Post original: https://www.boardseyeview.net/post/swedish-parliament-2022
Você pode pensar que a política sueca é um tema bastante esotérico para um jogo de tabuleiro, mas na verdade esta não é a primeira vez que Harald Enoksson destila a cena política sueca em um jogo: Mondainai publicou anteriormente Swedish Parliament 2010 e Swedish Parliament 2014. Mas você não precisa saber sobre a política sueca para jogar e aproveitar as mudanças de alianças neste jogo de tabuleiro de compra de cartas.
Se você é sueco ou acompanha a cena política sueca, apreciará o elemento de sátira incorporado ao
Swedish Parliament 2022, incluindo caricaturas dos principais líderes políticos suecos. No entanto, estas são puramente para dar sabor. O jogo é jogado por 2 a 6 jogadores em um tabuleiro que parece complicado porque cada um dos hexágonos mostra uma iconografia usada para indicar a direção em que cada uma das partes se move quando uma carta de política correspondente é jogada, e um símbolo que representa o principal grupo demográfico naquele hexágono se, ao final do jogo, estiver equidistante dos marcadores de dois ou mais partidos. O tabuleiro é um mapa político e não geográfico composto por 91 “eleitores” – embora preferíssemos considerá-los como seções do eleitorado. Todos os seis partidos políticos estão incluídos no jogo, mesmo que haja menos de seis jogadores; e, de fato, também existe uma opção para jogar solo.

A jogabilidade é simples. Cada jogador participa de um grupo e, idealmente, senta-se ao redor do tabuleiro na posição correspondente a esse grupo. Haverá um display mostrando cinco cartas viradas para cima e uma pilha virada para baixo. Você pode pegar uma carta da pilha de compra gratuitamente, mas para comprar qualquer uma das cartas viradas para cima você deve pagar o valor correspondente à posição da carta (ou seja: 1-5 coroas), colocando uma coroa em cada uma das cartas que você passou. É o mecanismo familiar em jogos como
Century: Rota das Especiarias, mas observe aqui que você inclui a pilha de compras nisso. Os jogadores que pegam uma carta com dinheiro também coletam esse dinheiro, então fica cada vez mais tentador comprar uma carta da pilha virada para baixo, mesmo porque isso lhe dá dinheiro para gastar mais livremente ao fazer seleção nos turnos subsequentes. Ao comprar uma carta virada para baixo, você não precisa revelá-la aos outros jogadores.

No seu primeiro turno, você apenas comprará uma carta, mas em todos os outros turnos você terá a opção de jogar primeiro uma ou mais cartas. Todas as cartas têm um lado superior e inferior. O topo representa uma política e moverá as três partes indicadas na direção dessa plataforma política. A parte inferior representa uma mudança na opinião pública; na verdade, uma mudança de todo o tabuleiro. Quando você joga uma carta como uma opinião e não como uma política, você move as peças para todas as seis partes na direção oposta. Quer uma carta seja jogada como uma política ou opinião, outro jogador pode impedir que o seu marcador se mova sacrificando uma carta da sua mão. As cartas sacrificadas desta forma não são descartadas, mas são colocadas sob sua carta de líder: os ícones nelas podem ajudar a determinar hexágonos disputados igualmente no final do jogo...

Ao jogar uma carta no seu turno, você também influencia uma aliança entre as partes. Você pode formar uma aliança (provavelmente entre o seu próprio partido e um partido vizinho), pode fortalecer uma aliança existente ou pode enfraquecer ou quebrar uma aliança (normalmente entre partidos opostos). As alianças são marcadas usando grandes hexágonos de papelão e fichas de link numeradas. Haverá uma grande quantidade de interações de aliança entre as partes ao longo da partida, então é quase um jogo de quebra-cabeça por si só, organizando os hexágonos do partido para refletir a multiplicidade de alianças.

O jogo termina quando não houver mais cartas. Depois vem a tarefa de calcular quantos votos cada partido obteve. Isso pode ser bastante complicado e um processo bastante demorado, especialmente em comparação com a jogabilidade relativamente rápida de jogar e comprar. Os votos são ganhos pelo partido cujo marcador está mais próximo deles. Onde dois ou mais marcadores são equidistantes, você coloca uma ficha de ponto de interrogação naquele hexágono. Os hexágonos de pontos de interrogação são atribuídos ao jogador com mais ícones representando a demografia daquele hexágono (homens/mulheres; jovens/velhos; urbano/rural). Existem desempates, mas se um hexágono de votação permanecer sem solução, você coloca nele uma ficha de sofá: os eleitores ficaram em casa, no sofá, em vez de comparecer para votar.

Com os hexágonos de votação resolvidos, você conta o número de votos que cada partido ganhou e coloca esse número nos hexágonos da aliança dos partidos. As ligações são reduzidas e os pequenos partidos removidos até se chegar a uma coligação que compreenda mais de 50% dos votos (ou seja, 46 se não houver eleitores surfando no sofá). Essa aliança forma o governo, mas há mais um passo a dar para calcular o “centro de gravidade” da coligação, a fim de descobrir quem se torna primeiro-ministro e, portanto, o vencedor do jogo.

Em discussões sobre sistemas eleitorais, é frequentemente apontado que sistemas de representação proporcional de voto justo, como o 'voto único transferível com cota', são simples para os eleitores (eles apenas numeram os candidatos preferidos em ordem de classificação), mas podem ser terrivelmente complicados para calcular os resultados (envolvendo a transferência entre candidatos não apenas de votos de candidatos eliminados, mas de votos excedentes fracionários de candidatos já aprovados). Os cálculos finais do jogo em
Swedish Parliament 2022 refletem isso: mais complicado certamente do que a jogabilidade principal. Isso não impede que
Swedish Parliament 2022 seja um jogo fascinante e altamente interativo: um dos jogos políticos mais interessantes que já jogamos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.