos que Time Stories realmente se beneficiaria com um baralho minúsculo (5-8?) cartas que demonstrasse a maior parte da mecânica para um jogador solo. Então, essa pessoa pode aprender a mecânica, sem estragar o resto do jogo, e ensinar outras. Com um modo solo, Time Stories, teria se saído melhor com o nosso grupo. Honestamente, a opinião daquele grupo de jogo sobre Time Stories foi manchada por causa da nossa experiência de “aprendizado em grupo”.

    Espero que os designers de jogos sigam a Lei de Saunders: acho que isso tornará o hobby bem melhor.

    Adendo: Regras Solo para Sentinels of The Multiverse (abreviado)

    Variante Solo 1): Jogue no aplicativo IOS/Android. Não estou sendo irreverente aqui: é realmente uma ótima maneira de jogar no modo solo. O aplicativo cuida muito da complexidade, para que jogar com 3 personagens de super-heróis (o mínimo com o qual você pode jogar) não seja muito cansativo.

    Variante Solo 2): Pegue 2 personagens para jogar: o jogador solo controla dois super-heróis. Quando os personagens jogam, cada um deles joga duas vezes: herói 1, herói 2, herói 1, herói 2. Isso “simula” um jogo de 4 jogadores (com bastante equilíbrio), mas com muito menos sobrecarga – há apenas dois personagens para operar.

    Variante Solo 3): Jogue com 3 personagens. Isso funcionará e é muito divertido quando se conhece o jogo, mas ainda exige muita manutenção para um jogador solo. Gosto tanto do jogo que às vezes jogo assim.

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f0bcd_3ypzd0.jpg
    https://coopgestalt.com/
    Por Richard Saunders (saunders)

    Traduzido*** por Marcelo GS
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • marcosestevo
    229 mensagens MD
    avatar
    marcosestevo29/04/24 08:46
    marcosestevo » 29/04/24 08:46

    Mas nem todo jogo cooperativo dá pra jogar usando duas mãos! Existem alguns jogos cooperativos em que não é possível fazer isso, especialmente os jogos em que há algum limite de comunicação ou em que há elementos que não são de conhecimento de todos os jogadores. 

    Por exemplo, em Hanabi não seria possível ter um modo solo nos moldes que o autor do texto propõe, não dá pra jogar com duas mãos.

    8
  • Rimor
    1171 mensagens MD
    avatar
    Rimor29/04/24 08:55
    Rimor » 29/04/24 08:55

    marcosestevo::
    Mas nem todo jogo cooperativo é dá pra jogar usando duas mãos! Existem alguns jogos cooperativos em que não é possível fazer isso, especialmente os jogos em que há algum limite de comunicação ou em que há elementos que não são de conhecimento de todos os jogadores. 

    Por exemplo, em Hanabi não seria possível ter um modo solo nos moldes que o autor do texto propõe, não dá pra jogar com duas mãos.

    E nem em time stories, pois salvo engano uma das mecânicas resolve contando pro resto do grupo o que acabou de ler em uma carta, brincando inclusive com a memória desse narrador temporário.

    fora isso é razoavelmente válido o ponto que ele levanta

    0
  • rafapaz
    487 mensagens MD
    avatar
    rafapaz29/04/24 09:34
    rafapaz » 29/04/24 09:34

    marcosestevo::Mas nem todo jogo cooperativo dá pra jogar usando duas mãos! Existem alguns jogos cooperativos em que não é possível fazer isso, especialmente os jogos em que há algum limite de comunicação ou em que há elementos que não são de conhecimento de todos os jogadores. 

    Por exemplo, em Hanabi não seria possível ter um modo solo nos moldes que o autor do texto propõe, não dá pra jogar com duas mãos.

    Exato!
    Se há limite de comunicação, não faz sentido ter modo solo.
    Por exemplo: A tripulação. 
    A graça desse jogo está na interpretação da mensagem do outro jogador. Impossível um solo.
    Se não há limite de comunicação, daí sim concordo com o post. Adoro jogar Pandemic solo controlando 2 ou 3 personagens.

    3
  • Swrain
    218 mensagens MD
    avatar
    Swrain29/04/24 09:40
    Swrain » 29/04/24 09:40

    Coop tb é o que eu mais gosto! Vou até ver esse site ae rsrsrs qt aos modos solo: deviam ser proibidos kkk

    2
  • miqueiaslopes
    122 mensagens MD
    avatar
    miqueiaslopes29/04/24 09:56
    miqueiaslopes » 29/04/24 09:56

    Swrain::Coop tb é o que eu mais gosto! Vou até ver esse site ae rsrsrs qt aos modos solo: deviam ser proibidos kkk

    kkkkkkkk penso exatamente o mesmo

    2
  • RaphaelGuri
    1387 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri29/04/24 10:04
    RaphaelGuri » 29/04/24 10:04

    Como a galera comentou: Saunders está errado. Sua visão é limitada e não contempla jogos onde a comunicação é um elemento essencial para que o jogo funcione ou que a administração do jogo se torne inviável (por exemplo X-Com: The Boardgame). 

    Além disso, o problema dele é simplesmente o fato dele não ter um grupo de amigos/jogadores bem otimizado, dai ele que jogar nos ombros do designer a responsabilidade de que sua criação funcione para apenas um jogador.

    Não entendam mal: eu AMO jogar sozinho (também) e sou adepto de modos solo, contudo, compreendo que existem jogos que o jogo simplesmente não funciona direito e TÁ TUDO BEM!

