Post original: https://www.boardseyeview.net/post/scharz-parts-1-2-3
Apresentamos
Scharz: Part I no ano passado no
Board's Eye View, depois de pegá-lo em Essen 2021, onde o designer estava demonstrando cópias de visualização lindamente produzidas. É um jogo de guerra de aparência impressionante que incorpora elementos mais frequentemente vistos em jogos euro.
O designer Jakub Kuncik descreveu
Scharz como tendo se originado como uma combinação de
A Guerra dos Tronos: Board Game e
Agricola, onde os jogadores têm que construir sua economia agrária ao mesmo tempo em que reforçam suas defesas e se preparam para o conflito. Podemos ver as sementes desses jogos neste design, mas ao sintetizar elementos de um jogo de guerra de controle de área com um jogo de euro de desenvolvimento econômico, Jakub Kuncik criou um jogo distinto e profundamente satisfatório que certamente recompensa o investimento do tempo de aprendizado. Scharz foi descrito para nós como 'complexo, mas não complicado', e esse é um resumo muito justo.

Só para esclarecer, as designações de 'Parte 1, 2 e 3' não significam que você está recebendo apenas uma parte do jogo: Scharz foi projetado essencialmente como três jogos autônomos, mas conectáveis, cada um com sua própria geografia de dupla face, tabuleiros de mapas e peças de jogadores de cores diferentes. Individualmente, cada 'Parte' pode ser jogada por até quatro jogadores, mas combinando as diferentes Partes, você pode aumentar a contagem de jogadores para até 12 jogadores e pode encaixar os tabuleiros do mapa para aumentar a área de conflito.
A Parte 1 incorpora mapas da Britannia em 410AD e (no verso) Italia 290BC. A Parte 2 nos dá Vikings em 800AD e a Espanha mourisca em 1050AD. Os tabuleiros de mapa na Parte 3 cobrem os hunos em 373AD e o Oriente em 1550BC (
Scharz: Part I,
Scharz: Part II e
Scharz: Part III).
Para todas as três partes, as peças de madeira são blocos de engenharia produzidos com amor - não as pecinhas de papelão complicadas encontradas na maioria dos jogos de guerra ou os pequenos cubos comuns normalmente encontrados em jogos de tabuleiro. As regras são bem compactadas, embora razoavelmente bem ilustradas, mas podem ser inicialmente assustadoras para os jogadores que chegam a
Scharz vindos de um histórico puramente de jogos de tabuleiro. Em contraste, jogadores criados pela Avalon Hill e jogos de guerra SPI irão considerá-los refrescantemente leves, claros e diretos! Existem algumas esquisitices de terminologia que podem inicialmente chocar. A geração de renda é chamada de 'impostos' porque você está coletando um dízimo nas aldeias e terras que você controla, mas ficará tranquilo ao saber que os 'impostos' aumentam seus recursos, eles não são desviados para nenhum tesouro central! As regras também se referem a novas ninhadas de suínos, ovinos, bovinos e equinos como 'filhotes'; um termo que geralmente reservamos em inglês para a prole de mamíferos carnívoros (
cubs).
Para evitar sobrecarga de regras,
Scharz é projetado para facilitar os jogadores, oferecendo um cenário introdutório. As regras são estruturadas para que você possa aumentar a complexidade à medida que se familiariza com o jogo básico, adicionando mais tipos de unidades e até mesmo uma segunda moeda (prestígio) para funcionar junto com o dinheiro usado para comércio (venda de produtos agrícolas) e aquisições (recrutamento e construção de edifícios) no jogo básico. Louvavelmente, o livro de regras incorpora um código de cores para que, por exemplo, as regras e condições aplicáveis apenas no modo avançado sejam sombreadas em amarelo. O sombreamento em vermelho é reservado para regras de modo complexo que opcionalmente adicionam condições para clima, moral e resolução de batalha mais elaborada.
Scharz é um jogo de estratégia pesada onde há muita coisa acontecendo. No entanto, as partidas são rápidas: as primeiras jogadas podem demorar mais, mas é possível terminar uma partida em pouco mais de uma hora. O jogo é dividido em fases dentro de rodadas que correspondem às quatro estações do ano, mas os jogadores realizam suas ações dentro de cada fase simultaneamente. Em última análise, Scharz é um jogo de controle de área, então você vencerá pela expansão e/ou conquista do assentamento. À medida que aumenta a contagem de jogadores, como você deve fazer quando combina duas ou mais 'Partes', você introduz a perspectiva de negociação e diplomacia assim que os jogadores tiverem seus motores econômicos em andamento. Para nós, é aqui que Scharz realmente brilha - embora fazer negócios inevitavelmente prolongue o tempo de jogo. Tivemos alguns jogos multiplayer épicos memoráveis!
Scharz
não foi financiado em março. Segue comentários do autor:
"1) Obrigado a todos os patrocinadores, especialmente 113 deles, que manifestaram interesse em comprar a Parte I. O relançamento provavelmente será em um ano (março de 2024). Comentários bem-vindos.
2) Se você está pensando em comprar o jogo durante a campanha de crowdfunding de relançamento, pode me ajudar muito me avisando via
P250.
3) Para os realmente interessados, há também a opção de adquirir uma das versões
restantes do jogo em pré-produção (e depois é só comprar um upgrade na campanha)."
https://www.boardseyeview.net/
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Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
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