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  3. The Artemis Odyssey
  4. Análise: The Artemis Odyssey

Análise: The Artemis Odyssey

The Artemis Odyssey
  • avatar
    Ludopedia30/04/25 08:00
    avatar
    Ludopedia
    30/04/25 08:00
    2586 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/71f1c_gwquvc.jpg


    Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3433452/once-more-around-the-star

    [Esta cópia de revisão chegou à minha órbita diretamente das mãos intergalácticas do editor.]

    Explorar o espaço nunca foi tão fácil. Com apenas um pouco de antimatéria, a nave faz whooom-whiiiiiiishhhh, e de repente estamos em outro sistema estelar.
    Whirrrrr-whirrrrr, e estamos no próximo. As vistas não são particularmente bonitas, está tudo escuro e frio. Vamos trabalhar então. Vamos coletar alguns recursos, estabelecer novas colônias e seguir em frente.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0aa15_gwquvc.jpg


    E então, vamos voltar, whooom-whiiiiiiishhhh , para o começo, virar à esquerda e whirrrrr-whirrrrr , continuar.
    À nossa frente - nove estrelas para descobrir.
    Nos tornaremos a décima estrela deste Universo?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4b7c4_gwquvc.jpg


    Quais são suas ordens, Comandante?

    Em The Artemis Project, nossa missão é simples: reunir pontos, o recurso favorito de todos os exploradores espaciais. Todos os pontos ganhos no jogo vêm da expansão: construção de colônias, fábricas, terraformadores e naves espaciais, bem como de recursos coletados. E cada expansão começa com uma espiada em tokens escondidos que representam exatamente o que é produzido em um planeta específico.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b4322_gwquvc.jpg


    Todas as ações no jogo serão realizadas usando baralhos de comando idênticos. No início de cada rodada, as cartas serão colocadas por jogadores alternados, viradas para baixo e secretas na trilha compartilhada. Quando a trilha estiver cheia, todas as cartas serão reveladas e resolvidas da esquerda para a direita. Em um modo semelhante ao Race for the Galaxy, todos os jogadores realizarão todas as ações, mas os iniciadores ganharão bônus adicionais ou habilidades aprimoradas. Isso adiciona uma dimensão intrigante às nossas decisões: ler as intenções de outros jogadores. Também levará a situações cômicas quando as mesmas ações forem repetidas várias vezes em uma rodada, acumulando efeitos ou cancelando umas às outras.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d1fdd_gwquvc.jpg


    Ambas as fases de cada rodada, o planejamento e a execução, são polvilhadas com a poeira estelar cósmica de surpresas e reviravoltas.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/baec7_gwquvc.jpg


    Mãos Cheias de Recursos

    As ações são bem simples e nos permitem viajar, minerar recursos de planetas atualmente ocupados de um tipo específico, construir e pontuar. E é a pontuação que merece mais algumas palavras.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f7b91_gwquvc.jpg


    As cartas de pontuação são as únicas que não retornam para a mão de um jogador após uma rodada. Enquanto não usarmos todas, algumas permanecerão indisponíveis para nós. Isso, mais uma vez, encoraja uma abordagem cuidadosa para sequenciar nossas ações. Ou confiar cegamente em cartas que outros jogadores jogarão. No entanto, embora a pontuação para, digamos, estar presente em sistemas diferentes ou ter naves possa ser repetida infinitamente, é muito mais difícil pontuar várias vezes para recursos descartados em uma única rodada.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e2c28_gwquvc.jpg


    Felizmente, cada carta de pontuação oferece uma escolha: descartar um recurso ou vários diferentes, pontuar para colônias e fábricas ou para naves, estruturas acumuladas em um único sistema ou estruturas espalhadas por todo o universo observável do jogo. Isso nos dá alguma flexibilidade e nos permite manobrar de tal forma que mais pontos acabem conosco, não com nosso vizinho - afinal, todos pontuam a cada rodada.

    Nada seria possível, no entanto, sem os recursos que coletamos na forma de cartas. Apenas estar presente em um planeta específico e ativar a ação correspondente nos permitirá reuni-los. Com vários jogadores, muitas vezes ganhamos algo ao lado, graças à gentileza não intencional de nossos oponentes.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ab144_gwquvc.jpg


    Artefatos de outro mundo

    Cartas de artefatos, obtidas ao descobrir planetas alienígenas, muitas vezes viram o jogo de cabeça para baixo, mesmo que por um tempo. Efeitos únicos e condições adicionais de pontuação no final do jogo podem realmente surpreender outros jogadores, e também trazem humor á partida. E recompensam nossa criatividade.

    As Barras Alienígenas Crocantes nos permitirão recuperar imediatamente as cartas de pontuação. O Dispositivo Hipnotizante nos permite decidir como uma carta jogada por outro jogador pontuará. Também podemos lançar uma Granada Buraco Negro especial para sugar recursos de outros jogadores.

