Antes de qualquer coisa, quero logo dizer que não sou um youtuber e nem trabalho com board games. Sou um hobbista que não tenho dinheiro pra comprar todos os jogos que quer, que tenho grupos de jogos que vão e vêm, que tem temporadas jogando mais, outras jogando quase nada, mas, acima de tudo, sou apaixonado pelo hobby desde a infância, quando nem sabia que isso era um hobby. Enfim, sou apenas um jogador bem comum e é exatamente isso que imagino que traz um valor pra essa lista. Imagino que sou como a maioria dos que participam dessa comunidade de board games, muito diferente da imagem que se cria na imaginação a partir da mídia do hobby de uma pessoa com uma estante com centenas de jogos e vários dias de jogatina na semana.
Me apresentando melhor, então, sou uma pessoa de 38 anos, pai de dois filhos, uma menina de 3 anos e um menino de 10 meses (daí vocês imaginam a dificuldade pra ter sessões de jogatinas fixas). Sempre gostei de jogos, mas só em 2018 conheci o mundo dos jogos modernos, quando um parente da minha esposa nos presenteou com um Dobble e um Coup que jogamos a beça em uma viagem. Peguem ali o nome daquelas editoras na caixa, daí foram mais ou menos quatro anos para jogar 100 jogos diferentes (na verdade, no momento um pouco mais que isso, uns 125 jogos).
No mundo do hobby me apresentaria a partir dos jogos que mais consigo jogar. Assim, digo que minhas especialidades são os jogos família, abstratos e party games. Óbvio que joguei muitos euros e jogos mais complexos, mas nunca consegui jogar nenhum desses jogos mais de dez vezes, por exemplo, muito diferente de um Azul, por exemplo, que tenho mais de vinte partidas de cada uma das versões da trilogia básica.
Dito isto, estou aqui lançando pela primeira vez uma lista fechada com meu TOP 10 jogos da vida até agora. Sou um grande defensor das listas colaborativas, por isso, peço que deem um like e comentem, caso dê match com o top de vocês ou não (sempre é bem divertido essa troca que fazemos nas listas).
Mais do que só lançar meu top 10, esta publicação se trata de uma lista-tópico, decidi compartilhar com vocês meu TOP 3 de algumas categorias que gostaria de destacar. Acho que isso pode ajudar na avaliação de vocês para jogar ou adquirir esses jogos, afinal é bem legal ter a opinião dos experts que jogam todos os jogos do mercado, mas também é bem relevante sabe o top de um jogador com uma experiência mais próxima da média dos jogadores daqui, com as possibilidades e dificuldades no hobby que a maioria de nós temos.
Vamos lá aos vencedores, então:
Primeiro o tipo de jogo que mais joguei:
TOP ABSTRATOS
3º LUGAR: Tigris & Euphrates
Sim, também curto uns pesadinhos. Infelizmente não consigo por muito na mesa, mas esse jogo é espetacular! Se fosse pra mesa mais vezes seria o top 1.

2º LUGAR: Reef
Acho esse jogo muito mal compreendido no Brasil. Muito bom! Não fica longe do Azul. É bem estratégico e gostoso de jogar. Detalhe para o modo solo que não vem na caixa disponível aqui na Ludopédia que é muito bom!

1º LUGAR: Azul
Esse jogo não envelhece, vez ou outra tá na mesa e com mais partidas e a expansão, a profundidade estratégica vai crescendo. Menção honrosa para as versões Vitrais de Sintra e Pavilhão de Verão que vão pra mesa sempre também e, para mim, estão pau a pau com o Azul clássico.

TOP JOGOS FAMÍLIA
Aqui vou tentar não repetir jogos. Com certeza o Azul estaria aqui também. Vou levar em consideração os jogos que mais joguei, que envolveram mais pessoas da minha família. Vamos aos vencedores:
3º LUGAR: Scout
2º LUGAR: Takenoko
Foi um dos primeiros jogos que joguei. O jogo agrada muita gente, gamers e não gamers. Isso porque é lindo na mesa e tem uma estratégia bem legal. Aconselho demais a expansão Chibis pra corrigir a apelação dos objetivos de panda.
1º LUGAR: Ticket to Ride: Europa
Colocando aqui a versão Europa porque é a que eu tenho. Com o tempo acho que fica um pouco enjoativo, mas indico caso você jogue aí mais de 15 partidas, escolhe uma das muitas expansões e vai ter mais uma boa sobrevida. Tenho a expansão Reino Unido e Pensilvânia e ainda não tive necessidade de comprar outra.
TOP CARTEADOS
Vazas, climbing, etc.
3º LUGAR: A Tripulação
2º LUGAR: Scout
Sim, esse tive que repetir, não teve jeito.

