Post original: https://www.boardseyeview.net/post/marvel-d-a-g-g-e-r
Vamos tirar a sigla do caminho desde o início. D.A.G.G.E.R. significa Defense Alliance for Global and Galactic Emergency Response (Aliança de Defesa para Resposta de Emergência Global e Galáctica). Se você acha que parece muito artificial, você está em boa companhia, mas isso não deve impedi-lo de aproveitar este jogo da Marvel e Fantasy Flight Games. O sucesso das franquias de filmes da Marvel fez com que muitos agora vissem os vários super-heróis da Marvel como personagens de filmes. Como fica muito evidente na arte, no entanto,
Marvel D.A.G.G.E.R. nos leva de volta às raízes dos personagens dos quadrinhos.
Criado por Dane Bertrami,
Marvel D.A.G.G.E.R. é um jogo totalmente cooperativo para 1 a 5 jogadores, onde cada jogador controla um dos 20 super-heróis da Marvel na caixa (dois se você estiver jogando sozinho: a versão solo joga exatamente como o jogo para dois jogadores). Depois de selecionar seu herói, cada um, é claro, com seus próprios poderes e habilidades especiais, você combina sua ficha de herói com uma ficha de aspecto que adiciona mais habilidades, e você terá acesso a várias cartas que também oferecem opções potencialmente aprimoradas. Ao combinar sua escolha de herói com um aspecto, você está gerando seu personagem para o jogo com habilidades muito específicas; e com 20 personagens e seis aspectos para escolher, você pode jogar
Marvel D.A.G.G.E.R. 120 vezes sem duplicar o mesmo herói! Como cada herói e aspecto conferem pontos fortes específicos, você preparará cada partida de forma que sua equipe de dois ou mais heróis tenham conjuntos de habilidades que se complementem. Sem isso, você terá dificuldade para conseguir uma vitória cooperativa.

Este é um jogo de seleção de ação onde a cada turno os jogadores gastarão pontos de ação para desencadear ações em suas fichas de personagem/aspecto e/ou no tabuleiro. Você enfrentará um dos quatro supervilões (Loki, Caveira Vermelha, Ultron ou Thanos), além de seus asseclas. Com a sua própria ficha de inimigo e cartas de missão, é o jogo que controla o seu inimigo - todos os jogadores controlam apenas heróis. Mas com ações limitadas à sua disposição, um deck de eventos punitivo e lacaios inimigos invadindo locais incontestados, este é um jogo difícil onde você precisará fazer muito combate a incêndios para evitar uma das muitas condições de perda antes de poder enfrentar diretamente e derrotar o supervilão inimigo.

A jogabilidade envolve principalmente o lançamento de dados personalizados de oito lados para tentar obter os ícones necessários para um ataque ou tentativa de missão bem-sucedida. Os jogadores também podem usar uma ação para descansar, o que irá, no mínimo, restaurar uma saúde ou ganhar uma ficha de 'progresso' (usado para ativar uma carta de poder especial), mas você aumenta o nível do efeito de uma ação de descanso rolando os ícones certos. A dependência de lançamentos de dados e compras de cartas de evento significa inevitavelmente que há um certo grau de sorte no jogo, embora algumas habilidades do herói ofereçam espaço para mitigação; o Feiticeiro Supremo Doutor Estranho, por exemplo, pode Dobrar o Tempo para permitir que qualquer herói jogue novamente qualquer número de dados. Os jogadores sempre têm uma ampla escolha de ações, e vocês precisarão planejar ativamente juntos para maximizar sua eficácia, portanto, mesmo levando em consideração o fator sorte, este é um jogo onde você raramente se sente apenas à mercê dos dados.

O sucesso ou fracasso em desafiar missões afeta a jogabilidade subsequente. Uma trilha de equipe dá acesso potencial a habilidades extras de equipe, mas os jogadores também precisam ficar atentos à trilha que representa o nível de ameaça do inimigo. Se o nível de ameaça exceder o de uma missão, os heróis falharão, e se o nível de ameaça chegar a 20, o jogo termina, pois essa é uma das condições de perda. Outros gatilhos para a derrota são ter todas as cinco bases do tabuleiro invadidas por lacaios inimigos e esgotar o baralho de Eventos. Se a saúde do seu herói for reduzida a zero, ele será considerado derrotado, mas você não estará fora do jogo. Os 20 heróis estão em 10 fichas de herói frente e verso, e se o seu herói for derrotado, basta virar a ficha do herói e sua ficha de aspecto para o lado estilhaçado e seu novo herói assume o controle. Se todos os heróis forem derrotados com sua ficha de aspecto no lado “despedaçado”, então essa é outra condição de perda.

Com todas as missões e combate a incêndios para enfrentar antes de você realmente enfrentar seu inimigo, há muito o que fazer em
Marvel D.A.G.G.E.R. e pode ser um jogo longo. Você pode esperar que um jogo para quatro ou cinco jogadores dure três horas, e superamos duas horas mesmo com apenas dois jogadores. Os jogadores ficam todos envolvidos durante toda a partida e, como é totalmente cooperativo, você pode esperar que os jogadores se envolvam nos turnos uns dos outros. Na maioria das circunstâncias, isso é ótimo em um jogo cooperativo; nossa única ressalva é que pode ser entediante se você tiver um jogador alfa que só quer mandar e assumir o controle de todos. Evite esses jogadores e vocês se divertirão muito tentando salvar o universo Marvel juntos. É um jogo difícil. Se sua experiência for como a nossa no Board's Eye View, na maioria das vezes você falhará coletivamente, mas isso significa que você saboreará ainda mais aqueles jogos relativamente raros em que conseguirá uma vitória.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.