Não é necessariamente sobre melhorar o jogo original, mas sim sobre derivar, complementar, considerando que a criação de variantes é, em essência, uma homenagem ao trabalho da equipe original. Se outra forma de jogar te apraz dentro de um certo jogo, aí sim pra vc pode ficar como um melhoramento ou no mínimo algo interessante pra ser checado, pra ser experienciado na mesa daquele determinado jogo. Pra mim desde a infância com um hero quest em 1995 onde eu e um grupo de amigos criamos um sistema de level up, um bestiário novo e uma porção de novos personagens, até os jogos modernos com um sagrada onde eu tive que buscar na internet modos solo alternativos (de tão insatisfatório que é o que vem na caixa), sempre foi algo muito presente no exercício do hobby. Quem acompanha um zombicide da vida, sabe o quanto regras caseiras se tornaram oficiais na evolução da franquia, por exemplo.
Por falar nos devoradores de cérebro, de imediato teremos um modo campanha para ser jogado de forma solo, no Zombicide: Gear Up. Essa implementação originou as conversas e muito playtest com o Raphael Gurian do sociedade dos boards, e foi a semente de querer fazer algo mais amplo e com participação da comunidade. Finalizo com um esclarecimento meio que “institucional” da motivação do projeto:
Reconhecemos que os jogos são obras técnico-artísticas e por este motivo, temos convicção que as equipes de produção originais (designers, ilustradores, editores e afins) levaram em conta todos os aspectos técnicos, artísticos e mercadológicos possíveis no momento de produção dos jogos, todavia, por mérito das equipes de produção originais, nós, no papel de jogadores, ao gostarmos de um determinado jogo a ponto de consumi-lo o suficiente para que ele mereça ser observado sob um prisma além do simples 'jogar', partimos do pressuposto que o mesmo mereça revitalizações e novas opções de consumo, como novas narrativas, modos de jogo, adequação para diferentes quantidades de jogadores, entre outras variantes.
A Oficina de Variantes veio para somar junto aos jogadores, auxiliando na criação de novas experiências dentro de um mesmo jogo, visto por nós simultaneamente como sendo um produto comercial, uma obra artística e um universo de possibilidades.
Então nesse primeiro momento, queremos RECRUTAR os interessados, os curiosos, e os que já tem variantes pra contribuir (tem espaço pra todo mundo nesse set collection galera!). Inscrevam-se no canal aqui da ludopedia e conheçam o site, mandando email pra se inscrever e fazer parte efetivamente do grupo, seja pra ser “tester” e ver em primeira mão a condução de alguns projetos, seja pra depois de uma rápida avaliação, ir sendo refinado e você lançar a variante pela oficina. Vem muita coisa legal por aí, e queremos arregimentar mais meeples pra iniciativa, pra vir mais coisa legal ainda!!! Até a próxima batendo forte e também batendo de kina, e todas as possíveis “variantes” disso! 