1º LUGAR: Cat in the Box: Deluxe Edition
TOP PARTY GAMES
Tenho um carinho especial por essa categoria. Realmente jogo muitos jogos desse tipo.
3º LUGAR: Coup: The Resistance Universe
Essa é a versão que eu tenho. Não é o que tem a maior nota pra mim, mas tenho que dar o braço a torcer para o quanto esse jogo já me divertiu e fez eu ter bons momentos com tantos amigos e familiares. Conquistou esse lugar no podium na marra! Detalhe, tenho uma expansão Reformation que melhora o jogo para poucos jogadores, dá uma variedade ao jogo pra não ficar enjoativo e permite que eu jogue com até 12 pessoas. Fez toda a diferença na coleção essa expansão.
2º LUGAR: Decrypto
Amo esse jogo. Divertido e inteligente. Nem sempre é fácil explicar as regras, mas treinando a explicação direitinho não é isso tudo que algumas pessoas falam por aí. Agradou sempre que pus na mesa, nunca ficou uma mesa chata com ele.
1º LUGAR: Deception: Murder in Hong Kong
Nunca decepciona. Excelente party game. No meu gosto, prefiro um pouco mais o Decrypto, mas levo muito em consideração o fato do jogo agradar às pessoas que apresento. Sempre um sucesso na mesa.
TOP JOGOS INFANTIS
Como tenho muitas crianças na família e coordeno um projeto social com crianças também, acaba que tenho uma certa expertise nessa categoria.
Menções honrosas para: Córtex: Desafios! 2 (muito bom para crianças a partir de 10 anos); Downforce (usando as adaptações para iniciantes, funciona muito bem também para as crianças a partir de 10 anos); Dream On!.
3º LUGAR: Macacos me Mordam!
Com as crianças mais novinhas não rola tanto, mas a partir de 10 anos é um sucesso.

2º LUGAR: Jenga

1º LUGAR: Dobble

TOP JOGOS PARA 2 JOGADORES
3º LUGAR: Exploradores
Fica aqui uma menção honrosa para o
Schotten Totten. que é um jogo muito similar e do mesmo designer. Por pouco ficou de fora, acho o Exploradores mais estratégico.
2º LUGAR: Patchwork
1º LUGAR: 7 Wonders Duel
TOP JOGOS SOLO
Lembro que não jogo muito jogos demorados e complexos por conta da minha condição de vida. Por isso essa mescla de jogos bem simples com complexos nesta categoria.
3º LUGAR:
Esse é um queridinho e me lançou no mundo do jogo solo. Foi um dos primeiros jogos da coleção e acho muito legal. Aconselho jogar solo controlando 2 personagens. Ao contrário do que o pessoal diz, assim ganhei mais do que perdi. Fechei todas as missões e ainda não vendi pelo apego emocional e porque planejo adaptar pra jogar a expansão que ter as regras aqui.
2º LUGAR:The Castles of Burgundy: Alea 20th Anniversary Edition
Essa é a versão que tenho. Já vem com um modo solo incluso, mas tem o modo automa em arquivos aqui que é legal também.
1º LUGAR: Cidades Submersas
Jogaço! Joguei mais solo que multiplayer. As experiências são muito parecidas, só que multiplayer demora bem mais.
TOP JOGOS TEMÁTICOS
Esse é um tipo de jogo que gosto muito. Por "temático" falo jogos que capricham naquela imersão e articulam bem as mecânicas com o tema.
3º LUGAR: HeroQuest
Aqui fugi um pouco dos meus critérios, mas é porque é impressionante a lembrança afetiva que tenho desse jogo. Sei nem que idade eu tinha, mas me lembro bem da minha imersão e alegria com os móveis, os heróis, meu irmão sendo o overlord, enfim, tinha que entrar nesse top.
2º LUGAR: Mansions of Madness (2ª Edição)
1º LUGAR: Western Legends
Adoro o tema western e acho a articulação do tema nas mecânicas nesse jogo muito legal.