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After Us, de Florian Sirieix, poderia ser incluído como parte da franquia Planeta dos Macacos. É um jogo que se passa após a extinção da raça humana, onde os símios estão reconstruindo a civilização. É um tema intrigante, tornado ainda mais interessante pela fabulosa arte de Vincent Dutrait, mas o tema é apenas um verniz muito tênue: você poderia imaginar esta ambientação reformulada de uma centena de maneiras diferentes, sem afetar de forma alguma o jogo.
Em
After Us, os jogadores competem para serem os primeiros a marcar 80 pontos. Todas as cartas do jogo mostram ícones que representam os diversos recursos e/ou permitem que os recursos sejam trocados por outros recursos ou pontos. Alguns desses ícones estarão em espaços independentes, mas a maioria estará em espaços incompletos que precisam ser preenchidos juntando-se a um cartão à esquerda ou à direita.

Cada um dos 1-6 jogadores começa com baralhos semelhantes de oito cartas Tamarin. Você compra quatro e monta sua tribo organizando-as em uma linha da maneira como desejar: você gerará recursos e às vezes pontos conforme o que é mostrado em sua linha de cartas, mas você só pontuará por espaços completados, então há alguns malabarismos para otimizar seu resultado. Depois que todos tiverem concluído todas as ações em sua assembleia de primatas, eles selecionam uma das quatro espécies de macacos: orangotangos, mandris, gorilas ou chimpanzés. Você obtém um recurso ou ação correspondente e pode gastar recursos específicos para comprar uma carta daquela espécie e colocá-la no topo de sua pilha de compra.
Além de ser um jogo de quebra-cabeça,
After Us é um construtor de baralho, mas ao contrário da maioria dos construtores de baralho, você não sabe exatamente quais cartas está adicionando - apenas a categoria e, portanto, a ênfase dessa carta. Isso porque os baralhos dos macacos estão todos virados para baixo. Os mandris permitem principalmente que os jogadores troquem recursos por pontos de vitória; os orangotangos fornecem principalmente sua energia, que pode ser usada para melhorar objetos e obter seus efeitos especiais; os gorilas lhe dão raiva, o que permite que você selecione cartas - tanto para diminuir as cartas menos poderosas quanto para ganhar o bônus que as cartas oferecem quando selecionadas; e os chimpanzés permitem ativar espaços mais de uma vez.
Uma das coisas mais legais de
After Us é que quase não há tempo de inatividade porque todos simultaneamente compram suas cartas, constroem sua montagem e trabalham no baralho para obter seus recursos. Isso torna o jogo rápido. Você está sempre focado em sua própria montagem, então este jogo é um exemplo clássico de solo multijogador; a única interação está na opção que os jogadores têm de pagar dois recursos para imitar as escolhas dos macacos feitas pelos jogadores à sua esquerda e à sua direita. Se o seu gosto é por jogos de 'Toma Essa' em que você ataca seus vizinhos, então este não é um título para você: claramente, os Símios que vêm após nós, não estão duplicando as fragilidades e loucuras humanas! Em vez disso, este é um jogo onde você pode se concentrar em construir seu próprio mecanismo de geração de recursos e pontos sem se preocupar com os vizinhos atrapalhando suas estratégias.
O jogo simultâneo também significa que a quantidade de jogadores não aumenta significativamente o tempo de jogo.
After Us é sempre divertido de jogar e nós gostamos tanto com seis jogadores quanto com dois; e as partidas aqui no Board's Eye View duraram, em sua maioria, não mais que 40 minutos, independentemente da quantidade de jogadores.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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