    9
  • GabrielVedana
    78 mensagens MD
    avatar
    GabrielVedana29/04/24 12:09
    GabrielVedana » 29/04/24 12:09

    Não sei bem se concordo com isso, se o intuito dos "jogos de tabuleiro", como mídia, é promover a interação entre as pessoas, não sei se deveria ter o modo solo, acho mais justo ter a opção de jogar com 2 pessoas por ter justamente a dificuldade de reunir muitas pessoas para jogar, mas 2 é um bom numero, é mais provável que consiga pelo menos mais 1 para jogar.

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio29/04/24 14:15
    iuribuscacio » 29/04/24 14:15

    RaphaelGuri::Como a galera comentou: Saunders está errado. Sua visão é limitada e não contempla jogos onde a comunicação é um elemento essencial para que o jogo funcione ou que a administração do jogo se torne inviável (por exemplo X-Com: The Boardgame). 

    Além disso, o problema dele é simplesmente o fato dele não ter um grupo de amigos/jogadores bem otimizado, dai ele que jogar nos ombros do designer a responsabilidade de que sua criação funcione para apenas um jogador.

    Não entendam mal: eu AMO jogar sozinho (também) e sou adepto de modos solo, contudo, compreendo que existem jogos que o jogo simplesmente não funciona direito e TÁ TUDO BEM!

    GabrielVedana:: Não sei bem se concordo com isso, se o intuito dos "jogos de tabuleiro", como mídia, é promover a interação entre as pessoas, não sei se deveria ter o modo solo, acho mais justo ter a opção de jogar com 2 pessoas por ter justamente a dificuldade de reunir muitas pessoas para jogar, mas 2 é um bom numero, é mais provável que consiga pelo menos mais 1 para jogar.



    Caros RaphaelGuri e GabrielVedana

    Na minha opinião, a principal ideia por trás dos jogos de tabuleiro é reunir um grupo de amigos ou familiares para aproveitar a companhia uns dos outros e dar boas risadas, ou no mínimo uma outra pessoa para jogar uma partida. Desde o ancestral Senet que a coisa funcional assim. Certamente que algumas pessoas preferem jogar sozinhas, só que eu acho isso, acima de tudo muito triste. Uma pessoa que seja tão solitária a ponto de não ter uma única outra pessoa em sua vida com quem jogar um board game, na minha opinião tem problemas mais sérios e mais graves a resolver do que, se todos os jogos deveriam ter modo solo ou não. 

    Obviamente, pode ser que as pessoas do seu grupo social não curtam o mesmo tipo de jogo que ela curte. Nem todos têm amigos que topariam passar 4 horas jogando um TI4, um 18xx, ou até mesmo um Arkham Horror. Mas na minha experiência, eu acho difícil as pessoas não curtirem uma partida de um jogo mais leve, como Dixit, Azul, Ticket to Ride, e aí cabe ao nosso jogador solitário ir aos poucos apresentando jogos mais complexos. Hoje você joga Magic Maze, amanhã você joga Pandemic, depois joga Zombicide e um dia vai estar jogando Robinson Crusoé.

    Agora se a pessoa realmente tiver uma verdadeira "alma solitária", uma opção seriam as versões digitais dos board games na Steam, em que se pode jogar contra o computador. O problema é que normalmente isso se aplica muito mais a jogos competitivos do que cooperativos. Porém, Pandemic e o Elder Sign são exceções ä essa regra. Inclusive a versão digital do segundo acabou ficando diametralmente o oposto do board game, porque é dificílima de vencer.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     

    3
  • rebolo
    60 mensagens MD
    avatar
    rebolo29/04/24 15:51
    rebolo » 29/04/24 15:51

    RaphaelGuri::Como a galera comentou: Saunders está errado. Sua visão é limitada e não contempla jogos onde a comunicação é um elemento essencial para que o jogo funcione ou que a administração do jogo se torne inviável (por exemplo X-Com: The Boardgame). 

    Além disso, o problema dele é simplesmente o fato dele não ter um grupo de amigos/jogadores bem otimizado, dai ele que jogar nos ombros do designer a responsabilidade de que sua criação funcione para apenas um jogador.

    Não entendam mal: eu AMO jogar sozinho (também) e sou adepto de modos solo, contudo, compreendo que existem jogos que o jogo simplesmente não funciona direito e TÁ TUDO BEM!


    Concordo exatamente com você, amigo.

    Assim como Coca-Cola foi criada com o intuito de ser um remédio, board games foram criados para reunir as pessoas, mas isso não é algo que precisa ser necessariamente aplicado hoje em dia. O game design evoluiu muito nas últimas décadas, assim como os nichos e o hobby em si. Se ficassemos atrelados e fixados na premissa inicial, não teriamos os questinamentos que fizeram os board games serem o que são atualmente. E o mais importante disso é que, nenhum jogo vai ser pra todo mundo, por mais específico que seja seu gosto, vai ter pelo menos agumas dezenas de jogos que cabem no que a pessoa quer jogar.

    Meu top 1 (Spirit Island) é um jogo que eu jogo majoritariamente sozinho, minha namorada odeia e acha o jogo feio e o meu grupo usual é mais light pra esse game, e mesmo assim eu tenho a possibilidade de tirar um tempinho a hora que eu quiser e brincar com essa maravilha. Outro exemplo bacana é o incrível Final Girl, um jogo feito apenas para 1 player e consegue ser melhor e mais temático que qualquer outro ameritrash que já joguei. 

    Em relação aos jogos digitais, são uma mão na roda, mas como alguém que trabalha no computador além de outras atividades cotidianas passa pelo menos 8h diárias em frente a uma tela, eu uso os jogos de tabuleiro para fugir um pouco disso, e muitas vezes eu tenho que fazer isso sozinho mesmo hehe

    7
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