    Existem 17 dessas cartas, mas apenas algumas aparecerão no jogo, então levará algum tempo até que se tornem familiares. A imprevisibilidade que elas trazem é o suficiente para permitir uma ascensão oportuna à liderança. E estamos lutando por um número estritamente definido de pontos. Uma vez superado, só temos a contagem final do que escondemos nas Cartas de Artefato... e alguém será coroado o novo Mestre da Exploração!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1828b_gwquvc.jpg


    Retorne às estrelas

    The Artemis Odyssey é uma versão modernizada do jogo Ad Astra – e a julgar pelas avaliações, é a melhor versão, embora não sem suas falhas.

    A nova arte, miniaturas atualizadas e organizadores convenientes que aceleram a preparação – tudo parece novo e moderno. A mesa ainda se torna um pouco caótica – os marcadores de planeta nunca se alinham em órbitas harmoniosas. E antes de descobrirmos cada planeta, nós o levantaremos, espiaremos e então o colocaremos em qualquer lugar.

    Os pequenos marcadores de planeta são um tanto impraticáveis. A área do jogo rapidamente se enche de naves e pequenos edifícios semelhantes que podem ser difíceis de distinguir. Onde gostaríamos de colocá-los? Em um planeta! Mas o que estaremos encobrindo no processo? O símbolo do recurso que ele produz! Então, estamos constantemente lutando contra a logística do jogo, colocando colônias de lado e naves em ângulos estranhos. E quando chega a hora de pontuação ou produção, ainda forçaremos nossos olhos para ter certeza de que não perdemos nada.

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    Com mais jogadores, menos cartas de ação serão colocadas por cada jogador. A imprevisibilidade aumenta, assim como o movimento entre sistemas, e ações duplicadas se tornam mais comuns. Será mais difícil para nós observar o que pode interessar aos outros e jogar nossas cartas com base nessas observações. Uma grande parte de The Artemis Odyssey é precisamente sobre antecipar o que os outros farão para economizar esforço e focar em outras ações, sabendo que os oponentes nos darão movimentos livres em uma bandeja de prata. Planejar ações secretas pode, portanto, frustrar aqueles que não gostam desse tipo de dedução.

    Construir e explorar muitas vezes dá lugar a cálculos frios. O jogo apresenta um sistema de penalidades, onde o jogador com menos pontos perde 2 pontos adicionais, enquanto o jogador com mais pontos ganha 3 pontos adicionais. Então, passamos muito tempo calculando se é melhor jogar uma carta por 8 pontos, onde o oponente ganha 6, ou a outra carta que nos dá 4, mas apenas 1 para eles.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3a652_gwquvc.jpg


    Embarque em uma nave espacial, qualquer nave espacial...

    Dos dois jogos Artemis, prefiro o segundo, The Artemis Project, mas The Artemis Odyssey não fica muito atrás. É um estilo de jogo um tanto "antiquado", pelo qual tenho muito carinho. Embora os organizadores e as cartas possam parecer modernos, o cerne do jogo ainda está profundamente enraizado na era anterior. Interação contínua, um tabuleiro compartilhado, um livro de regras curto, ações simples e quase nenhum texto (exceto pelos Artefatos) - todas essas são características que os jogos contemporâneos geralmente enterram sob pilhas de componentes, conteúdo e mecanismos complexos, que geralmente obscurecem a verdadeira essência do jogo.

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    Aqui, essa simplicidade particular torna a jogabilidade dinâmica e envolvente. As ações são resolvidas rapidamente, e continuamos profundamente interessados em como as coisas se desenvolvem. Cada carta nos afeta, abrindo possibilidades de viagem, pontuação ou extração de recursos. O jogo, portanto, prende nossa atenção e a recompensa – desde que observemos com cuidado suficiente.

    É difícil para mim dizer se The Artemis Odyssey poderia ficar na prateleira ao lado de Hansa Teutonica ou Thurn and Taxis, mas certamente é interessante. Não é excelente, mas sólido. Não é impressionante, mas respeitoso. Bem apresentado, com regras simplificadas e um tempo de jogo de cerca de uma hora.

    Mesmo com o modo solo opcional, é melhor embarcar na Odyssey com alguma companhia. Você nunca sabe quando uma carona para um sistema vizinho pode ser útil, cortesia dos ombros cansados de alguém.

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    Prós:
    + Um sistema de ação intrigante e que melhora a dedução
    + Ações simples que permitem estratégias interessantes
    + Organizadores convenientes que aceleram a preparação
    + Modos especiais para um e dois jogadores

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a102a_gwquvc.jpg


    Contras:
    - Baixa legibilidade da situação e algum caos na mesa
    - Às vezes, há mais cálculo do que exploração
    - Baralho de artefatos pequeno

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1bd2c_lpukub.jpg
    https://www.gamesfanatic.pl/
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4d2b9_lpukub.jpg
    Por Piotr Wojtasiak

    Traduzido*** por Marcelo GS
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • ChrisOliveira
    642 mensagens MD
    avatar
    ChrisOliveira30/04/25 09:48
    ChrisOliveira » 30/04/25 09:48

    Rapaz... que joguinho feio heim

    Quanto a jogabilidade... sei não.

    2
Responder
The Artemis Odyssey - Análise: The Artemis Odyssey
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