Rococó é um euro clássico daqueles que trazem um pouco de tudo do que já se viu em outros jogos, em maior ou menor grau.
Ele tem construção de mão (hand building), gerenciamento de mão, seleção de ação por cartas, gerenciamento de recursos, contratos, influência de área e maioria de área. Todas essas mecânicas já foram e continuam sendo usadas em muitos jogos.
Mas é a maneira fluida como Rococó integra todas essas coisas que tornam esse jogo uma experiência incrível, rendendo até uma reedição Deluxe com componentes à altura de seu tema.
Originalmente lançado em 2013 por Matthias Cramer, Stefan Malz e Louis Malz, sua reedição de luxo foi lançada em 2020. Não vou poder falar muito da edição de luxo porque a minha cópia é a clássica de 2013, mas mesmo assim ele é um jogo que fica bonito na mesa.
Matthias Cramer é um desses designers menos badalados que estão na ativa há bastante tempo. Seu outro jogo mais conhecido (pelo menos para mim) é o Glen More, Kraftwagen e o recente Weimar (que quase comprei em Essen no ano passado). Já dos outros dois designers não conheço nada.
Sem adentrar muito nas regras, cada jogador começa com 7 cartas iniciais que são seus costureiros. Nós temos os aprendizes (com o dedal de bronze), os intermediários (com o dedal de prata) e os mestres (com o dedal de ouro). E com eles podemos fazer as ações do jogo.
Mas nem todos os espaços de ações podem ser feitos por todos os tipos, alguns requerem mestres e intermediários, outros requerem apenas mestres.
A graça do hand building desse jogo é que os novos trabalhadores que vamos recrutando (cartas que podem ser compradas) vão diretamente para nossa mão, podendo ser utilizados na mesma rodada em que foram adquiridos.
Some a isso as ações extras que cada carta traz, e podemos realizar combos bem interessantes para aumentar a nossa eficiência em produzir vestidos.
Em vez de ser uma salada de pontos como muitos euros costumam ser, aqui tudo foca para que concluamos os vestidos (contratos) com nossos recursos e trabalhadores, e com eles possamos alugá-los em algum espaço disponível das áreas do tabuleiro e assim garantir os pontos de vitória no fim da partida, ou podemos vendê-los imediatamente para conseguir levantar aquela grana e pegarmos um monumento no momento certo antes de outro jogador.
Essa influência de área que fazemos com nossos vestidos, jaquetas e marcadores de monumentos traz aquele nível de interação que não nos deixa desviar a atenção do que nossos oponentes estão fazendo, adquirindo e vendendo, deixando a partida naquele nível de tensão que faz com que o tempo passe bem rápido.
É um jogo delicioso que pode ser jogado até 5 jogadores, aumentando ainda mais o nível da disputa (apesar de que acho que em 3 ele já roda muito bem).
Você pode conferir as Regras detalhadas, o gameplay completo em 3 jogadores e as opiniões da mesa no nosso canal do youtube ou no topico:
https://ludopedia.com.br/topico/78027/rococo-regras-gameplay-3p-e-overview
Da uma força pra gente se inscrevendo no canal e dando aquele like nas nossas postagens e videos: